31 Easter-eggs e referências na segunda temporada de Demolidor!

Capa da Publicação

31 Easter-eggs e referências na segunda temporada de Demolidor!

Por Márcio Jangarélli

Obviamente, temos MUITOS SPOILERS GIGANTESCOS da segunda temporada, assim, prossiga com cuidado!

Agora que já ganhamos e devoramos a temporada, podemos falar sobre suas referências, easter-eggs e relações com o Universo Marvel da TV e cinema. E olha, não é pouca coisa. Separamos 31 Easter-Eggs e referências da segunda temporada de Demolidor. Pega seu capacete com chifrinhos, seus sais e sua camiseta com estampa de caveira e vem com a gente.

Imagem de capa do item

Jessica Jones

Muitos esperavam que Matt fizesse uma aparição na série da Jessica Jones, que estreou em Novembro do ano passado, porém, a ligação entre as histórias foi feita por Claire Temple, a Enfermeira Noturna, que parece ser o Nick Fury das séries Netflix. Na segunda temporada de Demolidor também não vimos a heroína, porém tivemos algumas referências.

Em uma conversa entre Marcy e Foggy, o nome da heroína aparece, quando a advogada fala que Jessica e outros vigilantes estão na mira da promotoria. Ainda temos Claire falando sobre a ajuda que deu à Jessica e Luke no episódio A.K.A. Smile, menções ao Detetive Oscar Clemons, da série de Jones, e uma participação especial no final da temporada, mas que deve ser tratada devidamente. A promotora Reyes também apareceu em Jessica Jones, na Season Finale, tentando incriminar Jones, ligação direta com o comentário de Marcy.

Imagem de capa do item

Luke Cage

Assim como Jessica, Luke Cage foi referenciado nessa temporada. Em uma conversa entre Claire, que salvou a vida de Luke em Jessica Jones, e Foggy, ela cita um “amigo muito mais forte” que Matt.

Também, após o final do último episódio da série, tivemos o primeiro teaser da série solo do Luke Cage, que ganhou data de lançamento para 30 de setembro.

Imagem de capa do item

Agents of S.H.I.E.L.D.

Expandindo ainda mais os lanços entre as produções Marvel, o segundo ano de Demolidor fez referências à Agents Of S.H.I.E.L.D., ainda que não tenha tocado no assunto do surto de Inumanos no mundo mostrado pela série da ABC. A gangue de motoqueiros Cães do Inferno, ponto importante na trama, já havia aparecido na primeira temporada de S.H.I.E.L.D., no 15º episódio, onde a Asgardiana Lorelei usa seus poderes para controlar membros da gangue.

Cybertek Settles, organização que criou o Deathlok, controlada pela HIDRA, também da primeira temporada de S.H.I.E.L.D., aparece em uma das cenas de Karen no jornal.

Imagem de capa do item

Roxxon Corporations

A Roxxon Corporations, empresa vinda dos quadrinhos, de várias divisões, com a ala de energia sendo a mais conhecida, foi vista em Homem de Ferro 2 e Agent Carter e, agora, na segunda temporada de Demolidor. Ligação sutil, porém, eficiente.

Imagem de capa do item

Grotto

O sobrevivente do massacre da máfia irlandesa pelo Justiceiro, Grotto veio dos quadrinhos. Ele apareceu em 1981, no Demolidor de Frank Miller, curiosamente, a mesma edição onde vemos a Elektra pela primeira vez. Nos quadrinhos, ele é um dos empregados de Wilson Fisk, assim como Turk Barrett, que também reapareceu nessa temporada.

Imagem de capa do item

Blake Tower

A mão direita da promotora Reyes, Blake Tower, também é um personagem dos quadrinhos. E não é qualquer um, quando ele está nas revistas do Demolidor por mais de 40 anos, com sua primeira aparição em 1975. Ele tem ligações com o Luke Cage, o Punho de Ferro, o Homem-Aranha e o Soldado Invernal.

