Deadpool – 53 Referências e easter eggs que você provavelmente não notou no filme!
Deadpool – 53 Referências e easter eggs que você provavelmente não notou no filme!
Deadpool finalmente estreou nos cinemas, e nós trazemos para vocês todos os easter-eggs e referencias que percebemos no filme!
Obviamente, SPOILERS do filme!
Sequencia de abertura
Os créditos iniciais de Deadpool são incrivelmente geniais, e nossas referencias já começam ali.
-Um filme de babaca.
Estrelando o perfeito idiota (Ryan Reynolds – Deadpool)
Uma gostosona (Morena Baccarin – Vanessa)
Um vilão britânico (Ed Skrien – Ajax)
Um alívio cômico (T.J. Miller – Weasel)
Uma adolescente instável (Brianna Hildebrand – Negasonic Teenage Warhead)
Um personagem em computação gráfica (Stefan Kapičić – Colossus)
Uma aparição gratuita (Stan Lee)
Produzido por gente metida a besta (Lauren Shuler Donner, Simon Kinberg, Ryan Reynolds)
Roteiro, esses sim, heróis de verdade (Paul Wernick, Rhett Reese)
Dirigido por um "tá-se-achando" caríssimo (Tim Miller)-
Oi, eu sou o Deadpool!
Hora de Aventura
No taxi do Dolphinder, o Deadpool diz que esperou um ano, três semanas, seis dias e 14 minutos para ir atrás do "menino mal" que o deixou parecendo um testículo com dentes. Nisso, um relógio da Hora de Aventura aparece. Aliás, não é natal, é uma terça-feira do mês de abril.
Polverine
Alguns anos atrás ninguém via o Deadpool ganhando um filme, mas o personagem se tornou tão popular que a Fox passou a cogitar a ideia. No entanto, pra que isso acontecesse, o Deadpool teve que chupar o carcaju peludo de um cara cujo nome rima com Polverine.
Filmagem teste
A cena teste que fez com que o filme acontecesse foi homenageada no longa. Não é exatamente a mesma, mas o resultado foi igualmente impressionante.
Batman
Enquanto um dos capangas do Ajax tá batendo a cabeça do Deadpool no painel no carro, dá pra ouvir um som que sempre tocava durante as mudanças de cena na série do Batman dos anos 60.
Fabian Nicieza e Tim Miller
O nome do co-criador do Deadpool e do diretor do filme aparecem em placas de transito durante a cena no viaduto. Outras placas citam nos nomes dos diretores de arte do filme.
Mansão X
A Adolescente Negasonica diz que a mansão é destruída todo ano. Nós sabemos que a mansão vai ser destruída em X-Men: Apocalipse e, ao que parece, nos anos seguintes também. A cozinha da mansão é mesma vista em X-Men 2.
Stalker
Há uma cena em Deadpool que é notavelmente semelhante ao que aconteceu nas páginas da história em quadrinhos do Mercenário Tagarela escrita por Daniel Way. A tal cena aconteceu em Deadpool #10, de 2008, e fala sobre pizza de abacaxi com a borda queimada e sobre um entregador stalker.
Kevin Feige
Na caixa de pizza do entregador stalker está escrito Famous Feige's, uma referencia ao chefão da Marvel Studios, Kevin Feige.
Rob Liefeld
Liefeld aparece na primeira cena que se passa no bar de Weasel. Quando Wade Wilson passa por dois companheiros mercenários, ele os cumprimenta dizendo “Buck, Liefeld”, e nisso vemos o artista e escritor por um breve momento. É engraçado pensar, mas Robert Liefeld, o criador do Mercenário Tagarela é um mercenário no filme do Deadpool.
Entretanto, essa não foi a única vez que Liefeld teve uma participação no filme. Nos créditos iniciais, o nome “Rob. L.” aparece em um copo de café.
A Múmia
No filme A Múmia, de 1999, a Evelyn Carnahan (Rachel Weisz) diz a Rick a seguinte frase: "Você deve estar se perguntando o que um lugar como esse faz numa garota como eu". A frase foi a primeira coisa que Wade disse para Vanessa em Deadpool.
Voltron
Em seu primeiro "encontro" com Vanessa, Wade acerta todas as bolas no buraco e compra comprar um anel de Voltron Defender of the Universe. Ao fim do filme, Colossus e Adolescente Negasonica fazem uma metáfora com isso.
