Ahsoka: Deuses de Mortis, Bruxas, o Mundo entre Mundos e tudo sobre Star Wars para entender a série

Capa da Publicação

Ahsoka: Deuses de Mortis, Bruxas, o Mundo entre Mundos e tudo sobre Star Wars para entender a série

Por Gabriel Mattos

Antiga Padawan de Anakin Skywalker, Ahsoka Tano deixou a Ordem Jedi para seguir o seu próprio caminho na Força. E por este seu jeito esquentadinho e rebelde, a jovem Togruta se tornou uma das personagens mais adoradas dos fãs. A guerreira estrela sua própria série live-action, simplesmente chamada Ahsoka, no Disney+, dando início a uma nova fase em sua jornada.

Na mesma era de The Mandalorian, caminhando por um lado mais cinzento da Força, Tano está em uma jornada para encontrar o último Grão Almirante do Império Galático, dando continuidade a história da animação Star Wars Rebels. Para você não ficar perdido nessa história, que teve início em Star Wars: The Clone Wars, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre as animações e os livros da franquia.

Imagem de capa do item

Breve resumo da jornada de Ahsoka

Recrutada ainda criança pelo Mestre Jedi Plo Koon, Ahsoka Tano treinou nas artes da Força até seus 14 anos, quando se tornou a Padawan de Anakin Skywalker. Relutante, a jovem encarou uma série de missões com seu novo mestre, descobrindo que ambos tinham uma personalidade muito similar.

Após conquistar sua confiança, Ahsoka liderou sua primeira missão durante o Cerco de Ryloth, planeta natal dos Twi’lek, que resultou na morte de seu esquadrão de Clones. O fracasso serviu como um duro aprendizado sobre o peso da guerra.

Ao longo de sua jornada, a togruta aprendeu lições dos maiores mestres Jedi: paciência, com Tera Sinube; confiança, com Luminara Undini; e disciplina, com Obi-Wan Kenobi. A padawan abusada também teve um papel crucial na Guerra Civil de Mandalore, expondo a traição de seu Primeiro-Ministro, atrapalhando a terrorista Bo-Katan Kryse do Olho da Morte, e derrotando Maul na conclusão do Cerco de Mandalore.

Mas mesmo servindo como uma aprendiz exemplar, foi expulsa bruscamente da Ordem Jedi ao ser acusada injustamente de planejar um ato terrorista contra o Templo Jedi de Coruscant. A decisão foi resultado de um esquema de sua amiga Barriss Offee, que cedeu ao lado negro da Força. No fim, Anakin expôs a verdade e Ahsoka foi convidada a retornar à Ordem, mas decidiu seguir seu próprio caminho, certa de que os Jedi haviam se desvirtuado de seu propósito.

Quando as Guerras Clônicas chegaram ao fim, Ahsoka fingiu a própria morte para escapar do rastro do Império. Nas sombras, foi convocada por Bail Organa para ajudar a organizar as células rebeldes em uma Aliança, conseguindo informação e suporte aos insurgentes sem expor sua identidade. E assim, seu caminho acabou inevitavelmente cruzando o de Darth Vader, sentindo a mesma presença de seu antigo mestre: Anakin Skywalker.

Ajudando o Esquadrão Fantasma em missões chaves para os rebeldes, Ahsoka acabou de frente com Darth Vader mais uma vez no planeta de Malakor. A jedi renegada enfrentou o vilão com todas as suas forças, mas não foi o suficiente. Estava prestes a perecer quando foi salva subitamente por Ezra Bridger através do Mundo entre Mundos, uma dimensão misteriosa.

Então, quando o jovem padawan desaparece, Ahsoka faz de tudo para encontrá-lo. E sua busca a leva a encontrar Din Djarin e Grogu, o Mandaloriano e seu aprendiz. Com sua ajuda, captura a traiçoeira Morgan Esbelth, que tem uma pista do paradeiro de Bridger e seu perigoso rival — Thrawn. Com um novo caminho em seu horizonte, e após recusar treinar o “bebê Yoda”, a jedi renegada retorna a Lothal para encontrar a mandaloriana Sabine Wren e continuar sua busca por Thrawn e Ezra Bridger, que pode impedir outra guerra intergalática.

