50 Easter-eggs e referências em Capitão América: Guerra Civil!
50 Easter-eggs e referências em Capitão América: Guerra Civil!
Capitão América: Guerra Civil finalmente chegou aos cinemas, e como de costume, um filme do Sentinela da Liberdade não pode deixar de contar com diversas referencias.
Obviamente, a lista possui diversos SPOILERS do filme! Assim, cuidado!
Vasily Karpov
No flashback de 1991, nós somos apresentados ao personagem de Gene Farber, que interpreta um Agente Soviético da HIDRA. Mais tarde, é revelado que ele se chama Vasily Karpov.
Nos quadrinhos, é Karpov quem encontra o corpo moribundo de Bucky e o reprograma para se tornar o Soldado Invernal.
Asa Vermelha
Nos quadrinhos, o Falcão possui um pássaro ajudante, que obviamente é um falcão, chamado de Asa Vermelha. Sam possui uma ligação telepática com o animal e os dois já compartilharam diversas histórias.
Em Capitão América: Guerra Civil, o Asa Vermelha é representado como um drone controlado pelo Falcão. A relação de Sam com a máquina drone é praticamente a mesma dos quadrinhos.
Atentado do Ossos Cruzados
Na Guerra Civil original, o incidente que desenrola toda a trama é uma ação imprudente de um grupo de heróis chamados de Novos Guerreiros. A equipe persegue um vilão chamado Nitro que acaba se explodindo em frente a uma escola, matando mais de cem crianças.
No longa, o atentado terrorista acontece em Lagos, na Nigéria, e o catalisador é o vilão Ossos Cruzados. Ele se explode em uma feira, mas é contido pela Feiticeira Escarlate, que ainda sem o controle total de suas habilidades e acaba jogando o vilão contra um prédio comercial, gerando inúmeras fatalidades inocentes.
Thanos
Na primeira cena pós-créditos de Os Vingadores, o ator Damion Poitier interpretou o Titã Louco, Thanos. Poitier retorna em Capitão América: Guerra Civil, mas desta vez é como um dos capangas do Ossos Cruzados.
Community
Assim como em O Soldado Invernal, os diretores Joe e Anthony Russo trouxeram um ator da série Community (na qual eles trabalharam) para fazer uma ponta em Guerra Civil.
Danny Pudi apareceu no filme de 2014, e Jim Rash no filme deste ano. Rash interpreta o cara do MIT que fala sobre a máquina de cachorro-quente.
A dor de uma mãe
A principal razão de Tony assinar o tratado no filme é fato de uma mãe, interpretada por Alfre Woodard, o confrontar sobre a morte de seu filho. O mesmo acontece nos quadrinhos.
Vale lembrar que Alfre Woodard tem um papel na série do Luke Cage, mas ainda não está certo se é a mesma personagem. No filme é dito que a personagem trabalha no Departamento de Estado na área de recursos humanos, na série ela será uma mulher chamada Mariah Dillard.
Mansão dos Vingadores
Alguns momentos do novo filme envolvem a Mansão dos Vingadores, que no cinema se tornou um QG fantástico. A dinâmica dos membros da equipe é muito bem representada, principalmente nos momentos envolvendo o Visão.
O personagem em sua roupa de civil é tirado de uma edição clássica dos Vingadores de 1971, que mostrou a equipe sendo supervisionada pelo governo depois de uma série de ataques alienígenas.
Secretário de Estado Ross
Caso você não se lembre, William Hurt interpretou o General Thaddeus “Thunderbolt” Ross em O Incrível Hulk, onde ele até se encontrou com Tony Stark na cena pós-créditos.
Hurt retorna em Guerra Civil, desta vez como o Secretário de Estado Ross, e é ele quem traz o Tratado de Sokóvia para a mesa.
WHIH Newsfront
Um dos canais de comunicação que aparece no filme é o WHIH Newsfront, que tem servido como um grande veículo de informação do UCM nas redes sociais, você pode dar uma olhada no twitter deles (@whihofficial) e no youtube (WHIH World News).
Aprimorados
O Secretário de Estado Ross menciona que existem cidadãos "aprimorados" que rotineiramente extrapolam as fronteiras internacionais.
Os "aprimorados" são uma referência aos Vingadores e a todos os heróis que agem fora dos cinemas, como os Guerreiros Secretos de Agentes da S.H.I.E.L.D. e os heróis de rua como Demolidor, Luke Cage e Jessica Jones.
Tá tranquilo, tá favorável
Após a apresentação do Tratado, os Vingadores discutem qual posição tomar, em uma cena muito similar aos quadrinhos. No entanto, a referencia aqui está na legenda do filme, onde o Máquina de Combate ironiza o fato do Falcão achar que tudo "tá tranquilo, tá favorável", como na música do Mc Bin Laden.