Mario Lopez
Mario Lopez teve um papel importante na campanha do filme marketing de Deadpool, anunciando que o filme seria R-rated, mas não parou por aí. Durante a cena de sexo, na parte da quaresma, Wade Wilson aparece lendo um livro de Mario Lopez intitulado 'Just Between Us'.
Yoda nas costas de Luke
Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança foi lançado originalmente apenas como Star Wars, enquanto Star Wars Episódio IV: O Império Contra-Ataca foi lançado apenas como O Império Contra-Ataca. As alterações posteriores criaram uma grande confusão sobre como os filmes são chamados, e Vanessa e Wade discutem o nome do filme que apresenta Yoda nas costas de Luke.
Mulher nota 1000
Na mesma discussão sobre Star Wars, Wade diz que parece que fez Vanessa em um computador. É uma referencia ao filme de 1985 Mulher nota 1000, onde dois nerds adolescentes - Gary Wallace e Wyatt Donnelly - tentam resolver seus problemas amorosos criando uma mulher perfeita através de uma simulação de computador. Uma tempestade inesperada faz com que a simulação ganhe vida e a mulher, Lisa, se materializa milagrosamente e foge ao controle de seus criadores.
Digam o que Quiserem
Após descobrir que está com câncer, Wade diz que vai esperar Vanessa na outra vida segurando uma Boombox do lado de fora da janela. A cena é uma referencia ao filme Digam o que Quiserem, só que a música seria Careless Whisper.
Agente Smith
O recruta que oferece para Wade a oportunidade de se tornar um super-herói é chamado de pedófilo. Mentira, na verdade, Wade começa a se referir ao recruta como Agente Smith, o cara de Matirx interpretado por Hugo Weaving
X-Men Origens: Wolverine
Quando Wade está contando sobre seus dias trabalhando com forças especiais, fala que pôde "Viajar pelo mundo", enquanto Weasel completa dizendo que Wade foi para "lugares exóticos conhecer pessoas novas, interessantes e depois matá-las." Essa linha foi tirada diretamente de X-Men Origens: Wolverine.
Seu brinquedo preferido
A antiga aparência do Deadpool no cinema virou piada neste filme. Quando Wade está falando sobre suas posses mais preciosas, a câmara foca em uma figura de ação do Deadpool de Origins. Felizmente, ele estava falando do álbum de Wham!
Busca Implacável
Quando Wade estava chorando, ele diz que teve um pesadelo onde sequestrava a filha do Liam Neeson e que fizeram três filmes sobre isso, "Será que ninguém se liga que ele não é um bom pai?". A referência é a franquia Busca Implacável.
Liam Neeson
A referência a Busca Implacável é bem explicita, mas o que quase ninguém percebeu é que Neeson estrelou ao lado de Clint Eastwood o filme The Dead Pool (Dirty Harry na Lista Negra) de 1988.
Neeson também é uma das principais escolhas dos fãs para viver o Cable na sequência de Deadpool.
Shar-Pei radioativo
Duas coisas aqui. A primeira é que pode ser uma referencia ao fato do Homem-Aranha ter sido picado por uma aranha radioativa. A segunda é de uma página de quadrinhos onde Wade diz que parece o cruzamento de Ryan Reynolds com um Shar-Pei.
Colossus
Ao fim de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido ficou implícito que Kitty Pryde e Colossos ficaram juntos. Isso é reforçado quando o Deadpool da um soco no peru do grandalhão e diz "coitada da sua esposa".
James McAvoy ou Patrick Stewart
Deadpool é um personagem que sabe que está num que está dentro no universo dos X-Men, logo, ele sabe que dois atores diferentes interpretaram o Professor X, no caso, James McAvoy e Patrick Stewart. Wade ainda ressalta que a timeline da franquia é muito confusa.
Robocop
Quando o Colossus prende o Deadpool, o Mercenário ironiza o X-Men, dizendo "Vivo ou morto, você vem comigo". A frase é um clássico bordão dos filmes do Robocop.
127 Horas
Caso você nunca tenha assistido 127 Horas, lamento informar que pegou um spoiler do filme. 127 Horas é baseado na vida de Aron Lee Ralston, um alpinista que foi obrigado a amputar o braço direito com um canivete, para conseguir libertar-se depois de o seu braço ter ficado preso por uma pedra em um cânion.
Are You There God? It's Me Margaret
Enquanto corta sua mão, Deadpool diz "Dear God, It's Me Margaret", uma referencia ao livro Are You There God? It's Me Margaret. No livro, Margaret ora pra Deus porque ela está confusa sobre estar sangrando (menstruada).