Imagem de capa do item

Morgan Esbelth

Com um passado misterioso, Morgan Esbelth domina uma cidade isolada em um pântano do planeta Corvus. Líder de sua própria paramilícia, foi uma peça chave na construção das forças do Império Intergalático. Atuava ao lado de Thrawn e quando seu mestre caiu, se isolou, procurando uma maneira de reencontrá-lo. Ao ser capturada por Ahsoka, foi indiciada como simpatizante do Império e levada para a prisão.

Imagem de capa do item

Irmãs da Noite, as Bruxas de Dathomir

Falando em pântanos isolados, a série vai contar com a presença de uma descendente das Irmãs da Noite. Também conhecidas como as Bruxas de Dathomir, são um clã de feiticeiras que usam a Força de uma maneira diferente dos Jedi e Sith, fazendo rituais e magias impressionantes.

Naturais do planeta de Dathomir, assim como Darth Maul e os Zebrak, aprenderam a usar o icor espiritual de sua terra natal para fortalecer seus poderes. Foram exterminadas pelo Conde Dookan durante as Guerras Clônicas a mando do Imperador Palpatine. Sua antiga aprendiz, Asajj Ventress, era uma das Bruxas de Dathomir.

Imagem de capa do item

O Mundo entre Mundos

Magia não é a única coisa de difícil compreensão no caminho de Ahsoka Tano. A jedi renegada foi salva da morte certa na mão de seu antigo mestre por Ezra Bridger, que a arrancou para o futuro graças ao Mundo entre Mundos.

Esta dimensão existe além do tempo e do espaço, conectando aqueles que conseguem adentrá-la aos momentos mais importantes da galáxia. Funciona como uma biblioteca com ecos de tudo o que já aconteceu e o que ainda vai acontecer. É possível acessar diferentes momentos do tempo por esta dimensão, mas um Jedi centrado jamais tentaria alterar eventos do passado.

Depois de ter sido salva por Ezra, Ahsoka retornou para o mesmo lugar no espaço de onde foi retirada, tempos depois da partida de Darth Vader, e vagou pelo planeta de sith de Malakor por um tempo indeterminado até conseguir encontrar uma saída.

Imagem de capa do item

Deuses de Mortis

Em uma dimensão perdida, três entidades que representam os diferentes lados da Força viviam em relativa harmonia: o Pai, o Filho e a Filha, conhecidos como Deuses de Mortis.

Em um certo dia, o Filho, relacionado com o lado sombrio, atraiu Anakin, Ahsoka e Obi-Wan para o seu reino. O trio testou a moral do Escolhido até o limite e o Filho acabou matando Ahsoka no processo. A Filha, alinhada com a Luz, decidiu sacrificar sua própria vida para trazer a jovem padawan de volta, entrelaçando sua existência com a da togruta.

Muitos acreditam que ser tocada por estas entidades explica o motivo de Ahsoka navegar entre ambos lados da Força sem se comprometer com nenhum. Outros afirmam que Ahsoka assumiu o lugar da Filha como a Luz dos Deuses de Mortis. O fato é que a entidade caída ressurgiu como a coruja Morai que acompanhou Ahsoka por um tempo. Mas seu paradeiro atual é desconhecido.

Imagem de capa do item

Genocídio da Ordem 66

A Ordem 66 do Imperador Sheev Palpatine segue tendo grande influência na construção de personagens sensíveis à Força. O evento aconteceu no filme A Vingança dos Sith e marca a queda oficial da Ordem Jedi.

Sob o disfarce de senador, Darth Sidious envia um sinal aos soldados clones espalhados por toda a galáxia para eliminar os generais Jedi que lutavam na Guerra Clônica. Poucos sobreviventes conseguiram escapar desta traição imprevisível, em sua maioria Padawans que fugiram graças ao sacrifício de seu mestre. As crianças ainda em treinamento inicial não tiveram a mesma sorte — basicamente todos tiveram suas vidas ceifadas por Darth Vader, o recém convertido Anakin Skywalker, no Templo Jedi de Coruscant.

