8 filmes de terror pesados que são baseados em fatos reais
8 filmes de terror pesados que são baseados em fatos reais
Para quem não quer pregar o olho de noite!
Todo mundo já tremeu na base ao colocar um filme de terror para assistir com os amigos, apenas para ser surpreendido com o letreiro “baseado em fatos reais”. Apesar dessa frase conter um pleonasmo, o significado é claro: aquilo realmente aconteceu – ao menos, é o que imaginamos toda vez que nos deparamos com garotas possuídas e assassinos bem perigosos.
Porém, a ficção tende a brincar com alguns conceitos da realidade e oferecer histórias um pouco mais densas, pesadas e até mais megalomaníacas do que os eventos que basearam a trama. Por isso, hoje listamos aqui 8 filmes de terror pesados que são inspirados por eventos reais!
Assassino Invisível (1976)
Onde assistir: Não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Um clássico subestimado do cinema de horror, Assassino Invisível segue uma estética quase documental para contar a história de uma série de crimes bizarros ocorridos em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. E é assim que vemos o Assassino Fantasma aterrorizando a vizinhança com uma pilha de cadáveres cada vez maior.
Lançado em 1976 e dirigido por Charles B. Pierce, o filme é inspirado (por mais que contenha muitas mudanças e ideias originais) numa série de crimes ocorridos na primavera de 1946, na cidade de Texarkana, no Texas. Nunca conseguiram identificar o responsável pelos assassinatos, e esse permanece sendo um dos mistérios não-resolvidos mais tensos da história americana.
Terror em Amityville (1978)
Onde assistir: MGM Amazon Channel
Sempre que o sobrenatural está envolvido, fica a critério do público (e de sua fé) decidir se tudo aquilo pode ser real ou não. Um exemplo disso é o clássico Terror em Amityville, lançado em 1978 e inspirado no livro escrito por Jay Anson, que conta a história da Família Lutz e suas experiências em uma casa que havia sido palco de um assassinato brutal em 1974.
O filme traduz tudo que encontramos no livro, com os relatos de George e Kathy Lutz sobre como foram vítimas de forças malignas e assustadoras ao se mudarem para uma casa colonial em Long Island. No entanto, até hoje há quem diga que os Lutz eram apenas vigaristas que queriam encontrar a fama - e se foi o caso, eles conseguiram, já que Amityville virou uma das franquias mais prolíficas da história do cinema de horror.
Gêmeos: Mórbida Semelhança (1988)
Onde assistir: Não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Um mestre do body horror, David Cronenberg decidiu se aventurar pelo erotismo nas histórias de horror com Gêmeos: Mórbida Semelhança, um thriller sobre dois irmãos gêmeos idênticos, que são ginecologistas e vivem bem até o dia que se apaixonam pela mesma mulher - o que os joga em uma espiral de caos e violência.
Para criar o filme, Cronenberg se baseou na história real de Stewart e Cyril Marcus, dois irmãos gêmeos (que também eram idênticos e ginecologistas) e que morreram em 1975, ao mesmo tempo. Inicialmente, a suspeita é que os dois haviam feito um pacto de suicídio, mas todas as circunstâncias ao redor das mortes são muito peculiares e levantam a tese de overdose acidental - ao mesmo tempo.
Mar Aberto (2003)
Onde assistir: HBO Max
Um casal de mergulhadores é deixado para trás em mar aberto, apenas para descobrirem que estão encurralados por dezenas de tubarões. Logo, eles vão precisar reunir todas as forças para tentar sobreviver, mas seu final não é nem um pouco feliz... Essa é a trama de Mar Aberto, de 2005, mas também é a história do casal Tom e Eileen Lonergan.
Os dois estavam visitando a grande barreira de corais da Austrália em janeiro de 1998, mas acabaram sendo esquecidos pelo barco que os havia trazido. A história real termina com eles desaparecendo para sempre - tanto que seus corpos nunca foram encontrados pelas autoridades australianas, embora se suspeite que eles não tiveram um destino tão terrível quanto o casal do filme.
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Onde assistir: HBO Max, Net NOW e Oi Play
Muitos filmes de exorcismos possuem menções a eventos que supostamente teriam acontecido de fato, mas nenhum pega tão pesado nesse quesito como O Exorcismo de Emily Rose, dirigido por Scott Derrickson. Aqui, nós somos convidados a conhecer uma mulher que lentamente sucumbe a forças demoníacas, e acaba encontrando sua morte durante um longo exorcismo.
O filme é inspirado no caso real de Anneliese Michel, uma mulher alemã que, ao longo da vida, passou por 67 rituais de exorcismo antes de ser morta. No entanto, a vida real consegue ser ainda mais triste que a ficção, já que por mais que o filme insista em "confirmar" o lado sobrenatural, a Anneliese real era, na verdade, uma mulher com esquizofrenia tratada com negligência por seus pais e pelos padres que a exorcizaram.
Viagem ao Inferno (2005)
Onde assistir: Não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Viagem ao Inferno começa em 1999, na Austrália, onde seguimos duas mochileiras britânicas viajando ao lado de um amigo australiano. O carro do trio quebra na estrada e eles acabam aceitando a ajuda de um estranho local - mas logo se veem em um verdadeiro filme de terror, já que o estranho quer matá-los e fará qualquer coisa para atingir seus objetivos.
O filme se tornou um clássico das locadoras e ganhou uma sequência e uma série de TV, mas o que poucos sabem é que a trama é inspirada na história de Ivan Milat, um serial killer preso por ter matado 2 homens e 5 mulheres entre os anos de 1989 e 1992. Seu modus operandi é retratado com muita exatidão no longa, já que ele fingia ajudar mochileiros apenas para poder sequestrá-los e matá-los.
A Menina da Porta ao Lado (2007)
Onde assistir: Não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Baseado no livro A Garota da Casa ao Lado, de Jack Ketchum, esse filme feito para a TV em 2007 é um dos mais perturbadores e pesados de todos os tempos, isso por não trazer nenhum evento sobrenatural. Na trama, a jovem Meg Loughlin é feita de refém pelas crianças da vizinhança, é torturada e abusada sexualmente, até morrer vítima de tantos ferimentos e maus-tratos.
Tanto o filme quanto o livro são baseados no assassinato de Sylvia Likens, uma garota americana que, em 1965, foi morta após uma série de torturas e maus-tratos conduzidos pela sua guardiã legal, Gertrude Baniszewski, os filhos da mulher e até mesmo os vizinhos locais. O caso chocou os EUA e até hoje é lembrado como um dos crimes mais terríveis que já aconteceu por lá.
Invocação do Mal (2013)
Onde assistir: Prime Video, HBO Max e Oi Play
Talvez o filme mais famoso da lista, Invocação do Mal é um clássico do horror contemporâneo dirigido por James Wan, que traz Ed e Lorraine Warren para enfrentar um mal muito assustador na nova casa da Família Perron. Esse foi o primeiro filme de uma prolífica franquia que rendeu duas sequências e diversos spin-offs.
E como muitos já sabem, o universo de Invocação do Mal é inspirado (com muitas liberdades criativas) nos casos investigados pelo Casal Warren da vida real, a dupla de demonologistas que se envolveram em dezenas de eventos supostamente sobrenaturais. Ao fim do primeiro filme, é possível ver fotos da verdadeira Família Perron, que teve sua casa assombrada em 1971.