5 Prós e 5 Contras dos direitos dos Mutantes voltarem para a Marvel!

Capa da Publicação

5 Prós e 5 Contras dos direitos dos Mutantes voltarem para a Marvel!

Por Fernando Maidana

Mas, recentemente, descobrimos que a Casa das Ideias e a Fox também andaram trocando alguns favores. Será que isso pode ser o indício de um acordo ainda mais grandioso entre os estúdios?

Mas o que isso implicaria ao universo que foi construído pela Marvel?

Essa lista foi uma sugestão do fã Lucasmendesjp em nosso Snapchat!

Imagem de capa do item

Prós: Grandes Sagas nos cinemas!

Com a introdução dos mutantes em um universo expandido como o criado pela Marvel, teríamos a chance de ver grandes sagas dos quadrinhos sendo levadas para as telonas.

Poderíamos ter uma batalha realmente colossal em Guerra Civil, presenciar o confronto entre Vingadores e X-Men ou mesmo ter uma Era de Ultron mais próxima dos eventos das revistas.

Mesmo que Sagas originais fossem criadas, ainda seria fantástico ver os mais diferentes personagens interagindo em cena.

Já pensaram em uma batalha ao estilo de Dias de um Futuro Esquecido, mas com os Vingadores e os Guardiões da Galáxia envolvidos?

Imagem de capa do item

Contras: Desenvolvimento dos personagens!

Por mais que seja fascinante imaginar todos esses personagens interagindo em cena, seria impossível desenvolver a história de todos os mutantes ao mesmo tempo em que a trama do filme tivesse de ser desenrolada.

Ainda que a Marvel não se aprofundasse tanto no passado dos X-Men e deixasse isso para um futuro filme, como aconteceu com Guardiões da Galáxia, ficaria complicado destrinchar o pano de fundo de um grupo tão grande e complexo como os mutantes.

Diversos personagens possuem histórias conflitantes, amizades e relacionamentos amorosos dentro da equipe, e isso é um dos principais motes dentro dos X-Men.

Ter que explorar isso sem prejudicar o andamento da história é uma missão praticamente impossível, mas não há dúvidas de que a Casa das Ideias pode nos surpreender.

Imagem de capa do item

Prós: Rotatividade de Elenco!

Nós já tocamos nesse assunto diversas vezes, mas é sempre importante lembrar: Nenhum ator vai interpretar o mesmo personagem pelo resto de sua vida.

E Hugh Jackman é uma prova viva disso!

Por mais que seja impossível imaginar outro ator no papel do Homem de Ferro ou um novo Capitão América, uma hora isso pode acontecer.

Mas os X-Men podem ser um ponto chave para amenizar essa situação. E se em vez de um novo ator assumir o papel de um personagem já consagrado, um novo personagem substituísse o anterior dentro da trama?

Os mutantes podem ser essa válvula de escape aos Vingadores e as grandes histórias do Universo Cinematográfico Marvel passariam a girar em torno da equipe.

Isso, até mesmo, ajudaria a contornar o Contra do desenvolvimento de personagens, já que teríamos um novo universo pronto para abrigar as tramas dos X-Men.

Imagem de capa do item

Contras: A quantidade de filmes por ano!

Por mais que a Marvel decidisse transformar os X-Men no ponto central de seu Universo Cinematográfico, ainda assim há um limite para a quantidade de filmes que um estúdio consegue produzir.

Além disso, os mutantes não incluem apenas os X-Men.

Diversos outros grupos possuem histórias tão interessantes quanto as dos aprendizes de Charles Xavier. Será que a Casa das Ideias conseguiria introduzir grupos como a X-Force, apresentar os Morlocks, explorar a Irmandade dos Mutantes ou mesmo o Clube do Inferno?

Vale lembrar que estamos considerando uma situação ideal em que os mutantes se tornassem o centro desse universo.

Caso isso não acontecesse, os personagens ainda teriam de dividir espaço com outros grupos tão complexos e fascinantes quanto eles... O que provavelmente aconteceria e deixaria ainda menos filmes para que a história fosse explorada.

Imagem de capa do item

Prós: Planejamento a longo prazo!

Por mais que os direitos dos mutantes estejam nas mãos da Fox, provavelmente a Marvel já tem um planejamento do modo como os personagens seriam apresentados em seu universo.

Afinal de contas, o planejamento a longo prazo é um dos maiores responsáveis pelo sucesso da Casa das Ideias nas telonas.

Ainda que existam diversos fãs que admirem o universo criado pela Fox, é perceptível que o estúdio produz um filme sem pensar nas suas consequências para o futuro de seu universo e como ele se encaixa dentro de tudo que já foi apresentado nos filmes anteriores.

A mudança de atores, os furos de roteiro e as inconsistências com os eventos dos núcleos do passado e do futuro deixam isso bem claro. É como se cada filme fizesse parte de um universo isolado, mas eles estão todos dentro de uma linha temporal confusa.

Com a migração dos mutantes para a Marvel, teríamos um Reset de tudo isso e poderíamos presenciar a construção de um universo coeso e que ainda se relacionasse com outros núcleos de personagens.

Imagem de capa do item

Contras: Classificação Indicativa!