Discurso de Sharon Carter
Sharon Carter faz um discurso incrível durante o velório de Peggy. Esse discurso, na verdade, é feito pelo Capitão América para o Homem-Aranha durante a Guerra Civil dos quadrinhos.
Em um telhado, eles conversam e o Aranha diz que toda a América vê o Capitão como um traidor, ele pergunta como Steve lida com isso, e o Capitão América entrega um dos mais belos discursos de uma história em quadrinhos.
"Deixe os homens rotularem você como quiserem. Se somente você, dentre toda a nação, decidir tomar um caminho que seja certo perante as suas convicções, você cumpriu o seu dever para consigo e para com o seu País. Levante a cabeça, pois você não tem nada do que se envergonhar.
Não importa o que a imprensa diga. Não importa o que os políticos ou as multidões digam. Não importa se o País inteiro diz que a coisa errada é a correta. Repúblicas são fundadas em um princípio acima de todos: A exigência de que nos temos que defender aquilo em que acreditamos, não importa quais sejam as consequências.
Quando o povo, a imprensa ou o mundo disser para que você sair de onde está, é seu dever se plantar como uma árvore à beira do rio da verdade e dizer para o mundo: Movam-se vocês!"
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades
Logo que Tony se encontra com Peter Parker pela primeira vez, ele questiona qual a motivação do Homem-Aranha, que responde: "Quando você pode fazer as coisas que eu consigo, mas não faz e aí coisas ruins acontecem, a culpa é sua".
A resposta é basicamente o clássico "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades".
Se7en - Os Sete Crimes Capitais
Os diretores de Guerra Civil admitiram que uma das inspiração para elaborar o plano de Zemo no filme foi o longa Se7en - Os Sete Crimes Capitais, de David Fincher.
Neste caso, a filmagem de Bucky matando os Starks funciona como o momento de John Doe sobre a revelação do que está na caixa. Ambos muito tensos.
D-23
Quando o Bucky é capturado, sua cela está marcada como D-23.
D-23 é um evento anual da Disney onde são apresentadas as novidades, inclusive, o primeiro trailer de Guerra Civil foi exibido lá.
Relação Bucky/Natasha
Quando Viúva Negra diz "Você poderia pelo menos me reconhecer" para o Bucky, enquanto ele tenta matá-la é uma referencia a um momento do passado de Natasha.
A Viúva Negra disse no segundo filme do Capitão América que estava protegendo uma testemunha quando o Soldado Invernal deu um tiro que a atravessou e atingiu seu protegido.
Também há relatos de que um Bucky desmemoriado treinou as garotas do projeto Sala Vermelha, do qual Natasha fazia parte.
Dora Milaje
A acompanhante de T'Challa que ameaça a Viúva Negra é possivelmente uma integrante das Dora Milaje, as guarda-costas pessoais do Pantera Negra, recrutadas de todas as tribos de Wakanda.
Zé Pequeno
A dublagem de Guerra Civil trouxe um novo apelido para o Homem-Formiga. O personagem é chamado de Zé Pequeno algumas vezes, como referencia ao filme Cidade de Deus.
Aeroporto Leipzig-Halle
O aeroporto onde acontece a luta entre os heróis se chama Leipzig-Halle. Leipzig é o local onde o Barão Zemo dos quadrinhos nasceu.
Thunderbolts
Quando a Equipe Homem de Ferro e a Equipe Capitão América se encontram no aeroporto, Tony diz que tem 12 horas para convencer os vingadores contrários ao tratado para que se entreguem, caso contrário, o Secretário de Estado Ross vai mandar uma força tarefa especial atrás deles.
Essa tal força tarefa pode muito bem ser os Thunderbolts, emprestando o nome do meio do Secretário de Estado Ross. Além disso, nós só vemos um nível da prisão no meio do mar. Será que outros vilões, como o Abominável, não estão presos lá?
Bleeding Edge
Nos quadrinhos, a Bleeding Edge foi criada por Tony Stark para ser uma das armaduras mais versáteis e resistentes em seu arsenal. Ela apareceu pela primeira vez no Volume 5 de The Invincible Iron Man. Curiosamente, seu design foi baseado nas armaduras do filme de 2008 do Homem de Ferro.
A versão cinematográfica só empresta a semelhança física mesmo, já que a armadura não possui a mesma resistência ou poder que a dos quadrinhos.
