As 16 melhores caracterizações do Universo Cinematográfico Marvel!
As 16 melhores caracterizações do Universo Cinematográfico Marvel!
Uma das maiores expectativas dos fãs, ao ver um filme de seu herói favorito, é a caracterização. Por mais que a atuação seja um fator extremamente importante, é muito mais prazeroso quando o talento é aliado à um traje fiel ao dos quadrinhos.
Selecionamos algumas das melhores caracterizações do Universo Cinematográfico Marvel baseado tanto na interpretação, mas, principalmente, na questão visual.
Não se esqueça de comentar!
Viúva Negra
Scarlett Johnasson caiu como uma luva para o papel da letal Viúva Negra.
Além de uma singela semelhança física com a Natasha Romanov dos quadrinhos, a personagem ainda contou com um traje adaptado que lembra muito o que vimos ao longo dos anos, ainda que com algumas alterações para torná-la mais "agente da SHIELD".
Thanos
Apesar de Thanos ainda não ter mostrado para que veio, toda aparição do personagem deixa os fãs com os corações à mil.
O personagem é peça central de alguns dos maiores arcos da Marvel nos quadrinhos e promete fazer o mesmo no Universo Cinematográfico da Casa das Ideias.
Se depender do visual, parece que ele está no caminho certo. Interpretado por Josh Brolin em Guardiões da Galáxia, a aparência do Titã Louco é imponente e remete bastante à sua versão dos quadrinhos.
Maria Hill
Apesar de ter um papel consideravelmente menor do que outros personagens aqui presente, Cobie Smulders é a Maria Hill definitiva.
Trazendo um ar até um pouco mais leve que a durona dos quadrinhos, ela ainda assim se assemelha muito fisicamente à personagem e, como os trajes dos agentes da SHIELD são bem parecidos com os dos quadrinhos, uma mão lava a outra.
Odin
Ainda que Asgard e seus personagens fossem completamente diferentes de suas contrapartes provenientes dos quadrinhos, dois personagens em especial merecem espaço nessa lista.
O primeiro deles é Odin, brilhantemente adaptado por Anthony Hopkins e com um figurino e uma caracterização que remetem imediatamente ao Odin que cansamos de ver nos quadrinhos.
Destaque para o segundo filme do Thor, que conta inclusive com os corvos do Pai de Todos.
Loki
Tudo bem que o Loki dos cinemas está muito aquém da sua versão das HQs, se formos levar em conta seus poderes. Mas sua caracterização ficou mais do que digna.
Com um traje que se assemelha bastante ao das encarnações mais modernas do vilão, Tom Hiddleston também é dono de um charme incomparável, além de feições físicas que remetem muito ao Loki dos quadrinhos.
Homem-Aranha
Depois de duas encarnações na Sony, Peter Parker finalmente esta De Volta Ao Lar e parece ter ganhado sua versão definitiva na pele de Tom Holland.
Além do próprio Peter ser muito bem caracterizado, o Homem-Aranha apresentado em Capitão América: Guerra Civil remete ao visual clássico de Steve Ditko e John Romita, mas sem perder o ar moderno.
Soldado Invernal
Bucky Barnes sempre foi um personagem interessante dentro do Universo Cinematográfico Marvel.
Mesmo que sua introdução tenha sido completamente diferente da versão dos quadrinhos, o Soldado Invernal é um dos personagens mais fieis de todos os filmes da Casa das Ideias.
O modo como o personagem vem interagindo com os outros heróis e sendo envolvido nas tramas do Universo Cinematográfico Marvel é um trunfo à parte.
Bucky já se tornou um dos favoritos dos fãs e, certamente, os produtores ainda tem muito reservado para o personagem.
Pantera Negra
O Príncipe de Wakanda fez uma estreia triunfal em Capitão América: Guerra Civil.
Suas motivações, seu desenvolvimento e sua epifania ao final do filme ajudaram T'Challa a se tornar um dos personagens mais interessantes da trama.
Seu uniforme, bem como sua personalidade, fazem jus ao Pantera Negra dos quadrinhos, e a Marvel parece estar se esforçando para deixar a imagem do personagem ainda melhor em seu filme solo.
