A Escola do Bem e do Mal: Conheça a série de livros que ganhou filme na Netflix

Capa da Publicação

A Escola do Bem e do Mal: Conheça a série de livros que ganhou filme na Netflix

Por Junno Sena

Com Charlize Theron e Kerry Washington no elenco, A Escola do Bem e do Mal chegou à Netflix gerando reações mistas. Enquanto alguns embarcaram na jornada fantástica de Agatha e Sophie, interpretadas por Sofia Willie e Sophia Anne Caruso, outros não acharam a história tão engajante.

Porém, o universo da Escola do Bem e do Mal é mais popular do que aparenta. Com mais de seis livros dissecando os contos de fadas clássicos, o autor Soman Chainani conquistou diversos leitores pelo mundo. Agora, junto de Paul Feig, transportou seus personagens para o streaming vermelho.

Para você ficar atento para o que pode estar por vir, descubra nesta lista tudo sobre a série de livros que ganhou filme na Netflix. Confira!

Imagem de capa do item

Qual a história de A Escola do Bem e do Mal?

A adaptação da Netflix baseada nos livros de Soman Chainani não é muito diferente da história dos livros. Neles, seguimos Agatha e Sophie, duas amigas com personalidades opostas que vivem no povoado de Gavaldon.

Nesse vilarejo, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente. De acordo com as lendas locais, eles são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e vilões das histórias. Quando as duas garotas são levadas a essa misteriosa escola, se inicia uma aventura que dará pistas sobre quem realmente são.

Imagem de capa do item

Quanto dos livros o filme da Netflix adapta?

O filme estrelado por Sophia Anne Caruso e Sofia Willie adapta o equivalente ao primeiro livro da saga. A mesma é dividida em duas trilogias.

Enquanto a primeira segue os três anos das garotas na escola (The School Years, ou Os Anos na Escola em tradução literal), a segunda inicia uma nova era além dos limites da escola para maiores e mais ousadas aventuras (The Camelot Years, ou Os Anos de Camelot).

Imagem de capa do item

Quantos livros de A Escola do Bem e do Mal foram publicados?

O primeiro livro da série, A Escola do Bem e do Mal, foi lançado em 2013 e, outros seis livros foram lançados entre 2014 e 2020. Dentre os seis, cinco seguem a história de Sophie e Agatha, estes sendo: Um Mundo Sem Príncipes; Infelizes Para Sempre, Em Busca da Glória, O Cristal do Tempo e O Único e Verdadeiro Rei.

O sexto é um guia sobre a série de livros. Em The School for Good and Evil: The Ever Never Handbook (A Escola do Bem e do Mal: O Manual de Sempre Nunca em tradução literal), o leitor embarca na intrincada mitologia dos livros, conhecendo mais sobre as aulas dadas na Escola do Bem e do Mal, o que levar, vestir e, o mais importante, “como ficar longe da Sala da Perdição”.

Imagem de capa do item

Quem é o autor dos livros de A Escola do Bem e do Mal?

A saga de livros que roubou o coração de Rick Riordan, autor de Percy Jackson, e R.L. Stine, de Goosebumps, foi escrita por Soman Chainani, autor americano de ascendência indiana.

Soman cresceu lendo contos clássicos e assistindo às animações da Disney. Sua paixão por essas histórias o fez escrever uma tese para sua graduação em Harvard, tratando sobre o motivo pelo qual os vilões são tão irresistíveis.

Ele também é mestre pela Universidade da Columbia na área de Cinema, leciona em Nova York e joga tênis nas horas vagas. Seu principal trabalho no mundo da literatura continua sendo A Escola do Bem e do Mal.

Porém, para os que não possuem interesse em consumir a saga, o autor publicou um livro de contos chamado Feras e Belas: Contos Perigosos, onde traz uma nova roupagem para 12 contos clássicos.

Imagem de capa do item

A Escola do Bem e do Mal foi finalizada?

A resposta para essa pergunta é um pouco mais complexa do que parece. Em 2022, Soman estendeu o universo de A Escola do Bem e do Mal ao escrever uma prequela da saga. Em Rise of the School for Good and Evil (A Ascensão da Escola do Bem e do Mal em tradução livre), o autor explora o conflito entre os irmãos Rafal e Rhian.

A resolução da história apenas será dada em 2023, com o lançamento de Fall of the School for Good and Evil (Queda da Escola do Bem e do Mal em tradução livre).

Imagem de capa do item

Qual a ordem certa para ler A Escola do Bem e do Mal?

Para os que querem um maior entendimento da obra, o ideal é esperar o final da duologia sobre os irmãos Rafal e Rhian.

Ainda assim, é possível acompanhar a história da forma como ela foi publicada, seguindo a seguinte ordem: A Escola do Bem e do Mal; Um Mundo Sem Príncipes; Infelizes Para Sempre; Em Busca da Glória; O Cristal do Tempo e O Único e Verdadeiro Rei.

Em ambas as ordens de leitura, o manual (The School for Good and Evil: The Ever Never Handbook) é uma leitura opcional.

Imagem de capa do item

Os outros livros serão adaptados pela Netflix?

O streaming ainda não confirmou se A Escola do Bem e do Mal ganhará uma sequência, mas, além de existir um grande universo para ser explorado, o longa termina com um gancho. Nele, é dito que este “é apenas o início”.