17 Easter eggs e referências encontradas em Aquaman!

Capa da Publicação

17 Easter eggs e referências encontradas em Aquaman!

Por Guilherme Souza

Atenção: Alerta de Spoilers!

Agora que Aquaman já estreou, podemos analisar o filme com mais calma e ir descobrindo os diversos easter eggs e referências escondidos por James Wan no longa.

De Annabelle a Pinóquio, o filme está recheado de momentos marcantes e que te farão ficar apontando para a tela ao encontrá-los. Caso tenhamos esquecido de algum, deixe nos comentários.

Imagem de capa do item

H.P. Lovecraft

Na cena de abertura do longa, vemos um prólogo que narra encontro entre o faroleiro Tom Curry e a Rainha Atlanna, que ocasionou no nascimento do herói do filme.

Ao mostrar o interior da casa de Tom, vemos alguns livros de H.P. Lovecraft, um dos escritores de histórias de terror mais famosos do mundo e responsável pela criação de criaturas como o Cthulhu. Mais tarde no filme, um dos principais conceitos estabelecidos por Lovecraft é aplicado no longa, na cena em que o Aquaman precisa enfrentar o Karathen para obter o tridente de Atlan.

Imagem de capa do item

Viagem ao centro da Terra

O monólogo de abertura do filme, começa com Arthur Curry proferindo uma frase dita por Júlio Verne, o famoso escritor por trás de livros como 20 Mil Léguas Submarinas e Viagem ao Centro da Terra.

Curiosamente, as referências às obras de Verne não se limitam ao monólogo inicial, já que, o local onde o Karathen e o Tridente de Atlan se encontram, remete muito ao local descrito no livro Viagem ao Centro da Terra.

Imagem de capa do item

Annabelle

Antes de entrar no mundo dos super-heróis, James Wan ficou famoso por seus filmes de terror extremamente assustadores e inovadores. Considerado o “pai” do bem-sucedido universo de filmes da franquia Invocação do Mal, Wan foi o responsável por trazer a macabra boneca Annabelle ao estrelato.

Dado o histórico de Wan com os filmes da boneca, é óbvio que ele não podia perder a oportunidade de homenageá-la em Aquaman. Na cena em que Mera e Arthur vão até um lixão submarino para pegar a nave da princesa de Xebel, podemos ver a boneca macabra em meio aos outros detritos que estão no local.

Imagem de capa do item

Cobra Kai

Karatê Kid é uma das franquias mais icônicas do cinema, tendo ganhado até mesmo um remake estrelado por Jaden Smith e, mais recentemente, uma série derivada que é focada em Johnny Lawrence, o “vilão” do primeiro filme da franquia.

Em dado momento do filme, vemos Vulko perguntando a Arthur se ele se lembra de seu treinamento, no qual o herói responde que o “Cobra Kai” lhe ensinou tudo o que sabia. Cobra Kai é justamente o dojo no qual Johnny Lawrence faz parte e o nome da recente série derivada de Karatê Kid.

Imagem de capa do item

Clube da Luta

Outra referência que mostra que o Aquaman conhece bastante de filmes da cultura POP, aparece no momento em que ele e Mera estão no Deserto do Saara em busca do Reino dos Desertores.

Em dado ponto, Arthur se cansa de caminhar no deserto e começa a provocar Mera, que lhe responde com a ameaça de “socar a cara dele”. Mais uma vez, Arthur remete à filmes clássicos e chama Mera de Clube da Luta, filme estrelado por Brad Pitt e Edward Norton que, como seu nome diz, aborda um clube da luta clandestino no qual só os mais fortes sobrevivem.

Imagem de capa do item

Lobo da Estepe

Embora Aquaman se esforce bastante para ser o mais isolado possível dos demais filmes do DCEU, podemos notar uma clara referência à participação do herói no filme da Liga da Justiça.

Quando Mera vem para a terra pedir que Arthur clame o trono de Atlântida, a princesa diz que o herói deveria ter mudado de ideia sobre Atlântida depois de ter ajudado a derrotar o Lobo da Estepe, vilão do filme da equipe de super-heróis da DC.

Imagem de capa do item

Alex Ross

James Wan não faz questão de esconder as referências visuais aos quadrinhos, o que é ótimo, mas em alguns momentos, vemos reproduções perfeitas de momentos deslumbrantes dos quadrinhos.

Um dos mais marcantes, acontece na cena que remonta o passado de Atlântida e o governo do Rei Atlan. Na cena, vemos Atlan em pé ao pôr do sol, enquanto diversas baleias saltam da água e criam ondas no mar. A cena pode ser comparada a uma arte feita por Alex Ross, tanto em relação à paleta de cores quanto no que está acontecendo nela.

Imagem de capa do item

Ivan Reis e Geoff Johns

Ainda falando sobre inspirações vindas dos quadrinhos, a maior delas talvez venha do arco criado por Ivan Reis e Geoff Johns do Aquaman dos Novos 52. Responsável por colocar o Aquaman em um novo patamar, o arco se tornou um dos mais aclamados na história do herói e abraçou a galhofa, transformando-a em algo incrível.

