A importância das cores nos uniformes dos X-Men!
A importância das cores nos uniformes dos X-Men!
Visuais supostamente realistas costumam aparecer com frequência em filmes de super-heróis, uma tendência que começou com o primeiro X-Men, em 2000. Mutantes vestindo uniformes de couro preto, enquanto, nos quadrinhos, os X-Men sempre foram representados com trajes coloridos. Pode não parecer, mas as cores são parte da individualidade de cada personagem.
As cores
Cores podem dizer muito sobre um personagem de quadrinhos. Elas fazem parte do Background, da identidade e principalmente da personalidade de cada herói.
Superman, Capitão América, e Mulher-Maravilha estampavam o azul, branco e vermelho da bandeira americana em seus trajes. Cores que lembravam o leitor de temas como liberdade, independência e o sonho americano. O próprio Homem-Aranha surgiu nos anos 60 como uma reinterpretação desses valores.
Os X-Men
No caso dos X-Men as cores são ainda mais importantes. Suas histórias sempre foram metáforas dos movimentos de direitos civis ao longo dos anos. Assim, as cores celebravam o orgulho de ser parte de um grupo marginalizado.
É um tanto logico que qualquer coisa diferente arrancasse uma grande parte do que significa ser um mutante, ser uma minoria.
A extravagancia
Azul e dourado foram as cores que os mutantes mais exaltaram ao longo de seus 50 anos. Ambas são cores primárias, que, naturalmente são usadas pelos super-heróis.
A cor azul é constantemente citada como um exemplo de lealdade e harmonia, além de representar um ideal e um sonho. Isso pode ser traduzido como uma representação do desejo de aceitação e igualdado dos mutantes.
O amarelo, por sua vez, consiste em alegria e prosperidade, um reflexo do orgulho que os mutantes devem sentir de quem são.
Já o preto, que por vezes apareceu nos trajes dos X-Men, significa isolamento, medo e solidão.
Ciclope
O Ciclope tem seu traje dominado pela cor azul, com alguns detalhes em amarelo. Isso é feito para colocado na posição de líder, menos alegria, mas seriedade e harmonia. Uma figura exemplar.
Wolverine
Logan é um soldado em todos os sentidos, é um homem que passou sua vida toda lutando e sabe a hora de obedecer.
Seu traje de X-Men também traz um pouco disso. Ele é dominado pelo amarelo, sendo um oposto do Ciclope. É um artificio usado para exaltar as divergências de liderança entre os dois, um dos conflitos mais famosos dos quadrinhos.
No entanto, quando chega o momento, Logan sabe exatamente qual é o seu lugar.
Colossus
Além do amarelo presente em quase todos os uniformes dos X-Men, o Colossus tem a maior parte de seu traje em vermelho. No entanto, não se trata do significado da cor, mas sim do país de origem do mutante.
Piotr Raputin nasceu na União Soviética, e o vermelho em seu traje é para lembra-lo de suas origens.
Tempestade
Rainha Africana, super-heroína, rebelde mutante. A Tempestade já teve um grande leque de visuais nos quadrinhos, todos refletindo a sua personalidade.
Como rainha ela veste um traje formal com típicos elementos africanos. Como super-heroína, seus trajes vão desde o preto e amarelo até uma roupa completamente branca. No entanto, o curioso sobre Ororo é que a personagem não tem medo de mudar.
Um de seus visuais mais autênticos e conhecidos é a jaqueta de couro e o moicano, eternizados como um dos favoritos dos fãs. Uma época de busca pela liderança dos X-Men.
Noturno
O traje do Noturno pode parecer estranho a princípio, mas ele está totalmente de acordo com a história do personagem.
Os primeiros super-heróis usavam cueca por cima da calça. Era um símbolo de virilidade e força, pois emulada o visual de grandes boxeadores. No caso do Noturno, é a mesma justificativa transposta para outro cenário.
Aqui, falamos de acrobatas de circo, a primeira profissão do mutante, algo que é parte de sua história e parte de sua personalidade.
Cinema
O primeiro filme dos X-Men foi lançado há 16 anos. Não havia espaço naquela época para que um filme de super-heróis tivesse um visual extravagante, cheio de cores e vida. Até houve uma tentativa de trazer os uniformes originais dos X-Men para os cinemas, mas não pareceu certo. Batman & Robin havia matado as chances de qualquer estúdio investir em um filme cartunesco.
Antes prevenir do que remediar, a Fox manteve os uniformes de couro até X-Men: O Confronto final. Claro que X-Men: Primeira Classe não entra nesse aspecto, já que o filme traz o azul e dourado original para o grupo de mutantes. Desde então, nunca houve a oportunidade e o espaço para trazer algo que remetesse aos quadrinhos.
Wolverine é um personagem recluso que não quer ser o herói. Dentro de sua história no cinema, não faz o menor sentido que ele vista uma roupa que chame a atenção. Até mesmo X-Men: Dias de um Futuro Esquecido se apropriou do preto pra mostrar o destino completamente sem esperança dos mutantes.
O futuro
Mas a boa notícia é que o futuro que nós vimos mudou, e há tempo para que uma Era de otimismo surja para os X-Men. Ironicamente, isso vem com o Apocalipse.
Depois de 16 anos de franquia e nove filmes, os mutantes da Marvel finalmente vestirão trajes coloridos e semelhantes aos clássicos. Na verdade, cada um desses trajes tem um significado e estão repletos de referências cuidadosamente aplicadas.
Se os uniformes vão funcionar nós ainda não sabemos, mas a resposta vem no dia 19 de maio, quando X-Men: Apocalipse chega aos cinemas.