A Casa do Dragão: Os eventos que devemos ver na 3ª temporada com base no livro
A Casa do Dragão: Os eventos que devemos ver na 3ª temporada com base no livro
Os principais acontecimentos do livro de George R.R. Martin que podem aparecer na próxima temporada da série
Atenção: Alerta de Spoilers!
A Casa do Dragão encerrou seu segundo capítulo recentemente preparando terreno para intensificar a Dança dos Dragões, a guerra civil que destruiu a dinastia Targaryen e seu poder em Westeros. Com a terceira temporada a caminho, só nos resta, por enquanto, especular o que o próximo ano do spin-off de Game of Thrones vai adaptar com base no livro Fogo & Sangue, escrito por George R.R. Martin.
Assim, nesta lista selecionamos os principais eventos da obra original que podem aparecer na terceira temporada de A Casa do Dragão!
Batalha da Goela
Um dos acontecimentos mais importantes da Dança dos Dragões que deve aparecer na terceira temporada de A Casa do Dragão é a Batalha da Goela. Com o final do segundo capítulo se encaminhando para o conflito, é bastante provável que esse evento marcante do livro não demore muito para acontecer.
Isso porque o próprio showrunner da série, Ryan Condal, mencionou a batalha durante uma entrevista recente ao Collider. O produtor contou que a sequência “deve ser uma das mais grandiosas” que o programa da HBO fez até o momento, garantindo que o evento vai acontecer “muito em breve” na narrativa.
Para quem não conhece a história do livro, a Batalha da Goela foi um combate marítimo que aconteceu na Goela, um estreito de água que está localizado entre Pedra do Dragão e Gancho de Massey. Considerada a mais sangrenta batalha naval da história de Westeros, o conflito foi um ponto histórico da Dança dos Dragões que teve início quando Corlys Velaryon bloqueou o acesso dos Verdes à Baía da Água Negra, impedindo que o grupo tivesse acesso à sua principal rota comercial.
Os Verdes, claro, não ficaram nem um pouco felizes com isso, principalmente depois que Daemon Targaryen tomou o controle de Harrenhal. Para solucionar o problema, Otto Hightower, avô e antiga Mão do Rei de Aegon II, orquestrou um plano para romper esse bloqueio com a ajuda da Tríade (uma aliança feita pelas Cidades Livres de Myr, Lys e Tyrosh, que só aceitou oferecer ajuda após firmarem um acordo de privilégios de comércio em Porto Real), pegando os Pretos de surpresa com uma grande leva de embarcações.
Dito e feito: com a aliança entre os Verdes e a Tríade firmada, as frotas foram enviadas para a Goela, com embarcações entrando no estreito a partir do norte e do sul de Pedra do Dragão. Surpreendidos pelo ataque, os Pretos contaram com a ajuda de dragões como Asaprata, Ladrão de Ovelhas, Seasmoke e Vermithor – as criaturas das Semeaduras – para se defenderem, sendo que a batalha durou uma noite inteira.
Entre acontecimentos marcantes da Batalha da Goela estão a morte de Jacaerys Velaryon, filho de Rhaenyra Targaryen que é morto com flechadas após cair no mar com Vermax, e ataques intenso a Derivamarca, com a Vila das Especiarias totalmente saqueada. No fim do conflito, a frota comandada por Corlys optou pela retirada, assim como as dos Verdes, que não tinham mais condições de atacar.
Introdução oficial de Daeron Targaryen
Não é exatamente um acontecimento, mas a terceira temporada de A Casa do Dragão pode marcar a introdução oficial de Daeron Targaryen, o filho mais novo da união entre Alicent Hightower e Viserys I Targaryen que, até o momento, só foi mencionado durante uma conversa entre Alicent e Otto no segundo episódio do capítulo dois da série, aparecendo de relance no final da temporada (ou é o que se especula).
Daeron não deu as caras na segunda temporada, mas é provável que o próximo ano conte com a presença do jovem, já que ele tem uma participação ativa na Dança dos Dragões, principalmente na Batalha de Vinhomel. No livro, Daeron ainda passa a ser uma grande ameaça para Rhaenyra graças ao poder da dragão Tessarion e da possibilidade do jovem assumir o Trono de Ferro.
