43 Easter-eggs e referências espetaculares em Homem-Aranha: De Volta ao Lar!
43 Easter-eggs e referências espetaculares em Homem-Aranha: De Volta ao Lar!
Confira todos os easter-eggs e referências do novo filme do Homem-Aranha!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Homem-Aranha: De Volta ao Lar chegou aos cinemas na última quinta-feira (06/07) e já é um grande sucesso. Com uma trama inédita e cativante, o filme é recheado de easter-eggs e referências e nós listamos todos eles aqui!
POR LEO GRAVENA E
Imagens: Divulgação
Controle de Danos
O vilão de Homem-Aranha: De Volta Ao Lar é o Abutre. Com identidade civil de Adrian Toomes, o personagem é interpretado por Michael Keaton, o ator que deu vida ao Batman no filme de 1989.
Apesar do filme ser do Homem-Aranha, a maior rixa do Abutre é com Tony Stark. Adrian Toomes investiu em uma empresa que limpava várias das bagunças causadas pelos heróis da Marvel. Contudo, após a Batalha de Nova Iorque, Stark conseguiu um acordo com o governo para criar uma organização chamada Departamento de Controle de Danos, que substituiu o trabalho de Toomes.
Nos quadrinhos, o Controle de Danos é uma organização de engenharia e construção especializada em consertar e conter os estragos gerados pelas batalhas de super-heróis. Uma série sobre a equipe está sendo desenvolvida pelo canal ABC, o mesmo responsável por Agentes da S.H.I.E.L.D. e Agente Carter.
Anne-Marie Hoag
Tyne Daly interpreta Anne-Marie Hoag em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Nos quadrinhos, ela foi a criadora do Departamento de Controle de Danos, mas teve seu papel diminuído no filme, onde é apenas a diretora da organização.
Globo da Stark Expo
Em Homem de Ferro 2, durante a Stark Expo, uma feira de tecnologia feita pelas Industrias Stark, vemos parte do globo sendo destruído pelos drones controlados por Justin Hammer. Contudo, ele parece ter sido reparado deste então e aparece nos minutos iniciais do filme
Guerra Civil
Homem-Aranha: De Volta ao Lar se passa pouco tempo depois de Capitão América: Guerra Civil. Na primeira cena do filme do teioso, Tony Stark ainda aparece com os mesmos hematomas auferidos no filme do Capitão América. Com o avanço da trama em dois meses, os machucados somem.
Midtown High, 1962
No mesmo mural, temos uma frase dizendo que a escola de Peter está ativa deste 1962. A informação é mostrada também em vários casacos e camisetas dos alunos.
1962 foi o ano em que o Homem-Aranha foi apresentado nos quadrinhos, na revista Amazing Fantasy 15.
Howard Stark e Bruce Banner (Escola de Peter)
Howard Stark e Bruce Banner são grandes cientistas e ícones do Universo Cinematográfico da Marvel. Na escola de Peter, há homenagens aos dois. Primeiramente, Howard aparece em um painel e, mais tarde, Banner é visto em uma foto acima do quadro.
Dr. Abraham Erskine
No mesmo mural em que vemos Howard Stark, também temos o rosto do Dr. Abraham Erskine. O personagem esteve em Capitão América: O Primeiro Vingador, sendo o criador do soro do super-soldado.
É interessante notar que o personagem figura entre os grandes gênios do mundo, estando ao lado de Howard Stark e Albert Einstein, principalmente por ele mal ter sido mencionado após sua participação no primeiro filme do Capitão América.
Acordos de Sokovia
Em determinado momento do filme, um dos professores de Peter menciona os Acordos de Sokóvia de Capitão América: Guerra Civil e fala sobre suas implicações.
Os Acordos de Sokóvia foram responsáveis por limitar as atividades dos super-heróis, transformando todos os vingadores que não assinaram em vigilantes fora-da-lei.
Silk
Uma das colegas de Peter na equipe de decatlo acadêmico se chama Cindy e é uma jovem asiática, interpretada pela atriz Tiffany Espensen.
Nos quadrinhos, Cindy Moon é a heroína Silk, que foi mordida pela mesma aranha que deu poderes a Peter Parker. Lá, ela fica presa por 13 anos em um bunker, após ser mordida, para não ser morta pelo vilão Morlun.
Abe Brown
Além de Cindy, na equipe também temos Abraham Attah, que interpreta Abraham Brown. No filme, ele é usado principalmente para fazer graça de Flash Thompson; já nos quadrinhos, o personagem é o herói Tigre Negro, um dos Filhos do Tigre.
