7 vilões dos filmes dos X-Men que foram mal adaptados

Capa da Publicação

7 vilões dos filmes dos X-Men que foram mal adaptados

Por Pedro Carrijo

A franquia X-Men, produzida pela Fox, começou em 2000 e foi responsável por redefinir o que um filme de super-herói poderia ser nas telonas. Além disso, a saga foi fundamental para abrir caminho para os demais universos cinematográficos que temos hoje em dia.

Os filmes adaptaram diversos personagens do cânone da equipe de mutantes da Marvel, onde alguns vilões nunca receberam a justiça que mereciam, seja porque não havia tempo de tela suficiente para desenvolvê-los, ou por decisões criativas dos desenvolvedores. Dessa forma, listamos aqui 7 inimigos dos X-Men que foram mal adaptados no cinema!

Imagem de capa do item

Fênix Negra

X-Men: A Saga da Fênix Negra é uma das melhores HQs da Marvel, e duas adaptações da história já foram feitas no universo cinematográfico dos mutantes, com X-Men 3: O Confronto Final e X-Men: Fênix Negra. Mas os filmes não conseguiram destacar os principais pontos dos quadrinhos, deixando uma trama fraca e superficial em ambas produções.

O arco é focado em Jean Grey e sua transformação em uma entidade cósmica primordial que tem poderes sobre a vida e a morte chamada Fênix Negra. Em X-Men 3, a personagem interpretada por Famke Janssen possui pouco tempo de tela para seu desenvolvimento, além da produção tentar encaixar mais de uma trama das HQs no filme. O mesmo acontece em X-Men: Fênix Negra, com Sophie Turner, onde eles comprimiram a trajetória de Jean, deixando tudo muito confuso.

Imagem de capa do item

Emma Frost

Emma Frost já apareceu duas vezes nos filmes dos X-Men. Sua aparição mais conhecida é em X-Men: Primeira Classe, onde se tornou uma personagem central interpretada por January Jones. Já em X-Men Origens: Wolverine, a mutante é vivida por brevemente por Tahyna Tozzi.

Enquanto as duas versões mostraram a habilidade da personagem de transformar seu corpo em diamante puro, nenhuma delas chegou perto de acertar a presença e personalidade hipnotizante de uma poderosa telepata. Emma Frost, que já foi até diretora do Instituto Xavier nas HQs, está longe de ser uma simples heroína ou vilã da Marvel.

Imagem de capa do item

Fanático

Um dos personagens mais clássicos das histórias de X-Men apareceu pela primeira vez no terceiro filme da franquia, vivido pelo ator Vinnie Jones. No longa, o vilão performava basicamente como os músculos de Magneto e só serviu como alívio cômico ruim para a trama. Porém, nos quadrinhos, Fanático é muito importante para o cânone da equipe, já que é meio-irmão de criação de Charles Xavier e sempre coloca os heróis em grandes desafios físicos e mentais.

Vale lembrar que o mutante também apareceu em Deadpool 2, mas com um visual feito inteiramente por CGI. Lá, ele também não conseguiu ganhar muito protagonismo, tendo seu potencial desperdiçado mais uma vez.

Imagem de capa do item

Lady Letal

Yuriko Oyama, também conhecida como Lady Letal, é uma vilã da equipe de mutantes que apareceu em X-Men 2. Apesar do filme não fazer uma adaptação tão fiel da personagem dos quadrinhos, seu visual e suas garras de adamantium possuem um efeito aterrorizante que até pode ganhar o espectador.

No entanto, para os verdadeiros fãs das histórias originais, um ponto sensível é o fato de que Lady Letal está sob o efeito de um soro de controle mental de William Stryker, roubando-a de qualquer personalidade marcante que a vilã tem. Além disso, o longa não retrata seu corpo cibernético e auto-curável, fato que a destaca muito de outros personagens.

Imagem de capa do item

Dentes-de-Sabre

O principal vilão do Wolverine foi introduzido no universo cinematográfico dos mutantes no primeiro filme dos X-Men, em 2000, onde era vivido por Tyler Mane. Na adaptação, o personagem mal tinha falas no roteiro, além de não possuir muitas cenas com Logan -- fato muito desanimador para os fãs das HQs, já que a dupla contava com um passado sombrio e sempre estava tentando se matar ao longo dos quadrinhos.

Em 2009, tivemos uma outra versão do mutante, dessa vez interpretada por Liev Schreiber em X-Men Origens: Wolverine. Os fãs ficaram muito empolgados com a adaptação, pois o longa prometia contar a história do passado sombrio da dupla. Contudo, a crueldade do vilão não foi totalmente explorada, além dos desenvolvedores misturarem o arco de outro personagem do cânone de Wolverine com o de Dentes-de-Sabre, o que acabou ficando confuso.

Imagem de capa do item

Sentinelas

Os Sentinelas de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido funcionaram bastante para a trama principal da obra, mas estão muito longe daqueles apresentados nas HQs ou até mesmo nas animações.

No longa, temos duas versões de Sentinelas, uma mais tradicionalmente robótica, enquanto a outra absorve a mutação de Mística e ganha um design mais moderno e orgânico. Porém, nenhuma das duas captou a presença física e a ameaça imponente que esses personagens possuem nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Apocalipse

Apocalipse é, provavelmente, o maior vilão da equipe de mutantes da Marvel. Em X-Men: Apocalipse, o personagem é interpretado pelo talentoso Oscar Isaac, mas a versão do cinema deixou muito a desejar.

As reações negativas do público começaram quando seu visual surgiu pela primeira vez em imagens promocionais do filme. A maquiagem azul e as estranhas marcas faciais lembravam algo mais próximo de Power Rangers do que dos quadrinhos, transformando um dos mutantes mais poderosos de todos os tempos em um boneco sem graça.