27 referências que você pode não ter visto em Star Wars: Os Últimos Jedi!
27 referências que você pode não ter visto em Star Wars: Os Últimos Jedi!
O filme estava recheado de referências, até as menores possíveis!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Star Wars: Os Últimos Jedi já estreou e trouxe lágrimas, ou raiva, aos fãs da série. Se você gostou ou não gostou, é inegável reconhecer que o filme está repleto de referências, os “easter eggs”, espalhados em suas cenas.
Na lista a seguir você confere 26 destas referências, todas explicadas para que você entenda, mesmo se não tiver visto outros filmes e nem lido qualquer livro ou quadrinho do Universo Expandido de Star Wars.
Mas vale reforçar o aviso: a lista está repleta de spoilers sobre o desenrolar da história e também sobre sua conclusão!
“Eu tenho um mau pressentimento sobre isso”
Os fãs reclamaram e a produção do filme ouviu! O clássico easter egg “Eu tenho um mau pressentimento sobre isso”, frase famosa e dita em todos os filmes da saga, está presente em Os Últimos Jedi. Mas quem diz a frase não é humano, e sim BB-8, em seu idioma robótico, bem no início do filme. Poe Dameron e Leia Organa entendem a mensagem e reagem a ela.
Yoda e os livros Jedi
Quando Yoda aparece para Luke Skywalker durante o filme, o velho mestre diz que Rey tem tudo que ela precisa para se tornar uma Jedi. Ele faz referência aos Livros Jedi mostrado por Luke, mais cedo. Enquanto Skywalker imaginava que eles haviam sido queimados, ao final do filme eles aparecem dentro da Millenium Falcon – Rey os roubou, ou Yoda os colocou lá, de alguma forma.
A conexão pela Força
A conexão pela Força ainda é um dos elementos mais fortes da saga Star Wars. Quando Kylo Ren está em sua nave, caçando a Resistência no espaço, ele sente sua mãe, Leia Organa, dentro do cruzador calamari – e Leia sente o mesmo. A forma como eles se comunicam, sem falar nada, é exatamente a mesma vista entre Luke e Darth Vade, em O Império Contra-Ataca.
A bússola de Luke Skywalker
Se você reparou bem, dentro da casa de Luke na ilha em Ahch-to, há uma bússola aberta, com a cor azul. Este item também pode ser reconhecido por quem jogou a história inteira de Star Wars Battlefront 2, game recente que saiu no PS4, Xbox One e PC. Em determinada fase, Luke é visto indo buscar este acessório, dentro de um dos cofres do falecido Imperador Palpatine.
Joseph Gordon-Levitt?
É isso mesmo, o ator de “500 Dias com Ela” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” está em Os Últimos Jedi. Ele é o alienígena Slowen-Lo, que denuncia Finn e Rose para os guardas de Canto Bight. A produção do filme tratou a voz do ator, para ficar irreconhecível, mas eles garantem que se trata de Gordon-Levitt – está, inclusive, nos créditos.
Ligação com Rogue One
Durante o ato final de Rogue One, vemos a heroína Jyn Erso navegar por arquivos do Império para roubar os planos da Estrela da Morte. Um destes arquivos faz referência ao “Dispositivo de Rastreamento no Hiperespaço”, justamente o que foi usado pela primeira ordem durante Os Últimos Jedi, para perseguir a Resistência durante os saltos na velocidade da luz.
Darth Sidious
O grande vilão das trilogias anteriores, Darth Sidious é mencionado por Luke Skywalker. Na verdade, Luke chama o inimigo por este nome pela primeira vez, tendo em vista que, na trilogia clássica, ele era chamado apenas de “Imperador” ou “Imperador Palpatine”. O nome de Darth Sidious ficou mais famoso devido à trilogia prólogo, protagonizada por Anakin.