Capitão América
De todas as histórias de origem do Universo Cinematográfico Marvel, a mais fiel possivelmente é a do Capitão América e isso, em grande parte, se deve a Chris Evans.
Visto inicialmente com desconfiança pelos fãs, depois de ter participado de Quarteto Fantástico em um papel completamente diferente, Evans deu um banho de atuação em O Primeiro Vingador, trazendo um patriota muito similar ao que conhecemos dos quadrinhos e melhorando a cada filme.
Sobre seu figurino, podemos notar que há uma adaptação mais realista dos trajes, sendo o seu primeiro uma roupa mais militarizada, o segundo um tanto quanto cartunesco e do terceiro em diante, um traje mais tático.
Doutor Estranho
Nós ainda não vimos o Doutor Estranho de Benedict Cumberbatch em ação, mas se nos basearmos nos trabalhos anteriores do ator, parece que Stephen Strange está em boas mãos - por mais irônica que essa frase seja!
O visual do personagem é um dos mais fieis até o momento e não teve medo de abusar das capas e cores, remetendo às suas origens místicas das revistas de ficção e magia.
O trailer, repleto de efeitos impressionantes e magias caleidoscópicas, só ajuda a reforçar nossa expectativa para aquele que promete ser um dos maiores filmes do ano.
Wilson Fisk
Os aplausos já começam na escolha do ator.
Vincent D'Onofrio é, de fato, a cara de Fisk e, portanto, já ajuda bastante na caracterização.
O único "mimimi" veio do fato do personagem não utilizar terno branco durante a trama da primeira temporada, mas é algo que poderá ser muito bem explorado nas próximas temporadas da série.
General Ross
Sam Elliott já tinha interpretado o personagem em 2003, no primeiro grande filme solo do Hulk. Entretanto, foi William Hurt que elevou o personagem dentro do Universo Cinematográfico Marvel.
Idêntico ao Ross dos quadrinhos, Hurt também fez questão de abusar da personalidade maníaca e perseguidora do personagem, representando um perigo tão grande para o Hulk quanto o próprio Abominável.
Homem de Ferro
Uma vez que até Stan Lee já confirmou isso, não adianta mais negar: Robert Downey Jr. é o Homem de Ferro!
Basta pegar qualquer quadrinho para perceber uma enorme semelhança do ator com o personagem.
Além de tudo isso, as armaduras de Tony trazem uma atualização quanto às originais dos quadrinhos, mas que carregam traços fortes de certas armaduras vindas das páginas, como é o caso da Mark I, Mark V e, mais recentemente, a Bleeding Edge.
Caveira Vermelha
O Caveira Vermelha de Hugo Weaving arrancou suspiros dos fãs por sua caracterização tão fiel ao material original.
Com maquiagens e próteses impressionantes, o ator ficou irreconhecível no papel, trazendo uma das melhores caracterizações dentro do Universo Cinematográfico da Marvel!
Visão
Quando foi anunciado que Paul Bettany - que já emprestava sua voz para o sistema de Tony Stark, JARVIS - daria vida ao sintozoide Visão, a principal preocupação dos fãs foi com relação ao visual.
O personagem nunca teve um visual, digamos convencional. Repleto de cores, mas ainda com feições humanas.
Surpreendentemente, a Marvel não se preocupou em arriscar e dar um personagem que remetia diretamente à sua contraparte das HQs.
Logicamente, Visão ainda possui diversas diferenças em relação ao personagem que integra os Vingadores nos quadrinhos, mas, como caracterização em uma adaptação, é inegável que ele é uma das melhores!
Nick Fury
Chega a ser injusto falar dele, mas é inegável que não há personagem tão fiel visualmente à sua contraparte dos quadrinhos como Nick Fury.
Isso se deve ao fato de que, quando o personagem foi remodelado para o Universo Ultimate, no início da década passada, o ator Samuel L. Jackson foi usado como base estética.
Poucos anos depois, ele estaria sendo contratado pela Marvel para aparecer como Nick Fury na cena pós-créditos do primeiro Homem de Ferro.
É um daqueles casos em que a arte imita a arte... não, pera!