15 grandes sagas dos quadrinhos envolvendo realidades paralelas!
15 grandes sagas dos quadrinhos envolvendo realidades paralelas!
O que seriam dos quadrinhos sem as inúmeras possibilidades de história que os multiversos proporcionam? A ideia de realidades paralelas abre um leque de opções para serem explorados nas tramas super-heroicas, principalmente quando os roteiristas podem convergir certos universos, criando sagas grandiosas de destruição colossal.
Em quase 80 anos de tramas super-heroicas, já tivemos várias histórias – excelentes e péssimas – envolvendo choques entre diferentes mundos. Aqui estão 15 grandes sagas dos quadrinhos envolvendo realidades paralelas! As crises são infinitas quando os universos se encontram.
Tema sugerido pelo leitor lucas.gt7!
Dinastia M
É incrível como os mutantes sempre estão envolvidos em alguma trama de viagem no tempo ou realidades alternativas. No caso, Dinastia M não mexe exatamente com universos ou dimensões paralelas e, sim, coloca a Feiticeira Escarlate rasgando o tecido da realidade para criar seu próprio mundo.
A saga é um marco para todo o Univero Marvel, em especial para os mutantes, com a trama finalizando no famigerado Dia-M e o “No More Mutants”, e para a Wanda, que entrou em um longo e doloroso caminho de redenção desde então.
Flashpoint
Falando sobre personagens que modificaram a realidade à sua própria vontade, no campo da DC Comics temos o Flash, mexendo na linha do tempo para salvar sua mãe, criando um magnífico novo mundo apocaliptico. Aqui, Diana Prince e Arthur Curry estão destruindo o planeta com seus exércitos sobre-humanos, o Superman foi preso pelo governo e Bruce Wayne está morto. Esse é o Flashpoint, uma das sagas mais icônicas da DC dos últimos anos.
Batalha do Átomo
Diminuindo os padrões de impacto, depois de toda a saga da Mutante Messias e da volta da Força Fênix para o planeta, os X-Men voltaram mexer com a linha temporal. Durante a saga da Batalha do Átomo, vemos o choque de grupos de várias linhas temporais.
É o grupo original dos X-Men sendo trazido do passado pelo Fera, um grupo suspeito dos mutantes, vindos de um futuro alternativo, além da formação atual dos X-Men, quebrada em divisões nada previsíveis. Viagem no tempo é sempre um nó na cabeça, certo?
Flash de Dois Mundos
Não é exatamente uma saga, mas considerando a importância da revista, ela merece ser creditada aqui. A história de Flash de Dois Mundos é o ponta-pé inicial para o conceito de Multiverso, que serviria para corrigir os furos na continuidade entre a Era de Ouro e a Era de Prata da editora. A história é do começo dos anos 60 e coloca o novo Flash, Barry Allen, se encontrando com o antigo Velocista Escarlate, Jay Garrick, vindo da Terra-2.
A Era do Apocalipse
Mais mutantes! Uma das sagas mais importantes dos X-Men de todos os tempos, a Era do Apocalipse se passa em uma realidade alternativa, tratando sobre viagens temporais e suas consequências.
Tudo começa quando o Legião volta para o passado para tentar matar o Magneto e, no lugar, acaba matando seu próprio pai, o Professor Xavier. Tal ato apaga os dois da existência, criando uma nova realidade onde o Apocalipse dominou o planeta.
JLA: Earth-2
Depois do maior evento envolvendo universos paralelos nos quadrinhos – que vamos tratar mais pra frente –, o Sindicato do Crime da Terra-3, agora Sindicato do Crime do Universo Anti-Matéria, volta para atacar a Liga da Justiça em JLA: Earth 2.
A saga recebe esse nome quando o Alexander Luthor da Terra anti-matéria descobre o universo regular, batizando a outra Terra de Terra-2. A história é de 2000, vindo antes da restauração do Multiverso da DC.
Dias de Um Futuro Esquecido
X-Men viajando no tempo de novo! Por mais que as viagens no tempo sejam algo constante na história dos mutantes, o interessante é que elas sempre rendem as melhores histórias.
