8 cenas de filmes que só existiram nos trailers
8 cenas de filmes que só existiram nos trailers
É propaganda enganosa que chama?
Sabe quando você confere o trailer de um filme e fica empolgado para uma única cena, a sequência que parece ser o ponto alto daquela experiência? Porém, ao chegar ao cinema, você percebe que o momento que tanto ansiou para ver nem sequer faz parte do filme, mesmo sendo usado como parte da divulgação da obra.
Isso vive acontecendo e os motivos são vários, desde mudanças durante a pós-produção de um filme à falha de comunicação entre os realizadores do longa e os profissionais que estão responsáveis por divulgá-lo. Aqui, reunimos 8 cenas de filmes que só existem nos trailers!
Ação nas Torres Gêmeas (Homem-Aranha, 2002)
O Amigão da Vizinhança é um dos personagens que mais sofreram com cenas presentes em trailers que não foram parar no filme final, e já começamos a nossa lista com o primeiro filme do herói, Homem-Aranha, de 2002. O longa dirigido por Sam Raimi veio com a proposta de introduzir o herói para o novo milênio, reformulando sua história de origem.
No entanto, o primeiro teaser do filme trazia uma quadrilha de criminosos assaltando um banco e fugindo de helicóptero. Eventualmente, o veículo fica preso em uma série de teias lançadas contra as duas torres do World Trade Center. O problema é que, após o 11 de setembro, as torres já não existiam mais e todas as referências a elas foram removidas da divulgação do longa.
Insanidade frenética (Natal Negro, 2006)
Lançado em 2006, Natal Negro foi o controverso remake do clássico do terror slasher A Noite do Terror, de 1974. Com um elenco de peso, o filme conta a história de várias habitantes de uma sororidade de faculdade que acabam sendo vítimas de um intruso muito peculiar na véspera do natal - e tudo indica que o mal está mais próximo do que elas imaginam.
Os trailers do filme são notórios por apresentar uma infinidade de cenas e momentos que não estão presentes no corte final. Acredita-se que diversas dessas cenas foram gravadas para despistar os fãs durante as gravações, mas isso nunca foi confirmado pela produção - e é uma pena, porque as prévias do filme são repletas de mortes criativas e insanas que não estão no longa.
Os segredos do Lagarto (O Espetacular Homem-Aranha, 2012)
Quando o Amigão da Vizinhança ganhou seu reboot, dez anos após o filme original de Sam Raimi, muitas coisas mudaram - mas o trailer continuou alardeando cenas que não estavam na versão final do filme. Em vários vídeos da divulgação, podemos ver o Lagarto provocando o Homem-Aranha e dizendo que sabe o segredo sobre seus pais.
Pois é, quando O Espetacular Homem-Aranha chegou aos cinemas, uma boa parte da campanha de marketing girava em torno da "origem secreta" do Homem-Aranha e os segredos de Richard e Mary Parker. No fim das contas, isso nunca é revelado no filme e parte do mistério acabou ficando de lado para a sequência - ainda assim, nem todos os segredos foram revelados.
O arco do Coringa (Esquadrão Suicida, 2016)
Terceiro filme do Universo Estendido da DC Comics, Esquadrão Suicida é, até hoje, um dos longas de super-heróis mais controversos já feitos. Com a direção de David Ayer, o filme foi bem criticado por sua edição caótica e pelas várias diferenças entre o tom dos trailers e o que os fãs puderam ver nos cinemas.
Muito disso se deve ao fato de que a Warner Bros. teria remendado todo o projeto para que ele perdesse um pouco do tom sombrio que já havia sido bem criticado em Homem de Aço e Batman vs Superman. Entre as cenas que acabaram não parando no filme, há várias que mostram o Coringa vivido por Jared Leto ferido e com intenções homicidas estampadas no rosto.
Jyn do Império? (Rogue One: Uma História Star Wars, 2016)
Lançado em 2016, Rogue One: Uma História Star Wars teve uma história de bastidores para lá de tumultuada, com diversas regravações feitas em cima da hora e desacordos entre a Disney e o diretor Gareth Edwards. Tendo isso em vista, é até um milagre que o filme seja tão bom quanto é, mas não podemos ignorar várias sequências do trailer que foram descartadas.
Uma das cenas que mais chama atenção mostra Jyn Erso, personagem de Felicity Jones, virando-se de uma maneira dramática. Assim, podemos ver que ela está usando um traje do Império - e embora o trailer jogue com a dúvida de que ela pudesse "mudar de lado", provavelmente se trata de uma cena onde ela invadiria a Estrela da Morte ou outra base imperial.
Parker e Stark (Homem-Aranha: De Volta ao Lar, 2017)
Finalizando a trilogia de filmes do Homem-Aranha que enganaram o público com cenas que só existem nos trailers, não podemos nos esquecer de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, filme que reintroduziu o Amigão da Vizinhança, dessa vez totalmente imerso no Universo Cinematográfico da Marvel. Um dos maiores atrativos era justamente a presença do Homem de Ferro.
Porém, para realizar o trailer, uma cena inteiramente original foi colocada no material de divulgação. Trata-se de um momento no qual Peter Parker e Tony Stark aparecem sobrevoando a cidade de Nova York - Peter com suas teias, e Tony usando o traje do Homem de Ferro. Tal cena não existe no filme, e foi feita para representar um momento de união para os dois heróis.
Batalha em Wakanda (Vingadores: Guerra Infinita, 2018)
Lançado em 2018, Vingadores: Guerra Infinita foi a apoteose que nos foi prometida desde o começo do Universo Cinematográfico da Marvel, dando a todos os heróis desse vasto mundo um inimigo em comum para combater. O longa até hoje desperta emoções fortes, mas nunca se deixou de falar de uma cena em específica que só existe nos trailers.
Trata-se do momento em que vemos o Capitão América comandando um grupo de heróis em Wakanda, no que parece ser a batalha final do filme. Aqui é possível ver várias figuras que não estavam presentes durante a batalha, e o que mais chama a atenção é como Bruce Banner aparece transformado no Hulk, sendo que no filme ele passa a batalha final inteira dentro da armadura Hulkbuster.
Adeus, Ana de Armas (Yesterday, 2019)
Por fim, temos um caso bem curioso que chegou a parar na justiça dos EUA. Em 2019, saiu o filme Yesterday, uma comédia onde um homem acaba parando em uma realidade alternativa onde os Beatles nunca existiram. Ele então aproveita para "compor" as músicas do Quarteto de Liverpool, e se torna um astro muito bem-sucedido.
O filme teria passado despercebido por muita gente se não fosse um fato pra lá de curioso: uma das primeiras prévias do filme traz Ana de Armas como uma das personagens do longa, prometendo uma participação razoável. Mas quando o filme saiu, a personagem de Ana e todas as suas cenas haviam sido cortadas - e isso fez com que alguns fãs processassem o estúdio por fazer "propaganda enganosa" do longa.