40 Easter-eggs e referências em Liga da Justiça!

Capa da Publicação

40 Easter-eggs e referências em Liga da Justiça!

Por Leo Gravena

Caso algum tenha sido esquecido, não deixe de comentar!

Ovos escondidos e referências caçadas com com a ajuda de Mike Sant’Anna, Gustavo Fiaux e Bia Oninawa.

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

“Linguagem de sinais de gorilas”

É uma das línguas na qual o Barry é fluente, porém ele não vai precisar disso quando lutar contra o Gorilla Grodd, já que ele pode falar telepaticamente. Porém, foi um divertido easter-egg.

Imagem de capa do item

Pinguim

Em um certo momento do filme, Alfred diz que sente falta dos tempos em que as maiores preocupações dele e do Batman eram pinguins explosivos

Imagem de capa do item

Bowie e Prince

No início do filme, vemos uma longa cena de abertura. Ao longo dela, uma cópia do Metropolis Post mostra uma comparação entre o desaparecimento do Superman e o falecimento de David Bowie e Prince.

No mesmo jornal, vemos a palavra Crisis embaixo, falando sobre uma Crise na cidade. Qualquer fã de quadrinhos sabe que a palavra Crise está sempre relacionada a vários eventos da DC.

Imagem de capa do item

Trump

Na cena de início do filme, vemos dois Skinheads atacando e destruindo a loja de uma mãe muçulmana. Um deles utiliza uma camisa escrito “MAGA horde”, nome dado para os apoiadores do Presidente Trump, cujo slogan de campanha foi “Make America Great Again”.

Imagem de capa do item

Janus

Também na cena de abertura, vemos uma placa de neon com a palavra “Janus” escrita. Nos quadrinhos, a Janus Cosméticos é a responsável pela origem do vilão do Batman, Máscara Negra.

Imagem de capa do item

Tensão entre Bruce e Diana

Nos quadrinhos, Diana e Clark podem ter tido um grande romance durante os Novos 52. Porém, os fãs da animação da Liga da Justiça já têm em mente com quem gostariam de ver a amazona: o Batman.

Na animação, os personagens tinham um relacionamento bem platônico e os fãs torciam para que eles ficassem juntos. A mesma tensão pode ser vista no filme.

Imagem de capa do item

S.T.A.R. Labs

Descobrimos, no filme, que a STAR Labs é quem está pesquisando a nave kryptoniana que caiu em Metrópolis durante O Homem de Aço. Além disso, Silas Stone, o pai do Ciborgue, também trabalha na empresa.

Imagem de capa do item

“Você pode falar com peixes?”

Em dois momentos do filme, Bruce faz essa pergunta para o Aquaman. Na segunda vez, ele até recebe uma resposta: ”Eu falo com a água. A água fala com os peixes”. Essa é uma piada constante com os poderes do Aquaman e, por muito tempo, as pessoas acharam que este era o único poder dele. Porém, como vimos no filme, existe muito mais nele do que “apenas” falar com os peixes.

Imagem de capa do item

Rick e Morty

Como já tinha sido visto em um dos trailers, no “esconderijo” do Flash, podemos ver Rick & Morty em uma das tvs.

BlackPink

Os fãs de KPop devem ter notado na hora, porém, caso você não conheça muito, em uma das TVs do Flash (e tocando ao fundo da cena), temos As if it’s Your Last, do grupo BlackPink tocando.

Imagem de capa do item

Doomsday Clock

“Agimos como se o Relógio do Juízo Final tivesse um botão de soneca” diz Bruce para Diana. Além de realmente existir um Relógio do Juízo Final, que mostra o quão próxima a humanidade está de encontrar o seu fim, o “Doomsday Clock” também é o nome da grande próxima saga da DC, que unirá os personagens de Watchmen com os da DC Comics.

Imagem de capa do item

A Caixa-Mãe dos Homens

No filme, Silas Stone diz que a Caixa-Mãe dos homens foi descoberta durante a Primeira Guerra Mundial e mandada para a América.

Em uma cena deletada de Mulher-Maravilha, veríamos Etta Candy e os aliados da heroína descobrindo o misterioso objeto.

Imagem de capa do item

Novos Deuses

”Tomarei meu lugar entre os novos deuses” diz o Lobo da Estepe. No filme, não vemos muito das origens ou motivações do vilão, porém a trama lembra muito a história O Quarto Mundo de Jack Kirby. A história mostra uma guerra entre os Novos Deuses bons e maus, em uma história que traz o vilão, as Caixas-Mãe e os parademônios.

Imagem de capa do item

Nova Gênesis

O plano do Lobo da Estepe é transformar a terra em uma versão de seu planeta natal, Apokolips. O local é um grande planeta horrível e devastado, onde os Novos Deuses malignos vivem.