No caso, Dias de Um Futuro Esquecido mostra o episódio de quando os mutantes de um futuro caótico mandam a Kitty Pride para o passado, na intenção de impedir a a Mística de assassinar um Senador americano, o que desencadearia toda a história distópica. Uma das histórias mais icônicas dos heróis.
Vilania Eterna
A primeira grande saga do Universo DC, desde o reboot dos Novos 52, Vilania Eterna, traz o Sindicato do Crime da Terra-3 invadindo a Terra-0 para tomar o lugar deixado pela Liga da Justiça em Guerra da Trindade.
Na nova Terra, o Sindicato tenta recrutar os vilões dessa realidade para sua causa, enquanto os debandantes se juntam ao Lex Luthor, formando a Liga da Injustiça, para lutar contra o Sindicato.
Spider-verse
Nao são só os X-men que podem brincar com tempo e espaço. Em Spider-verse, de 2014, temos a reunião – e o massacre – de todos os Homens-Aranhas das mídias Marvel nos quadrinhos!
Tudo acontece quando o Homem-Aranha Superior – Doutor Octopus no corpo do Peter – descobre que um vilão misterioso está caçando os Aranhas por todos os universos. Assim, ele resolve juntar uma armada de Cabeças de Teia para deter o assassino. Legal, né?
Convergência
De 2015, praticamente a Guerra Secreta da DC Comics, a Convergência de todos os seus mundos é também uma comemoração dos 30 anos da Crise nas Infinitas Terras!
Convergência acompanha os heróis da Terra-2 que são transportados para um planeta comandado pelo Brainiac Primordial, onde o vilão colocou personagens de todos os universos DC para lutar um contra os outros. Choque de realidades. Literalmente. Não é a melhor história da DC, mas também não é a pior.
Cataclismo
O encontro entre o Universo Ultimate e o Universo-616 da Marvel! Cataclismo começa quando o Galactus encontra um caminho para o Universo-1610 e se funde com sua contra-parte de lá, causando o caos na Terra Ultimate. Assim, o Homem-Aranha e o Senhor Fantástico Ultimate tem que viajar até a Terra-616 em busca de ajuda.
JLA/Avengers
Quer uma saga de realidades paralelas melhor que o crossover entre os Vingadores e a Liga da Justiça? Em JLA/Avengers, literalmente os heróis mais poderosos da Terra, não importando a editora, são colocados juntos, quando o Krona e o Grão-Mestre travam um jogo com a vida dos heróis. Icônico. A saga é de 2003.
Guerras Secretas
Enquanto a primeira Guerra Secreta não envolveu realidades paralelas, a versão de 2015 do evento juntou vários universos alternativos da Marvel no Battleworld. Guerras Secretas 2015 é um passo ainda mais ousado que a primeira, que juntou apenas heróis e vilões do universo regular da editora nos anos 80 – como uma espécie de competição para o grande evento quadrinesco que estava para ser lançado pela DC.
Crise nas Infinitas Terras
Por fim, o maior evento envolvendo universos alternativos – além de ser um dos, senão o maior evento dos quadrinhos de todos os tempos – é a Crise Nas Infinitas Terras.
Servindo como um reboot de todo o Universo DC, depois de quase 50 anos de públicações e, para corrigir erros de continuidade, a Crise nas Infinitas Terras não apenas destruiu todo o Multiverso da editora, como fez isso da forma mais dramática e dolorosa possível, um marco para a história das revistas.
O evento foi planejado por muito tempo e envolveu tantos personagens e tantas histórias que fica difícil falar muito detalhadamente sem perder alguma coisa.
Mas, depois dessa Crise, o Multiverso não estava perdido. Pegando um gancho deixado no final da história, cerca de 20 anos depois, outro evento foi instaurado para resgatar as dimensões paralelas da DC Comics.
Crise Infinita
Depois da Crise nas Infinitas Terra, servindo meio que como uma continuação para a história - pois trata da história do Superboy-Prime, do Superman da Terra-2 e do Alexander Luthor Jr da Terra-3 depois da Crise dos anos 80 - a Crise Infinita retomou o Multiverso DC! Um plano do Luthor Jr., em parceria com o Prime, a Crise Infinita é quase tão insana quanto sua predecessora, recriando o Multiverso da maneira mais louca possível.