A Evolução dos trajes do Wolverine!

Capa da Publicação

A Evolução dos trajes do Wolverine!

Por Felipe de Lima

Tendo isso em mente, tomei como base o trabalho do pessoal do Halloween Costumes e trouxe uma lista pra nos lembrarmos dos trajes que Wolverine vestiu em seus mais de 40 anos de história.

Imagem de capa do item

Original (1974)

A primeira aparição do Wolverine foi na principal revista mensal do Incrível Hulk, em 1974. Na edição, ele vestia um traje azul e amarelo, que fora desenhado por John Romita Sr.. Originalmente, Len Wein, co-criador do personagem, queria que as garras ficassem presas nas luvas. A ideia foi abandonada para facilitar os desenhos.

Imagem de capa do item

Clássico (1975)

Quando o Wolverine se juntou aos X-Men em 1975, Gil Kane deu um novo design para a máscara do personagem, deixando os olhos brancos e as "orelhas" pontudas. O visual ajudou o Wolverine a se tornar popular e acabou se tornando definitivo, servindo de molde para quase todas as variações futuras.

Imagem de capa do item

Fang (1977)

Um novo traje foi encomendado para o Wolverine na edição 107 de Uncanny X-Men. Ele era mais animalesco e tinha intenção de mostrar o lado mais voraz do personagem. No entanto, ele era muito difícil de desenhar e quando John Byrne assumiu os traços, convenceu o editor a voltar ao clássico traje amarelo.

Imagem de capa do item

Marrom (1980)

Byrne, contudo, também não era um grande fã do traje clássico e sugeriu um redesenho para a edição 139 de Uncanny X-Men. Essa foi a primeira roupa que permitiu que os pelos do braço de Logan pudessem ser vistos.

Imagem de capa do item

Preto (1988)

Quando o personagem recebeu seu primeiro titulo solo, John Buscema deixou o Wolverine mais sombrio com um traje todo preto acompanhado de pintura facial. O público não gostou da novidade e Logan passou a usar roupas civis, até retornar com o traje marrom na edição #13.

Imagem de capa do item

Azul & Dourado (1991)

Todos os X-Men passaram por mudanças visuais quando as equipes azuis e dourada foram criadas. O traje do Wolverine sofreu algumas modificações para ficar mais parecido com o restante da equipe. Entretanto, o traje marrom voltou assim que X-Men #1 chegou às prateleiras.

Imagem de capa do item

Jim Lee (1992)

Quando Chris Claremont deixou os roteiros dos X-Men, John Byrne retornou como co-escritor ao lado do artista Jim Lee. Sem saber que o visual marrom foi ideia de Byrne, Lee disse que traria o traje "de verdade" do Wolverine de volta. Houve uma breve tensão entre os dois.

Imagem de capa do item

Bestial (1992)

Depois de ter o adamantium de seu corpo arrancado pelo Magneto, o Wolverine passou um tempo procurando uma maneira de receber o metal novamente. Quando conseguiu, seu corpo rejeitou a mudança e ele se tornou um monstro irracional.

Imagem de capa do item

X-Men: O Filme (2000)

A abordagem do primeiro filme dos X-Men era mais séria e não casava com a proposta colorida dos quadrinhos. No longa, todos os trajes foram uniformizados, com a predominância de preto e um "X" contornado em laranja estampando o peito.

Imagem de capa do item

Ultimate (2001)

Para a linha Ultimate, a Marvel recriou o Wolverine. Para se distanciar do original, as costeletas foram substituídas por barbichas. O traje ganhou a cor preta para se aproximar do filme.

Imagem de capa do item

Astonishing (2004)

Depois de quatro anos imitando o visual dos filmes, Joss Whedon e Jhon Cassaday resolveram voltar a um tom mais tradicional em Astonishing X-Men, referenciando o primeiro traje do persoangem.

Imagem de capa do item

X-Force (2008)

Para X-Force foi decidido que o Wolverine precisava de um tom ainda mais sombrio para se encaixar nas histórias. Tendo em vista a dinâmica de milícia do grupo, todos ganharam uniformes nas cores preto e cinza, para dar a impressão de furtividade.

Imagem de capa do item

O Velho Logan (2008)

Apesar de não ser necessariamente um traje, o visual de O Velho Logan se tornou emblemático por apresentar um Wolverine mais velho e cansado. A ideia foi de Mark Millar e Steve McNiven.

Imagem de capa do item

X-Men Origens: Wolverine (2009)

Quando o primeiro filme solo do carcaju chegou, a Fox decidiu se livrar de trajes. O Wolverine passou a ter um visual civil e casual, vestindo somente as calças jeans e regata, que apareceram em X-Men: O Filme, a maior parte do longa.

Imagem de capa do item

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, finalmente deram a Logan um traje mais semelhante aos quadrinhos. Usando algumas das cores originais, o visual é composto um collant azul e amarelo recoberto por uma a armadura militar. Apesar de ter sido bem aceito, a aparição do traje foi limitada a apenas alguns minutos do filme.

Imagem de capa do item

Nova Marvel (2014)

Ryan Stegman foi responsável pelo redesenho do Wolverine para a Nova Marvel. O traje passou por algumas alterações mínimas desde que foi lançado e foi o último traje que Logan vestiu nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Novíssima Wolverine (2015)

Após a morte do Wolverine nos quadrinhos, Laura Kinney, a X-23, assumiu o manto do personagem. O traje dela é cheio de referências aos mais populares, desde as cores até o desenho das guarras. É interessante notar que apenas duas garras são desenhadas no tronco, enquanto no traje do Wolverine original eram três.

Imagem de capa do item

Logan (2017)

Em seu último filme, o Wolverine do cinema seguiu a tradição de não vestir nada extravagante. O visual não é muito diferente dos outros filme, mas está completamente dentro da proposta apresentada pelo diretor James Mangold.

Dentre todos os visuais apresentados na lista, o mais duradouro foi o marrom, que foi usado por mais de 10 anos. Ele é seguido pelo Astonishing, que durou oito. Entretanto, foi a regata branca e as calças jeans que se mantiveram por mais tempo. 17 anos.

--

Qual seu visual favorito do Wolverine? Não se esqueça de comentar!