Servidão Humana
O romance de William Somerset Maugham conta a história de Philip Carey, um jovem que fica órfão e vai morar com seus tios, logo ele se interessa por livros e melhora sua educação. No final do livro, Phillip tem todas as suas ambições à sua frente, porém, ele escolhe se casar e ter filhos. O livro mostra Phillip em busca da felicidade, porém, ao final ele descobre que ela esteve sempre na sua frente.
O livro tem um paralelo interessante com o filme, além de Peter ser um órfão que mora com sua tia, ele passa toda a narrativa tentando ser um Vingador, acreditando que isso lhe trará felicidade e o sentimento de ser um verdadeiro herói. Contudo, quando tem a chance de escolher isso, ele decide voltar para a sua vida.
Além de todos os paralelos, Michelle lê o livro durante o filme.
Tio Ben
Em nenhum momento do filme o Tio Ben é citado, contudo, em uma cena, Peter conversa com Ned e diz a ele que a Tia May não pode saber que ele é o Homem-Aranha "por causa de tudo o que ela passou". Isso dá a entender que a morte do Tio Ben ainda é algo recente e que tanto May quanto Peter, que estão já tentando voltar à "vida normal" após a morte.
Betty Brant
Apesar do visual semelhante ao de Gewn Stacey, a atriz Angourie Rice, na verdade, interpreta Betty Brant em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.
Betty foi a primeira namorada de Peter Parker nos quadrinhos. Ela apareceu anteriormente nos filmes da trilogia de Sam Raimi sendo interpretada por Elizabeth Banks.
Martin Starr
Antes de ser o professor Roger Harrington em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o ator Martin Starr interpretou um personagem em O Incrível Hulk sendo creditado como O Nerd de Computadores.
Apesar do livro baseado em O Incrível Hulk ter revelado que o nome do personagem é Amadeus Cho, ainda há a possibilidade de um retcon que o transforme em uma versão mais jovem de Roger Harrington, visto que os livros baseados nos filmes da Marvel não fazem parte do cânone do UCM.
Capitão América
Segundo o diretor, ele se juntou com Chris Evans um dia e eles gravaram várias cenas e fitas. Certamente, várias aparecerão nos extras das edições em home video do filme.
As fitas são uma sátira de várias fitas e vídeos educacionais que são mostrados em colégios estadunidenses.
Universo Ultimate
A cena na qual o Homem-Aranha enfrenta assaltantes de banco fantasiados de Vingadores foi retirada dos quadrinhos Ultimate do herói, que tinham a proposta de atualizar o Cabeça de Teia e trazê-lo para o público do século 20.
Curiosamente, muito do Universo Cinematográfico da Marvel foi retirado dos quadrinhos Ultimate. Nada mais justo que o novo Homem-Aranha das telonas ser uma mistura de clássico e moderno.
Consertador
Além do Abutre, outros vilões como também trabalhavam limpando as zonas de conflito. Sem trabalho, eles formam uma aliança para derrotar Stark e o Homem-Aranha.
Interpretado no filme por Michael Chernus, o Consertador é muito mais velho nos quadrinhos. Contudo, a versão de cinema mantém seu anseio por invenções malucas.
Ossos Cruzados
Toomes teve a ajuda do Consertador para criar o traje do Abutre e conseguir roubar tecnologia alienígena em posse do Departamento de Controle de Danos. Em seus assaltos, a equipe criminosa conseguiu roubar as manoplas do Ossos Cruzados de Capitão América: Guerra Civil.
Shocker(s)
Os atores Logan Marshall-Green e Bokeem Woodbine interpretam diferentes versões do vilão Shocker no filme.
Nos quadrinhos, Shocker é um vilão minado de um par de manoplas que podem projetar explosões concentradas de energia. No filme, suas armas são construídas a partir das manoplas do Ossos Cruzados misturadas com tecnologia alienígena.
Curtindo a Vida Adoidado
Após a festa de Liz, Peter se vê obrigado a perseguir alguns dos capangas do Abutre. A cena de perseguição pela vizinhança foi inspirada por Curtindo a Vida Adoidado. Inclusive, Peter acaba acidentalmente invadindo uma festa na piscina onde o filme está sendo exibido.
O cineasta John Hughes, de Curtindo a Vida Adoidadoe Clube dos Cinco, é uma das grandes inspirações de Jon Watts, diretor de Homem-Aranha: De Volta ao Lar.
Gatuno
Aaron Davis é conhecido como o vilão Gatuno do Universo Ultimate da Marvel. Interpreta por Donald Glover no filme, ele é um criminoso que tenta comprar armas do grupo liderado Adrian Toomes. O personagem de Glover vê a negociação ser interrompida pela chegada do Homem-Aranha.
Apesar de conseguir escapar a princípio, não leva muito tempo para que o herói o procure em buscas de respostas sobre as atividades criminosas do Abutre. Eventualmente, Davis acaba cedendo e revela as informações que o Amigão da Vizinhança precisava, justificando que fez isso para proteger seu sobrinho que vive no Queens. Ok, mas quem é esse tal sobrinho?
