36 Easter eggs e referências em Deadpool 2!
36 Easter eggs e referências em Deadpool 2!
O Mercenário Tagarela continua… Tagarela!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Deadpool 2 não é apenas um filme com piadas, risada e momentos violentos. Ele é também um longa-metragem recheado de easter eggs e referências ao universo dos mutantes, aos quadrinhos Marvel e até mesmo à concorrência, DC Comics!
Não acredita? Confira nossa lista com nada menos que 35 easter eggs e acompanhe!
E é claro que teremos spoilers, caso você ainda não tenha visto a nova aventura do Mercenário Tagarela.
Stan Lee na parede
Stan Lee não participa deste filme, diretamente, mas está em uma rápida cena, representado em um grafite na parede da cidade onde a X-Force pousa do salto do avião.
Mojoverso
Em sua introdução, Shatterstar confirma que veio de um lugar chamado Mojoverso, ligação direta com o local dominado pelo bizarro vilão Mojo, alienígena que domina escravos em um mundo de lutas constantes.
Calado, Thanos!
Essa é bem óbvia: Deadpool vira para Cable e fala “Calado, Thanos!” Isso, é claro, por conta do ator de Cable, Josh Brolin, que também viveu Thanos em Vingadores: Guerra Infinita e Guardiões da Galáxia.
Lanterna Verde
Uma das piadas da cena pós-créditos envolve Deadpool matando Ryan Reynolds, o ator que o interpreta, antes que ele possa estrelar o filme do Lanterna Verde, considerado por fãs e críticas como um grande fracasso. O Lanterna é uma piada recorrente desde o primeiro filme do Mercenário.
Os X-Mirins
A equipe mais jovem de X-Men, formada pelos mutantes vistos em X-Men: Primeira Classe ou o mais recente X-Men: Apocalipse, é vista por um breve segundo, quando *Deadpool está na Mansão X e Fera fecha a porta, para evitar serem importunados. Estão lá também Tempestade, Mercúrio, Professor X e Ciclope.
Essex?
O local onde o jovem Russell era mantido encarcerado tinha em seu nome o termo Essex, com o nome completo de Casa Essex para Reabilitação Mutante. Muita gente ficou achando que o Sr. Sinistro poderia aparecer em algum momento do filme, pois seu nome real é Nathaniel Essex. Não aconteceu, então é mais um mero easter egg, ou preparação para o futuro.
Hope Summers
Quando volta no tempo e repete a cena da invasão ao orfanato, Cable diz que o nome de sua filha é Hope. Trata-se de Hope Summers, que nos quadrinhos é filha adotiva de Cable, resgatada pelo mutante de um ataque feito pelo grupo conhecido como Purificadores.
Fanático rasga Deadpool
Quando encontra Deadpool, o Fanático simplesmente pega o mercenário, o levanta no ar e o rasga ao meio. A cena é quase idêntica ao encontro entre Hulk e Wolverine do Universo Ultimate, quando o Gigante Esmeralda rasga o mutante rabugento ao meio, sem a menor piedade.
Yukio
A personagem Yukio pode ter sido identificada como uma versão da heroína Faísca. Mas ela é, na verdade, a mesma personagem que apareceu no segundo filme de Wolverine, com o mesmo nome, mas reinterpretada.
Tropa Alfa
Durante uma das cenas em que Dopinder aparece em seu taxi, podemos ver a propaganda de uma agência de viagens que anuncia passagens baratas para o Grande Norte Branco, isso é uma referência à equipe conhecida como Tropa Alfa, formada apenas por heróis Canadenses.
E por falar em Wolverine…
Se você ficou até o final dos créditos iniciais, viu que Wolverine aparece por lá. Mas a cena é reutilizada de X-Men Origens: Wolverine, quando Logan enfrenta a versão antiga de Wade Wilson, que inclusive é morte por Deadpool.
Black Tom Cassidy
O homem que Deadpool usa para fazer piadas sobre o suposto racismo de Cable, Black Tom Cassidy, é, na verdade, um personagem bem importante na mitologia dos X-Men. Ele é um dos vilões dos mutante, primo de Banshee e também grande inimigo de Deadpool.
Ele é mais de um
O Fanático, que surge perto do fim do filme, foi interpretado por… Ryan Reynolds! O ator que viveu Deadpool dublou o Fanático e também serviu de captura facial para o vilão. “Sou um grande fã”, disse Wade Wilson, para o vilão. E é mesmo, pelo visto.
Matt Damon e Alan Tudyk
A dupla de atores aparece em uma caminhonete, vestidos como caipiras, enquanto Cable chega ao presente. Não viu? Tudo bem, eles estão quase irreconhecíveis.
Taylor Swift
Em uma cena, quando Wade Wilson vai visitar a Mansão Xavier, ele acaba dando um passeio na cadeira do Professor X, e por breves segundos, podemos vê-lo usando uma camisa com duas gatas, chamadas Meredith e Olivia. Essas, no caso, são justamente as gatinhas de estimação da cantora Taylor Swift.
Os problemas com TJ Miller
O ator TJ Miller, enquanto gravava Deadpool 2, foi alvo de acusações envolvendo assédios e outros problemas do gênero. Em um dos momentos do filme, há uma pequena piada sobre o caso. Há uma TV ligada com a chamada "Christopher Plummer recusa papel em Deadpool 2".
A chamada faz referência à inclusão de Plummer em Todo o Dinheiro do Mundo, filme que tinha Kevin Spacey no papel principal, mas que o trocou por Plummer, após o ator ser acusado da mesma maneira que TJ Miller – e Miller, aliás, não deve retornar para os próximos filmes da saga, incluindo X-Force.
