22 Easter-eggs e referências em Logan!

Capa da Publicação

22 Easter-eggs e referências em Logan!

Por Felipe de Lima

Atenção: Alerta de Spoilers!

Imagem de capa do item

O Velho Logan

Embora Logan tenha apenas uma pequena inspiração na história de Mark Millar e Steve McNiven, muitos elementos base do quadrinho estão presentes no filme. Os principais deles são o clima distópico de neowestern, uma viagem pelo país com um antigo companheiro também idoso, a morte dos X-Men e a ascensão de vilões.

Imagem de capa do item

Cemitério Greenwood

O cemitério que aprece no início de Logan tem uma base nos quadrinhos. Se trata do Cemitério Greenwood, que faz parte do Universo Marvel. Ali fica o memorial ao Capitão América Ultimate e também é onde Sue Storm foi cremada após sua morte.

Imagem de capa do item

Alkali Transigen

No filme, Alkali Transigen é a empresa que herdou o Projeto Arma X após os eventos de X-Men 2. O nome vem do Lago Alkali, onde o Wolverine foi transformado em uma máquina de matar.

Imagem de capa do item

Caliban

Caliban foi inserido nos roteiros de X-Men: Apocalipse e Logan sem que houvesse comunicação entre os diretores dos filmes. Para James Mangold, foi uma surpresa ver que o personagem estava no filme de Bryan Singer, isso fez com que uma alteração no roteiro acontecesse para não colocar as duas versões em conflito.

Em Logan, há uma referência ao Caliban de X-Men: Apocalipse quando Donald Pierce diz que ele costumava trabalhar do seu lado. No filme de 2016, foi estabelecido que ele usava seus poderes para ajudar quem pagasse mais.

Imagem de capa do item

Katana

A espada de Samurai que o Wolverine ganha ao final de Wolverine: Imortal aparece no começo do filme pendurada na parede do quarto onde Logan dorme.

Imagem de capa do item

Bala de Adamantium

Em X-Men Origens: Wolverine, Logan fica desmemoriado após ser atingido com uma bala de adamantium na cabeça. Em Logan, também existe uma bala de adamantium. Entretanto, esta é capaz de matar o Wolverine – e seu clone.

Imagem de capa do item

Estátua da liberdade

Quando um Professor Xavier demente diz que “eles estão esperando” Logan na Estátua da Liberdade, se trata de uma referência ao primeiro filme dos X-Men. Contudo, mais tarde, descobrimos que ele estava se referindo ao Hotel Liberty, o local onde Logan encontra Gabriela e Laura. O Hotel Liberty tem como símbolo a Estátua da liberdade.

Outra referência ao primeiro filme dos X-Men acontece quando Charles diz que os X-Men resgataram Logan de uma vida de lutador em jaulas.

Imagem de capa do item

Inocência Perdida

Apesar da X-23 ter sido criada para a animação X-Men: Evolution, a personagem logo foi transportada para os quadrinhos. A primeira grande história de sucesso protagonizada por Laura foi Inocência Perdida, que mostra sua origem.

Um dos vídeos rodados no celular de Gabriela mostra uma cena famosa dos quadrinhos de Inocência Perdida, onde Laura corta o próprio braço para vê-lo se regenerar.

Imagem de capa do item

Donald Pierce e os Carniceiros

Ao contrário da versão do filme, os quadrinhos trazem um Donald Pierce muito mais inescrupuloso e vilesço. Entretanto, a missão de ambos é muito parecida.

Apenas dois dos Carniceiros são identificáveis além de Donald Pierce. Um deles é Bonebreaker, o homem que usa uma metralhadora na caçamba de uma caminhonete para atingir o Wolverine e o outro é Pretty Boy.

Imagem de capa do item

Krzysztof Soszynski

O primeiro carniceiro que tem a cabeça arrancada por Laura é creditado como Pretty Boy e interpretado pelo ator de MMA Krzysztof Soszynski.

Imagem de capa do item

Quadrinhos dos X-Men

As histórias em quadrinhos dos X-Men que aparecem no filme não são reais. Ela foram idealizadas por Hugh Jackman e desenhadas Joe Quesada e Dan Panosian exclusivamente para a produção.

Entretanto, a numeração das revistas são referências aos quadrinhos, uma delas é X-Men 132, que mostra a caçada de Donald Pierce aos mutantes. A outra é Uncanny X-Men 117, quadrinho que apresentou as motivações do Professor X.