Miles Morales
O sobrinho do Gatuno é ninguém menos que Miles Morales, o Homem-Aranha Ultimate. Nos quadrinhos, a história de Miles está associada à de seu tio, uma pessoa por quem o jovem herói nutria de grande admiração até descobrir que era, na verdade, um vilão.
A origem dos poderes de Miles também está ligada ao seu tio. Em um assalto à Oscorp, uma aranha geneticamente modificada acaba entrando sem ser vista na mochila de Davis, sendo levada, em seguida, para o apartamento do vilão. Mais tarde, ele receberia uma visita de seu sobrinho, que acabou sendo picado pela mesma aranha, ganhando poderes parecidos com os de Peter Parker.
Interrogatório com voz de mau
A cena em que Peter interroga o personagem de Donald Glover faz com que muitas pessoas se lembrem do Batman de Christian Bale, principalmente pela voz grave, rouca e sombria.
Placa de carros
As placas dos carros na balsa também fazem referência aos quadrinhos. UCSM01 diz respeito à edição número um de Ultimate Comics Spider-Man. Foi nessa edição que Miles Morales foi apresentado pela primeira vez como o Homem-Aranha.
Já a placa SM2-0563 remete à primeira aparição do vilão Abutre na segunda edição da revista Amazing Spider-Man, publicada em maio de 1963.
Escorpião
Interpretado por Michael Mando, o alter ego do vilão Escorpião, Mac Gargan aparece em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. A princípio ele tenta fazer uma negociação com a equipe do Abutre na balsa, mas tem suas ações frustradas pelo teioso e acaba preso.
Na cena pós-créditos, é revelado que Gargan foi vítima de sérios ferimentos durante o ataque à balsa. Ele questiona Toomes sobre a identidade do Homem-Aranha e diz que está atrás de vingança.
Kenneth Choi
O ator Kenneth Choi aparece como o diretor da Midtown High, sendo creditado como "Diretor Morita".
Choi já fazia parte do Universo Cinematográfico da Marvel antes de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. O ator interpretou Jim Morita, um dos membros da equipe especial do Capitão América no primeiro filme do herói.
O Diretor Morita de Homem-Aranha: De Volta ao Lar é neto de Jim Morita, ambos sendo interpretados por Kenneth Choi.
Mark Bagley
Há um grafite em um dos becos onde Peter troca de roupa em que o nome "Bagley" aparece. Se trata de uma referência à Mark Bagley, o artista que ilustrou um recorde de 111 edições consecutivas da revista Ultimate Homem-Aranha.
Um jeito de ganhar - mais - dinheiro
Logo no início do filme, após conhecermos o Departamento de Controle de Danos, o Abutre diz algo como "Agora os caras que fazem a bagunça também limparão ela". Com Tony Stark sendo quem instituiu o Controle de Danos, isso demonstra um grande conflito de interesses, já que após destruir uma ou duas cidades, ele pode também faturar em cima disso.
A trama fez com que muitos fãs lembrassem da história em quadrinhos Guerra Civil: Linha de Frente, onde Peter Parker e Ben Urich descobrem que Tony Stark utilizava informações privilegiadas para manipular o mercado de ações. No filme, ele acaba fazendo isso de uma maneira mais "legal", já que ele está sempre nas batalhas que ele mesmo acaba investindo posteriormente e ganhando dinheiro em cima.
Karen
A Inteligência Artificial do traje de Peter é dublada, originalmente, pela atriz Jennifer Connelly. A atriz é casada desde 2003 com Paul Bettany, que por anos deu voz ao JARVIS e, atualmente, interpreta o Visão no Universo Cinematográfico da Marvel.
"Beije ela, Peter"
Na parte do elevador em que Peter está salvando seus colegas, temos uma cena bem semelhante à do primeiro filme do Homem-Aranha, de 2002, em que o herói está de cabeça para baixo e, após salvar Mary Jane Watson, ele a beija.
Já em De Volta ao Lar, Karen diz para Peter beijar Liz Allen após ele a salvar, contudo, ele acaba caindo e o icônico beijo não é recriado.
Pedro
Em diversos momentos, o Abutre se refere a Peter como Pedro. Além dessa ser a tradução do nome bíblico, uma das curiosidades é que Peter foi chamado de Pedro Prado nas primeiras edições do Homem-Aranha publicadas no Brasil.
Amazing Spider-Man #33
Depois de 15 anos de filmes, finalmente a icônica cena de Amazing Spider-Man #33 foi recriada no cinema. Nela, Peter se vê preso em meio a escombros e se sente incapaz de escapar, mas consegue erguer todo o peso graças à sua força de vontade.
