25 easter-eggs e referências em “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”!
25 easter-eggs e referências em “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”!
É melhor ir separando seu Pelúcio para encontrar tantos tesouros secretos!
Embora esteja dividindo a opinião do público e dos críticos desde que foi lançado, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald é um filme que não poupa o famoso fan service. O tempo todo somos enxurrados com vários easter-eggs e referências, e separamos 25 conexões e segredos escondidos aqui!
Créditos: Warner Bros.
Animais fantásticos
Embora trate-se, num aspecto geral, da ascensão de Grindelwald, a franquia ainda carrega "Animais Fantásticos" no nome, e isso se faz presente mais uma vez aqui. Além de criaturas novas, como o Zouwu, nós conhecemos outros seres que só haviam sido explorados nos livros - como o Cavalo-do-Lago e o Kappa, dois demônios aquáticos -, e também reencontramos criaturas já conhecidas, como os Testrálios, que aparecem desde a primeira cena.
Ministério da Magia
Presente na história desde o primeiro livro de Harry Potter - mas apresentado "oficialmente" em A Ordem da Fênix -, o Ministério da Magia retorna aqui, quando Newt Scamander tenta novamente suspender o veto de viagens internacionais imposto sobre ele. Vale mencionar que, na época, o serviço de cartas era entregue por corujas em vez de memorandos - como Arthur Weasley bem lembrava, ao levar Harry para sua audiência.
Penseira?
Quando participa de sua audiência no Ministério da Magia, Newt Scamander se depara com vários bruxos observando um objeto mágico muito similar à Penseira - a "bacia" onde podemos rever algumas de nossas memórias. Posteriormente, em uma cena em Hogwarts, podemos ver um objeto similar ao armário onde Dumbledore guardava suas lembranças.
Famílias famosas do Mundo Bruxo
O filme é recheado de nomes que farão muito sentido para os fãs de Harry Potter, já que muitas famílias bruxas são mencionadas. Nós conhecemos Leta Lestrange, que faz parte da família de Belatriz, além de outros antepassados de Comensais da Morte, como Torquill Travers, por exemplo. Além disso, também conhecemos um parente de Córmaco McLaggen, o jogador de quadribol bonitão da Grifinória, que ficou afim da Hermione em O Enigma do Príncipe.
Grindelwald e Voldemort
O filme também traça alguns paralelos entre os dois maiores bruxos das trevas que já existiram: Gerardo Grindelwald e Lord Voldemort. Em determinado momento, Grindelwald diz: "Eu não preciso ir até ele. Ele virá até mim". Embora isso se refira à Credence Barebone, é bem parecido com a fala de Voldemort sobre Harry Potter. A cena em que o bruxo chega em seu novo esconderijo também lembra bastante toda a cena da morte dos pais de Harry e a primeira derrocada de Tom Riddle.
Nagini
Embora isso já tivesse sido revelado desde um dos últimos trailers do filme, vale mencionar que Nagini está no longa, mas ela não é muito mais que um easter-egg, já que sua presença é só um indício de mais participação no futuro. No entanto, no próprio filme já vemos ela se transformar em uma serpente - e descobrimos que ela é uma maledictus, a portadora de uma maldição que a transformará definitivamente na cobra.
Animais Fantásticos e Onde Habitam
Quando reencontramos Newt Scamander, um ano após os eventos do primeiro filme, ele já é um bruxo "famoso" dentro da comunidade britânica, pois lançou seu bestiário, Animais Fantásticos e Onde Habitam, um livro que posteriormente seria usado como material didático em Hogwarts. Em uma fotografia, podemos inclusive vê-lo no lançamento do livro, na Floreios e Borrões do Beco Diagonal.
Chaves de Portal
Introduzidas em Harry Potter e o Cálice de Fogo, as Chaves de Portais são objetos que funcionam como meios de transportes, ajudando bruxos a "aparatar" em outros locais. No filme, temos um balde que leva Newt e Jacob a Paris - e também temos a luva de Alvo Dumbledore, que também parece ser uma chave de portal, aparatando Newt para o telhado de um prédio.
A sexualidade de Alvo Dumbledore
Conforme J.K. Rowling anunciou após o encerramento dos sete livros, Alvo Dumbledore é gay, e durante sua adolescência, ele nutriu uma paixão por Gerardo Grindelwald, que nunca soubemos se foi ou não correspondida. Como o diretor David Yates havia revelado, Os Crimes de Grindelwald não toca explicitamente nesse assunto, mas muita coisa fica no ar - inclusive quando Dumbledore diz que ele e Grindelwald eram "mais do que irmãos".
O Espelho de Ojesed
Outro indício a respeito da sexualidade de Dumbledore está no Espelho de Ojesed, que retorna ao filme com uma brilhante cena onde finalmente descobrimos qual era o maior desejo do futuro diretor de Hogwarts. Aqui, ele se vê junto de Grindelwald no espelho, provando que o bruxo das trevas poderia ser o desejo mais obscuro de seu coração - e também o seu maior tormento.