Porém, ao final do filme, quando o Lobo da Estepe é derrotado, o local afetado começa a ficar completamente florido, com muita grama e flores. Uma alusão à Nova Gênesis, o planeta dos Novos Deuses do bem.

Imagem de capa do item

Darkseid

Em determinado momento do filme, o Lobo da Estepe grita “Darkseid”. O personagem é o comandante de Apokolips e é conhecido como o “Deus do Mal”. Provavelmente ele surgirá para enfrentar a Liga da Justiça em algum momento no futuro...

Imagem de capa do item

“Você vai me amar”

Na cena em que o Lobo da Estepe rouba a caixa-mãe das amazonas, logo no final da sequência, ele diz que todas ali amarão a ele, que todo o mundo irá amá-lo. Possivelmente ele estava falando da destruição do planeta e de controlar a todos, porém…

Isso também parece ser algo ligado a Equação Antivida, que se liga diretamente ao Darkseid e faz com que todas as mentes possam ser controladas.

Imagem de capa do item

Templo de Ártemis

No filme, vemos o templo de Ártemis queimando. Isso é um aviso dado pela Rainha Hipólita para a Mulher-Maravilha.

Ártemis é uma deusa que sempre está ligada às Amazonas e, nos quadrinhos, à Mulher-Maravilha. Ela é conhecida por ser a deusa da Lua e da Caça, além de ser uma deusa virginal, o que significa que ela não é ligada ou dependente de nenhum homem.

Nos quadrinhos, junto de Atena, Afrodite, Héstia e Deméter, Ártemis é uma das deusas que criaram as Amazonas.

Imagem de capa do item

Lanterna Verde

Após descobrirem sobre o Lobo da Estepe e a invasão, Diana conta a história da ultima vez que o vilão tentou conquistar a Terra. Durante o conto, vemos Amazonas, Atlantes, Deuses e homens lutando lado a lado.

Porém, na cena algo se destacou: Um Lanterna Verde. Aparentemente, ele se chama Yalan Gur e, nas HQs, esteve na Terra por volta do século 10. Outros fãs acreditam que ele é uma versão do Salaak.

No filme, vemos ele morrendo e seu anel saindo para procurar outra pessoa digna de usá-lo.

Imagem de capa do item

Deuses

Na cena da história contada pela Mulher-Maravilha, também vemos alguns deuses. São eles:

Ártemis, que luta com o arco e flecha flamejantes; Zeus, que dispara grandes raios contra os aliens; e Ares, que utiliza seu machado para matar os parademônios.

Imagem de capa do item

Batman 89

Além da trilha sonora do Batman de 1989, dirigido por Tim Burton, ainda temos no avião de Bruce algumas armaduras Samurai, que fazem referência à decoração da Mansão Wayne no filme.

Imagem de capa do item

Origem de Barry

Assim como nos quadrinhos e na série, Barry Allen ganhou seus poderes após ser atingido por um raio. Ele diz que isso foi um “acidente”, assim como o de Ciborgue.

Imagem de capa do item

Cemitério Maldito

Barry fala sobre o clássico de Stephen King quando os membros da equipe estão discutindo sobre trazer, ou não, o Superman de volta dos mortos. Ele diz que o herói pode voltar como em “Cemitério Maldito”, onde os animais enterrados voltam dos mortos, porém muito mais violentos.

Imagem de capa do item

Rone Wesley

Quando a equipe está se infiltrando na nave kryptoniana caída, para tentar reviver o Superman, o Flash se disfarça de um motorista de caminhão. Quando ele tenta entrar, o Ciborgue hackeia os aparelhos de segurança de entrada e coloca como se as credenciais do Flash fossem de um tal de Rone Wesley, nome muito semelhante a Rony Weasley, de Harry Potter.

Imagem de capa do item

Plano de Contingência

Antes de ressuscitar o Superman, Alfred, Bruce e a equipe falam sobre um plano de contingência para parar o herói caso as coisas dêem errado. Obviamente, isso deixou os fãs da DC ainda mais animados do que antes, já que, como muitos sabem, o Batman possui planos para derrotar cada um dos membros da Liga.

Será que veremos Torre de Babel sendo adaptado no futuro?

Imagem de capa do item

Estátua e o memorial do Superman

A estátua do Superman, que foi destruída em Batman vs Superman, tem um grande espaço no filme. É até ela que vemos o herói indo logo após ter ressuscitado. Tanto ali, quanto na montagem inicial do filme, vemos como a falta do personagem afetou o mundo.

Imagem de capa do item

“Você sangra?”

Em um daqueles momentos em que o cinema inteiro vibra, Clark, após ressuscitar, segura o Batman e lhe faz a mesma pergunta de Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Dessa vez, com muito mais raiva e até mesmo deboche.