As referências ao arco englobam detalhes visuais e narrativos, reproduzindo com perfeição a obra da dupla dos quadrinhos e pavimentando um caminho de sucesso para o herói nos cinemas.

Imagem de capa do item

Pinóquio

Essa talvez seja uma das referências mais óbvias mostradas no filme. Na cena em que Mera e Arthur estão fugindo dos soldados de Atlântida, o herói sugere que eles entrem na boca de uma baleia, pois isso deu certo com o Pinóquio.

Tanto na obra escrita por Carlo Collodi, quanto na animação feita pela Disney, o boneco de madeira chamado Pinóquio entra na boca de uma baleia para resgatar seu pai, que havia sido comido por ela. Mais tarde no filme do Aquaman, eles voltam a citar Pinóquio, desta vez, mostrando o próprio livro.

Imagem de capa do item

Dr. Shin

Em meio a tantos personagens importantes, uma figura secundária do longa acaba chamando a atenção, principalmente por sua aparição na cena pós-créditos.

O Dr. Stephen Shin, interpretado por Randall Park, é uma figura conhecida dos quadrinhos do Aquaman, principalmente por se tornar uma espécie de vilão do herói, quando o mesmo se recusou a lhe revelar a localização de Atlântida.

Imagem de capa do item

Free Willy

Você com certeza já deve ter assistido ao filme Free Willy, que narra a história de um garoto que cria um laço de amizade com uma baleia orca de um aquário e ajuda ela a escapar de lá.

Na cena da batalha final de Aquaman, vemos Mera chegando montada em uma Orca Embora isso não signifique que a baleia seja de fato Willy, devemos levar em consideração que as Orcas são animais comuns dos locais polares do planeta, o que a torna única na cena em questão, já que não vemos nenhum outro animal marinho dessa região aparecendo. Além disso, a simpática baleia que dá carona à Mera ganha um certo destaque, fora o fato de que, tanto Aquaman quanto Free Willy são filmes da Warner Bros., o que torna o easter-egg ainda mais plausível.

Imagem de capa do item

Stingray

Quando Arthur Curry leva a Rainha Atlanna, ainda desacordada, para dentro de sua casa, a televisão está exibindo uma clássica série de TV dos anos 60 chamada Stingray.

A série narra as aventuras da tripulação de um submarino chamado Stingray, que navega para qualquer oceano do mundo e enfrenta diversos inimigos ao longo de sua jornada.

Imagem de capa do item

Aquaman no Cavalo-Marinho

Uma das maiores piadas relacionadas ao Aquaman, era a imagem do herói montado em um cavalo-marinho no icônico desenho animado dos Superamigos. Em seu primeiro filme solo, o Aquaman também se locomove com o auxílio de um cavalo-marinho, mas de uma maneira muito mais descolada.

Durante a batalha final, vemos o herói “surfando” em um cavalo-marinho, o que deixa o ato extremamente incrível e invejável.

Imagem de capa do item

Topo

Durante o confronto contra Orm no Anel de Fogo, vemos um animado polvo fazendo a trilha sonora da cena ao tocar tambores.

Além de referenciar a animação da Pequena Sereia, o simpático polvo não é estranho para os fãs dos quadrinhos do Aquaman. Segundo o próprio James Wan, o polvo é uma referência ao personagem Topo, um dos melhores amigos do Aquaman nos quadrinhos e conhecido por ser um polvo com habilidades musicais.

Imagem de capa do item

Velozes e Furiosos

A versatilidade artística de James Wan parece não ter limites, já que, além de ter obtido muito sucesso com filmes de terror, o diretor também quebrou recordes de bilheterias ao dirigir o sétimo filme da franquia Velozes e Furiosos.

Em Aquaman, Wan faz uma breve homenagem ao seu trabalho em Velozes e Furiosos durante a cena em que Mera e Arthur saem da água em câmera lenta ao som de uma nova versão da música Africa. Segundo o diretor, ele fez uma cena similar em Velozes e Furiosos e achou que seria legal fazer uma alusão a isso novamente.

Imagem de capa do item

Jogos Mortais

James Wan começou sua carreira fazendo filmes de sucesso com orçamentos extremamente baixos, sendo o primeiro deles o aclamado Jogos Mortais.

Mesmo depois de tantos anos e de uma clara evolução orçamentária em sua carreira, Wan não se esqueceu de suas raízes e a prova disso é mostrada em Aquaman. Na cena em que Arthur e Mera fretam um voo para o deserto do Saara, vemos Wan fazendo uma homenagem direta a Jogos Mortais.

O piloto do avião, é ninguém menos do que Leigh Whannell, amigo pessoal de Wan e roteirista de Jogos Mortais.

Imagem de capa do item

Rômulo e Remo

Por fim, chegamos ao momento em que Aquaman e Mera estão na Sicília, em busca da próxima pista para a localização do Tridente de Atlan. Na cena em questão, vemos Arthur comentando sobre diversas figuras importantes do panteão romano, até que se depara com Rômulo, o primeiro rei de Roma.

Curiosamente, Rômulo também teve de entrar em um confronto mortal contra seu irmão, Remo, mas ele não foi tão piedoso quanto Arthur foi com Orm.