Os 8 melhores detetives dos quadrinhos

Capa da Publicação

Os 8 melhores detetives dos quadrinhos

Por Gus Fiaux

Histórias de detetives são pilares muito interessantes da literatura, nos fornecendo várias figuras curiosas como Sherlock HolmesAuguste Dupin Hercule Poirot. Porém, as histórias em quadrinhos também souberam incorporar muito bem a figura do detetive em suas narrativas, seja através de personagens que investigam crimes misteriosos até os responsáveis por esmiuçar o mundo sobrenatural.

Entre Cavaleiros das Trevas, Meninos Prodígios, Vingadoras e muito mais, não nos faltam exemplos de excelentes investigadores e detetives nas histórias de super-heróis (e até com os anti-heróis, em alguns casos). Com isso em mente, aqui estão 8 melhores detetives dos quadrinhos!

Imagem de capa do item

Robin (Tim Drake)

Há de se dizer que todos os Robins dos quadrinhos são ótimos detetives - afinal de contas, todos eles foram treinados pelo próprio Batman, que é o maior detetive da DC Comics, como vocês verão em breve. No entanto, se há alguém que merece entrar para esta lista é Tim Drake, que já era um baita investigador antes mesmo de ser adotado pelo Cavaleiro das Trevas.

Um menino aparentemente comum, Drake sempre teve uma inteligência bem acima da média - tanto que seu primeiro grande feito foi descobrir quem era o Batman, antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente. A partir daí, Tim Drake treinou artes marciais e combate corpo-a-corpo para se provar digno para o seu mentor, e desde então é um dos maiores investigadores da DC Comics.

Imagem de capa do item

Misty Knight

Bem conhecida por sua aparição na série do Luke Cage na Netflix, a nossa querida Misty Knight é outra que deve integrar a lista de melhores detetives dos quadrinhos. Uma antiga agente do Departamento de Polícia de Nova York, Misty teve que abandonar a força após a explosão de uma bomba, que arrancou seu braço.

Ela então ganha um membro biônico - cortesia de Tony Stark - e abre sua própria firma de investigação, ao lado de Colleen Wing. Isso fez com que ela se tornasse uma baita detetive nos quadrinhos da Marvel, auxiliando os Heróis de Aluguel em suas missões e até mesmo servindo de apoio para a S.H.I.E.L.D. em histórias específicas.

Imagem de capa do item

Questão

Criado originalmente pela Charlton Comics (e posteriormente incorporado à cronologia da DC), o Questão é um dos detetives mais impressionantes dos quadrinhos, conhecido por seu visual icônico com um sobretudo marrom, um chapéu e uma máscara que nos impede de ver seu rosto. Até o momento, dois grandes heróis dividiram o manto: Vic Sage e Renee Montoya.

Vic era um jornalista investigativo que passou a adotar um alter ego vigilante para combater o crime e a corrupção em Hub City. Ele resolveu mistérios e crimes impossíveis antes de se mudar para Gotham City, onde passou o manto para Montoya, uma ex-detetive de polícia que necessitava do disfarce para combater as elites criminosas da cidade do Cavaleiro das Trevas.

Imagem de capa do item

Rorschach

Já que falamos do Questão, não podíamos deixar de falar do vigilante que foi inspirado nele. Em Watchmen, o lendário Alan Moore decidiu se lançar em um mundo sombrio habitado por vigilantes sem poderes, e a sua intenção original era reaproveitar personagens da Charlton Comics. Como a DC não permitiu que isso acontece, ele criou várias figuras originais.

O Rorschach foi uma delas - um investigador sujo e antissocial que busca a verdade sobre a morte do Comediante, um antigo aliado. Isso o leva em uma espiral de segredos, mistérios e morte, que o coloca bem no centro de uma grande conspiração. Apesar de ser uma pessoa deplorável, ele ainda é um excelente detetive, tanto que é o fio condutor da trama de Watchmen.

Imagem de capa do item

Hellboy

Criado por Mike Mignola para a Dark Horse Comics, o Hellboy é um personagem diabólico que, para muitos, sequer é considerado um detetive. O seu envolvimento com o B.P.R.D. (Departamento de Pesquisa Paranormal), no entanto, diz o contrário - ele não só é um excelente detetive, mas também é um exímio vigilante contra forças sobrenaturais que querem tomar a Terra.

Retirado dos confins do inferno pelo feiticeiro Grigori Rasputin, o Hellboy tinha tudo para ser uma figura monstruosa e maléfica, mas acabou usando os seus dons para fazer o bem - além de ser um amor de pessoa, com a paixão inexplicável por gatinhos. Além disso, ele possui um grande conhecimento de magia e forças arcanas, que sempre utiliza para desvendar seus casos.

Imagem de capa do item

John Constantine

Assim como Hellboy, o charmoso e cafajeste John Constantine não é lá muito chegado em mistérios do nosso mundo sensível. Em vez disso, ele é um demonologista, mago e anti-herói arcano, que usa todas suas habilidades para combater as forças infernais e sobrenaturais, aliando-se frequentemente a outros heróis místicos da DC Comics.

Conhecido por sempre estar com um sobretudo e um cigarrinho na boca, ele acabou se tornando uma figura central do selo Vertigo, onde ganhou suas primeiras histórias. Mais recentemente, ele foi incorporado à cronologia da DC Comics, se tornando um detetive valoroso e membro indispensável da Liga da Justiça Sombria.

Imagem de capa do item

Jessica Jones

Originalmente criada como parte de um grande retcon dos Vingadores, a detetive que conhecemos como Jessica Jones começou como heroína, e logo viu sua vida virar de cabeça para baixo graças ao Homem-Púrpura, o vilão capaz de controlar mentes com suas palavras. Aflita e violentada, Jessica deixou o mundo heroico para trás e abriu sua própria firma de investigação.

Dotada de superforça, voo e outros poderes, Jones virou a maior referência quando o assunto é investigação particular nos quadrinhos. Ela não apenas é uma baita detetive, como também usa esses conhecimentos para o bem dos seus clientes - o que não a impede de colocar sua expertise para jogo quando há um supervilão ou alguma força maligna envolvida.

Imagem de capa do item

Batman

Fazer uma lista de melhores detetives dos quadrinhos e não colocar o todo-poderoso Batman seria um baita sacrilégio. Criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, o Cruzado Encapuzado começou seus dias como um grande vigilante de Gotham City, e aos poucos fomos vendo suas várias facetas, como a capacidade de investigar qualquer coisa.

Bruce Wayne conta com dispositivos, aparelhos tecnológicos e diversas fontes no submundo de sua cidade para apreender e combater seus vilões - que são muitos, diga-se de passagem. Seu conhecimento é tão grande que ele acabou se tornando uma das faces da DC Comics, e não é à toa que a editora tem esse nome, que significa "Detective Comics", título da primeira revista do Cavaleiro das Trevas.