Agentes da S.H.I.E.L.D. – Easter-eggs e referências em “Meet the New Boss”!
Agentes da S.H.I.E.L.D. – Easter-eggs e referências em “Meet the New Boss”!
Depois de um começo sensacional, a quarta temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. ganhou um segundo episódio empolgante, repleto de referências e easter-eggs dos quadrinhos e do Universo Cinematográfico da Marvel. Trouxemos os principais aqui!
Fonte: Heroic Hollywood
Patriota?
O novo diretor, interpretado por Jason O'Mara, continua sendo uma figura bem misteriosa. Ninguém sabe ao certo quem ele é, exceto que está aumentando os níveis de segurança e burocracia dentro da S.H.I.E.L.D.
Se você prestou bastante atenção no episódio, deve ter notado que, na primeira cena, o novo diretor é identificado como "MACE" e, como vemos ao longo do episódio, seu primeiro nome é Jeffrey.
Isso leva a crer que ele pode ser Jeffrey Mace, um personagem das HQs conhecido como "O Patriota". O personagem surgiu nos anos 40, inspirado pelo Capitão América. Quando Steve foi congelado, Jeffrey até mesmo chegou a assumir o manto do Sentinela da Liberdade.
O mistério do novo diretor
Quando May sucumbe às alucinações fantasmagóricas que ela tem sentido desde o primeiro episódio, a agente acaba surtando e combatendo grande parte dos agentes locais.
Nesse momento, o novo diretor chega e, apesar dos socos e golpes de May, não é afetado de forma alguma. Com isso, descobrimos que ele é um inumano com super-força e invulnerabilidade.
Isso faz com que, ao final do episódio, Jeffrey relembre a Coulson que foi ideia dele trazer um Inumano para o cargo de diretor, para reconquistar a confiança pública quando a S.H.I.E.L.D. fosse novamente oficializada.
O Espírito da Vingança
No episódio, vemos muito mais do "Motorista" Fantasma, que é alter-ego de Robbie Reyes. Se já havíamos visto ele usando a maior parte de seus poderes, no novo episódio, ele revela uma habilidade bem importante dos quadrinhos.
Aqui, Robbie invoca fogo infernal para dar fim a um fantasma. Além disso, ele usa o mesmo poder para deixar um objeto em chamas e atacar Daisy. Assim como nos quadrinhos, o ferimento provocado pelo golpe não é uma queimadura comum e sim quase como um congelamento.
Além disso, vemos que Robbie confessa que chegou a fazer um pacto com o demônio. Isso vai contra a origem do personagem nas HQs, mas é uma referência às origens dos Motoqueiros Fantasmas anteriores.
Tomo Negro
Em dado momento do episódio, vemos que os fantasmas estão em busca de um livro que lida com a darkforce - um elemento sobrenatural já abordado anteriormente na própria série e em Agent Carter.
O livro citado é o Tomo Negro, um objeto importante das histórias do Doutor Estranho. O livro foi escrito pelo deus demoníaco Chthon e todos que o usam acabam sendo possuídos por ele e perdendo sua alma.
É uma boa referência ao filme do Mago Supremo, que vem vindo aí, ainda mais se lembrarmos que a história mais famosa do Tomo Negro acontece quando o Doutor Estranho o usa para eliminar os vampiros da Terra.
Agente Carter e a SSR
Por fim, vale notar um grande número de referências à Peggy Carter e à Reserva Científica Estratégica - RCE, ou SSR, no original.
Grande parte dessas referências vêm do diretor da S.H.I.E.L.D., enquanto ele apresenta o complexo para os novos visitantes. Ali, ele chega a mencionar que a arquitetura do prédio teve influências de Peggy.