19 coisas que você precisa notar no trailer de “X-Men: Fênix Negra”!
19 coisas que você precisa notar no trailer de “X-Men: Fênix Negra”!
Os Filhos do Átomo não terão descanso… e nem os fãs!
Após um longo tempo de espera, o primeiro trailer de X-Men: Fênix Negra finalmente chegou à internet. E o longa promete ser bem mais sombrio e tenso do que qualquer outro filme da saga dos mutantes. Contudo, nós pudemos analisar e descobrir cada segredo escondido na prévia.
Nesta lista, você vai descobrir 19 coisas que precisa notar no primeiro trailer de Fênix Negra, desde ligações com outros filmes da franquia a algumas especulações sobre a trama e o desenrolar dos eventos do longa:
Créditos: Fox
O trailer
Caso ainda não tenha visto, aqui está sua chance de conferir o primeiro trailer oficial de X-Men: Fênix Negra.
Título
As grandes mudanças do longa já começam desde o seu título. Embora o Brasil não notou muita diferença, já que o filme se chamará "X-Men: Fênix Negra" em solo nacional, os americanos já tiveram um baque considerável, pois lá fora, o filme se chamará apenas "Dark Phoenix".
Ou seja, pelo visto, a Fênix Negra de fato será a presença mais importante do filme - e os X-Men não terão tanto destaque. Vale notar que é o primeiro filme de toda a franquia "principal" dos mutantes a não contar com o "X-Men" no título.
Paralelos perigosos
Já havíamos ouvido alguns rumores a respeito disso, mas em todos, nós rezamos para que não fosse verdade. Contudo, o trailer de Fênix Negra deixa bem explícito que o filme vai restabelecer alguns elementos de X-Men: O Confronto Final. Ao longo do vídeo, temos vários paralelos com o terceiro filme da Trilogia Original.
Por exemplo, vemos uma Jean Grey muito jovem pedindo ajuda de Charles Xavier. Tudo bem que isso não acontece no filme de 2006, mas fica a impressão de que ambos os longas retratam como o Professor X conseguiu "inibir" a presença da Fênix na telepata.
A Fênix examinada
Em dado momento, podemos ver Jean Grey sendo examinada pelo Fera, em uma maca no laboratório da Mansão Xavier. Essa cena nos lembra muito bem o que acontece em X-Men: O Confronto Final, quando a telepata é examinada por Wolverine, no mesmíssimo laboratório.
Ainda não sabemos qual é o contexto completo da cena - mas a julgar pela cara de desespero de Hank McCoy -, possivelmente é aqui que veremos a equipe descobrindo a respeito da Força Fênix dentro do corpo da mutante telecinética.
À procura de velhos inimigos
Um penúltimo paralelo com O Confronto Final está no momento em que Jean Grey, após aparentemente ter fugido do alcance dos X-Men, se alia a Magneto, em busca de aceitação depois que enlouquece e perde o controle de seus poderes graças à presença da Fênix.
Caso não se lembre, algo muito similar acontece no terceiro filme da Trilogia Original. Lá, vemos Jean Grey se juntando ao acampamento terrorista do Mestre do Magnetismo, pouco antes de seu ataque em São Francisco. É possível que a trama de Fênix Negra esteja se encaminhando em uma direção similar.
Um lar destruído?
Finalizando as comparações com O Confronto Final, temos uma brevíssima cena, que acontece no meio do trailer e mostra uma casa pegando chamas, no que parece ser uma grande cena de ação envolvendo Jean Grey e a Mística.
Não sabemos exatamente, mas essa pode ser a mesmíssima casa em que Jean foi criada. Em O Confronto Final, ela também retorna ao seu lar da infância, apenas para destruí-lo por inteiro, e para servir de palco para o assassinato de Charles Xavier.
De volta às origens: O acidente de carro
Agora, falando um pouco mais das referências deixadas no trailer, não podemos deixar de notar a presença de um acidente de carro como momento fundador da descoberta dos poderes de Jean Grey. Nos quadrinhos, algo muito semelhante aconteceu - embora não fosse Jean a vítima de uma trágica batida.