Imagem de capa do item

Huyang, o droide arquiteto dos Jedi

Em sua cruzada intergalática, Ahsoka convoca a ajuda de um antigo aliado — Huyang (David Tennant), o droide arquiteto dos Jedi. Introduzido no episódio Um Teste de Força, da quinta temporada de The Clone Wars, o robô acompanhava os professores Jedi em suas missões ao planeta Illum para guiar jovens padawan na coleta de cristais kyber e na construção de seus próprios sabres de luz.

Retem um conhecimento vasto sobre a história da Ordem Jedi, adquirido ao acompanhá-los por milhares de anos, o que pode ser um recurso imprescindível para Ahsoka em sua nova jornada.

Imagem de capa do item

Esquadrão Fantasma e o final de Rebels

Em Star Wars: Rebels, o caminho de Ahsoka cruza as investidas do Esquadrão Fantasma contra o Império Galáctico. Vagando como uma eremita, a jedi renegada busca ajudar essas primeiras células de insurgência a enfrentar o domínio de Darth Sidius com informações privilegiadas, sob o disfarce de Fulcrum.

Composto pelo Jedi em exílio Kanan Jarrus, a piloto twi’lik Hera Syndulla, a mandaloriana errante Sabine Wren, o lasat Garazeb Orrelios, o astromecânico Chopper e o padawan Ezra Bridger, o Esquadrão Fantasma foi o principal responsável por enfrentar o temível Almirante Thrawn, uma das mentes mais aguçadas de toda a galáxia.

O conflito inicial com o gênio das Regiões Desconhecidas e braço direito secreto do Imperador Palpatine aconteceu ao longo da terceira temporada de Rebels, culminando em uma das mais impressionantes batalhas estelares da franquia — o Cerco de Atollon, uma dura derrota para os Rebeldes.

Mas o embate definitivo contra Thrawn foi acontecer um tempo depois, no final da quarta temporada. Ezra reuniu os principais aliados que fez ao longo de sua jornada — incluindo Ryder Azadi, Jai Kell e Ahsoka — para rebater a investida do vilão sobre seu planeta natal, no que ficou conhecido como a Libertação de Lothal. Concluindo que o Grão Almirante não poderia ser derrotado, Ezra Bridger utilizou do poder das purrgils, baleias interespaciais, para saltar junto a ele sem rumo pelo hiperespaço, na não mapeada Região Desconhecida. A dupla permanece desaparecida desde então.

Imagem de capa do item

Regiões Desconhecidas

O lado mais distante do centro galáctico é chamado de Regiões Desconhecidas, uma área além de qualquer lei da República ou do Império, completamente não-mapeada e impossível de se alcançar pela tecnologia comum de hiperespaço. Repleto de supernovas, buracos negros e poços gravitacionais, representa um perigo imensurável para forasteiros.

Ainda assim, é o lar de raças inteiras e culturas perdidas que chamam este lugar de Caos. Entre essas raças estão os Chiss, que construíram um verdadeiro império longe dos olhos do núcleo galáctico. Também foi o lugar escolhido por Palpatine para esconder as naves da Ordem Final, que aparece misteriosamente em A Ascensão Skywalker.

Imagem de capa do item

Thrawn e os Chiss

Thrawn, o grande adversário que Ahsoka persegue na nova série, vem da distante Região Desconhecida. Batizado originalmente como Mitth'raw'nuruodo, ele é um homem azulado de olhos vermelhos e uma inteligência estratégica muito acima do comum que trabalhava para a Superioridade Chiss, um império secreto do Desconhecido.

Apareceu misteriosamente em uma nave imperial, no livro Thrawn, e rapidamente aprendeu seus costumes e cultura. Assim, logo virou uma das armas secretas mais perigosas no arsenal do Imperador Palpatine, desestabilizando raças inteiras e tomando tudo em seu caminho. Foi exilado de volta para as Regiões Desconhecidas por Ezra Bridger, onde ficou conhecido como o Herdeiro do Império.