O traje do Homem-Aranha
O visual do Homem-Aranha é completamente inspirado pela versão criada por Steve Ditko há mais de 50 anos, quando personagem fez sua primeira aparição em Amazing Fantasy #15 e tem até a aranha gordinha nas costas. Os olhos se mexem exatamente como nos quadrinhos, simulando as expressões faciais do herói.
Eu já escrevi uma lista completa falando sobre esse traje do Homem-Aranha, que você pode conferir clicando aqui.
Capitão América Anual #8
A cena do Pantera Negra deixando a marca de suas garras no escudo do Capitão é uma referencia a capa de Capitão América Anual #8. No entanto, nos quadrinhos, quem luta contra Steve Rogers é o Wolverine.
Homem-Formiga e Gavião Arqueiro
É um breve momento, mas uma parte da cena de luta no aeroporto mostra o Gavião Arqueiro lançando o Homem-Formiga em uma de suas flechas. A cena foi inspirada por um momento clássicos dos quadrinhos que apareceu na capa de Vingadores #223.
Queens/Brooklyn
A cena de luta entre o Capitão e o Homem-Aranha é semelhante a da história original. No entanto, a conversa entre os dois é muito mais descontraída no cinema.
Eles param de lutar quando o Capitão diz que o Homem-Aranha tem um bom coração, e pergunta de onde ele vem. Nos quadrinhos, o Capitão já revelou que acredita que um dia Peter vai se tornar o melhor dos super-heróis.
Homem-Aranha #33
Quando o Homem-Aranha fica segurando o peso de uma porta de embarque de um avião durante o grande confronto no aeroporto, é reproduzida a cena clássica da edição 33 de Espetacular Homem-Aranha, de 1966.
Homem-Gigante
A gente já suspeitava que isso iria acontecer graças à um boneco da Funko, mas a mudança repentina do Homem-Formiga para o modo gigante ainda foi uma grata surpresa.
Embora possua a habilidade, Scott Lang tecnicamente nunca usou o nome de Homem-Gigante nos quadrinhos, isso, na verdade, é coisa do primeiro Homem-Formiga, Hank Pym.
O Império Contra-Ataca
O Homem-Aranha menciona Star Wars: O Império Contra-Ataca como exemplo, antes de começar a derrubar o Homem-Gigante usando a mesma tática que a Aliança Rebelde usou para derrubar os AT-ATs na Batalha de Hoth.
Relacionamento entre Wanda e Visão
Wanda e Visão têm um dos relacionamentos mais emblemáticos dos quadrinhos, onde eles são um casal. Felizmente, parte disso começou a ser trabalhado em Guerra Civil.
O sentimento de proteção que o sintozóide tem pela garota é completamente notável, e a sua preocupação com Wanda faz com que ele desconcentre e acabe errando o alvo.
Agente dupla
O arco da Viúva Negra dentro do filme é muito bem colocado. Em um momento-chave do filme, ela se vê dividida e troca de lado, ajudando Steve e Bucky a escapar. Sua história fica em aberto, mas é dito que Ross mandou Agentes Especiais atrás dela, o que faz com que ela passe a se esconder.
Natasha tem um papel muito parecido com o do Homem-Aranha nos quadrinhos, trocando de lado em um momento-chave da trama e sendo caçado pelos Thunderbolts.
O que vocês acham que pode acontecer acontecer com a Viúva Negra a partir de agora?
Golias
Um dos momentos mais marcantes da Guerra Civil dos quadrinhos é a morte do Golias durante uma luta entre os Vingadores.
No filme, o momento também existe, mas felizmente não acaba em uma fatalidade. Quando o Visão erra seu alvo, Rhodes é acertado, cai e fratura a coluna, perdendo parcialmente o movimento das pernas.
Joe Russo
O médico que iria fazer a análise psiquiátrica do Soldado Invernal na Alemanha, mas acabou sendo assassinado pelo Barão Zemo é interpretado pelo codiretor do filme, Joe Russo.
A Prisão balsa
Nos quadrinhos de Guerra Civil, diversos heróis contra o registro são levados para a Zona Negativa. No filme, a Marvel optou por coloca-los em uma prisão no meio do oceano.
Os direitos da Zona Negativa estão com a FOX.
Judas
Dentro da prisão, o Gavião Arqueiro se mostra revoltado com o posicionamento de Tony Stark, tratando o Vingador Dourado como um traidor.
A cena na verdade é uma alusão ao quadro da "última moeda de prata" da Guerra Civil dos quadrinhos.
Hank Pym
Ainda na prisão, Scott Lang menciona que Hank Pym estava certo em não confiar num Stark. A cena é uma alusão ao início do filme do Homem-Formiga, quando Hank confronta Howard Stark sobre o uso indevido das partículas Pym
Sexta-Feira é ruiva
Stark diz que imagina que a Sexta-Feira seja ruiva, um pensamento claro de quem está sentindo a falta de Pepper Potts.
