Nas HQs, Agatha Harkness é bem diferente da versão do MCU, veja
Nas HQs, Agatha Harkness é bem diferente da versão do MCU, veja
Versão da personagem nos quadrinhos é bem diferente de Agatha Desde Sempre e WandaVision!
Depois de fazer sucesso em WandaVision, a bruxa Agatha Harkness está brilhando em Agatha Desde Sempre. Mas você sabia que a personagem possui um grande histórico nas HQs sendo BEM diferente do que vimos no MCU?
Com conexões com a Feiticeira Escarlate e até mesmo o Quarteto Fantástico, a Agatha das HQs é uma personagem fascinante. E é por essas e outras que listamos aqui tudo o que você precisa saber sobre Agatha Harkness!
Quem é Agatha Harkness?
Agatha Harkness é uma bruxa centenária. Sua verdadeira idade é difícil de definir, mas ela já estava viva na época que a cidade de Atlantis foi afundada. Ao longo dos anos, ela viveu sua vida como um camaleão social, sempre se adaptando às novas situações e usufruindo dos prazeres da magia.
Agatha é uma das feiticeiras mais poderosas e talentosas do Universo Marvel, ainda que nem sempre a vejamos em lutas e combates. Ela é conhecida como uma das grandes mentoras da Feiticeira Escarlate, tendo auxiliado a heroína a entender e dominar seus próprios dons místicos.
Julgada em Salém
Durante o Século XVII, em uma de suas inúmeras viagens, Agatha Harkness acabou escolhendo chamar o pequeno vilarejo de Salém em Massachusetts para chamar de lar. Por lá ela onde acabou formando seu próprio coven de bruxas, trazendo jovens mulheres que queriam aprender os rumos da magia.
Claro que isso gerou uma certa atenção, que fez com que ela e seu coven fossem perseguidos pelos Puritanos. Porém, Agatha viu isso como uma oportunidade de "fortalecer" a comunidade mágica, entregando vários bruxos mais fracos para as autoridades religiosas.
Babá do quarteto
Centenas de anos depois, Agatha se envolveu em vários grupos durante a Segunda Guerra Mundial. Depois disso, ela se tornou uma tutora para crianças especiais, ocupação em que ficou até ser chamada para cuidar de Franklin Richards, o filho de Reed Richards e Sue Storm.
Nesse período, ela presenciou várias aventuras do Quarteto Fantástico e teve até a chance de mostrar um pouco de seus dons mágicos, embora não fizesse com muita frequência. Até hoje, ela é lembrada com muito carinho por Franklin, por mais que ele ainda fosse muito criança pequena na época.
Mestre e discípula
Com o crescimento de Franklin, Agatha Harkness partiu para cuidar de duas outras crianças especiais: William e Thomas Maximoff, os filhos da Feiticeira Escarlate e do Visão. Nesse período, ela fez uma grande amizade com Wanda e passou a treiná-la nos rumos da magia.
Foi graças à ajuda de Agatha que Wanda Maximoff aprendeu a controlar melhor a magia do caos, além de utilizar isso junto dos seus próprios dons mutantes de manipulação das probabilidades. Mas essa amizade teve um final doloroso...
Segredo fatal
Agatha foi uma das primeiras a descobrir que William e Thomas Maximoff eram construtos mágicos criados com fragmentos da alma de Mephisto. Quando as duas crianças deixaram de existir, ela teve que apagar a mente da Feiticeira Escarlate para que a heroína não enlouquecesse.
Durante anos, Wanda viveu sem lembrar de seu passado e de seus filhos. Quando ela descobriu isso, em Vingadores: A Queda, a heroína surtou e matou vários de seus colegas de equipe. O mesmo destino foi reservado a Agatha Harkness, que foi assassinada a sangue frio por Wanda.
Retorno à vida
Agatha Harkness passou anos dada como morta. Porém, em Feiticeira Escarlate: O Caminho das Bruxas, a personagem voltou como uma fantasma, auxiliando Wanda em sua viagem pela estrada das bruxas. As duas já haviam se redimido pelos erros do passado e retomaram sua amizade.
Ao fim desse volume, ela retorna à vida quando a mãe de Wanda, Natalya Maximoff, se sacrifica para ressuscitar a Deusa da Magia. Munida de seu corpo físico, ela continua a ajudar a Feiticeira Escarlate, mas também se junta às Filhas da Liberdade, um grupo feminino de heroínas e vigilantes.
Quem é o filho de Agatha Harkness?
Agatha Harkness teve um filho, enquanto ainda morava na comunidade de Salém. Seu nome era Nicholas Scratch, e seu pai nunca foi revelado nas HQs. Nicholas era um feiticeiro muito poderoso, que possuía um histórico complicado com a mãe e já tentou atacá-la inúmeras vezes.
Inclusive, é importante lembrar que Agatha levou Franklin Richards e o Quarteto Fantástico para a comunidade de Nova Salém, no Colorado. Lá, Nicholas pôs em prática seu plano mais audacioso, inclusive possuindo o corpo de Franklin Richards, que era um poderoso mutante manipulador da realidade.
O familiar de Agatha
Um dos traços mais conhecidos da personalidade de Agatha Harkness é seu carinho e apreço por gatos. Ela inclusive tem um animal de estimação chamado Ebony, um gato preto majestoso. Porém, não se trata de um pet comum, e sim de um familiar.
Para quem não sabe, um familiar é um espírito que acompanha bruxas em suas jornadas. Dessa forma, Ebony possui sua forma "demoníaca", podendo se transformar em uma grande fera que é extremamente útil para salvar Agatha e seus aliados do perigo. Onde Agatha vai, Ebony necessariamente está junto.
Poderes e habilidades de Agatha Harkness
Como já deixamos claro, Agatha Harkness é uma das bruxas mais poderosas de todo o Universo Marvel das HQs. Ela é tão versada nas artes místicas quanto o Doutor Estranho e outros bruxos famosos, mas sai na frente por possuir conhecimento de feitiços há muito esquecidos pelo próprio tempo.
Além disso, ela consegue extrair magia das fontes mais profundas do universo, sempre encontrando maneiras de aplicar a bruxaria ao seu cotidiano. Como se não bastasse, ela é uma excelente professora, servindo como mentora de alguns magos formidáveis da Marvel Comics.