Deadpool se explodindo
O filme abre com Deadpool se explodindo em sua cozinha, fazendo ainda uma brincadeira ao fato de Wolverine ter morrido antes dele, em Logan. É bem comum que Deadpool se exploda em suas histórias em quadrinhos, ainda mais por conta de seu fator de cura altamente eficaz.
Brad Pitt
É um easter egg um pouco óbvio, afinal foi notícia antes mesmo de o filme estrear. Mas, sim, o mutante Vanisher é interpretado por Brad Pitt na aventura, ainda que apareça por apenas um segundo em tela.
Universo DC
Deadpool faz graça com a DC em, pelo menos, dois momentos bem distintos: um que aparece no trailer, quando ele questiona se Cable não veio do Universo DC, por ser tão sombrio.
O outro é quando o herói está atrasado para ver Vanessa, sua amada, e diz que se atrapalhou brigando com um cara que tinha uma mãe chamada Martha – em referência ao final de Batman vs Superman: A Origem da Justiça.
Mais Hugh Jackman
Há uma referência quase secreta sobre Hugh Jackman durante o momento em que Deadpool traça seu plano, quando desenha tudo com giz de cera em uma planta da cena.
Em determinado momento, o menino Russell é demarcado como “Prisioneiro 24601”. Este é o mesmo número de prisioneiro de Jean Valjean, protagonista de Os Miseráveis, musical estrelado por… Hugh Jackman.
Várias gracinhas para a Marvel
O filme é recheado de pequenas piadas sobre os filmes da Marvel, que vão além da menção a Thanos para Cable. Em determinado momento, Deadpool chama Dopinder de Pantera Marrom. Em outro, ele chama Dominó de Viúva Negra.
Há ainda a cena em que ele define Cable como um cara mal humorado com o braço do Soldado Invernal.
Os Goonies
Um easter egg que já estava nos trailers, mas enquanto Wade Wilson descansa e deixa suas pernas se regenerarem, ele usa a exata mesma camisa de Gordo, um dos personagens de Os Goonies.
Em outro momento, Deadpool chama Cable de Willy Caolho, pirata que serve como inspiração para as buscas das crianças de Os Goonies. O mais divertido é que Josh Brolin também esteve neste filme.
O diretor
David Leitch, diretor do filme, é um dos mutantes prisioneiros no caminhão, que Cable deixa cair enquanto luta com Dominó.
O uniforme cinza
Pode ter sido apenas uma referência, mas após ser atacado por Russell, no final do filme, a roupa de Deadpool fica quase que completamente cinza, chamuscada – o uniforme usado pelo mercenário em sua época mais moderna da X-Force também era cinza.
Ele não sabe desenhar pés!
Deadpool faz graça com seu próprio criador no mundo real, Rob Liefeld, quando fala que “tal ideia é tão burra que só pode ter sido criada por alguém que não sabe desenhar pés”. Liefeld, até hoje, recebe críticas por realmente não ser muito bom em criar pés para seus personagens.
Repórter especial
Durante o incidente com Russell, uma repórter narra os fatos na TV. O nome dela é Irene Merryweather, uma personagem da série em quadrinhos Cable & Deadpool, que serve de interesse romântico para Cable.
Cura para a cegueira
No primeiro filme, Deadpool fala para Al Cega que há uma certa quantia de cocaína guardada em seu apartamento, junto com a cura para cegueira.
Neste filme, Wade usa a cocaína e logo vemos que realmente há um pacote chamado “cura para a cegueira”, logo ao lado.
O corte de Wade
Deadpool corta as balas de Cable, ou tenta, da mesma maneira que Wade Wilson faz com os inimigos em X-Men Origens: Wolverine.
Até o 11!
A arma de Cable tem um seletor que lembra um seletor de amplificador da guitarra, que vai até o 11, justamente como uma das tiradas do filme Spinal Tap, que conta a história da banda fictícia de mesmo nome.
Papa, Can You Hear Me?
A música cantada por Deadpool em diversos momentos do filme é Papa, Can You Hear Me?, da cantora Barbra Streisand. Ele, inclusive, brinca que a canção se parece Do You Want to Build a Snowman, de Frozen, animação da Disney.
Calças Marrons (e brancas!)
Ao entrar no táxi de Doppinder, Wade comenta que deveria ter trazido suas calças marrons, uma clara referência ao primeiro filme, onde ele explica para um bando de capangas por que ele usa vermelho.
Durante a luta contra o Fanático, Wade também comenta sobre suas calças brancas, em outra referência.
Uma scooter vermelha…
Onde já vimos isso? Uma capa bem famosa que traz Deadpool e o Treinador mostra o mercenário usando uma scooter vermelha, da mesma forma que no filme.
Ele é Bond, James Bond
Toda a sequência de abertura do filme é uma paródia dos longa-metragens de 007, James Bond, no melhor estilo Deadpool agente secreto.
Diga o que quiserem
A antiga comédia romântica é alvo de piada em Deadpool 2, quando o mercenário tenta pedir perdão a Colossus com um aplicativo de caixa de som em seu celular. A cena faz referência a um dos momentos do antigo filme de John Cusack.
Não é tão diferente assim…
Muitos reclamaram que os personagens da X-Force morrem, em sua maioria, assim que entram em cena durante o filme. Porém, isso não é tão separado dos quadrinhos. O mutante Zeitgeist, membro de uma das encarnações a X-Force, também morre pouco tempo depois de estrear nos quadrinhos, de maneira bem parecida, com seu corpo partido ao meio.
Instinto Selvagem
A cruzada de pernas reveladora que Wade Wilson dá, enquanto está se recuperando, é uma referência ao filme Instinto Selvagem,