Nas HQs originais, os poderes telepáticos de Jean despertam logo quando ela vê sua melhor amiga sendo atingida por um carro. Minutos antes que ela morresse, Jean acabou conectando involuntariamente sua mente à dela, de forma que pôde ouvir, em sua cabeça, os últimos pensamentos de sua amiga.
Missão espacial
Outro elemento retirado diretamente das HQs diz respeito à missão espacial na qual Jean Grey entrou em contato pela primeira vez com a Força Fênix. Ao se sacrificar para salvar sua equipe, ela acaba imbuída de toda a fúria dessa entidade cósmica, tornando-se um ser quase onipotente.
Do que a sinopse oficial já nos revelou da história, a causa desse "despertar" será a mesma: uma missão de resgate no espaço que acaba dando errado. Contudo, não sabemos ainda se a Força Fênix será uma entidade cósmica ou se será apenas a versão bruta de uma "personalidade reprimida" de Jean.
Jean Grey: Inimiga Nº 1
Como era de se esperar, a grande "vilã" do filme será a própria Jean Grey, totalmente consumida pela Fênix. Em determinado momento do vídeo, nós podemos vê-la confrontando os X-Men, enquanto o Ciclope tenta fazer com que ela se acalme.
No entanto, o confronto acaba indo de mal a pior. Aqui, vemos ela destruindo algumas viaturas policiais e começando a liberar o que há de mais assustador em seus poderes. Ainda não sabemos ao certo se esse será o primeiro encontro da equipe com a mutante possuída.
Genosha
Outro forte elemento dos quadrinhos que até então não havia sido apresentado nos cinemas aparece em peso no primeiro trailer do filme. Trata-se de Genosha, a ilha que já foi tanto um refúgio paradisíaco para os mutantes como uma prisão assustadora.
No filme, a ilha será comandada por Magneto - como já foi antes nas HQs -, que aproveitará o terreno para criar uma nação pacífica para os mutantes. Ainda não sabemos, no entanto, qual o destino que será dado para a ilha no filme, ainda mais com a iminência destrutiva da Fênix.
Repaginada nos uniformes
Como já havia sido revelado graças a algumas fotos vazadas do set de filmagens, os X-Men finalmente vão ganhar uniformes que não dependem de couro ou que parecem fortes trajes militares. E, para melhorar, dessa vez os trajes foram tirados diretamente de uma aclamada fase dos mutantes nos quadrinhos.
Se você notar bem, os novos uniformes são muito similares ao que a equipe utilizava durante os Novos X-Men de Grant Morrison. São roupas simples, mas que passam o sentimento de unidade da equipe - e funcionam de forma bem propícia à época. Tratam-se de grandes casacos azuis com um "X" amarelo cobrindo o peitoral.
Um novo - ou antigo - visual para a Mística
A Mística é, sem a menor sombra de dúvidas, a personagem mais detestada dessa nova franquia de X-Men. Muitos fãs não gostam da abordagem de Jennifer Lawrence para a mutante metamorfa, e desprezam mais ainda o visual que a personagem teve nos últimos dois filmes, quase sempre assumindo com prevalência a forma "humana".
No entanto, podemos ficar aliviados - uma vez que seu visual azul parece estar bem mais realista, e até mesmo como uma mistura do que vimos em Primeira Classe (pelo tom de azul) com a Mística da Trilogia Original, interpretada por Rebecca Romijn (pelo formato das "escamas" no rosto). Além disso, o cabelo parece estar mais solto e em um tom vivo de vermelho.
Resquícios da Primeira Classe
Aliás, por mencionar visuais remetentes ao passado, um que ficou bem evidente para nós foi o capacete utilizado pelo Magneto. Trata-se do mesmo elmo que ele usou em X-Men: Primeira Classe, e que originalmente pertencia a Sebastian Shaw. A diferença é que ele está bem mais escurecido e envelhecido.