Imagem de capa do item

Gladiador

Melvin Potter está de volta nessa temporada e, além de nos dar 2 novos uniformes do Demolidor, 3 se incluso o remendo na máscara, mostrou o seu próprio uniforme, do vilão Gladiador dos quadrinhos.

O personagem já trabalhava para o lado obscuro da força no primeiro ano da trama e, depois dessa referência direta ao seu original nos quadrinhos, talvez ele possa voltar às origens nas próximas temporadas.

Imagem de capa do item

Rolê com a Elektra

A Elektra foi um dos carros-chefe da promoção dessa temporada e um dos pontos principais da trama. No episódio 5, quando mostram o primeiro encontro entre Elektra Natchios e Matt Murdock, temos várias referências ao encontro dos dois nos quadrinhos de Frank Miller, uma delas é o passeio de conversível que Ellie leva Matt. O passeio não acaba como nos quadrinhos, mas foi uma boa referência.

Imagem de capa do item

Matt Novinho

Ainda nos flashbacks entre Matt e Elektra, temos o visual de óculos quadrados, roupas largas e cabelo mais comprido de Murdock na faculdade, assim como nos quadrinhos de apresentação da Elektra.

Imagem de capa do item

Morte da Elektra

E, como muitos esperavam, tivemos a morte da Elektra na série. A cena faz referência a morte da personagem nos quadrinhos, ainda que seja em contexto e com assassino diferentes.

Nos quadrinhos, ela é assassinada pelo Mercenário, uma das causas do ódio de Matt pelo vilão, enquanto na série ela é morta pelo ninja Nobu. Ainda, na cena em que Elektra mata os dois seguidores do Stick no carro, o Sai atravessar o corpo, mas não as roupas, é um leve aceno à morte da personagem também.

Imagem de capa do item

Ressurreição da Elektra

E, se temos a morte, que muitos esperavam para a próxima temporada, a última cena que vemos de Elektra é sua preparação para ressurreição. Ainda que os contextos pareçam ser diferentes.

Nos quadrinhos, o Tentáculo tenta a ressurreição, mas quem acaba a realizando mesmo é o Demolidor, num contexto geral, a história é a mesma.

Imagem de capa do item

O Tentáculo

O grande vilão da temporada, se podemos colocar dessa forma, seria o grupo O Tentáculo, traduzido como “A Mão”, parte da mitologia do Demolidor e da Elektra nos quadrinhos, por conta do treinador de Matt, o Stick.

Durante a temporada, escutamos a história do Casto e do Tentáculo e suas ligações com a arma chamada Céu Negro que, na série, acaba sendo a própria Elektra. A assassina já fez parte das duas organizações nos quadrinhos e, por fim, começou seu trabalho solo. Pelo final da temporada, veremos Elektra do outro lado agora. Nos quadrinhos, o Tentáculo já lutou contra os X-Men, os Vingadores, o Wolverine e com o Homem-Aranha.

Imagem de capa do item

People vs Frank Castle

Todo arco do Povo x Justiceiro, no meio da temporada, foi uma referência ao quadrinho The Trial Of The Punisher, onde Castle se entrega à polícia por conta de uma acusação de assassinato de um policial.

Imagem de capa do item

Demolidor acorrentado no telhado

Referência direta aos quadrinhos Punisher #3, com o Demolidor acorrentado, enquanto o Justiceiro discute sua ideologia violenta. Nos quadrinhos, inclusive, Matt tem uma arma grudada em sua mão, porém, ele tenta atirar, só para descobrir que a arma estava desarmada, assim como a cena que ele descobre, na série, que o Justiceiro colocou uma arma sem balas em sua mão. A cena ainda refaz as falas dos quadrinhos, como “A escolha que faço toda vez que aperto o gatilho”. Simplesmente épica.