Homenagem a Raddus
O cruzador calamari visto ao lado da Resistência no filme tem o nome de "Raddus". A referência é direta a Rogue One - o almirante da frota rebelde no filme se chamava Raddus, e foi morto pelo Império, mas não antes de conseguir enviar os planos da Estrela da Morte para as mãos da princesa Leia.
O nome dele!
Alguém pescou a referência sobre o nome do personagem de Benicio Del Toro em Os Últimos Jedi? Na verdade ele nunca é dito durante o filme, mas é creditado como “DJ” no elenco. A teoria é que faz referência à frase “Don’t join”, ou “Não entre”, dita pela figura a Finn, durante o filme.
Quem perde a mão?
Em todo Star Wars, alguém perde a mão! Ou seria em quase todos? Em Os Últimos Jedi, tudo acontece de forma bem sutil: quando o Supremo Líder Snoke é morto por Kylo Ren, o corte feito pelo sabre de luz também decepa as mãos do vilão. É possível ver este detalhe em duas cenas específicas.
Igualidade musical
Quando a Millennium Falcon surge vitoriosa para salvar o dia na batalha de Crait, a música que toca ao fundo é exatamente a mesma que é executada em Uma Nova Esperança, quando a nave participa da batalha contra diversas TIE Fighters. A cena também é similar, com Chewbacca pilotando a cargueiro YT-1300, ainda que seja Rey no comando das armas, e não Luke ou Han.
A origem de Snoke revelada
Essa é uma referência bem obscura e que só quem estudou livros de Star Wars ou viu os filmes mais antigos atentamente entendeu. A origem de Snoke pode ter sido revelada pelo seu anel, que é o anel dos Quatro Sábios de Dwartii - Braata, Faya, Sistros e Yanjon. Suas estátuas podem ser vistas em Episódio 2: Ataque dos Clones, e Palpatine chega a mencioná-los. O problema é que os sábios são seres de milhares de anos no passado, o que indicaria uma idade muito avançada para Snoke.
A X-Wing no fundo do mar
Em determinado momento na ilha de Ahch-To, Rey encontra a X-Wing que Luke Skywalker usou para chegar em seu exílio no fundo do mar. A cena é uma clara referência a O Império Contra-Ataca, quando Luke vai treinar com Yoda em Dagobah e deixa sua nave afundar no pântano.
O Voto Barash
Essa pode ser ou não uma referência. O Voto Barash é uma “arma secreta” que os Jedi criaram para casos de emergência. Ele os desconecta temporariamente da Força e impede que inimigos os encontrem ao seguir suas energias.
Foi assim que muitos Jedi sobreviveram à Ordem 66 e à perseguição de Darth Vader. O mais provável é que Luke tenha tomado este voto para si, pois ninguém o encontrava enquanto esteve em Ahch-To.
Star Wars ou Jurassic Park?
Em uma cena durante a correria das criaturas libertadas em Canto Bight, é possível ver um copo cheio de água tremendo, devido ao estouro da manada. A cena é praticamente idêntica à mesma vista no filme Jurassic Park, quando o Tiranossauro Rex aparece e faz um copo d’água tremer com sua pegada. Vale lembrar que a atriz Laura Dern, que interpreta a Almirante Holdo, foi uma das personagens centrais de Jurassic Park, então isso poderia ser também uma pequena homenagem à sua carreira.
Tiro não-letal
Pouquíssimo visto no universo de Star Wars, o tiro não-letal é usado logo no início do primeiro filme da saga, quando os Stormtroopers perseguem Leia, mas não querem matá-la. Depois de muito tempo, este tipo de tiro foi visto em Os Últimos Jedi, quando Leia ataca Poe Dameron para que ele cesse sua revolta dentro da nave.
E o blaster original está lá!
Ainda sobre este momento em que Leia utiliza seu tiro não-letal contra Poe Dameron, é possível reparar que ela utilizou sua mesmíssima blaster, a arma usada pela heroína em Uma Nova Esperança. Será que ela guardou depois de tanto tempo?