Não sabemos o que o fará a recorrer a esse utensílio antigo. Mas considerando que, no início do trailer, ele está sem capacete, há uma grande possibilidade de que ele esteja agora interessado em bloquear investidas telepáticas - seja do Professor X ou da própria Fênix Negra.
Acólitos?
Falando em Magneto e seus seguidores, não podemos deixar de notar um momento no qual o Fera aparentemente deixa o lado do Professor X para se juntar ao Mestre do Magnetismo. Ao que tudo indica, o "vilão" está formando uma nova equipe de vilões - seja uma nova Irmandade dos Mutantes ou a primeira formação dos Acólitos.
Nos quadrinhos, os Acólitos seguiam Magneto quase como um líder religioso, que os resguardava no paraíso mutante do Asteroide M. Considerando o que sabemos até aqui, ele pode estar fazendo justamente isso - mas em vez do asteroide, ele pode estar abrigando seus "irmãos" em Genosha.
Ameaça extraterrestre
Em todo o trailer, temos apenas um rápido trecho que conta com a participação de "Smith", a vilã interpretada por Jessica Chastain. Não sabemos absolutamente nada a respeito de sua personagem, exceto que se trata de uma alienígena transmorfa que quer usar a Fênix como arma para governar a galáxia.
Ainda não conseguimos entender muito bem como isso vai se encaixar na trama, especialmente considerando todos os outros elementos que já estão presentes no filme. Também não sabemos se ela pertence a alguma raça existente nos quadrinhos - e qual será seu ponto de entrada na história. Por ora, nos resta esperar.
Batalha mental?
Em determinado momento, vemos um breve flash do que parece ser o Professor X, dentro da sala do Cérebro, sendo consumido por uma profusão flamejante de chamas. É claro que é possível que isso seja fogo real, impulsionado pela própria Fênix Negra... mas temos motivos para crer que se trata de outra coisa.
A cena em questão poderia estar retratando uma batalha mental entre Charles Xavier e Jean Grey, acontecendo em um plano fora da realidade material. Vale lembrar que esse tipo de confronto já foi retratado no filme anterior da saga, entre os próprios Xavier e Jean contra o vilão Apocalipse.
De volta ao Apocalipse
Outro paralelo que a franquia está disposta a traçar é justamente uma breve cena, onde vemos Charles Xavier indo ao quarto de Jean Grey, aparentemente para tranquilizá-la. Como muitos se lembram, uma cena bem parecida aconteceu em X-Men: Apocalipse, onde tivemos as primeiras pistas sobre a Fênix.
A cena no trailer não revela nada demais, já que vemos Jean dormindo tranquilamente, enquanto o Professor X parece bem preocupado. Talvez ele esteja ali mesmo implantando uma série de bloqueios mentais na telepata e telecinética.
Fúria liberada
Uma das cenas finais do teaser mostra justamente a Fênix absorvendo todo seu poder cósmico, dentro do receptáculo de Jean Grey. E pelo que podemos perceber, nisso ao menos o filme será mais fiel que X-Men: O Confronto Final, já que essa entidade está sendo devidamente representada.
Nas HQs, a Fênix se manifesta como um pássaro de fogo cósmico - algo que já tínhamos vislumbrado em X-Men: Apocalipse - e que aqui parece estar mais presente. No entanto, ainda não sabemos ao certo a origem dessa força poderosíssima e letal.
Um funeral mutante
Outra cena que está nos deixando bem intrigados há alguns meses, desde que as primeiras fotos do longa foram divulgadas pela Entertainment Weekly, é justamente quando presenciamos um funeral de algum herói mutante. Pelo que podemos imaginar, não se trata do Professor X e nem do Fera, Noturno, Tempestade e Ciclope.
Por enquanto, a maior suspeita é que a baixa seja da Mística - e que ela deve perecer no confronto com Jean Grey no que parece ter sido a antiga casa da heroína.