Os Verdes retomam o controle de Harrenhal
A retomada de Harrenhal pelos Verdes, que até o final da segunda temporada estava sob comando de Daemon Targaryen, é mais um acontecimento que deve aparecer no terceiro ano da série da HBO. Afinal, a conclusão do segundo ano mostra Aemond Targaryen ansioso para ir até o local para tomar o lugar que vinha sendo controlado pelos Pretos graças a Daemon.
Com a ajuda de Criston Cole e um exército, Aemond consegue invadir Harrenhal e retomar seu controle de um jeito anticlimático, já que os Pretos tinham abandonado o local previamente. Isso não impede com que Aemond siga perseguindo seu objetivo de confrontar Daemon, algo que culminará no icônico duelo no Olho de Deus que levou os dois à morte (mas isso pode demorar um pouco mais a acontecer).
A relação entre Alys Rivers e Aemond Targaryen
Já que falamos da chegada de Aemond a Harrenhal, nada mais justo do que lembrar que, segundo os escritos de Martin, o Targaryen vai desenvolver uma relação intrigante com Alys Rivers, a curandeira de Harrenhal que, na série, parecia ser a responsável pelos sonhos alucinógenos de Daemon.
Com o controle do castelo de volta aos Verdes, no livro, Aemond obriga Alys a ser sua prisioneira de guerra e amante. Rivers, porém, consegue virar o jogo a seu favor ao passar a ter grande influência nas decisões de Aemond, chegando até mesmo a engravidar do Príncipe.
Além disso, de acordo com especulações que constam no livro Fogo & Sangue, Alys teria sido a responsável por levar Aemond em direção à morte, já que é ela quem conta ao amado onde Daemon estava. Logo, devido à importância que A Casa do Dragão parece estar colocando em Alys, a série deve explorar essa relação no terceiro capítulo.
A Queda de Porto Real
Outro acontecimento importante da Dança dos Dragões que altera a relação de poderes entre os Targaryens é quando Rhaenyra consegue assumir o controle de Porto Real no evento que ficou conhecido no livro como a Queda de Porto Real. Assim, se a série continuar seguindo a sucessão de ocorrências do livro, é bem provável que o público veja Rhaenyra sentando no Trono de Ferro ainda na terceira temporada.
No livro, a Queda de Porto Real nada mais foi do que uma dança das cadeiras em Westeros. Aproveitando que Aemond (que neste momento assumia o Trono no lugar de Aegon II) estava ocupado em Harrenhal, os Pretos silenciosamente vão para Porto Real, assumindo o controle da capital sem maiores problemas, já que o local estava praticamente desprotegido.
Apesar de Aegon II ter conseguido escapar, Alicent, Otto e Helaena (meia-irmã esposa de Aegon) são feitos de refém em Porto Real, sendo que Otto é executado após Rhaenyra condená-lo como um traidor. Já Alicent e Helaena se tornam prisioneiras da Targaryen, que passa a governar o lugar com certa popularidade até que ela começa a ficar extremamente paranoica.
A Casa do Dragão até já deu indícios dessa troca de poderes no final da segunda temporada, quando Alicent oferece Porto Real para Rhaenyra. Resta saber como a série vai desenvolver esse evento importante da Dança dos Dragões.
Aegon II em Pedra do Dragão
Com seu paradeiro desconhecido enquanto a briga rola solta em Porto Real com a chegada de Rhaenyra, Aegon II não deve ficar tão fragilizado assim na terceira temporada da série. Mesmo ainda enfrentando uma recuperação difícil após ter quase sido queimado vivo no início da segunda temporada, o Targaryen aproveita a oportunidade para planejar uma estratégia para assumir o controle do Trono de Ferro novamente.
Assim como a série mostra, Aegon realmente foge de Porto Real à medida que Rhaenyra planeja tomar o controle da capital. O destino do jovem acaba sendo Pedra do Dragão, onde ele acaba se estabelecendo depois de conquistar a fortaleza no sigilo. Ali, Aegon então começa a organizar um plano para capturar a meia-irmã, algo que pode ser explorado na terceira temporada do programa.