8 ideias que foram descartadas pelo Universo Cinematográfico da Marvel

Capa da Publicação

8 ideias que foram descartadas pelo Universo Cinematográfico da Marvel

Por Gus Fiaux

Com mais de trinta filmes lançados, várias séries de TV e mais de quinze anos no mercado do entretenimento, o Universo Cinematográfico da Marvel conseguiu construir para si um império inigualável, trazendo vários aspectos interessantes dos quadrinhos ao mesmo tempo em que possui sua própria mitologia. Porém, isso não veio sem algumas turbulências no meio do caminho…

Vez ou outra, Kevin Feige e os executivos da Marvel Studios precisaram abrir mão de algumas ideias até interessantes, em prol do que acabamos vendo nas telonas e telinhas. São mudanças pequenas, mas que teriam feito toda diferença no andamento do universo compartilhado – e aqui, reunimos 8 ideias que foram descartadas para o MCU!

Imagem de capa do item

O Incrível Hulk 2

Bem no começo, quando a Marvel Studios ainda lançava seus filmes através de diferentes estúdios, houve um acordo para que um filme do Hulk fosse produzido e lançado pela Universal Pictures. Assim, O Incrível Hulk foi feito, trazendo Edward Norton no papel principal e dando um enfoque mais introspectivo à história do Gigante Esmeralda.

Logo no começo, havia planos para dar prosseguimento a uma franquia para o Hulk, mas isso não foi para frente graças a um imbróglio de copyright e direitos autorais, já que qualquer filme do personagem teria que ser lançado pela Universal. Durante um tempo, o Hulk de Norton foi considerado como o vilão principal de Os Vingadores, mas isso foi descartado quando o papel foi assumido por Mark Ruffalo.

Imagem de capa do item

Vespa nos Vingadores

Quando Os Vingadores chegou aos cinemas em 2012, conhecemos uma formação inicial da equipe composta por Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra. O que muitos não sabem é que Joss Whedon não acreditava que a Marvel Studios conseguiria convidar Scarlett Johansson para fazer parte do grande filme da equipe.

Por conta disso, o diretor e roteirista desenvolveu um rascunho inicial para o filme, onde a Vespa seria uma das integrantes fundadoras, bem como nas HQs originais da equipe. Eventualmente, Scarlett aceitou retornar e o plano foi por água abaixo, até a introdução de Hope Van Dyne em Homem-Formiga, que só aconteceu três anos após o primeiro Os Vingadores.

Imagem de capa do item

De volta à Segunda Guerra Mundial

Lançado em 2011, Capitão América: O Primeiro Vingador é um filme de super-heróis bem diferente da média, em parte por retratar o protagonista no meio da Segunda Guerra Mundial, enfrentando as forças da HIDRA. E ainda que o filme tenha seus defeitos, a ambientação acabou deixando vários fãs do personagem felizes... e até teríamos mais disso no MCU.

Conforme revelado pelos Irmãos Russo, um dos planos para Capitão América 2: O Soldado Invernal era justamente abrir o filme com uma cena na Segunda Guerra Mundial, que se conectaria diretamente à trama da volta do Soldado Invernal no filme. Infelizmente, a ideia foi descartada e nunca mais vimos detalhes do conflito histórico ao longo da franquia.

Imagem de capa do item

Agentes da S.H.I.E.L.D. no MCU

Lançada em 2013, Agentes da S.H.I.E.L.D. foi a primeira produção para a televisão a conversar com o Universo Cinematográfico da Marvel. Nas suas primeiras temporadas, a série fez todo tipo de crossover com as estreias do MCU, desde Thor: O Mundo Sombrio até Capitão América 2: O Soldado Invernal e Vingadores: Era de Ultron.

Ainda assim, os filmes nunca reconheceram os eventos e personagens da série, e as conexões acabaram se tornando um caminho de mão única, até que a produção se desvencilhou totalmente do MCU e começou a criar sua própria narrativa. O plano era deixar a série e os filmes mais próximos, mas Kevin Feige não gostava de não ter controle criativo sobre as produções da Marvel Television, supervisionadas por Jeph Loeb.

Imagem de capa do item

A estreia dos Inumanos

Há muitos anos, a Marvel Studios anunciou um filme dos Inumanos, que chegaria aos cinemas em 2018. Boatos correm que Kevin Feige nunca foi muito fã da equipe e, por isso, acabou transformando a ideia de um filme em uma produção para TV, desenvolvida pela Marvel Television. Foi assim que estreou a terrível série da Família Real Inumana, em 2017.

Produzida com grande orçamento e com dois primeiros episódios lançados para o IMAX, a série acabou sendo um fracasso de crítica e público, e foi cancelada após sua primeira temporada. Até hoje, os Inumanos mal são citados nos filmes, exceto pela participação do Raio Negro em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - diga-se de passagem, o mesmo da série.

Imagem de capa do item

Introduções prematuras

Por pouco, vários heróis famosos não deram as caras antes do tempo. Isso porque, durante a produção de Vingadores: Era de Ultron, havia a ideia de finalizar o filme apresentando uma nova formação dos Vingadores, que traria vários membros famosos dos quadrinhos antes mesmo de seus filmes solo.

A ideia original incluía a introdução da Capitã Marvel, Homem-Aranha e do Pantera Negra, mas Kevin Feige bateu o pé e disse que seria um baita desserviço para os personagens introduzi-los como meros easter-eggs, sem nenhuma construção prévia da trama que indicasse a presença desses heróis no filme.

Imagem de capa do item

Trocando de lugar!

Artes conceituais são um prato cheio para observar algumas ideias que foram descartadas ao longo dos anos, e Vingadores: Guerra Infinita possui um número gigantesco de artes que acabaram não indo parar nas telonas. Talvez o caso mais instigante seja justamente a "troca de lugares" do Homem de Ferro com o Doutor Estranho.

Em várias artes do filme, é possível ver Tony Stark trajando o vestuário mais "exotérico" do Mestre das Artes Místicas, enquanto Stephen Strange usaria sua própria armadura durante o conflito com Fauce de Ébano e Thanos. Infelizmente, isso nunca saiu do papel e nunca pudemos ver os dois Sherlock trocando de lugar no cinema.

Imagem de capa do item

O julgamento do Tribunal Vivo!

Não foi apenas Guerra Infinita que teve algumas ideias descartadas ao longo de sua produção. O embate final dos heróis contra o Titã Louco em Vingadores: Ultimato também passou por várias modificações, e uma das mais decepcionantes é o fato de que, em um rascunho inicial do roteiro, Thanos seria julgado por ninguém menos que o Tribunal Vivo.

O Tribunal Vivo é uma das várias entidades cósmicas da Marvel e seu papel é justamente julgar aqueles que representam uma grande ameaça ao universo como conhecemos. De acordo com os roteiristas do filme, Stephen McFeely e Christopher Markus, o "julgamento" seria provocado pelo Doutor Estranho, que mandaria a consciência de Thanos para uma espécie de plano astral.