Participações de diretores
O diretor Gareth Edwards (na imagem), de Rogue One, fez uma participação especial em Os Últimos Jedi. Ele aparece exatamente no momento em que um soldado da Resistência descobre que o planeta de Crait, onde se passa a batalha final, é feito de sal. Edwards é um dos soldados mais próximos. Esta foi uma troca de gentilezas, tendo em vista que Rian Johnson também participou de Rogue One, como um dos técnicos da Estrela da Morte.
A cicatriz na mão
Essa referência é no estilo “piscou, perdeu”. Quando pega o sabre de luz da mão de Rey, Luke Skywalker exibe sua mão robótica e ela ainda contém uma cicatriz peculiar. Ela é referente ao tiro que o herói leva na mão em O Retorno de Jedi.
Leite azul ou verde?
O leite azul é uma das bebidas mais famosas da galáxia de Star Wars. Quase todos os personagens bebem e parece ser uma iguaria muito própria deste cenário.
Em Os Últimos Jedi vemos uma variação dele - o leite verde. Luke, em determinado momento, é visto ordenhando uma criatura alienígena e extrai leite verde para beber na mesma hora.
“Ajude-me, Obi Wan Kenobi!”
A frase que iniciou tudo, o pedido de resgate de Leia Organa para Obi Wan Kenobi, armazenado dentro de R2-D2, ainda está lá! O droide mostra o holograma para Luky Skywalker, como forma de convencê-lo a ir ajudar sua irmã no combate.
Luke em Crait
Luke Skywalker aparecer para combater seu sobrinho, Kylo Ren, na batalha final de Crait. As referências que o filme te dá para mostrar que ele não está realmente ali, antes da revelação final, são muitas. O sabre usado pelo Jedi foi destruído por Kylo e Rey, momentos antes. O herói também não deixa pegadas no sol do planeta e, além de tudo, aparece com roupa diferente e de cabelo/barba feitos antes da batalha.
Os dados dourados
Se você não entendeu, ou não se lembra, os dados dourados que Luke Skywalker pega da Millennium Falcon eram um ornamento original da nave. Em Uma Nova Esperança, Han cita o acessório, dizendo que o utilizou para ganhar a fragata de outros contrabandistas.
Eu conheço aqueles guardas...
A guarda pretoriana vista na sala de Snoke, aquela toda vestida de vermelho, é também inspirada pela antiga guarda pretoriana romana, mas sua referência mais conhecida está nos guardas pessoais do Imperador Palpatine, vista ao longo dos filmes clássicos e da trilogia de Anakin.
Espadas laser!
Os sabres de luz nem sempre tiveram esse nome. Eles eram chamadas de espadas laser por George Lucas, em seu roteiro original do primeiro Star Wars. Depois disso, Anakin, ainda criança, chama as armas por este mesmo nome em Ameaça Fantasma. Em Os Últimos Jedi vemos novamente alguém mencionar “espadas laser” quando fala dos sabres de luz – neste caso, Luke Skywalker.
Os dois sois de Tatooine
Tatooine é um planeta peculiar que é agraciado com dois sois, por isso possui mais calor em suas dunas. Quando parte para sua jornada contra o Império, em Uma Nova Esperança, Luke fita os dois sois de uma grande distância, se preparando para o que vem pela frente. Em Ahch-to, quando perece, ou melhor, quando se une à Força, Luke enxerga os dois sois novamente, finalizando sua jornada.
Uma homenagem mais do que merecida
Em dezembro de 2016, o mundo perdeu Carrie Fisher. A atriz que interpreta a princesa/general Leia faleceu e seu último trabalho é visto em Os Últimos Jedi.
A referência desta vez vem em formato de homenagem, quando, após os créditos iniciais do filme, em seu final, os fãs podem conferir o letreiro “Em memória de nossa amada princesa, Carrie Fisher”.