25 easter eggs e referências de Homem-Aranha: Longe de Casa!

Capa da Publicação

25 easter eggs e referências de Homem-Aranha: Longe de Casa!

Por Evandro Lira

Atenção: Alerta de Spoilers!

Mais um filme do Universo Cinematográfico da Marvel estreou nos cinemas, e com eles, vários easter eggs e referências chegaram até o público. Em Homem-Aranha: Longe de Casapelo menos 25 coisas que se referem a outras obras. E caso você tenha perdido, não se preocupe, você pode conferir tudo rolando para baixo!

Imagem de capa do item

I Will Always Love You

A canção de Dolly Parton que se eternizou na voz de Whitney Houston para o filme O Guarda-Costas, embala o início de Homem-Aranha: Longe de Casa. E se de primeira parece uma escolha estranha, logo descobrimos que ela faz parte do tributo realizado pelos alunos da escola de Peter.

Imagem de capa do item

Capitão América está “morto”

Logo no início do filme, os alunos do colégio de Peter prestam um tributo aos Vingadores mortos na luta contra Thanos em Ultimato. E em uma das imagens, passa pela tela ninguém menos que o Capitão América.

Isso indica que para o mundo, o Sentinela da Liberdade morreu durante a batalha, algo que os fãs - e alguns Vingadores - sabem que não é verdade.

Imagem de capa do item

Bonesaw McGraw

No primeiro filme do Homem-Aranha, dirigido por Sam Raimi, Peter Parker enfrentou um lutador chamado Bonesaw McGraw numa competição de luta livre. E há um easter-egg para isso em Longe de Casa.

Quando Tia May está discursando para uma plateia no salão do seu evento beneficiente, há um cartaz que anuncia uma luta entre McGrawn e Crusher Hogan. Esse último é o nome do "mesmo personagem", porém na versão dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Passaporte de Peter

O passaporte de Peter indica que seu aniversário é em 10 de agosto, que é a data em que a primeira edição dos quadrinhos do Homem-Aranha foi publicada, em 1962.

Imagem de capa do item

Maleta do Tio Ben

Apesar de não sabermos se houve um Tio Ben na vida do Peter Parker do UCM, em Homem-Aranha: Longe de Casa há indícios para acreditarmos que ele existiu.

Enquanto o jovem arruma sua mala para viajar para a Europa, é possível observar as iniciais "BFP" de Benjamin Franklin Parker inscritas no objeto.

Imagem de capa do item

Filmes no avião

Durante a viagem de avião para a Europa, Peter tem seus planos de sentar ao lado de MJ completamente frustrados. O que sobra então é a opção de se entreter com os filmes oferecidos no vôo.

Entre os títulos estão "O Estalo", cuja a capa é a Manopla do Infinito, "Procurando Wakanda", "Caçando a Hydra" e o que aparece de forma mais destacada, “Coração de Ferro: A História de Tony Stark”.

Imagem de capa do item

Ned and Betty

Embora o Ned dos quadrinhos seja completamente diferente do Ned do filmes, os fãs notaram que eles tem pelo menos uma semelhança além dos nomes: ambos tiveram uma relação com Betty Brant. E em Homem-Aranha: Longe de Casa, essa é uma das subtramas mais engraçadas.

Imagem de capa do item

Homem-Hídrico

Após o ataque do Elemental de Água em Veneza, Flash Thompson compartilha sua própria pesquisa online sobre a criatura. Segundo ele, o Elemental nada mais era do que um marinheiro chamado Morris Bench, que havia ganhado poderes após um experimento.

Apesar de descobrirmos que os Elementais nada mais eram que ilusões, essa fala de Flash é uma piscadinha para os fãs, já que Morris Bench é conhecido por ser o Homem-Hídrico, vilão do Homem-Aranha nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Escritores dos quadrinhos

Várias placas de rua de Veneza ostentam nomes de escritores de quadrinhos do Homem-Aranha. "Slotto", "Bendisio" e "Michelinio" podem ser vistos no filme e são homenagens a Dan Slott, Brian Michael Bendis e David Michelinie, sendo esse último, o criador de Venom.

Imagem de capa do item

Star Wars

De acordo com Nick Fury, Tony Stark o avisou que o conhecimento de Peter não vai muito além de Star Wars. Isso, é claro, é uma referência a fala de Peter em Capitão América: Guerra Civil, onde ele cita "aquele filme muito antigo, O Império Contra-Ataca".

O curioso é que Samuel L. Jackson, o intérprete de Fury, também apareceu nos filmes de Star Wars, mais precisamente na trilogia prequel. Meio paradoxal, não?

Imagem de capa do item

Terra-616

Quando Peter se apresenta a Quentin Beck, o homem conta que a dimensão em que eles estão é chamada de "Terra-616", algo que os fãs das HQs conhecem como a designação oficial do Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Capitã Marvel

Algo curioso a se notar é que apesar de ter um filme só dela e uma participação importante em Vingadores: Ultimato, Carol Danvers nunca foi chamada de Capitã Marvel até Homem-Aranha: Longe de Casa.

Quando Peter está tentando convencer Nick Fury a chamar outro herói para ajudá-lo na missão dos Elementais, o jovem sugere a heroína se referindo a ela pelo seu nome oficial.

Imagem de capa do item

Dimitri

O agente de campo de Nick Fury não deve ser chamado Dmitri por acaso... afinal esse é o nome de um vilão dos quadrinhos do Homem-Aranha, o Camaleão.

No entanto, não há nenhum indício real de que aquele Dimitri é Dmitri Smerdyakov, um homem capaz de se disfarçar de qualquer pessoa do mundo.

