24 Referências e easter-eggs em Stranger Things!
24 Referências e easter-eggs em Stranger Things!
Stranger Things é uma das maiores sensações do momento. Com um tom de filme de terror dos anos 80, a nova série da Netflix atraiu uma grande legião de fãs, que ficam extremamente nostálgicos dos filmes desta época.
Atenção: Alerta de Spoilers!
Fonte
Se a fonte utilizada na abertura e no logo de Stranger Things lhe parece familiar, é porque ela foi utilizada em um livro de Stephen King, Trocas Macabras. Além disso, a fonte é muito semelhante às utilizadas em livros e filmes dos anos 80.
Os Atores
Winona Ryder e Matthew Modine eram grandes estrelas dos anos 80. Somente a escolha dos dois para o elenco já é um call-back para a década.
Quadrinhos
X-Men #134 é referenciado no piloto. A edição mostra a primeira aparição da Fênix Negra, fazendo uma referência as poderosas habilidades de Onze e como ela vai, aos poucos, descobrindo e compreendendo melhor suas habilidades.
Alien
A criatura de Stranger Things tem elementos de Predador e dos dois primeiros filmes da franquia Alien. Além do resíduo gosmento deixado para trás.
No final da temporada, descobrimos que ele utiliza humanos como incubadoras, algo semelhante aos face-huggers de Alien.
E.T. - O Extraterrestre
O clássico filme de Steven Spielberg é a principal inspiração de Stranger Things. A série começa com várias crianças jogando Dungeons & Dragons, assim como em E.T.; Mike encontra Onze na floresta, assim como Elliot encontra o E.T. no filme; todas as crianças andam de bicicleta à noite; e há homens assustadores em roupas antirradiação.
Além disso, em E.T., o serzinho de outro planeta é disfarçado com uma peruca e um vestido. O mesmo ocorre com Onze na série!
Essa, porém, não é a única referência ao clássico.
Poltergeist (1)
Logo no primeiro episódio, a personagem de Winona Ryder, Joyce, surpreende seu filho com ingressos para que eles possam ir assistir ao clássico filme.
Poltergeist (2)
Após Will desaparecer, Joyce pode ouvir seu filho tentando se comunicar de outra dimensão através das paredes de sua casa, assim como a jovem Carol Anne em Poltergeist.
Conta Comigo
Quando fizeram os testes para o papel das quatro crianças da série - Mike, Lucas, Dustin e Will - os Irmãos Duffer fizeram com que os jovens atores lessem o roteiro do filme.
Tanto Conta Comigo quanto Stranger Things mostram crianças que repentinamente tiveram de lidar com eventos trágicos e perda, o que acaba fortalecendo sua amizade.
Além disso, a cena onde os garotos e Onze andam pelos trilhos do trem, no quinto episódio, é uma clara referência ao clássico.
J.R.R. Tolkien
Existem algumas referências a O Hobbit e O Senhor dos Anéis em Stranger Things. “Mirkwood” é o nome de uma interseção em uma das ruas e Will Byers utiliza “Radagast” como a senha para seu esconderijo.
O Labirinto do Fauno
O monstro sem rosto é muito semelhante ao de O Labirinto do Fauno e possui um visual que parece ter sido retirado de alguns rascunhos do diretor Guillermo del Toro!
Tubarão
Na série, Hopper é um policial da cidade grande que vai trabalhar nos subúrbios, assim como o personagem Brody em Tubarão.
Além disso, logo no início há uma cena em que Hopper vai preencher o boletim de ocorrência para pessoa desaparecida, que é muito similar ao do filme de Spielberg.
Tubarão (2)
Assim como em Tubarão, o monstro de Stranger Things é atraído por sangue. Em uma cena que lembra muito o filme clássico, temos uma pequena gota de sangue caindo na água e se dissipando, chamando o predador.
O Enigma de Outro Mundo
Logo no inicio da série, podemos ver um pôster de Enigma de Outro Mundo/The Thing na parede. O filme também é mostrado na TV em outra cena.
Evil Dead
Em outro momento, podemos ver um pôster de Uma Noite Alucinante/Evil Dead no quarto de Jonathan. O pôster ganha mais destaque quando o pai do personagem diz que ele é “inapropriado” e que Jonathan deveria retirá-lo.
Predador
Tanto o alien do filme com Arnold Schwarzenegger, quanto a criatura de Stranger Things, fazem um som distinto, algo parecido com cliques, antes de atacarem.
A Hora do Pesadelo e Os Espíritos
Toda vez que vemos um ser fantasmagórico saindo de uma parede, é fácil se lembrar da cena de A Hora do Pesadelo em que Freddy sai do teto.
Claro, o efeito foi utilizado várias vezes depois, principalmente no terror/comédia Os Espíritos, de Peter Jackson.
Carrie e Chamas da Vingança
Onze é um híbrido de duas personagens de Stephen King. Inicialmente, é fácil relacioná-la a Carrie, devido suas habilidades telecinéticas. Porém, ela também lembra bastante a personagem de Drew Barrymore em Chamas da Vingança, principalmente levando em conta que ambas fogem de agências misteriosas do governo, que querem estudar suas habilidades.
Sob a Pele
O visual do mundo de Onze, quando ela entra no tanque, é muito semelhante ao de Sob a Pele. Na verdade, completamente semelhante, principalmente em como o chão aquoso as reflete.
Viagens Alucinantes
No estranho filme de terror dos anos 80 de Ken Russel, temos William Hurt como um cientista que faz experimentos em si mesmo, sob influência de psicotrópicos pesados, além de possuir uma cena de privação sensorial muito semelhante à de Onze no tanque.
Cão Raivoso
Em uma cena, um dos policiais está lendo o livro Cão Raivoso/Cujo, de Stephen King.
Tabuleiro Ouija
Tabuleiros Ouija são um clássico dos filmes de terror. Porém, na série, temos uma versão adaptada e muito mais original.
Dan O’Bannon
O nome do patrulheiro que encontra o corpo de Will se chama O’Bannon. É referência a Dan O’Bannon, uma lenda da ficção científica que escreveu o roteiro original de Alien.
Dublê de Corpo e Janela Indiscreta
O filme Dublê de Corpo, do Brian de Palma, é um divertido triller que copia vários temas apresentados no clássico de Hitchcock, principalmente o de um fotógrafo que espia uma bela mulher e acaba testemunhando um assassinato. Algo que é trazido para a série com Jonathan e Nancy.