Imagem de capa do item

Os Brutos Também Amam

O filme que é exibido no Casino Hotel e mais tarde citado por Laura é Os Brutos Também Amam, de 1953.

Charles diz que assistiu ao filme no Cinema Essoldo quando era criança. A informação cruza com a vida real, visto que o ator Patrick Stewart realmente assistiu ao filme naquele cinema no norte da Inglaterra.

Imagem de capa do item

Westchester

Em O Velho Logan, o Wolverine foi responsável pelo massacre que tirou a vida de quase todos os X-Men. No filme, essa responsabilidade caiu sob os ombros do Professor X.

Após apresentar os primeiros sinais de doença devido à idade, o Professor Charles Xavier teve um colapso mental que paralisou todos dentro da mansão X por tempo suficiente para que um incêndio começasse e sete dos principais X-Men morressem. Eles possivelmente eram Tempestade, Colossus, Lince Negra, Vampira, Fera, Homem de Gelo e Anjo.

Imagem de capa do item

Músicas

A música que toca enquanto Logan está no bar é uma composição de Grant-Lee Phillips chamada Find My Way. A música da loja de conveniência é I Got A Name, de Jim Croce. Ele também é o autor de Time In A Bottle, o tema da célebre cena do Mercúrio em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido*.

Imagem de capa do item

Posteres

No quarto do filho da família que acolhe Logan, Charles e Laura existe três posteres de bandas atuais. Elas são Dr. Acula, Suicide Silence e All Shall Perish.

Imagem de capa do item

Zander Rice

O Dr. Zander Rice, interpretado por Richard E. Grant, surgiu nos quadrinhos da X-23 e sua história no filme é extremamente fiel. Ele era o homem encarregado pela criação de Laura e seu pai realmente fez parte do programa Arma X.

Imagem de capa do item

X-24

O clone do Wolverine chamado de X-24 foi inspirado por um personagem dos quadrinhos chamado de Albert. Ele foi criado por Donald Pierce como um androide completamente selvagem e capaz de lutar com o Wolverine de igual para igual.

Imagem de capa do item

Cura Mutante

Zander Rice é citado por Donald Pierce como o homem que dizimou os mutantes por meio de vacinas e remédios. Essa é uma referência a X-Men: O Confronto Final, onde uma vacina capaz de “curar” mutações foi criada.

Imagem de capa do item

Jovens Mutantes

Assim como Laura tem o DNA do Wolverine, seus amigos têm poderes provenientes de outros mutantes. Um deles tem as habilidades congelantes do Homem de Gelo, outro remete ao Pyro por poder manipular o fogo. Joey se refere ao sobrinho de Jean Grey, Joey Bailey e Bobby se refere a Roberto da Costa, o Mancha Solar.

Nos arquivos vistos em vídeo, um mutante fonte de DNA se chama Chris Bradley, personagem que foi interpretado por Dominic Monaghan em X-Men Origens: Wolverine.

Por fim, o líder das crianças se chama Rictor. Nos quadrinhos ele é membro dos Novos Mutantes e da X-Force.

Imagem de capa do item

Traje clássico

Um dos jovens mutantes é visto segurando um boneco do Wolverine, onde ele está com seu traje dos quadrinhos. Apesar de nunca ter aparecido no cinema, o traje foi referenciado também nos quadrinhos mostrados no filme.

Imagem de capa do item

Wolverine Imortal

A morte de Logan foi prevista em Wolverine Imortal. O diretor James Mangold usou como base a cena em que Yukio diz que viu a morte do Wolverine para recriar o derradeiro destino do personagem de maneira poética.

“Logan, eu vi sua morte... Não toda ela, mais como ver pelo buraco de uma fechadura. Mas eu sempre estou certa. Tudo o que posso ver é uma única parte da vida de uma pessoa: A morte. E eu vi a sua... Eu via você de costas, havia sangue por todo lado. Você segurava seu próprio coração na mão.”

Imagem de capa do item

A morte do Wolverine

Apesar de O Velho Logan ser a maior fonte de inspiração para o filme, A Morte do Wolverine também teve um papel essencial na trama. Na história, o envenenamento por Adamantium é apresentado e há a metalinguagem de que foi seu passado que o matou.

Indo além, em A Morte do Wolverine, Logan também se sacrifica para salvar um grupo de jovens Mutantes e seu fator de cura está falhando.

--

Notou algo que deixamos de fora? Logan está em exibição nos cinemas!