7 livros de fantasia nacional que você precisa conhecer
7 livros de fantasia nacional que você precisa conhecer
Tem muita coisa boa na literatura nacional!
Quando falamos de literatura nacional, provavelmente você pensa em autores clássicos ou escritores que vemos na escola nas aulas de literatura, mas o mercado brasileiro é muito mais amplo que isso. O gênero de fantasia, por exemplo, é muito conhecido e consumido por aqui, embora as obras internacionais acabem se sobressaindo.
Assim, você sabia que existem muitos livros de fantasia nacional incríveis disponíveis por aí? Hoje nós vamos te apresentar 7 títulos nacionais que trazem histórias fantásticas!
Supernova: O Encantador de Flechas - Renan Carvalho
O Encantador de Flechas é o primeiro livro da série Supernova e foi escrito por Renan Carvalho, sendo publicado pela primeira vez em 2013 e considerado uma obra relevante para a literatura nacional recente.
Sua história traz Leran, um jovem que vive na cidade de Acigam, em meio a uma ditadura e a proximidade com a guerra civil! De um lado, o governo tirano, de outro, a Guilda: um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir o que é de direito da população. Os então chamados magos, sofrem perseguição do governo e Leran sofre com isso ao se envolver com a rebelião na tentativa de entender mais sobre sua habilidade de encantar objetos.
A Profecia dos Três - Julie Mor
Lançado em 2019, A Profecia dos Três é o primeiro livro de Julie Mor e conta a história de Arthur, um jovem que é obcecado pela “Profecia dos três”. Por esse motivo, ele acaba sendo motivo de piada em todo o povoado, além de ser desprezado por seu filho.
Mas nem tudo era uma mera obsessão: anos depois, ao encontrar seu neto Gus, Arthur percebe que ele é uma peça importante para a tal profecia e que ele se juntará com amigos em uma aventura.
Filhos da Lua: o Legado - Marcella Rossetti
Esta indicação é uma trilogia com apenas dois de seus volumes lançados e o último disponível em ebook, mas vale a pena a leitura! Além disso, Filhos da Lua tem o diferencial de possuir um spin-off em formato de conto e mangá, sendo atrativo para diversos públicos.
O universo criado ao longo da trilogia foi escrito por Marcella Rossetti e apresenta a história de Bianca, uma adolescente que descobre que tudo sobre sua vida não era verdade e que sua jornada foi modificada após chegar a uma cidade.
Repleto de mistérios, essa fantasia urbana promete entregar uma série de acontecimentos que mudarão para sempre a vida da protagonista e revelar um mundo perigoso, mas empolgante.
A Filha da Escuridão: Trilogia Noturna - Taty Castell
A Filha da Escuridão é o primeiro livro da Trilogia Noturna, escrito por Taty Castell. Nele, nós conhecemos Allania, uma jovem de 24 anos que mora na cidade do Rio de Janeiro e segue a rotina tradicional de qualquer adulto dessa idade: trabalho, balada e alguma atividade física. Era uma vida normal, até ela ser atacada por uma criatura sobrenatural assustadora e ser salva por seres que nunca havia visto antes, os Elfos.
Thalion, um guerreiro élfico, então leva Allania para Arvedui e, assim, a jovem percebe que faz parte de um universo do qual nunca sequer imaginou. Será que o ataque sobrenatural que sofreu foi coincidência? Ou será que a jovem estava destinada ao mundo élfico? Você descobrirá isso em uma história repleta de disputas de poder, guerra, inveja, romance e, claro, confrontos incríveis.
Porém Bruxa - Carol Chiovatto
Porém Bruxa é uma obra escrita por Carol Chiovatto, e também é seu livro de estreia, sendo uma fantasia urbana irreverente cheia de mistérios, romance, personagens marcantes no centro de São Paulo.
A trama apresenta Ísis Rossetti, uma bruxa responsável por averiguar atividades sobrenaturais na cidade de São Paulo a fim de mantê-las escondidas e não interferir nas questões humanas. Apesar de não poder interferir, é quase impossível não tentar ajudar os humanos, e é em meio a uma missão e o caos policial, investigações extra oficiais e a responsabilidade de cumprir sua função que Ísis precisará revisitar seus traumas passados e enfrentar o misterioso - e temido - Carregador.
O Auto da Maga Josefa - Paola Siviero
O Alto da Maga Josefa é uma história criada por Paola Siviero que traz muitas surpresas ao longo do caminho percorrido a cada página, com a ajuda de uma dupla de heróis inesquecíveis em meio ao Sertão. São muitas as criaturas que assombram essa região: vampiros, múmias, demônios, o chupa-cabra… E Toninho (um caçador de demônios reconhecido) tem trabalho de sobra por lá.
Em uma de suas aventuras, Toninho conhece uma mulher misteriosa: Josefa, uma maga filha do sete-pele. Mas sua origem não a impede de tentar expurgar todo o mal que há na Terra.
Essa é uma história repleta de elementos nacionais e regionais, com uma linguagem bem familiar às pessoas do nordeste e uma escrita através de capítulos episódicos divertidos, que nos levam nessa aventura junto com Toninho e Josefa.
Gótico Nordestino - Cristhiano Aguiar
Gótico Nordestino, escrito por Cristhiano Aguiar, é uma história um pouco mais sombria que as que vimos até aqui, principalmente por se tratar de um livro de contos. Medos atemporais, criaturas e personagens sombrios… Elementos que não escapam da racionalidade e assustam quem lê.
Na trama, nós vemos um jovem garoto que foi obrigado a atravessar o descampado perto do vilarejo de Riachão da Frente na intenção de levar uma carta de sua mão até Zé Barbatão, o cangaceiro local. A madrugada abre espaço para ameaças, sombras e novos perigos conforme a narrativa avança e a realidade não parece mais tão palpável como antes. Essa é a premissa apenas do conto de entrada do livro, ainda teremos mais 8 contos a serem devorados pelo leitor.