No entanto, uma versão holográfica da Sexta-Feira já apareceu nos quadrinhos, e advinha? Ela é ruiva.
Soldados Invernais
É revelado que Bucky não é o único recruta Soldado Invernal, e que existem mais cinco que foram adicionados ao programa depois que Bucky roubou uma espécie de soro super soldado de Howard Stark.
Eles são treinados, mas não podem ser controlados, o que faz com que eles sejam colocados para hibernar permanentemente. A ideia de múltiplos Soldados invernais vem do arco de quadrinhos Soldado Invernal de Ed Brubaker, que serviu de base para o segundo filme do Capitão América.
A origem de Zemo
O Barão Helmut Zemo era o décima terceira da linha do Baronato Zemo. Quando seu pai Heinrich morreu em batalha com o Capitão América, Helmut Zemo ficou cego por vingança.
O filme tem um pouco disso quando o vilão revela suas verdadeiras motivações, afirmando que a luta dos Vingadores contra o Ultron é responsável pela morte de toda a sua família.
Sob o Domínio do Mal
Quando o Homem de Ferro vai para a Sibéria ajudar Bucky e o Capitão, ele chama Bucky de Manchurian Candidate. É referência ao filme Sob o Domínio do Mal, que mostra soldados americanos sendo capturado pelos soviéticos e recebendo lavagem cerebral para se transformarem em assassinos.
Guerra Civil #7
O filme possui uma bela homenagem à capa dos quadrinhos de Guerra Civil #7, onde o Capitão América e o Homem de Ferro se enfrentaram pela última vez, dando fim ao conflito.
"Eu posso fazer isso o dia todo"
Quanto Tony dá o ultimato para que Steve se renda, o Capitão América diz a mesma frase de O Primeiro Vingador.
Análise da luta de Steve
Nos quadrinhos, a armadura que Stark usa em Guerra Civil é capaz de reconhecer e emular o estilo de luta do Capitão América. No filme, Tony manda que a armadura analise o padrão de luta de Steve, mas isso não o ajudou muito.
Star Wars
Kevin Feige confirmou que em todos os filmes da Marvel haverão easter-eggs de Star Wars. O mais notável até o momento é a perda de braços, que aconteceu em Thor: O Mundo Sombrio, Agentes da SHIELD, Vingadores: Era de Ultron, e em Capitão América: Guerra Civil, quando Tony arranca o braço do Soldado Invernal usando o reator arc.
Steve vence
No fim, quem vence a luta é Steve em um confronto muito similar aos quadrinhos. No entanto, o fim da luta é diferente, exaltando o quão honrado o Capitão é.
Nômade
Stark diz que o escudo não pode pertencer ao Capitão, o que faz com que Steve abandone o escudo.
Isso já aconteceu nos quadrinhos, e Steve passou a atuar como o Nômade, sua identidade mais famosa depois do Capitão América.
Vingadores Secretos
Nos quadrinhos, o grupo de resistência do Capitão América, chamado de Vingadores Secretos, foi reunido em oposição à Lei de Registro. Eles são heróis que agem fora da lei.
Basicamente a mesma coisa acontece no filme, mas é de maneira implícita. Depois de invadir a prisão balsa, Steve deixa claro que os Vingadores vão continuar na ativa, mesmo que isso signifique ir contra o tratado.
Tony Esterco
Stan Lee não poderia ficar de fora de um filme da Marvel, e apareceu como um entregador do FedEx que chama Tony Stark de Tony Esterco.
Wakanda
A primeira cena pós-créditos do filme mostra Bucky decidindo voltar à hibernação para evitar que seja usado novamente como uma arma. A cena se passa em Wakanda e uma escultura gigantesca de uma Pantera Negra é vista no local.
As imagens que aparecem como sendo do país fictício africano liderado por T'Challa foram filmadas em terras brasileiras, nas Cataratas do Iguaçu.
Música dos créditos
Muitas pessoas têm perguntado sobre a música que Peter está ouvindo quando chega no apartamento e se deparada com Tony Stark. Se trata de "Left Hand Free" da banda Alt-J.
O Homem-Aranha Voltará
Os créditos finais contam com uma cena do Homem-Aranha, com Peter Parker se recuperando da luta no aeroporto.
Se sentindo incomodado com seus lançadores de teia, ele acaba descobrindo uma espécie de holograma que projeta seu símbolo clássico dos quadrinhos.
--
Notou algo que a gente deixou passar? Não se esqueça de comentar!