28 Coisas que você precisa saber sobre a Caverna do Dragão!
28 Coisas que você precisa saber sobre a Caverna do Dragão!
Caverna do Dragão é um verdadeiro clássico que fez parte da infância de muita gente. A série, baseada nos jogos de Dungeons & Dragons, mostrava as aventuras de seis crianças perdidas no Reino depois de um acidente em uma montanha-russa.
Com 27 episódios produzidos ao longo de 3 temporadas, confira aqui todos os fatos e curiosidades sobre a série animada.
A Noite Sem Amanhã
Originalmente, o criador do desenho, Dennis Marcs, o chamou de Swords & Sorcery e o apresentou à NBC.
A história possuía poucos elementos baseados no jogo de RPG Dungeons &Dragons, mas foi rejeitada pela produtora.
Dennis alterou a história, conseguiu os direitos para utilizar o nome do jogo e Caverna do Dragão foi lançado em 1983, pela CBS.
De acordo com o criador, o Vingador é uma versão distorcida do Mágico de Oz.
Nesse episódio, na cena em que os garotos partem ao resgate de Presto, podemos ver a calcinha de Sheila. Essa cena foi corrigida mais tarde e a calcinha foi pintada de rosa para fazer parte do vestido.
O Olho do Observador
Esse episódio foi adaptado em uma história em quadrinhos na revista UK Dungeons & Dragons Annual.
Também há um erro de colorização nesse episódio. Na cena em que os garotos estão presos na masmorra, o teto da cela não está pintado.
O Salão dos Ossos
Na cena em que o Mestre dos Magos aparece, vemos a boca de Eric se movendo, mas é a voz de Hank que ouvimos.
Mais tarde, quando Hank está perseguindo Hector, o Halfling, nosso bravo arqueiro grita, mas é uma voz completamente diferente que é ouvida.
Esses problemas, logicamente, não podem ser notados na versão dublada do desenho.
O Vale dos Unicórnios
Kelek, o feiticeiro do mal, é um dos únicos personagens secundários da série que ganhou uma action figure na coleção de brinquedos da Caverna do Dragão.
Nesse episódio, descobrimos que Uni e todos os outros unicórnios possuem o poder do teletransporte, mas como Uni é muito jovem não consegue se teleportar para longe.
Em Busca do Mestre dos Magos
O caçador Warduke também ganhou sua própria action figure.
De acordo com o criador da série, Mestre dos Magos é uma mistura de Obi-Wan Kenobi com Yoda.
A Bela e a Fera do Pântano
Outro erro de colorização pode ser notado neste episódio. Quando Eric se transforma em um monstro do pântano, sua pele se torna verde, mas seus braceletes, que deveriam ser dourados como o restante da armadura, também foram pintados.
Na cena em que Hank atira uma flecha para o céu e o observa seu trajeto, podemos ouvir a música tema da série animada do Incrível Hulk. Isso não é surpresa, já que a Marvel era co-produtora do desenho da Caverna do Dragão e muitas canções e efeitos sonoros eram reutilizados em outras produções.
Originalmente, o escudo de Eric também daria a ele o poder da levitação, mas ele seria atrapalhado e estaria sempre caindo.
Prisão sem Muros
Pouca gente reparou, mas o Vingador sempre é mostrado em um castelo diferente. No entanto, o castelo retratado neste episódio foi mostrado mais um vez no décimo primeiro capítulo, A Caixa.
O roteirista deste episódio foi Steve Gerber, criador de Howard, O Pato e célebre por suas histórias do Homem-Coisa. O personagem, inclusive, foi homenageado em uma das cenas do capítulo.
Servo do Mal
Enquanto estava na Prisão da Agonia, Eric se distrai lendo um gibi do Homem-Aranha.
Strongheart, o Paladino, também ganhou uma action figure oficial.
O monstro que é libertado da prisão, mais tarde foi reutilizado como bichinho de estimação do gigante no episódio As Mágicas Desastrosas de Presto.
A Procura do Esqueleto Guerreiro
Por uma fração de segundo, uma forte cena mostra o rosto de Hank sendo derretido pelo Vingador.
Quando Eric e Presto reúnem as outras crianças e conseguem despertar de seus pesadelos, a posição dos personagens muda de uma cena para outra.
O Jardim de Zinn
Mais um erro de colorização, em uma breve cena, os cabelos de Sheila e Bobby foram pintados da mesma cor.
O dublador da Rainha Quinn é Frank Welker, uma lenda da dublagem americana. Ele faz as vozes de diversos outros personagens do desenho, inclusive Uni.
Além de Caverna do Dragão, Welker é a voz mais famosa de Fred em Scooby-Doo, Abu em Aladdin e fez os rugidos de todos os leões em O Rei Leão.
Sim! Os rugidos do filme foram feitos por um homem e não gravados de animais de verdade!
A Caixa
O nome da aliada do Mestre dos Magos, Zandora é uma clara referência à Caixa de Pandora.
As Crianças Perdidas
Quando Eric encontra Alfor, ele menciona a palavra Wookie, em uma clara referência ao Chewbacca de Star Wars, até mesmo porque Alfor é um piloto de naves.
Quando Alfor pede que lhe passem a Chave Krell há uma referência ao filme O Planeta Proibido, já que Krell é a raça dos habitantes do planeta Altair IV.
As Mágicas Desastrosas de Presto
O nome original de Presto seria Albert e suas roupas seriam vermelhas, em vez do tradicional verde.