Imagem de capa do item

Jeri Hogarth

Voltando a falar de Jessica Jones, na season finale tivemos a participação de Jeri Hogarth, a advogada para qual Jessica trabalha em sua série, oferecendo um emprego ao Foggy, agora que a Nelson & Murdock está fechada.

Essa aparição é semelhante a de Claire Temple na série e Jones e abre espaço para especulações sobre a segunda temporada do programa e a prometida reunião dos heróis, em Defensores, além do futuro de Demolidor e seu possível terceiro ano.

Imagem de capa do item

Rei do Crime

Um dos pontos mais altos da temporada, a volta de Vincent D’Onofrio como Wilson Fisk, que rendeu, além de suas cenas com o Justiceiro e Murdock, Fisk finalmente sendo chamado pelo seu codinome dos quadrinhos, o Rei do Crime. “Porque, na prisão, só pode existir um Rei do Crime”.

Imagem de capa do item

Justiceiro Preso

Falando sobre Fisk, o Justiceiro na cadeia é uma referência a história de PunisherMAX, onde, ao contrário de outras tramas, onde ele vai por vontade própria à cadeia em busca de algum criminoso, dessa vez ele é realmente capturado e aprisionado.

A cena em que ele entra pelos corredores do presídio pela primeira vez lembra muito as primeiras páginas do quadrinho, onde ele passa pelas celas com os prisioneiros gritando ameaças e jogando lixo.

Imagem de capa do item

Bloco D de Demolidor

O bloco de celas D, onde Wilson Fisk e o Justiceiro foram aprisionados nessa temporada, foi uma menção aos quadrinhos “The Devil in The Cell Block D”, quando o Demolidor vai parar atrás das grades. É interessante a menção, considerando o rumo que a série está tomando, porque talvez, em breve, pode ser que Matt faça uma visita mais duradoura ao local.

Imagem de capa do item

Finn Cooley

O ataque da máfia irlandesa e Finn Cooley também estão atrás do Justiceiro em Punisher MAX, uma das grandes inspirações do Frank Castle da série, mas, parece que o mafioso recebeu sua origem na série com um tiro de doze na cara.

Pode ter sido apenas uma referência ao nome e talvez o personagem esteja morto, mas devido a coincidência do tiro, talvez vejamos o Cooley no futuro, com um visual bem parecido com o da imagem ao lado.

Imagem de capa do item

Max

Ainda sobre os irlandeses, o cachorro que Frank resgata também vem dos quadrinhos. Max, o cachorro, vem de Punisher War Zone #37, onde Castle resgata o cachorro e ainda o salva de ser torturado.

Imagem de capa do item

Micro

O final do arco de Castle na série, com cliffhanger para uma possível série solo, é com um CD com a palavra “Micro” escrito. Essa é uma referência ao Microchip, que começou construindo armas, tecnologia e sendo um companheiro para o Justiceiro, mas que tornou-se um de seus inimigos ao longo da história.

Imagem de capa do item

Blacksmith

Uma das referências mais enigmáticas da série; no fim descobrimos que o Blacksmith era o Coronel Ray Schoonover, que testemunha a favor de Frank episódios antes.

O interessante é que o Blacksmith, nos quadrinhos, é um alien, da raça Skrull, que são capazes de mudar sua aparência. Pode ser apenas um easter-egg muito bem plantado, visto as maneiras misteriosas pelos quais o vilão faz seu contrabando, impressionando até Madame Gao, ou, quem sabe, algo mais.

Imagem de capa do item

O Bastão

E finalmente temos o bastão tradicional do Demolidor, com direito ao primeiro “voo” do herói. É claro, muita gente pode ter ficado chateada, pois Melvin Potter havia prometido um novo uniforme, não apenas o bastão, porém, é uma boa inclusão, que vai render muitas cenas icônicas do herói na tela.

