As 5 melhores e as 5 piores adaptações de jogos de todos os tempos
As 5 melhores e as 5 piores adaptações de jogos de todos os tempos
Quais são as melhores e as piores adaptações de jogos?
Apesar de estarmos atualmente em uma grande leva de adaptações de jogos, elas já acontecem a muitos anos e geralmente eram marcadas por serem horríveis. Nos últimos anos tivemos uma mudança nessa ideia, com algumas com uma qualidade excelente, fazendo jus ao seu material fonte.
Nesta lista reunimos as 5 piores e as 5 melhores adaptações de video games de todos os tempos.
Pior - Max Payne
Max Payne foi uma franquia de jogos de ação que fez muito sucesso durante a geração do PlayStation 2 nos anos 2000. O jogo acompanha Max, um policial com problemas envolvendo remédios na sua busca por vingança pela morte de sua família.
O filme traz Mark Wahlberg no papel de Max e não consegue entregar cenas de ações que sejam tão interessantes quanto o jogo, nem se sustentam pelo drama e estética Noir. Além disso, o filme apresenta uma cena onde o personagem toma uma alta dose de remédios para não morrer de hipotermia e começa a ter alucinações vendo Valkyrias voando pelos céus enquanto mata os capangas do vilão, momento que parece interessante, mas tem um tom que destoa completamente da produção.
Melhor - Sonic
Sonic por muitos anos foi o rival direto de Mario nos videogames, fazendo com que as pessoas escolhessem ter um Mega Drive para jogar os jogos do Ouriço Azul ou então o Super Nintendo. Com a popularidade do personagem, já tivemos animações e até quadrinhos sobre sua história, mas em 2020 a franquia recebeu um live action.
O primeiro trailer do filme foi duramente criticado pelo visual de Sonic, o que gerou um adiamento da produção. Com mais tempo de produção, os efeitos do Ouriço Azul melhoraram, o que resultou em um filme foi bem elogiado pelo seu público.
A história começa com o personagem vindo para o mundo real e encontrando o policial Tom Wachowski, interpretado por James Marsden, que tenta ajudá-lo a voltar para seu mundo enquanto Doutor Eggman, interpretado por Jim Carrey quer sequestrar a criatura. O filme consegue ser bem humorado para agradar quem é fã de longa data da franquia, mas também um público mais infantil, sendo um grande sucesso.
Pior - Silent Hill: Revelation
Silent Hill: Revelation é a sequência do filme Terror em Silent Hill, lançado em 2006. Enquanto o primeiro mostrava Rose buscando sua filha na bizarra cidade, inspirados nos eventos do primeiro jogo, o segundo tenta adaptar o terceiro jogo.
Dessa vez a protagonista é Heather, a filha de Rose, que agora está mais velha. Após o desaparecimento de seu pai, ela decide ir até Silent Hill para tentar resgatá-lo. Os principais problemas da produção é o foco em Pyramid Head, criatura icônica da franquia, que aqui aparece sem ter muito sentido e nas atuações péssimas, seja a de Adelaide Clemens que interpreta a protagonista, ou então dos personagens de apoio, como Kit Harington que vive Vincent Carter, namorado de Heather.
Melhor - Detetive Pikachu
Detetive Pikachu é uma adaptação do jogo de mesmo nome lançado para o Nintendo 3DS lançado em 2016. O filme foi lançado em 2019 e em seu anúncio atraiu a curiosidade dos fãs, primeiro por Ryan Reynolds ser a voz de Pikachu e segundo pelos visuais extremamente realistas das criaturinhas.
O filme narra a jornada de Tim Goodman, interpretado por Justice Smith na busca pelo seu pai, com o auxílio de um Pikachu detetive. A produção se passa em Ryme City, um local onde batalhas Pokémon são proibidas e é repleto de detalhes e referências para os fãs de longa data da obra. Além disso, Detetive Pikachu é um filme divertido, mesmo tendo um foco em um público mais infantil, agrada também os fãs mais antigos da obra.
Pior - Doom
Doom é um dos jogos mais importantes para os videogames, sendo um dos responsáveis pela popularização do gênero de tiro em primeira pessoa. Então era questão de tempo que uma adaptação cinematográfica acontecesse e ela saiu em 2005.
O filme se inspira no primeiro jogo somente colocando um grupo de militares indo até uma base em Marte após um incidente. Mas ao invés dos heróis estarem matando hordas de demônios, eles vão se enfrentar em pessoas transformadas em monstros criados a partir de um cromossomo sintético criado por um cientista.
Além da mudança drástica em relação a história, o filme conta com efeitos especiais que eram péssimos mesmo na época de seu lançamento. E mesmo com nomes conhecidos no elenco como Karl Urban, Rosamund Pike e The Rock, apresenta atuações péssimas que atrapalham ainda mais a produção.
Melhor - Castlevania
Castlevania é uma das franquias mais populares e antigas da Konami. Seus jogos geralmente começam com o castelo de Drácula ressurgindo e o caos sendo instaurado no mundo. Então no controle de um Belmont, uma família de caçadores de monstros, você deve adentrar o castelo e combater as criaturas no local, até derrotar o lorde das trevas.
