As 6 cenas mais assustadoras em filmes de terror dos anos 2000
As 6 cenas mais assustadoras em filmes de terror dos anos 2000
Quem não gosta de sentir aquele frio na espinha?
Às vezes, um filme de terror não precisa de muito para ficar gravado em sua mente. Mais do que personagens aterrorizantes, tramas arrepiantes e uma dose extra de sustos, o que fica na memória são aqueles curtos momentos tensos, intensos e macabros.
Nessa lista, separamos 6 cenas que tiveram tudo para marcar alguns filmes e a sua memória.Segure firme e prepare-se para se assustar. Confira!
Sinais (2002) e o alienígena brasileiro
Em 2002, M. Night Shyamalan decidiu investir em alienígenas. O diretor deixou de lado as reviravoltas com fantasmas e Bruce Willis para criar uma curiosa trama religiosa protagonizada por Mel Gibson. Nela, seguimos um viúvo que perdeu a fé em Deus, sua família e uma silenciosa invasão alienígena.
Ao longo do filme, o público se depara com vários indícios dessa invasão. Desde marcações no milharal e cidadãos paranóicos. É então que, os jornais decidem documentar e reportar alguns assustadores ocorridos, incluindo uma festa de aniversário brasileira com um convidado inesperado. A cena em si não tem nada de incrível, porém existe uma quebra de expectativa na forma como o alienígena surge que surpreende qualquer um que esteja desprevenido.
Atividade Paranormal (2007) e o jumpscare final
Atividade Paranormal foi um dos grandes sucessos do horror em 2007. Assim como A Bruxa de Blair, o filme de Oren Peli foi uma produção experimental que enganou muita gente. Nele, seguimos Katie e Micah investigando eventos paranormais que assombram a nova casa do casal. Em um estilo found footage, vamos acompanhando o que não parece nada se tornar um verdadeiro pandemônio.
Ao fim, temos uma cena assustadora com uma Katie possuída. Na cena, temos a mulher sendo arrastada, gritos, Micah acordando assustado e alguém sendo arremessado contra a câmera.
Pulse (2001) e a cena do fantasma
O terror japonês já surpreendeu o público com suas figuras carismáticas. Seja Sadako, ou a criança de O Grito, todo mundo já sentiu um frio na espinha com essas histórias. Mas foi com Pulse, de 2001, que uma cena de fantasma tirou o sono de muita gente.
No filme de Kiyoshi Kurosawa, vemos o medo de novas tecnologias se unir a uma crescente aparição de fantasmas. A cena mais assustadora do filme traz um desses encontros entre entidade e humano. A princípio, ela começa com a curiosidade latente de um personagem, dá lugar para uma sombra sinistra e, enfim, uma perturbadora aproximação em câmera lenta. A tensão é palpável, seja para quem nunca viu o filme ou para quem já passou por essa assustadora experiência.
REC (2007) e a garota Medeiros
REC não inventou o gênero found footage, mas foi capaz de apimentar o mesmo ao adicionar um noticiário noturno com zumbis com uma pitada de demônios. No filme de 2007 de Paco Plaza e Jaume Balagueró, temos uma jornalista e um cinegrafista que filmam, em primeira mão, o início do surto de uma doença que transforma humanos em canibais.
Todo o longa se baseia em horror e tensão, mas os momentos finais merecem ganhar um espacinho nessa lista. Neles, vemos Angela Vidal e seu cinegrafista descobrindo os segredos por trás do misterioso vírus que assolou o prédio. Entre um momento completamente às escuras de tirar o fôlego, encontramos a razão por trás de todo o filme: Tristana Medeiros. Vemos pouco da criatura que a garota se tornou, mas é o suficiente para deixar o público sem dormir por algumas noites.
O Segredo do Lago Mungo (2008) e a cena do celular
Assim como REC e Atividade Paranormal, O Segredo do Lago Mungo é mais um filme de terror experimental do início dos anos 2000. Nele, temos um mockumentary de uma família que acabou de perder um ente querido, Alice, de maneira inexplicável. O longa vai tentando reunir as peças da vida de Alice e o misterioso Lago Mungo.
Ao fim do filme, temos a última grande peça: um vídeo encontrado em um celular enterrado por Alice antes de sua morte. Com uma imagem tremida e de baixa qualidade, vemos um corpo distorcido pela água sendo encontrado. Esse corpo é o de Alice ou, pelo menos, de uma versão encontrada pela própria Alice antes de sua morte. Seja pelas questões ao redor do vídeo, seja pela imagem do cadáver, a cena arrancou calafrios do público.