Imagem de capa do item

War Zone

Grotto diz, no primeiro episódio, que a cena depois do massacre do Justiceiro aos Irlandeses parecia uma “Zona de Guerra”. Ainda, Foggy faz a mesma referência, por Hell’s Kitchen estar se tornando uma “Zona de Guerra”.

Essa é uma referência ao famoso quadrinho do Justiceiro, The Punisher: War Zone, que foi inspiração para o filme estrelando Ray Stevenson.

Imagem de capa do item

1ª Temporada

E claro, tivemos várias referências aos acontecimentos da primeira temporada, seja aos atos de Wilson Fisk, a aparição de Madame Gao, que muitos acreditavam só voltar na série do Punho de Ferro, a referência a ótima cena do corredor do episódio 3, e o próprio Wilson Fisk, com um pequeno flashback do vilão chegando à prisão, depois de ser capturado pelo Demolidor na Season Finale.

Ainda vemos o ninja Nobu, Elektra, que foi referenciada na primeira temporada por Foggy como a “namorada grega”, a morte de Ben Urich, o desenvolvimento da guerra que o Stick mencionou, entre outras tantas.

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

Também houveram referências ao Universo Cinematográfico da Marvel, ainda que poucas e bem discretas. O sistema do Boletim estava sendo reconstruído depois do “incidente”, uma referência ao ataque do Ultron em Vingadores 2, também vimos novamente os jornais na sala de Ben Urich sobre o Ataque a Nova York e uma abertura para Guerra Civil, com todos os questionamentos sobre os vigilantes e os heróis que estavam surgindo, a promotora Reyes caçando os justiceiros locais e as discussões sobre o assunto envolvendo a Karen Page.

Imagem de capa do item

A Morte da Família do Justiceiro

Seguindo a descrição dada por Frank, falando sobre como estava o estado do corpo de sua filha depois de morta, pareceu uma referência direta a história de Garth Ennis, PunisherMAX, por conta do realismo e violência utilizados.

Imagem de capa do item

Nobu

Mesmo que tenha sido morto queimado na primeira temporada, o ninja Nobu voltou como membro do Tentáculo, abrindo espaço para o sobrenatural na série, e confirmando que, na verdade, ele é a versão do programa de Kirigi, o ninja assassino que é ressuscitado para matar a Elektra nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Passado da Karen Page

Karen Page falou mais sobre seu passado e podemos crer que ele será melhor explorado no futuro. Depois das passagens falando sobre seu irmão, sua discussão interna durante a série e a cena em que Mitchell Ellison mostra o arquivo que Ben Urich tinha montado sobre ela, é provável que veremos a história de Daredevil: Born Again adaptada (onde temos a origem do personagem Nuke, o Simpson de Jessica Jones).

Imagem de capa do item

Punisher Born

O passado militar de Frank também foi explorado. No episódio 3, quando conversa com velho no telhado, eles discutem sobre seus passados militares, quando Frank revela que participou no Iraque e no Afeganistão, enquanto o velho diz ser um veterano do Vietnã. Essa é uma referência ao Justiceiro dos quadrinhos, que fez parte da marinha na guerra do Vietnã.

Ainda, no julgamento, o Coronel conta a história heroica de Frank na guerra e os acontecimentos são quase idênticos à história de Punisher Born.

Imagem de capa do item

Sai e Uniforme da Elektra

Em entrevistas anteriores ao lançamento, os produtores haviam afirmado que o uniforme da Elektra evoluiria assim como o do Demolidor na primeira temporada. E foi o que aconteceu. A Elektra ganhou três visuais diferentes, com o mostrado nos cartazes sendo o principal.

Porém, um bem parecido com o vermelho dos quadrinhos apareceu na última cena, sugerindo que o uniforme ainda está em transformação e que provavelmente veremos a Elektra mais parecida com as revistas em breve. Ainda, suas armas principais, as lâminas sai, demoram, mas aparecem, para compor melhor a mitologia da personagem.