A Morte do Demônio: Todos os filmes da franquia ranqueados de acordo com a crítica

Capa da Publicação

A Morte do Demônio: Todos os filmes da franquia ranqueados de acordo com a crítica

Por Gus Fiaux

Em 1981, Sam Raimi se juntou com alguns amigos nos cafundós do Tennessee para dar início a uma das franquias mais importantes da história do horror. Com diversos títulos que vão desde Uma Noite Alucinante até A Morte do Demônio, a franquia Evil Dead já teve cinco filmes lançados no cinema – além de uma série de TV.

Com o lançamento do novo capítulo da saga, A Morte do Demônio: A Ascensão, os fãs estão se preparando para mais lançamentos em breve, especialmente devido a todo o sucesso comercial do novo filme. Mas enquanto uma continuação não é anunciada, aqui estão todos os cinco filmes de Evil Dead, ranqueados do pior ao melhor de acordo com a crítica!

Imagem de capa do item

5º - A Morte do Demônio (2013)

Em 2013, o uruguaio Fede Álvarez lançou ao mundo o primeiro remake da adorada franquia de Sam Raimi, intitulado A Morte do Demônio. Estrelado por Jane Levy e Shiloh Fernandez, o filme aproveita muitos dos conceitos da saga, mas subverte as expectativas com um tom mais sujo, sombrio e assustadoramente violento.

Apesar de ter se tornado um queridinho dos fãs, o filme de 2013 ganhou uma recepção um tanto quanto morna, conquistando nota 57 no Metacritic e recebendo 63% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, o que faz dele o filme menos bem avaliado de toda a franquia. Até mesmo a nota dada pelo público é baixa: apenas 64% de aprovação da audiência.

Apesar da nota mediana, o filme recebeu muitos elogios pela forma como se banha em sangue, sobretudo em seu ato final. Na área do consenso crítico do Rotten Tomatoes, lemos: “Pode faltar um pouco do humor absurdo que dominava o original, mas o novo A Morte do Demônio compensa isso com terror brutal, sustos grotescos e violência sanguinária”.

Imagem de capa do item

4º - Uma Noite Alucinante III (1992)

Após nos apresentar a mitologia do Necronomicon com dois filmes bem assustadores, Sam Raimi decidiu mergulhar de vez na aventura e fantasia para o desfecho da trilogia original, o que deu origem ao controverso Uma Noite Alucinante III - ou Army of Darkness, no original. Amado pelos fãs, o filme não foi tão bem recebido pelos críticos quanto seus antecessores.

A prova disso é que, no Metacritic, o longa conta com 59 pontos em sua nota, enquanto no Rotten Tomatoes, ele tem 69% de aprovação da crítica especializada (com uma nota média de 6,60). Apesar disso, o longa ganhou mais reconhecimento com o passar dos anos e é bem querido pelo público - tanto que tem 87% de aprovação da audiência.

No consenso do Rotten Tomatoes, lê-se: “Um pouco da magia maligna se foi, conforme a conclusão da trilogia dispensa a maior parte dos sustos, mas o charme exagerado de Bruce Campbell e a homenagem de Sam Raimi aos efeitos visuais clássicos fazem uma aventura divertida na medida certa”. Nada mal para um fim de trilogia tão diferente de seus predecessores.

Imagem de capa do item

3º - A Morte do Demônio: A Ascensão (2023)

Em A Morte do Demônio: A Ascensão, o mais novo capítulo da franquia, deixamos a cabana isolada para trás e adentramos um edifício desmoronando aos pedaços, enquanto seguimos a história de duas irmãs que se encontram antes de uma noite brutal, sanguinária e tenebrosa. E pelo visto, o novo filme conquistou de vez o coração dos críticos.

No Metacritic, ele tem uma avaliação de 69 pontos, mas foi no Rotten Tomatoes que veio a maior parte das críticas positivas, totalizando 84% de aprovação da crítica especializada (com nota média de 7,20). O novo filme também não desagradou os fãs, e conquistou 78% de aprovação por parte do público.

“Oferecendo tudo aquilo que os fãs de longa data poderiam esperar, ao mesmo tempo em que é capaz de abrir novas portas para a saga, A Morte do Demônio: A Ascensão é bem bacana”, diz o consenso dos críticos no Rotten Tomatoes, aludindo ao fato de que Sam Raimi já está pensando em produzir novas continuações.

Imagem de capa do item

2º - Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981)

Lançado em 1981, Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio foi onde tudo começou. Aqui, vemos alguns amigos viajando para uma cabana isolada no meio da floresta. Lá, eles encontram um livro antigo e maligno, que ao ser lido, desperta uma força irrefreável e transforma suas vítimas em seres cruéis, enquanto o pobre Ash Williams tenta sobreviver até o dia amanhecer.

Considerado um clássico do horror, o filme até hoje é visto de um modo bem positivo, tanto pela crítica quanto pelos fãs. No Metacritic sua nota é 71, enquanto no Rotten Tomatoes, ele tem 85% de aprovação dos críticos, com uma nota média de 7,70. A título de comparação, ele também tem 84% de aprovação do público.

Ainda no Rotten Tomatoes, é possível ler o seguinte consenso dos críticos: “Tão amador que parece um livro ilícito encontrado no bosque, Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio é uma conquista de mal gosto capaz de revirar o estômago, além de ser uma estreia maravilhosa para um prodigioso Sam Raimi”.

Imagem de capa do item

1º - Uma Noite Alucinante II (1987)

Enquanto o primeiro filme da franquia se banha no sangue e no gore, Sam Raimi decidiu segurar um pouco as rédeas na continuação, injetando uma dose maior de humor e fazendo dos deadites seres menos humanizados - uma estratégia para tentar diminuir a classificação indicativa da sequência e, consequentemente, lucrar mais nas bilheterias.

E parece ter dado certo, já que Uma Noite Alucinante II virou o capítulo favorito da franquia de muitos fãs - e da crítica especializada também. Ele tem nota 72 no Metacritic e 88% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes (média de 7,50), contra 89% de aprovação do público. Ou seja, é um sucesso para todos os apreciadores da saga sombria de Sam Raimi.

No consenso dos críticos do Rotten Tomatoes, também lemos o seguinte: “Muito menos uma continuação do que uma reimaginação total, Sam Raimi transforma seu conto de horror em uma comédia de terrores - e, com isso, provavelmente melhora a fórmula original”. Agora, resta saber se alguma continuação será capaz de destronar o segundo filme da saga.