Imagem de capa do item

Edith

A voz da inteligência artificial Edith, que habita os óculos agora pertencentes a Peter, é de Dawn Michelle King, a primeira montadora-assistente de Homem-Aranha: Longe de Casa.

Michelle King também atuou como assistente de montagem em outros filmes da franquia, como De Volta ao Lar, Homem-Formiga, Thor: O Mundo Sombrio, Homem de Ferro 2 e Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Placas

É claro que as placas de carro de Homem-Aranha: Longe de Casa escondem easter-eggs. Em uma delas, é possível ver "TASM 143", que se liga diretamente a The Amazing Spider-Man #143, HQ em que o Homem-Aranha vai para Paris lutar contra o Ciclone.

Em outro momento, é possível ver Nick Fury e Marial Hill em um carro de placa MTU83779, uma referência direta a Marvel Team Up #83, quadrinho que coloca o Homem-Aranha e Nick Fury trabalhando juntos.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro zumbi

Na sequência de ilusões criadas por Mysterio, o Homem-Aranha vive alguns dos seus piores pesadelos. E uma das visões mais marcantes e assustadoras é a do Homem de Ferro saltando do seu túmulo, com o capacete quebrado.

Alguns fãs mais atentos poderão notar que os cineastas trouxeram essa imagem da capa de uma HQ chamada Marvel Zombies, uma minissérie de terror da editora.

Imagem de capa do item

Traje da HQ “Guerra Civil”

Quando Peter está a bordo do jato de Tony com Happy, ele começa a criar um novo super traje. Ao carregar a ferramenta de design, um holograma de um traje específico se revela, e os fãs dos quadrinhos certamente se lembrarão dele. É a armadura Aranha de Ferro da HQ "Guerra Civil".

Isso quer dizer que provavelmente antes de presentear Peter com a Aranha de Ferro que vemos no filme, Tony considerou um outro design para o traje: o icônico uniforme de Guerra Civil.

Imagem de capa do item

Back in Black

Quando Peter está focado em construir seu novo traje de Homem-Aranha, Happy coloca a música Back in Black, da banda AC/DC para tocar. Curiosamente, essa mesma música já apareceu em uma sequência de Homem de Ferro, além de carregar o título de uma série de quadrinhos do Homem-Aranha escrita por J. Michael Straczynski.

Nessa cena, aliás, Peter exclama que ama Led Zeppelin, provando não ser muito conhecedor de bandas de rock clássicas.

Imagem de capa do item

Happy faz referência ao Cap.

"Droga, como o Capitão faz isso?", diz Happy em determinado momento, quando ele e os amigos de Peter tentam escapar dos drones de Mysterio se escondendo dentro de um museu. Lá, o agente tenta acertar o inimigo com um escudo que ele arrancou de uma das obras, mas falha miseravelmente.

Imagem de capa do item

Selfie

Ao final do filme, Peter está de volta a Nova York e, claro, se balançando pelos arranha-céus de Manhattan. Em determinado momento, ele tira uma selfie enquanto voa, o que muitos fãs reconheceram como uma homenagem ao jogo Marvel's Spider-Man para PS4. No game, os jogadores podem puxar seu celular para tirar uma selfie em qualquer lugar, inclusive no alto da cidade.

Imagem de capa do item

Torre dos Vingadores

Enquanto Peter se balança de um prédio a outro, os fãs puderam ter um vislumbre da Torre dos Vingadores que está sendo reconstruída em Nova York.

Ao que tudo indica, o prédio agora está sob nova propriedade, e muita gente está curiosa para descobrir de quem se trata o novo dono…

Imagem de capa do item

J. K. Simmons

O premiado ator J.K. Simmons tem vários papéis marcantes, mas dificilmente algum vai superar sua icônica representação de J.J.J na trilogia do Aranha de Sam Raimi.

A equipe da Marvel Studios tanto sabe disso que, ao trazer o editor do Clarim Diario novamente para as telas, eles não ousaram colocar nenhuma outra pessoa no lugar. E para a surpresa dos fãs, J.K. Simmons aparece fazendo uma ponta como J.J.J na primeira cena pós-créditos.

Imagem de capa do item

Identidade secreta revelada

Um dos momentos mais chocantes de Homem-Aranha: Longe de Casa aconteceu na cena pós-créditos do filme, quando o herói tem sua identidade exposta para o mundo graças a um plano muito bem arquitetado por Mysterio.

E embora não tenha sido da mesma maneira, nos quadrinhos do Homem-Aranha, Peter já teve sua identidade secreta revelada para o mundo. O exemplo mais famoso é o da HQ “Guerra Civil”, onde o herói decide por conta própria tirar a máscara numa coletiva de imprensa.

Imagem de capa do item

Skrulls

A raça alienígena Skrull teve um papel fundamental em Capitã Marvel, lançado no início do ano. E é na segunda cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa que descobrimos que eles devem voltar a ter um grande papel nos próximos filmes do UCM, afinal todo o tempo em que Nick Fury e Maria Hill estavam em cena, eles eram na verdade, os Skrulls Talos e Soren.

Imagem de capa do item

ESPADA

A segunda cena pós-créditos de Longe de Casa deixou muita gente confusa e desconfiada. Depois de descobrimos que Fury e Maria Hill são na verdade Talos e Soren, vemos que o verdadeiro Nick Fury está em algum lugar do espaço, em uma nave repleta de Skrulls.

Isso reacendeu a teoria de que Fury estaria comandando uma nova organização secreta, a E.S.P.A.D.A., que nos quadrinhos é uma agência criada com o objetivo de observar atividades alienígenas próximas da Terra.