Em português a cena foi traduzida como "Olha só, virou mocinha".
Lanterna Verde
Acreditando que vai curar seu câncer se tornar um super-herói, Wade alerta ao Recruta que não quer um super-traje verde, nem animado. Você já devem saber, mas quando Ryan Reynolds fez o Lanterna Verde, seu traje foi completamente feito em CGI. Nos créditos iniciais, um cartão do Lanterna Verde aparece.
Medula
Conforme passamos pela instalação onde Wade será tratado, vemos uma garota com fragmentos de ossos saindo para fora de seu corpo. Ela se parece muito com a mutante dos quadrinhos dos X-Men, Medula.
Boca fechada
Quando Wade se mostra insubordinado ao Ajax, ou Francis, o vilão diz que vai "costurar essa boquinha". Wade diz que isso não é uma boa ideia. Isso nos leva pra X-Men Origens: Wolverine, onde o personagem foi completamente descaracterizado.
Dead Pool
Nos quadrinhos, o Dead Pool acontecia dentro do programa Arma X, mas no filme, o bolão acontece no Irmã Margareth, o bar de Weasel (T.J. Miller).
Dentre os vários nomes presentes no bolão da morte estão: Rob Liefeld, Kanye West, Bill Cosby, Charlie Sheen, Vladimir Putin, Mike Tyson, Miley Cyrus, Lindsay Lohan, T.J. Miller, Ryan Reynolds, Shia LaBeouf e Ozzy Osbourne.
Deadpool escolhe esse nome justamente pela ironia de ser imortal.
Homem-Aranha
Quando o Deadpool faz a segunda versão do traje, ele vai até um ringue de luta livre, referenciando ao primeiro filme de Tobey Maguire como Homem-Aranha. Na mesma sequencia, ele fala: "É o seu amigão da vizinhança, o Deadpool". Mais tarde, ele fala “Go get her tiger”, uma das frases mais famosas de Mary Jane nos quadrinhos. Uma placa com o nome "Parker Avenue" aparece durante a cena do viaduto.
Batman & Robin
Deadpool se refere à Al como o Robin do seu Batman, só que negra, velha e cega. No fundo, Wade acha que ela é apaixonada por ele, tipo o Robin que ama Batman.
Não há lugar como o lar
No apartamento de Wade e Al é possível ver dois bonecos do Deadpool e um do Homem-Aranha.
Blade 2
Quando Ajax e Pó de Anjo vão ao Irmã Margareth de ameaçar Weasel, ele brinca que a dubla deveria assistir a sessão da meia-noite de Blade 2, isso acontece porque eles estão vestindo preto e é pra ser uma referencia a góticos fãs de filmes de vampiro. Vale lembrar que Reynolds estrelou Blade: Trinity.
Ryan Reynolds
Durante uma conversa com Al, ela diz que aparência não é tudo, Wade discorda e diz que Ryan Reynolds não teria chegado tão longe se fosse feio. Isso também é um referencia ao fato de Reynolds ter sido eleito o homem mais sexy do mundo em 2010.
Stan Lee
A "aparição gratuita" prometida nos creditos iniciais acontece quando Stan Lee é visto como um DJ e cafetão no clube de strip onde Weasel e Wade vão procurar por Vanessa.
Stevie Wonder
Quando Weasel e Deadpool estão colocando seu arsenal dentro da bolsa, Al aparece apontado uma arma na direção da dupla. Wade chama Al de Stevie Wonder, um músico cego muito popular.
Hello Kitty
A cena de abertura mostra um protetor labial da Hello Kitty, e mais tarde nós vemos que a bolsa de armas que Wade carrega é da personagem. Quem acompanhou a campanha de marketing de Deadpool deve saber que a única outra conta no Twitter que o perfil oficial do filme segue é da Hello Kitty.
Orçamento
Quando Deadpool vai atrás do Colossus para que o gigante de metal o ajude a resgatar Vanessa, o anti-herói comenta que os únicos X-Men vistos na mansão são a Adolescente Negasonica e o Colossus. Acontece que de fato o orçamento de Deadpool não podia passar de 60 milhões de dólares, logo, nenhum outro mutante caro poderia aparecer.
Alien 3
Deadpool brinca com o desastre que foi Alien 3, comentando que Adolescente Negasonica parece a Ripley do filme. Em resposta, ela diz que ele é "velho". A Adolescente Negasonica teve seu visual alterado pra ficar mais parecida com a Ripley.