Alguns materiais promocionais, logo no início da produção da série, chegaram a utilizar o traje vermelho para a divulgação.
O Sonho
Os garotos encontram um carrinho de montanha-russa muito parecido com o que os levou para o Reino. Nesse momento a trilha sonora muda da clássica música ambiente para um tema de parque de diversões.
Eles também encontram Terri, uma garota que tem sonhos premonitórios. Ela está acompanhada de seu cachorro Freddie. Uma homenagem à banda dos Anos 60, Freddie and the Dreamers.
O Tesouro de Tardos
O som que os raios que saem das palmas da mão do Vingador fazem, é o mesmo do canhão de fusão do Megatron no desenho dos Transformers, que também era co-produzido pela Marvel.
A Cidade à Margem da Meia-Noite
Na cena de abertura, quando Jimmy é sugado para baixo de sua cama, podemos ver duas action figures na cômoda do garoto.
Os personagens são Ogre King e Bowmarc e também fazem parte da coleção oficial de Caverna do Dragão.
O Traidor
Os Ursinhos Amigos, que vivem na Floresta da Lua, são uma clara homenagem aos Ewoks de Star Wars.
O Dia do Mestre dos Magos
Diana diz a Eric que o Mestre dos Magos não é Obi-Wan Kenobi, em mais uma referência a Star Wars.
Esse episódio foi produzido por outra equipe dentro dos estúdios da CBS e o estilo de animação ficou ligeiramente diferente dos outros episódios.
Essa mesma equipe foi responsável pelo desenho do Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos.
A Última Ilusão
Todos os personagens em que o Vingador se transforma nesse episódio foram lançados como action figures da coleção oficial de Caverna do Dragão.
O Cemitério dos Dragões
O rugido do monstro no início do episódio é o mesmo do Golias Esmeralda na série animada do Incrível Hulk.
Quando os garotos chegam ao cemitério, o Vingador desperta cinco esqueletos para lutar contra eles, mas só os vemos derrotando quatro deles, provavelmente por um erro na edição.
Na versão original, Tiamat é a Rainha dos Dragões, embora muita gente, no Brasil, pense que o dragão pertença ao sexo masculino, já que o personagem foi dublado por José Santa Cruz e Amaury Costa.
A dublagem americana foi feita por Frank Welker, mais uma vez.
O Filho do Astrólogo
Enquanto as crianças relaxam em uma parte pacífica do Reino, Diana cantarola a música tema da Caverna do Dragão.
No roteiro original, esse episódio seria inteiramente focado na relação entre Diana e Kosar, o jovem destinado a acabar com o reinado maligno da Rainha Syrith.
O Portal do Amanhecer
A cena inicial desse episódio mostra apenas uma tela preta, para representar a escuridão do ambiente em que Eric, Bobby e Uni se encontravam.
Esse foi o episódio mais caro de toda a série, devido à alta quantidade de efeitos especiais para mostrar a destruição do Reino.
Apagando-se o Tempo
Nesse episódio, o Vingador usa o Cristal de Cronos para trazer um piloto nazista, da Segunda Guerra Mundial, para o Reino e dar poderes a ele.
O plano do vilão era mandar o piloto de volta à Terra e dar a vitória da Segunda Guerra à Alemanha, alterando o destino da humanidade e evitando que os jovens nascessem.
Nesse episódio, Diana menciona que tem um irmão, embora isso nunca mais tenha sido explorado na série.
A Odisséia do Décimo Segundo Talismã
Apesar de aparecer inúmeras vezes durante o episódio, o nome de Korlok só é mencionado no final do capítulo.
Esse episódio apresenta uma série de problemas com colorização. O céu constantemente aparece com cores diferentes como rosa, laranja, azul e roxo e Diana aparece com a pele clara em uma das cenas.
A Cidadela da Sombra
Antes mesmo de Kareena revelar ser a irmã do Vingador, em alguns momentos sua sombra revela sua verdadeira natureza.
Apesar de Kareena voltar para o lado do bem no final do episódio, originalmente, ela seria uma nova vilã e passaria a atormentar a vida das crianças.
A Caverna das Fadas Dragão
Nesse episódio, a roteirista Katherine Lawrence homenageou a escritora americana de ficção-científica e fantasia Anne McCaffrey.
O nome de todos os dragões que aparecem foram retirados dos trabalhos da autora.
A Névoa da Escuridão
Nesse episódio, Hank é sequestrado por uma criatura conhecida como Darkling e Eric tem que cuidar da equipe.
Surpreendentemente, Eric se mostra um grande líder. Originalmente, ele seria o líder das crianças.
Na dublagem original, a voz de Darkling é a mesma do Vingador, Peter Cullen.
Réquiem
A Marvel estava produzindo várias outras animações ao mesmo tempo que exibia a Caverna do Dragão.
Entre elas G.I. Joe, Transformers, Thundercats e Muppet Babies, gerando desinteresse em continuar a aventura baseada em D&D.
Mas as principais causas do cancelamento foram os altos custos da produção e a baixa da audiência da animação, que era exibida no mesmo horário que os Smurfs, lembrando que a animação da NBC estava em seu auge.
Todos esses fatores influenciaram para que o último episódio não fosse produzido.
Mesmo assim, o roteirista original da série Michael Reaves, revelou aquele que seria o episódio final da série no qual descobrimos que o Vingador é filho do Mestre dos Magos e as crianças finalmente voltariam para casa.
O texto foi transformado em uma história em quadrinhos pelo cartunista Reinaldo Rocha e animado para o Youtube diversas vezes.