Imagem de capa do item

Pequena Sereia

Em outro momento do filme, após se desentender com o Aquaman, o Ciborgue deixa claro: “Só mantenha a pequena sereia longe de mim”.

Imagem de capa do item

Guerra Entre Amazonas e Atlantes

O Aquaman diz que, muito tempo atrás, as Amazonas e os Atlantes tiveram uma guerra, ”Antes do meu tempo”, ele diz. Isso certamente é uma referência a Ponto de Ignição. No quadrinho, o Flash altera a linha do tempo e as Amazonas e os Atlantes travam uma grande guerra.

É bem possível que vejamos isso em tela no filme do herói, que terá o mesmo nome: Flashpoint.

Imagem de capa do item

Laço da Verdade

Outra cena que deixou os fãs muito felizes no cinema foi quando o Aquaman toca no laço da verdade, acidentalmente e começa a falar sobre seus sentimentos de maneira real e honesta.

Nos quadrinhos, diversas são as vezes em que isso acontece e, normalmente, costumam ser momentos divertidos.

Imagem de capa do item

Steve Trevor

Falando em Mulher-Maravilha. Logo de ínicio, ao ver a nave do Batman, ela diz que conhecia alguém que teria adorado pilotá-la. Mais tarde no filme, o Batman fala sobre o personagem.

Além de fazer uma conexão direta com os eventos de Mulher-Maravilha, isso também explica a trama abandonada de Batman vs Superman, de que a heroína havia abandonado a humanidade, quando na verdade ela apenas não estava sob os holofotes do mundo dos homens e agindo em segredo.

Imagem de capa do item

Verdade, Justiça e o modo de vida americano

Durante a batalha final contra o Lobo da Estepe, o Superman diz que é fã de ”Verdade e Justiça”, fazendo alusão a frase que, na era de ouro, definiu pelo o que o herói lutava.

Imagem de capa do item

Dostoievski

Em um divertido momento, se deparando com uma família russa, o Flash acena e diz: “Dostoievski”. A referência não é muito grande, porém é uma certeza de que a cena vai se tornar um meme e que o autor russo deve ficar um pouco mais famoso entre os fãs do filme.

Imagem de capa do item

Visual do Ciborgue

Muitos fãs não estavam gostando do visual do Ciborgue no filme, principalmente por não ser muito semelhante aos quadrinhos. Porém, ao final da trama, o herói sofre mais uma transformação, e surgem “placas” maiores em seu peitoral, além de outras pequenas alterações que o deixam muito parecido com o Ciborgue dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Analista criminal

No final do filme, Barry Allen consegue um emprego como analista criminal no departamento de polícia de Central City. Além de ser o trabalho do personagem nos quadrinhos, isso deve ter maior importância no filme solo do personagem, fazendo com que possamos conhecer nomes importantes das histórias do Flash que estão diretamente ligados ao local.

Imagem de capa do item

Sala da Justiça

Em uma das cenas finais, vemos Bruce Wayne, Diana e Alfred na antiga mansão Wayne. Bruce diz que quer uma grande mesa com seis lugares, Diana o completa, dizendo que a mesa deve ter espaço para mais membros que venham a surgir.

Parece que, no futuro, a antiga mansão deve se tornar a sede oficial da Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

Clark abrindo a camisa

Na montagem de cenas finais, podemos ver Clark correndo para um beco, ouvindo o chamado das pessoas e então abre sua camisa exatamente como no movimento que se tornou clássico com o Superman de Christopher Reeves.

Booyah!

A frase é uma das expressões clássicas do Ciborgue no desenho animado dos Jovens Titãs, que continuou em Jovens Titãs GO!. E, no filme, logo no final, temos uma rápida referência a isso, o que deixou muitos fãs do herói felizes!

Imagem de capa do item

Superman vs Flash

Uma das coisas que os fãs da DC sempre brigam sobre é: Quem é mais rápido? O Superman ou o Flash? Essa disputa já foi feita diversas vezes, porém, na maioria das vezes o Flash é o campeão.

Imagem de capa do item

Exterminador

Na segunda cena pós-créditos, vemos o Exterminador, interpretado por Joe Manganiello, chegando no grande barco de Lex Luthor. O personagem está utilizando seu visual clássico dos quadrinhos, com as espadas, armas e a máscara dividida.

Imagem de capa do item

Legião do Mal?

Lex Luthor diz que os heróis formaram uma Liga da Justiça… E então pergunta ao Exterminador se eles não deveriam fazer algo semelhante. Provavelmente em uma sequência veremos os vilões dos heróis da Liga se juntando e lutando contra os heróis para derrotá-los mais facilmente.