Chimichangas
Não seria um filme do Deadpool sem ele referenciar sua comida favorita. Quando ele sai do Taxi com a Míssil Adolescente Negasonica e Colossus, ele diz que "é hora das Chimichangas".
Helicarrier
Como muitos de vocês perceberam nos trailers de Deadpool, foi confirmado que a batalha final entre Wade Wilson e Fracis realmente se passa a bordo de um Helicarrier.
O io9 conversou com Shiu, e ele revelou ao site que "foi convidado para redesenhar o Helicarrier de modo que parecesse o mais diferente possível daquele que foi usado em Os Vingadores." De acordo com o artista, a versão da FOX deveria "parecer que tinha sido desmontada em vários lugares."
Pouso de super-herói
O pouso de super-herói não era algo que todo mundo notava até que Wade comentasse de forma hilariante. Mas é só olhar a imagem ao lado pra ver que isso é algo mais comum do que parece, deve detonar os joelhos dessa galera.
Bob, Agente da Hidra
Os fãs de longa data do Deadpool certamente ficaram satisfeitos em verem que o filme do Mercenário incluiu o Bob Agente da Hidra no longa. Porém, como seu próprio nome já deixa claro, Bob trabalha para a Hidra, a organização maligna presente nos filmes e séries da Marvel, como Capitão América e Agents of S.H.I.E.L.D.
A participação de Bob foi um belo presente para os fãs dos quadrinhos e, também, serviu como uma afronta hilária ao pessoal da Marvel. Como Deadpool terá uma sequência, quais são as chances de Bob retornar? Rob Hayter foi quem interpretou Bob no filme.
Hugh Jackman
O Wolverine não aparece em pessoa no filme, mas quando Vanessa tira a máscara do Deadpool, ele está usando uma máscara feita com o recorte da capa da revista onde Hugh Jackman foi eleito o homem mais sexy do mundo.
Fera
Pouco antes do Colossus e da Adolescente Negasonica irem embora, o Deadpool faz a piada final contra os X-Men, pedindo pra que eles mandem o Fera parar de cagar no quintal de Wade. Uma referência a Hank McCoy.
Careless Whisper
No fim, Wade cumpre sua promessa e aparece segurando um celular enquanto a música Careless Whisper toca.
Primeira cena pós-créditos
Quando os créditos acabam, a tela escurece e logo em seguida vemos Deadpool no final de um corredor usando um roupão dizendo as falas “Vocês ainda estão aqui? Acabou. Vão pra casa!” foi uma referência direta e exata à cena de Curtindo a Vida Adoidado que tem a mesma cena pós-crédito, com a mesma fala.
Continuando sua quebra da quarta parede, Wade ainda diz “Ah, vocês estão esperando uma indicação de Deadpool 2. Bem, nós não temos esse tipo de coisa. Vocês estavam esperando Sam Jackson aparecer com um tapa-olho e todo mais?”. Essa fala foi uma referência ao primeiro filme do Homem de Ferro que também teve a primeira cena pós-crédito do Universo Cinematográfico da Marvel, onde Samuel L. Jackson aparece como Nick Fury na mansão de Tony Stark.
Segunda cena pós-créditos
Na segunda cena Deadpool diz “Ah, mas eu posso dizer uma coisa que é meio que um segredo. Na sequência nós vamos trazer o Cable. Nós não temos ideia de quem iremos escolher ainda, mas pode ser qualquer um. Nós apenas precisamos de um cara grande com uma cabeça chata: Mel Gibson, Dolph Lundgren, Keira Knightley. Ah, ela é versátil. Grande segredo. E não deixe lixo jogado. Isso é coisa de babaca!”
chicka-chickaaaa
--
Percebeu algo que a gente deixou passar? Não se esqueça de comentar!
Skottie Young
A animação durante os créditos finais do filme foi inspirada no trabalho de Skottie Young, conhecido por fazer esses desenhos mais cômicos e joviais dos personagens da Marvel.
Todo Mundo em Pânico 2
Quando passa massa a "mãozinha" no rosto de Al, a cena é uma referencia a mãozinha do mordomo de Todo Mundo em Pânico 2.
Rap do Deadpool e trilha sonora
Em 2013, Deadpool ganhou seu próprio game. Então, o canal do youtube TEAMHEADKICK criou o 'Deadpool Rap' como homenagear o jogo. O grupo foi trazido para escrever uma versão atualizada da música para o filme, que toca enquanto Wade vai atrás dos capangas do Francis.
Eu compilei todas as músicas que tocam no filme e coloquei nesta playlist que você pode ouvir no Spotify!