Camiseta da Pepper
A camiseta que Peter veste na cena onde Stark diz que vai apresentar o Homem aranha como o novo membro dos Vingadores possui a mesma estampa de uma camiseta usada por Pepper Potts em Homem de Ferro 3.
Megingjord
Assim como Toomes e outras organizações criminosas do Universo Cinematográfico da Marvel, o Homem de Ferro passou a usar a tecnologia alienígena para o desenvolvimento de armas.
As caixas dentro do avião sequestrado pelo Abutre possuem as iniciais do Departamento de Controle de Danos, sugerindo que o herói blindado criou uma milícia para acompanhar os Vingadores em suas missões após a cisão da equipe.
Uma das armas presentes dentro do avião é o Megingjord, o cinto mágico do Thor que concede ainda mais força física ao Deus do Trovão.
Igreja Coreana de Asgard
Contudo, o Megingjord não é a única referência ao Deus do Trovão. Quando Peter e May saem para jantar fora, eles passam em frente a um estabelecimento que possui grandes letras em coreano na frente, porém, abaixo temos a tradução: Igreja Coreana de Asgard.
Provavelmente isso significa que muitas pessoas estão aderindo à religiões ligadas a mitologia nórdica no universo Marvel.
Stan Lee
Não é um filme da Marvel sem Stan Lee. Dessa vez, sua participação não foi tão grande quanto em Guardiões da Galáxia Vol. 2 ou Vingadores: Era de Ultron, ainda assim, sempre é bom ver o bom velhinho em tela.
Detenção
Quando Peter é levado para a detenção e encontra Michelle, ele pergunta o que ela faz ali e ela responde dizendo que está lá apenas para desenhar pessoas desesperadas.
No filme Clube dos Cinco, que inspira boa parte das cenas de colégio do filme, vemos cinco jovens que estão sábado de manhã na detenção, em determinado momento cada um diz o motivo de estar lá e Alisson, personagem que inspira Michelle segundo o diretor Jon Watts, admite que não tem um motivo e somente foi para a detenção porque não tinha nada melhor para fazer.
Deadpool
Durante a aula de ginástica, Liz conversa com alguns amigos e diz que tem uma crush no Homem-Aranha. Um dos amigos dela, então, diz que ele pode ter o rosto todo queimado por debaixo da máscara.
Isso, claramente, fica como uma rápida referência ao amigo/inimigo/perseguidor do Homem-Aranha, o Deadpool.
MJ
O chefe da Marvel Studios, Kevin Feige falou sobre uma das cenas finais do filme, em que Michelle pede que a chamem de "MJ". Ele deixou claro que "Ela não é Mary Jane Watson, essa não é sua personagem. Mas dar a ela essas iniciais que lembram ao público de uma dinâmica bem específica é certamente bem intrigante para o que virá a seguir”.
O que o futuro reserva para Michelle e Peter, ainda não sabemos, porém é divertido pensar nas possibilidades que isso traz.
Aranha de Ferro
Ao final do filme, Tony Stark apresenta a Peter o traje que vai ganhar caso aceite se tornar um vingador efetivo.
O traje é uma mistura de vários visuais que o Homem-Aranha já teve nos quadrinhos. Entretanto, as principais referências são ao Aranha de Ferro - que apareceu nos quadrinhos originais de Guerra Civil como um presente de Tony – e ao segundo traje do Aranha Escarlate, que continha um emblema muito maior do que o típico.
Será que veremos o Homem-Aranha vestindo seu novo traje em Vingadores: Guerra Infinita?
A arte ao lado é do ilustrador Wisnu Tan. Confira mais do trabalho dele aqui.
Nada de identidade secreta
Ao final do filme, a Tia May de Marisa Tomei descobre que Peter Parker é o Homem-Aranha ao vê-lo trajado como o herói em seu quarto. Isso pode ter grandes desdobramentos na vida de Peter, afinal, ele estará lutando ao lado dos Vingadores no próximo filme da equipe.
As atividades extracurriculares de Peter como Homem-Aranha sendo mantidas em segredo da Tia May sempre teve uma grande influência nos quadrinhos. Com Peter sendo um jovem de 15 anos e sua tia uma adulta responsável, é óbvio que ela não permite que ele arrisque sua vida em lutas noturnas. Quando ela eventualmente descobre, é criada uma história de tensão dramática entre os dois.
Paciência
A segunda cena pós-créditos de Homem-Aranha: De Volta ao Lar exige bastante paciência do espectador. Afinal, pode ser frustrante esperar muito tempo por um momento e não ser devidamente recompensado. Contudo, fica aí o aprendizado. Ninguém quer ser feito de trouxa.