A animação traz Trevor Belmont, Sypha Belnades, uma estudiosa capaz de utilizar magia e Alucard, o vampiro filho de Drácula na busca para derrotar o Lorde das Trevas. Durante as 4 temporadas da série, eles se inspiram na premissa de alguns jogos da franquia como Castlevania 3: Dracula’s Curse ou Curse of Darkness.
Apesar disso, a animação de Castlevania não se apega aos eventos e a como os personagens são construídos nesses jogos, algo que não agradou muito os fãs mais dedicados da franquia. Apesar disso, com as alterações, alguns personagens, principalmente vilões como Carmilla e Isaac se tornam personagens extremamente mais interessantes que sua contraparte dos jogos, enquanto alguns como Alucard e o próprio Trevor mantém seu carisma da obra original.
Pior - Tekken
Tekken é uma franquia de jogos de luta marcada pela sua peculiaridade, onde temos um lutador de boxe enfrentando um Panda e também por seus crossovers com outras franquias, já tendo até mesmo Negan de The Walking Dead no elenco. Então a ideia de transformar essa história em um filme parece complicada, mas acontece em 2010.
O filme de Tekken narra a história de Jin que testemunha o assassinato de sua mãe pela Tekken uma terrível corporação que domina o mundo. Então o garoto parte para uma jornada de vingança tentando se tornar o Rei do Punho de Ferro, um grande torneio de artes marciais.
Apesar de pegar a história mais importante e talvez mais conhecida da franquia Tekken, o filme não consegue fazer o espectador se importar com o protagonista e muito menos com as outras aparições de lutadores famosos, seja Eddy Gordo ou Nina Williams. No fim, nem as coreografias de ação chamam a atenção, tornando a produção facilmente esquecida.
Melhor - The Last of Us
The Last of Us é um dos jogos que conseguem furar a bolha dos videogames e chamar a atenção até mesmo de quem não tem nenhum contato com a mídia. Com o sucesso estrondoso do primeiro jogo lançado em 2013 e de sua sequência que chegou em 2020, rendeu também uma adaptação para série que teve sua primeira temporada lançada agora em 2023, com uma segunda já a caminho.
A série adapta todo o primeiro jogo que mostra Joel, interpretado por Pedro Pascal em sua jornada com Ellie, vivida por Bella Ramsey, em um mundo tomado pela infecção de um fungo que transforma as pessoas em criaturas grotescas. A produção traz como Showrunner Craig Mazin, responsável por Chernobyl e Neil Druckmann, diretor dos dois jogos.
A produção foi extremamente elogiada por conseguir reproduzir com maestria os momentos dramáticos do jogo e também adicionar novos detalhes e alterações em momentos que aprimoram o universo Além disso, a série conta com as ótimas atuações de Pascal e Ramsey,mas também de outros personagens com menos presença, como Anna Torv, que vive Tess, Nick Offerman como Bill e Gabriel Luna como Tommy, irmão de Joel.
Pior - Super Mario Bros.
Super Mario é um dos clássicos dos videogames e é reconhecido até mesmo com quem mal tem contato com jogos. Mas Mario já foi adaptado para os cinemas em 1993 em uma produção que é considerada por muitos o pior filme de jogo já feito.
O filme conta a história de Mario e Luigi, dois encanadores que vão até uma outra dimensão para resgatar Daisy, uma arqueologista que é sequestrada por dinossauros humanóides. Além de ter um roteiro péssimo e atuações deprimentes, a produção ficou marcada pelo visual peculiar e quase assustador dos Goombas, criaturinhas que Mario enfrenta em seus jogos.
Melhor - Arcane
Arcane traz um pouco o universo de League of Legends em uma animação impecável criada pelo Studio Fortiche, que foi responsável por alguns trailers do jogo e também do primeiro clipe musical de K/DA, o grupo de Kpop do League of Legends. A série, dividida em 9 episódios, foi lançada em 2021 e foi um grande sucesso.
A série mostra a história de diversos personagens de Piltover e Zaun, uma das regiões de Runeterra, o mundo de League of Legends. Piltover é conhecida como cidade do progresso e lá acompanhamos Caitlyn, uma garota rica que tem o sonho de se tornar policial e Jayce e Viktor, uma dupla de jovens cientistas que pretende unir magia e tecnologia para avançar ainda mais as invenções da cidade.
Na parte pobre do local, chamada de Zaun, temos a história de Powder e sua irmã Vi, que viviam junto de Vander, um homem que queria transformar a região em um local melhor, sem conflitos e brigas. Mas após um acidente trágico as duas são separadas e vivem vidas diferentes.
Como League of Legends é um jogo online e não apresenta história dentro das partidas, Arcane adapta os contos que são lançados pela Riot Games, desenvolvedora do jogo, dando mais construção e contexto para cada um de seus personagens. Além disso, o estilo artístico utilizado para a série é impecável e transforma as batalhas entre personagens em obras de arte.