16 séries “rivais” que foram exibidas ao mesmo tempo
16 séries “rivais” que foram exibidas ao mesmo tempo
Uma batalha de titãs
A televisão sempre foi um campo de batalha para as emissoras, com cada uma lutando para conquistar o maior número de telespectadores possível. Por isso, não é difícil encontrar séries que parecem até irmãs, que nasceram na mesma época e são, assustadoramente, parecidas. De Diários de um Vampiro até True Blood, de Big Time Rush a Jonas, já reparou como a concorrência midiática já criou algumas situações complicadas?
Nessa lista, separamos 16 séries que foram exibidas simultaneamente e que rivalizavam pela audiência. Prepare-se para conhecer algumas das maiores batalhas televisivas da história. Esquecemos alguma? Deixe nos comentários!
A Família Addams e Os Monstros
Charles Addams mudou a cultura pop quando deu vida a uma família nada tradicional em 1930. A Família Addams, como ficaria conhecida posteriormente, foi das tiras do The New Yorker para a televisão em 18 de setembro de 1964 pela ABC. A mesma durou 64 episódios ao longo de três temporadas e trazia todos os clássicos personagens e mais algumas participações especiais.
Curiosamente, uma semana após o lançamento de A Família Addams, outra família atípica chegou à televisão. Os Monstros foi ao ar pela primeira vez no dia 24 de setembro de 1964 pela CBS. Nela, seguimos uma família composta por clássicos monstros da cultura pop, desde um avô vampiro parecido com o Drácula até um pai similar ao Frankenstein.
Os Monstros durou apenas duas temporadas, totalizando 70 episódios, além de um filme lançado em 1966. Mesmo que pareça que Os Monstros ganharam essa batalha na TV, a verdade é que os Addams retornaram diversas outras vezes no futuro, com animações, filmes e séries spin-off.
A Feiticeira e Jeannie é um Gênio
Não é difícil confundir A Feiticeira com Jeannie é um Gênio. Ambas as produções trazem mulheres loiras sobrenaturais que possuem uma íntima relação com um ser humano de temperamento difícil. Enquanto uma é uma feiticeira, a outra é um gênio.
Diferente de A Família Addams e Os Monstros, as produções não foram lançadas tão próximas uma da outra. Enquanto A Feiticeira chegou na ABC em 1964, Jeannie só foi lançada em 1965 pela NBC.
Porém, ambas ficaram no ar simultaneamente por cinco anos. A popularidade de Elizabeth Montgomery como Samantha fez com que A Feiticeira ficasse ainda mais tempo no ar, indo até 1972, enquanto Jeannie foi finalizada em 1970.
Psych e O Mentalista
Em meados dos anos 2000, não era difícil encontrar produções que exploravam a psique humana. Tínhamos desde Criminal Minds até Lie to Me e duas produções bem similares em seu enredo, Psych e O Mentalista. Ironicamente, a mais popular foi a que chegou depois no mercado. Enquanto Psych foi lançado em 2006 no USA Network, O Mentalista chegou à CBS em 2008.
Parte do motivo para essa diferença em sua popularidade é tanto o elenco quanto o tom das produções. Psych foi uma série de comédia que segue Gus e Shawn, um detetive e um vidente que está aprimorando seus poderes de observação e dedução. Protagonizada por James Roday e Dulé Hill, Psych ficou no ar até 2014 e ainda ganhou um especial de duas horas em 2017.
Já O Mentalista gira em torno de Patrick Jane, interpretado por Simon Baker, e seu talento especial: observar tudo nos seus mínimos detalhes. Com seu poder de dedução, ele auxilia a Agência de Investigação da Califórnia enquanto constrói uma relação com Teresa Lisbon, interpretada por Robin Tunney. A série ficou no ar até 2015.
