6 creepypastas aterrorizantes de videogames que vão te tirar o sono

Capa da Publicação

6 creepypastas aterrorizantes de videogames que vão te tirar o sono

Por Ygor de Oliveira Ferreira

As creepypastas dominaram o início da internet, já que ainda era muito difícil ir atrás da informação se aquela história era verdadeira ou era só algo inventado. Atualmente é fácil saber se algo é falso ou não, mas diversas creepypastas dessa época marcaram toda uma geração de gamers.

Nesta lista reunimos 6 creepypastas de jogos que vão te tirar o sono!

Imagem de capa do item

Lavender Town

Lavender Town é uma das cidades de Kanto, região de Pokémon Red e Blue. O lugar por si só já é bem sinistro já que o local é assombrado por fantasmas. Até mesmo a trilha sonora da cidade é feita para deixar o jogador desconfortável. E dessa música surgiu a creepypasta de Lavender Town.

A teoria dizia que a música do local estava causando problemas psicológicos nas crianças, começando com dores de cabeça e fazendo até que algumas se suicidassem. Claro que nada disso é verdade, mas dependendo da iluminação do ambiente que você estava jogando seu Game Boy é possível que a dor de cabeça aconteça.

Imagem de capa do item

Herobrine

Apesar de ser bem mais novo que todos os outros jogos dessa lista, Minecraft também teve uma boa quantidade de creepypastas nos primeiros anos do jogo. A mais popular dela é Herobrine, uma espécie de fantasma que era bem parecido com Steve, o personagem do jogador e após sua aparição o jogo passa por algumas alterações bizarras.

A lenda começou com uma postagem em um fórum do jogo que narra o encontro com Herobrine. A pessoa dizia que ele foi colocado por Notch, o criador de Minecraft em homenagem a seu irmão falecido. A história começou a tomar a internet com diversos criadores de conteúdo do jogo que estavam dedicados a encontrar o fantasma que assombrava Minecraft.

O próprio criador teve que ir a público dizer que não tinha nenhum irmão e que Herobrine era só uma invenção da internet. Para sacanear um pouco o público, na atualização do Minecraft após o comunicado era possível encontrar nas notas dizendo que Herobrine havia sido retirado do jogo.

Imagem de capa do item

Silent Hill foi inspirado em uma cidade real

Silent Hill é um dos jogos de terror mais reconhecido de todos os tempos. O visual de uma cidade abandonada toda coberta por névoa tornando incapaz de ver o que aguarda na frente é conhecido até mesmo por quem não tem contato com jogos. O filme Terror em Silent Hill, lançado em 2006, se baseia visualmente na cidade de Centralia, uma cidade fantasma nos Estados Unidos devido a um incêndio em uma mina de carvão.

A creepypasta vem dessa mesma cidade. Segundo a teoria, o primeiro jogo de Silent Hill foi inteiramente baseado em um diário encontrado na cidade de Centralia. O diário narrava os acontecimentos bizarros e horripilantes que aconteceram na cidade após o incêndio da mina.

Imagem de capa do item

Fallout 3 código morse

Fallout 3 se passa em um mundo que foi devastado por bombas nucleares e o jogador vai explorar esse local conhecendo pequenos grupos de pessoas que podem ou não ser inimigos. Durante a exploração você pode ouvir diversas rádios que tocam várias músicas dos anos 60, onde a principal é a Galaxy New Radio. A creepypasta começa com o jogador matando o radialista Three Dogs que comanda as músicas.

Junto da morte do radialista, o jogador também precisa pular a missão de expandir o sinal da rádio e caso consiga encontrar um local alto do jogo é possível sintonizar na rádio. Agora é possível ouvir Three Dogs com uma voz depressiva somente dizendo combinações de números. O autor de creepypasta diz que começou a anotar e entendeu que era código morse e então começou a traduzir descobrindo frases que narravam acontecimentos do futuro.

Entre eles estavam a morte do ator Gary Coleman no dia 28 de maio de 2010 ou então a explosão da plataforma petrolífera americana no Golfo do México no dia 20 de abril de 2010. Entretanto algumas outras como a morte da rainha da Inglaterra em março de 2014 ou Britney Spears ganhando um Oscar em fevereiro de 2023 se provaram falsos. A creepypasta foi desmentida quando os jogadores tentaram seguir os passos para acessar os códigos e não tiveram nenhum sucesso.

Imagem de capa do item

Polybius

Polybius é um arcade de 1981 que talvez muitos não conheçam já que foi lançado somente nos subúrbios de Portland, em Oregon, nos Estados Unidos. O fato da máquina ter aparecido somente em um local muito específico fez com que muitas pessoas criassem teorias sobre o jogo.

A creepypasta diz que o jogo começou a gerar filas gigantescas e sempre ao fim do dia apareciam dois homens vestidos de preto para averiguar a Polybius. A pessoa que divulgou a teoria na internet acreditava que a máquina era um projeto do governo para testar os estímulos através da imagem e do som e que ele fazia com que seus jogadores passassem mal, causando até epilepsia. Apesar de muitas pessoas questionarem, a verdade é que a Atari estava testando uma versão beta de Polybius, mas ela foi descontinuada por causar desconforto aos jogadores.

Imagem de capa do item

The Legend of Zelda: Majora’s Mask Ben Drowned

Majora's Mask já é um jogo assustador, principalmente quando se é criança. Seja pelas máscaras desconfortantes, senso de urgência ou então a lua sinistra no céu do jogo. Mas existe uma creepypasta que deixa tudo ainda mais bizarro. A história, que surgiu em fóruns na internet, começa com o garoto comprando um Majora’s Mask em uma venda de garagem.

Empolgado para jogar o novo jogo, o garoto coloca o cartucho no seu Nintendo 64 e se depara com um salvamento no nome de Ben. Ele ignorou aquele save e seguiu com sua jornada, mas desde o início notou coisas estranhas. A primeira eram pequenos bugs de texturas, o que não o incomodavam, mas todos os personagens do jogo chamavam o herói de Ben ao invés de Link, nome do protagonista.

Enquanto o garoto tentava avançar sua jornada, as coisas ficavam mais bizarras. Link ficava preso na primeira cidade, que agora estava totalmente vazia e com uma música sinistra, Skull Kid aparecia com frequência rindo de forma assustadora e sempre que o herói usava a Ocarina ele morria queimado. Tudo isso junto a sempre uma estátua sinistra sempre aparece atrás do protagonista.

Com um pouco de pesquisa o garoto descobriu que Ben era um garoto que havia morrido afogado e ficou preso no cartucho tornando ele amaldiçoado. A história termina com o garoto desaparecendo e seu amigo relatando que destruiu o cartucho.