8 grandes fracassos de bilheteria que fizeram mais dinheiro do que você imaginava

Capa da Publicação

8 grandes fracassos de bilheteria que fizeram mais dinheiro do que você imaginava

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Fracassos de bilheteria são algo que acontecem com frequência nos cinemas, seja pela qualidade da produção, por ser lançado junto ou bem próximo de outro filme mais aguardado e diversos outros problemas. Mas existem alguns desses filmes que são considerados um fracasso que ainda assim fizeram uma quantidade surpreendente de dinheiro.

Nesta lista você confere 8 grandes fracassos de bilheteria fizeram mais dinheiro do que você imaginava!

Imagem de capa do item

Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos

Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos é um filme de 2016 e é uma adaptação do jogo de mesmo nome desenvolvido pela Blizzard. Ele mostra a história de Orcs que vivem em um mundo desolado e partem para Azeroth, um outro planeta e acabam entrando em conflito com os humanos que estão no local.

A produção arrecadou 439 milhões em sua bilheteria, onde a maior parte do lucro veio da China, fazendo mais dinheiro em 5 dias do que O Despertar da Força em toda a sua passagem pelos cinemas do país. Apesar do grande número, que por muito tempo fez dele a adaptação de jogo mais rentável, Warcraft foi considerado um fracasso por ter sido uma produção muito cara pelos seus efeitos especiais e gerou por volta de 15 milhões em prejuízo para o estúdio.

Imagem de capa do item

Superman - O Retorno

Superman - O Retorno é um filme de 2006 que mostra o herói retornando para a Terra depois de 5 anos tentando reconquistar Lois Lane e deter o novo plano maligno de Lex Luthor. A produção protagonizada por Brandon Routh e dirigida por Bryan Singer foi considerada um fracasso de crítica e de bilheteria.

O filme custou no total por volta de 363 milhões, contando o custo de produção junto com o de marketing e arrecadou 391 milhões na bilheteria, se pagando por muito pouco. Mas apesar disso, o presidente da Warner na época Alan Horn, via Superman - O Retorno como um sucesso.

Imagem de capa do item

O Dia que a Terra Parou

O Dia que a Terra Parou é inicialmente um filme de 1951, que recebeu um remake em 2008 que é protagonizado por Keanu Reeves. Dirigido por Scott Derrickson, ele mostra um alienígena chamado Klaatu chegando à Terra para avisar sobre uma crise que está por vir e ser hostilizado. Agora a cientista Helen Benson e seu filho Jacob precisam proteger o ser de outro mundo.

O filme não é muito querido pela crítica e também não chamou muita atenção do público, arrecadando no total 233 milhões em bilheteria, o que não é um número muito ruim. Mesmo assim, a produção foi considerada um fracasso pelo seu custo de 80 milhões.

Imagem de capa do item

O Exterminador do Futuro: Gênesis

A franquia Exterminador do Futuro tem alguns filmes que são considerados bem ruins e um dos piores é Gênesis. A produção lançada em 2015 traz Emilia Clarke no papel de Sarah Connor em uma história confusa e sem muito a ser lembrado.

O filme foi mal de crítica e arrecadou um total de 440 milhões, onde 113 foi somente da China. Mesmo assim, a produção que custou 89 milhões foi considerada um fracasso, principalmente pelas críticas negativas e a estimativa de uma bilheteria ainda maior do estúdio.

Imagem de capa do item

Círculo de Fogo

Círculo de Fogo é um filme de 2013, dirigido por Guillermo Del Toro que mostra um grupo de pessoas responsável por pilotar os Jaegers, robôs destinados a destruir Kaijus, criaturas monstruosas que podem destruir cidades. A produção era um projeto arriscado por ser uma franquia nova e também pelo seu orçamento de 190 milhões sem o marketing.

Apesar de não ser considerado um gigantesco fracasso, a produção foi uma decepção para o estúdio, fazendo somente 407 milhões de bilheteria durante a passagem nos cinemas. Mesmo assim, Círculo de Fogo ganhou uma sequência em 2018, sem a direção de Del Toro, que foi ainda pior que o primeiro filme.

Imagem de capa do item

King Kong

King Kong dirigido por Peter Jackson foi lançado em 2005, logo depois do diretor entregar a trilogia de filmes de O Senhor dos Anéis, o que levou a grandes expectativas para seu novo projeto. A produção tinha um orçamento de 207 milhões, sem contar por volta de 60 milhões que foram gastos com marketing.

Mas o épico de 3 horas de Peter Jackson não chamou tanta atenção, tendo uma bilheteria de 550 milhões mundialmente. Já no primeiro final de semana King Kong foi considerado um fracasso, já que o filme não conseguiu atingir as expectativas da Universal.

Imagem de capa do item

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é considerado a grande decepção dos fãs da franquia. A produção dirigida por Steven Spielberg e lançada em 2008 trazia grandes expectativas pelo retorno do icônico personagem interpretado por Harrison Ford e um orçamento de 185 milhões, além de por volta de 150 milhões de marketing.

Mas a produção não foi muito bem, sendo considerada um fracasso, já que o público não gostou da nova aventura de Indiana Jones. Apesar disso, o filme encerrou sua passagem pelos cinemas com 786 milhões de bilheteria, sendo o terceiro filme mais rentável de 2008, perdendo somente para O Cavaleiro das Trevas e Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Wolverine Imortal

Wolverine Imortal não é um filme muito memorável e mostra Logan após os eventos de X-Men 3, encontrando Yukiko, filha de Yashida, que foi salvo pelo herói em Nagasaki, durante a explosão atômica. A produção é dirigida por James Mangold que depois ficou conhecido por dirigir Logan em 2017.

Mas além de não ser muito marcante, Wolverine Imortal foi considerado um fracasso para o estúdio, sendo a produção dos X-Men com a menor bilheteria nos Estados Unidos, arrecadando somente 132 milhões. Apesar disso, no total a produção arrecadou 414 milhões de bilheteria e custo para ser produzido 120 milhões.