5 Erros e 5 acertos da nova fase da Marvel nos quadrinhos!
5 Erros e 5 acertos da nova fase da Marvel nos quadrinhos!
A Marvel, após as Guerras Secretas, estará pronta para lançar um mundo completamente novo, onde viveremos a Nova e Diferente Marvel. E do pouco que sabemos até agora, já dá pra se ter uma noção do que é bom e do que é furada!
ACERTO: O alvo
O foco da All-New, All-Different Marvel, assim como qualquer grande reformulação em seus títulos, sempre foi atrais novos leitores. E nesse quesito, ela está acertando em cheio.
Ao trazer um novo universo, cheio de diferentes personagens em situações diferentes e a partir de uma estaca zero, é claro que a Marvel está chamando a atenção de vários leitores iniciantes, e até mesmo de alguns mais antigos.
ERRO: Mudanças muito drásticas
Recentemente criou-se a ideia entre os fãs de que quadrinhos devem permanecer intocáveis, sem nenhuma alteração por longos e longos anos. Quem acompanhou os fóruns de discussão e até mesmo os comentários aqui no Legião na época do Superior Homem-Aranha sabe bem o que isso quer dizer.
Mas não, a mudança tem que acontecer. Afinal de contas, precisamos de histórias boas e histórias novas... Entretanto, a Marvel parece ter exagerado um pouco demais com essa nova fase. Ao fim das Guerras Secretas, o mundo inteiro terá mudado, não apenas personagem A ou B... E algumas mudanças podem acabar decepcionando os fãs.
ACERTO: Construção
Apesar de todo criticismo atribuído, a All-New, All-Different Marvel não surgiu do nada. É um projeto que vem sendo desenvolvido há anos. Mais precisamente, desde que Jonathan Hickman assumiu o título dos Vingadores e dos Novos Vingadores, com a chegada da Marvel Now.
Quem acompanhou os dois títulos sabe da crescente trama das incursões, das maquinações de alguns heróis e vilões e sabia que tudo acabaria colidindo. Como resultado, temos aí as Guerras Secretas. E algo a mais depois...
ERRO: Reboot?
Apesar de todos os leitores alegarem positivamente, a All-New, All-Different Marvel não aparenta, de forma alguma, ser um reboot. É apenas uma nova fase. Um novo conceito. Uma nova era.
Entretanto, as consequências das Guerras Secretas - chegada de personagens de terras paralelas, por exemplo - podem acarretar em graves problemas. Como esses personagens se adaptariam em um mundo extremamente novo? Se personagem X de Terra-A surge nessa nova fase, como fica o mesmo personagem X da Terra-B que é mais conhecido? Como seriam suas relações com o resto do mundo? Como eles agiriam? E os civis, no meio disso tudo, como lidariam com a situação de viverem em mundos diferentes?
São perguntas que caminham no limiar. Se a nova equipe criativa da Marvel souber respondê-las de modo digno, estaremos diante da melhor fase da Marvel nos quadrinhos. Se não, já não tenho tanta certeza disso...
ACERTO: Equipes criativas
Apesar de pouco ter realmente sido revelado a respeito das equipes criativas da All-New, All-Different Marvel, o que já sabemos é motivo definitivo para se comemorar.
Greg Pak possivelmente retornando ao Hulk e Mark Waid nos Vingadores? Não tinha como ficar melhor.
ERRO: Influência excessiva do cinema
Algo que vem sido observado desde a Nova Marvel e que tem se intensificado gradualmente é o modo como a Marvel está fazendo o caminho inverso e transformando seus quadrinhos para que fiquem mais próximos ao cinema.
Foco excessivo em alguns personagens que fazem sucesso no cinema - por exemplo... PRA QUE uma revista solo do Groot? - em detrimento a outros que não estão com a editora é um grande exemplo disso - retornaremos a isso -. Além disso, mudanças de uniforme e até mesmo de personalidades podem causar um grave problema.
ACERTO: Inclusão de personagens aclamados
A inclusão de novos heróis de universos alternativos pode falhar miseravelmente para se construir uma boa história, caso não seja bem tratado, mas ao menos o fator "fan service" foi bem desenvolvido.
Muitos fãs sonham em ver certos personagens no Universo 616, e o maior exemplo disso é Miles Morales, o Homem-Aranha Ultimate. Agora, ele não apenas está inserido nesse universo. Agora, ele também é um Vingador.
ERRO: Avanços temporais
Como alguns sabem, teremos um avanço de alguns meses na cronologia entre o fim das Guerras Secretas e o início da Nova e Diferente Marvel... Similar ao que aconteceu entre a mega-saga e o último arco dos Vingadores...
E novamente, se bem usada, essa lacuna poderá trazer grandes histórias e um desenvolvimento ideal para esse novo mundo. Porém, se não for o caso, estamos cara a cara com uma catástrofe que pode gerar confusão entre leitores e roteiristas, além de deixar um buraco na cronologia.
ACERTO: Equipes
A Marvel está reformulando completamente suas equipes, e isso é ótimo para alavancar personagens menos conhecidos direto para grandes equipes de renome.
A exemplo de tudo isso, temos Kamala Khan nos Vingadores, Inferno nos Inumanos e por aí vai... Além disso, alguns personagens estão mudando lentamente de equipes, o que pode gerar histórias interessantes, como o Coisa nos Guardiões da Galáxia. Uma pena que sabemos o motivo desse último...
ERRO: Descaso
Você pode até não ser um leitor ávido ou entender muito bem de quadrinhos, mas a esse ponto, todos que conhecem um pouco de super-heróis sabem que a Marvel está aparentemente promovendo o que aparenta ser um boicote interno contra os personagens cujos direitos autorais cinematográficos pertencem à Fox.
Com isso, temos o fim do Quarteto Fantástico, o encerramento de produção de action figures dos X-Men, a exclusão de ambas as equipes dos pôsters e imagens de divulgação da Marvel... Uma real angústia para os fãs da equipe.