Ainda que muitos filmes dos X-Men tenham decepcionado, não há como negar que, recentemente, a Fox tem se esforçado para agradar os fãs.

Deadpool foi uma grata surpresa e mostrou ao estúdio que existe um público adulto gigantesco que deseja consumir material baseado em histórias em quadrinhos.

O sucesso com a crítica e a bilheteria estrondosa prova isso de forma incontestável.

Talvez, Logan seja o teste final para que o estúdio perceba que esse é o tom que seus filmes precisam seguir.

Por outro lado, é extremamente complicado imaginar a Marvel dando espaço para esse tipo de filme. Afinal de contas, por mais que possua um universo coeso e que agrade multidões, sua classificação indicativa busca abranger o máximo de público e, logicamente, isso inclui crianças.

Dificilmente a Casa das Ideias aceitaria colocar o Hulk em um filme onde partisse o Wolverine ao meio, sendo que no filme seguinte ele se mostrasse mais ligado à Viúva Negra e combatesse robôs ou ameaças alienígenas.

Ainda que a Fox peque em diversos aspectos, não há como negar que ela oferece muito mais liberdade para que os mutantes possam ser explorados em histórias densas e pesadas.

Imagem de capa do item

Prós: Novas Fórmulas!

Por outro lado, a própria introdução dos mutantes no Universo Cinematográfico Marvel pode ser o divisor de águas que a Casa das Ideias precisava.

Com a adição de personagens mais densos e com panos de fundo mais pesados, o estúdio poderia começar a diferenciar seus núcleos. Assim, histórias como X-Force e até mesmo Thunderbolts - Não custa nada sonhar - poderiam ser voltadas exclusivamente para o público adulto.

Enquanto um núcleo mais jovem como os próprios Novos Mutantes poderiam interagir diretamente com o Homem-Aranha de Tom Holland e novos personagens que sejam introduzidos na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel.

Assim, poderíamos ter núcleos que coexistissem em um mesmo universo e se relacionassem em determinados eventos, mas que não necessitassem de uma dependência para se sustentarem isoladamente.

É basicamente o que já acontece com o universo das séries.

Imagem de capa do item

Contras: Os Inumanos!

É uma citação muito forte dizer que os Inumanos são os novos X-Men da Marvel, mas também não há como negar que os personagens estão ocupando o espaço que poderia pertencer aos mutantes.

Logicamente, a Casa das Ideias não tem dado a mesma importância para o grupo que teria de dar caso fossem os alunos de Charles Xavier em seu lugar, mas percebemos que, cada vez mais, os Inumanos tem ganhado espaço dentro de Agentes da SHIELD e, provavelmente, se tornarão ainda mais importantes depois da estreia de sua própria série.

Além disso, o grupo já introduz diversos conceitos que os X-Men abordariam, como os conflitos de relacionamento e a presença de seres com os mais diversos poderes dentro do Universo Cinematográfico Marvel.

Caso um acordo entre Fox e Marvel aconteçam em um curto prazo, ainda há tempo para que isso seja trabalhado de maneira que os grupos não entrem em conflito.

Mas, provavelmente, o grupo se torne extremamente conhecido e amado depois de sua série, o que pode gerar até mesmo uma confusão quando os mutantes tenham de ser inseridos nesse universo, onde um outro grupo já esteja estabelecido.

Imagem de capa do item

Prós: Diversidade!

Ainda que os Inumanos nos apresentem uma vasta gama de possibilidades, os X-Men sempre serão o grupo mais diversificado das histórias em quadrinhos.

Tanto em termos de poderes, quanto em diversidade étnica, cultural e até mesmo sexual.

Isso expandiria ainda mais a galeria de personagens da Marvel e permitira que novos temas fossem abordados dentro de seu universo.

Além de termos novos heróis e vilões para tornar as batalhas ainda mais grandiosas, como já mencionamos no primeiro item da lista, novas possibilidades de relacionamento e interação entre os personagens poderiam ser retratadas, deixando o Universo Cinematográfico muito mais próximo dos quadrinhos e da vida real!

Imagem de capa do item

Contras: Onde estavam os X-Men?!

Ainda que a Marvel já tenha planejado um mode de controlar essa situação, esse é um problema que já pode ser sentido mesmo nos atual Universo Cinematográfico Marvel.

Quando vemos um filme solo do Capitão América, nos questionamos porque Steve Rogers não recorre aos Vingadores para que o problema seja solucionado de maneira mais simples.

Afinal de contas, o Sentinela da Liberdade não precisa proteger o seu ego como o Homem de Ferro o faz, por exemplo.

Mas onde estavam os mutantes esse tempo todo? Por que eles não se manifestaram durante a Batalha de Nova York? Por que eles não querem se unir à Academia de Vingadores de Steve Rogers?

Mais uma vez, a questão do desenvolvimento dos personagens fica comprometida. Mas é claro que, com o final da Fase 3, tudo o que conhecemos do Universo Cinematográfico Marvel pode ser mudado.

Thanos pode, simplesmente, reiniciar um novo universo em que os mutantes já existam. As possibilidades são tamanhas.

Só nos resta torcer para que um acordo aconteça e que os estúdios se esforcem para nos dar os X-Men que sempre quisemos ver nas telonas.

O que vocês acham? Gostariam de um acordo ou não?