6 ótimos livros com temática LGBTQIA+
6 ótimos livros com temática LGBTQIA+
Para você que ama uma boa ficção com representatividade!
O mundo da literatura é riquíssimo e cheio de possibilidades. Ao abrir um livro, podemos nos ver em mundos fantásticos, disputando duelos épicos e enfrentando inimigos cruéis, ou então viver um romance inigualável. Quem não gosta de sentar e ler uma boa história? Felizmente, é na literatura que também temos um dos melhores exemplos de inclusão e representatividade, em diversos gêneros e temáticas.
Pessoas LGBTQIA+ existem desde que o mundo é mundo, mas fomos apagados de várias narrativas durante anos – e por isso, é sempre importante divulgarmos e ressaltarmos a presença de histórias inclusivas e diversas. Aqui, reunimos 6 ótimos livros com temas LGBTQIA+!
A Mão Esquerda da Escuridão - Ursula K. Le Guin
Publicado originalmente em 1969, A Mão Esquerda da Escuridão é um dos trabalhos mais prestigiados de Ursula K. Le Guin, autora famosa por seu trabalho na ficção científica e na fantasia. Parte do Ciclo Hainish, um "universo compartilhado" de romances independentes, aqui vemos a viagem de Genly Ai ao planeta Gethen.
Chegando lá, ele se vê em meio a uma raça distinta, onde os seres não têm qualquer distinção de gênero, exceto durante a fase de cópula (chamada de kemmer). O livro então combina um sagaz thriller político com diversas questões a respeito de gênero, e como Genly passa por uma transformação ao entrar em contato com uma raça tão diferente da sua.
A Menina Submersa - Caitlín R. Kiernan
Se você gosta de narrativas introspectivas e, por vezes, até confusas, um bom lugar para começar é A Menina Submersa, drama fantástico escrito pela autora transgênero Caitlín R. Kiernan. Lançado originalmente em 2012, o livro nos coloca na pele de Imp, uma mulher com esquizofrenia que deve recolher fragmentos de suas próprias memórias para se lembrar do passado.
O livro foi publicado no Brasil pela DarkSide Books e já teve duas edições, e é um dos trabalhos mais fascinantes da vasta bibliografia de Caitlín. Aqui, não só temos um mergulho profundo na mente de uma pessoa fragmentada, mas também somos apresentados ao "universo particular" de Imp, que conta com sua namorada transgênero Abalyn Armitage.
Sacramento - Clive Barker
Conhecido tanto por seu trabalho no horror quanto na fantasia, o britânico Clive Barker talvez seja mais famoso por ter criado Hellraiser, primeiro em livro e depois em filme. Gay assumido desde a década de 90, ele nunca teve medo de explorar a sexualidade em seus livros, e um ótimo exemplar disso é Sacramento, de 1996.
Primeiro livro protagonizado por um personagem gay de Barker, aqui nós seguimos a história do fotógrafo Will Rabjohns, que desde cedo nutria o grande interesse pela vida selvagem. Após sofrer um acidente quase fatal, o fotógrafo precisa encontrar uma figura misteriosa de seu passado e resolver um enigma que pode acabar resultando na aniquilação da humanidade.
Entrevista com o Vampiro - Anne Rice
Narrativas de vampiros sempre trazem consigo um ar queer, mas nenhum chega aos pés de Entrevista com o Vampiro (bem como todos os livros das Crônicas Vampirescas) de Anne Rice. Na trama, conhecemos Louis de Pointe du Lac, um fazendeiro da Louisiana que certo dia acaba cruzando o caminho do sedutor Lestat de Lioncourt.
Com doses de romance, drama e tragédia, o livro traz a crônica de como o protagonista se transformou em um vampiro e, por um tempo, tentou até "estabelecer uma família" com seu mestre, em uma série de passagens bem picantes e emocionantes. O filme de 1994 perde muito da essência queer, mas isso é felizmente resgatado pela série de TV, que está prestes a ganhar uma segunda temporada.
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reed
Não se deixe enganar pelo título: Evelyn Hugo pode ter tido sete maridos ao longo de sua vida, mas ela amou apenas uma pessoa. Naquela que talvez seja sua obra mais famosa, Taylor Jenkins Reed (conhecida por Daisy Jones and the Six) desbrava os segredos da velha Hollywood ao mostrar uma atriz em seus últimos dias de vida, revelando seus maiores segredos.
Com um romance sáfico muito bem estruturado e personagens cativantes ao extremo, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo é um deleite para todos que sonham com um amor perfeito. É um romance inigualável, que traz consigo uma leveza surpreendente, mesmo em meio a momentos mais trágicos, e um lembrete de que um amor pode durar pela eternidade.
Madame Xanadu - Aureliano
E é claro que não esqueceríamos de um exemplar nacional na lista. Com texto e artes de Aureliano (conhecido por suas tirinhas nas redes sociais), o belo e potente Madame Xanadu compila momentos na vida de personagens diversos, unidos por laços de amizade e por uma tragédia no passado. E no centro disso, está a personagem que dá nome ao livro.
Xanadu é uma drag queen sem igual - sempre belíssima, deslumbrante e cheia de vida. Tudo isso, no entanto, é apenas uma faceta de sua vida, que não foi fácil. Essa história nos é contada por João, um jornalista que fica fascinado com a figura de Xanadu e decide investigá-la. A história se passa em Natal e uma adaptação cinematográfica já foi confirmada.