Medium e Ghost Whisperer
Antes de ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Boyhood, Patricia Arquette vivia recebendo mensagens dos mortos em Medium. Na mesma época, Jennifer Love Hewitt, conhecida pela franquia Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, enfrentava os mesmos desafios em Ghost Whisperer.
Enquanto Medium chegou na NBC no dia 3 de janeiro de 2005, Ghost Whisperer foi lançada mais tarde naquele ano na CBS, no dia 23 de setembro de 2005. As produções não tem grandes diferenças em suas tramas. Medium possui um núcleo familiar mais extenso além de uma abordagem bem mais dramática, já a série de Jennifer Love Hewitt foca no misticismo e no “caso da semana”.
Jonas e Big Time Rush
Não são apenas séries grandes e dramáticas que ganham rivais na televisão. Esse é o caso de Jonas, série da Disney e Big Time Rush, da Nickelodeon. Ambas as produções foram lançadas na mesma época. A primeira transmissão de Jonas foi no dia 2 de maio de 2009, enquanto Big Time Rush foi lançado em 28 de novembro de 2009. As duas seguem boy bands reais que precisam lidar com o sucesso mundial.
Jonas marcou uma geração e se tornou um dos motivos para a popularização do talento dos irmãos Jonas. Porém, a carreira na frente das câmeras dos garotos durou apenas duas temporadas. Já Big Time Rush não se apoiava tanto na carreira musical do grupo, o que garantiu quatro temporadas para a série.
Era Uma Vez e Grimm
Lançada em 2011 pela ABC, Era Uma Vez foi uma verdadeira febre. A produção reimaginava os clássicos dos contos de fada no mundo real. Com produção de Damon Lindelof e o carisma de Jennifer Morrison e Lana Parrilla no elenco, a série se manteve no ar até 2018, totalizando sete temporadas e garantindo um spin-off no País das Maravilhas.
No mesmo ano, em 2011, a NBC teve uma ideia parecida, mas com uma abordagem mais sombria. Em Grimm, tínhamos um detetive da divisão de homicídios, Nick Burkhardt, interpretado por David Giuntoli, precisando lidar com criaturas sobrenaturais de contos de fada.
True Blood e Diários de um Vampiro
Enquanto Crepúsculo definia a sua soberania vampiresca nos cinemas em 2008, True Blood e Diários de um Vampiro disputavam público na televisão. A série da HBO protagonizada por Anna Paquin e Stephen Moyer chegou à emissora no mesmo ano do boom da Saga Crepúsculo. Baseada nos livros de Charlaine Harris, seguimos um mundo em que vampiros existem e saíram das sombras para viverem entre os humanos.
Já Diários de um Vampiro trazia um enredo menos espetacular e mais intimista. Lançada em 2009 pela CW, a produção tinha Nina Dobrev, Paul Wesley e Ian Somerhalder como o triângulo amoroso da trama. Nela, acompanhamos Elena Gilbert precisando lidar com corações partidos, vampiros, bruxas e muito mais.
True Blood conseguiu chegar até sua sétima temporada, enquanto sua concorrente foi até a oitava, sendo finalizada em 2017. Não satisfeitos com o fim da história de Elena, Diários de um Vampiro ainda ganhou dois spin-offs, Os Originais e Legados.
A Casa do Dragão e Anéis de Poder
É impossível falar em concorrência no mundo das séries de TV sem mencionar o caso mais recente, A Casa do Dragão e Anéis de Poder. Ambas as produções brincam com fantasia e histórias de sucesso da literatura, porém, uma está sob o controle da HBO, enquanto a outra é da Prime Video.
A Casa do Dragão, adaptação dos livros de George R. R. Martin e spin-off de Game of Thrones, chegou ao público no dia 21 de agosto de 2022. Já Anéis de Poder, um prelúdio para os livros de J. R. R. Tolkien, foi lançado no dia primeiro de setembro de 2022. A curta janela de lançamento entre uma produção e a outra garantiu diversas comparações e conflitos entre fandoms.