Um vislumbre do passado
Quando temos o flashback de Alvo Dumbledore e Gerardo Grindelwald, visto através do Espelho de Ojesed, muitos fãs ficarão felizes em saber que os dois personagens foram vividos, em sua adolescência, pelos mesmos atores que os "interpretaram" em As Relíquias da Morte - Parte 1. Grindelwald é Jamie Campbell Bower, enquanto Dumbledore volta a ser vivido por Toby Regbo.
"O Bem Maior"
Em sua ascensão monumental, Gerardo Grindelwald desenvolveu um slogan que foi inclusive utilizado por Alvo Dumbledore, quando os dois ainda eram amigos. O ditado proferido pelo bruxo é "pelo bem maior", uma espécie de justificativa disfarçada a todo seu discurso de ódio e de supremacia.
Hogwarts
Como nós já sabíamos pelos trailers e teasers, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts estaria de volta em Os Crimes de Grindelwald, e ela aparece em toda sua glória. Voltar a esses corredores é uma sensação acolhedora e nostálgica, mas o colégio tem uma importância na história e não está lá apenas pelo fan service.
Minerva McGonagall
Uma das bruxas mais poderosas e queridas da saga de Harry Potter, a professora Minerva McGonagall faz uma breve participação. Na realidade, Dumbledore só fala o nome "McGonagall", o que pode significar que seja outra pessoa - até porque sua presença nesse filme contradiz vários elementos do cânone estabelecidos anteriormente.
Riddikulus!
Quando voltamos para o flashback de Leta Lestrange em seus dias de aluna em Hogwarts, um momento peculiar se dá durante uma aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, onde vemos todos os alunos reunidos para enfrentar o Bicho-Papão - uma aula que nos faz lembrar diretamente de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.
As Relíquias da Morte
Embora tenham sido uma peça fundamental da divulgação do filme, as Relíquias da Morte não tem destaque nenhum na trama. Nós só vemos a Varinha das Varinhas na mão de Gerardo Grindelwald, e o símbolo triangular só aparece uma vez, quando Leta Lestrange está examinando sua antiga mesa no colégio.
Ariana Dumbledore
Em determinado momento, Alvo Dumbledore e Leta Lestrange têm uma conversa muito delicada, onde Leta fala sobre seu irmão morto. Ao tocar no assunto, ela abre margem para Dumbledore se lembrar de um dos eventos mais trágicos de seu passado: a morte de sua irmã, Ariana Dumbledore, que até então nunca havia sido dita na franquia.
Poção Polissuco
Alguns elementos presentes na saga clássica estão de volta - como, por exemplo, a Poção Polissuco, da qual Newt Scamander bebe um pouco para se transformar em seu irmão Teseu e infiltrar o Ministério da Magia francês. No entanto, o efeito é bem menos duradouro do que o que estamos acostumados.
Nicolau Flamel e a Pedra Filosofal
Desde o início das gravações, já sabíamos que Nicolau Flamel teria uma participação no longa - e, assim como Nagini, ele está aqui para ganhar um destaque maior no futuro. No entanto, os fãs logo reconhecerão uma das criações mais famosas do alquimista: quando ele abre um armário em sua casa, podemos ver a Pedra Filosofal em uma redoma.
Profecias e presságios
Quem acompanhou a saga de Harry Potter nos cinemas, sabe que profecias sempre desempenharam um papel muito grande - e parece que, com Animais Fantásticos, não será diferente. Nós podemos ver uma bola de cristal na casa de Flamel, mas toda a trama retorna a uma profecia curiosa, mencionada como Tychos Dodonus.
Ilvermorny
Ainda na casa de Flamel, temos outra pista importante que pode dizer respeito ao futuro da franquia. Em determinado momento, o alquimista se comunica com uma mulher - que, conforme revelado por J.K. Rowling, trata-se de Eulalie Hicks, uma professora de Ilvermorny, a escola de magia norte-americana. Será que veremos o colégio em alguma das sequências?
Maldições e feitiços
Os Crimes de Grindelwald é recheado de novos feitiços, que até então não haviam aparecido em nenhum livro ou filme do Mundo Bruxo. No entanto, os fãs nostálgicos também vão pirar com a menção a vários feitiços e maldições clássicas. Temos o retorno da Maldição Imperius e inclusive do Voto Perpétuo.
Fogomaldito?
Falando em feitiços letais e perigosos, nós podemos lembrar do clímax do filme, que acontece logo após o discurso de Gerardo Grindelwald. Aqui, ele conjura uma espécie de fogo azul "vivo" - e quem conhece a saga de Harry Potter, sobretudo As Relíquias da Morte, sabe que isso se assemelha bastante ao Fogomaldito, um feitiço bem volátil e devastador.
Nurmengard
Ao fim do filme, somos levados a um local que também já deu as caras em As Relíquias da Morte - Parte 1. Trata-se de Nurmengard, o castelo de Gerardo Grindelwald, que muitos anos depois, acabaria se tornando sua prisão. Localizado no coração da Áustria, o local é suntuoso e elegante, e será a base de operações do bruxo das trevas.
Fawkes?
Por fim, o encerramento do longa vai deixar muitos fãs divididos e ansiosos pelas respostas que só virão daqui a dois anos. No entanto, além da grande revelação da identidade de Credence Barebone, temos também a presença de uma fênix - que muitos fãs supõem ser Fawkes, o pássaro místico que posteriormente pertenceria a Alvo Dumbledore.