13 quadrinhos sobre zumbis que você precisa conhecer!
13 quadrinhos sobre zumbis que você precisa conhecer!
Cérebros! Tripas! Sangue por toda parte! O Halloween, Dia das Bruxas ou, para os mais tradicionalistas tupiniquins, Dia do Saci – de qualquer forma, um dia sobrenatural – será comemorado na próxima segunda, dia 31, então não existe época melhor para falar sobre terror/horror. E o que representa melhor a comemoração do susto e do medo que mortos-vivos? É hora de soltar as hordas de zumbis.
Como primeiro passo para o nosso caminho aterrorizante até o Dia das Bruxas, separamos aqui 13 quadrinhos sobre zumbis que você precisa conhecer! Uma dieta restrita composta de entranhas de mortais inocentes.
Marvel Zombies
O momento em que os quadrinhos de zumbis se encontram com as histórias de super-herói. Você já imaginou como seria um apocalipse zumbi no universo Marvel?
Marvel Zombies é uma linha de mini-séries e one-shots que traz grande parte do elenco poderoso da Casa das Ideias como mortos-vivos. Ou sendo devorados por mortos-vivos. O Galactus vira um zumbi. O Hulk vira um zumbi. A carnificina é descontrolada.
The New Deadwardians
Não apenas focada em zumbis, mas também em vampiros, The New Deadwardians, publicada pelo selo Vertigo, roteirizada por Dan Abnett e arte de I.N.J. Culbard, apresenta uma tomada única sobre o tema.
A trama segue o Inspetor Chefe George Suttle em um mundo onde as classes mais altas da sociedade são vampiros e as mais baixas são zumbis e humanos. Com 8 partes, a história se desenvolve enquanto George investiga uma sequência de assassinatos na alta classe – irônico, quando a maioria já estava morta desde o começo.
A Noite Mais Densa
Se Marvel Zombies é uma história de zumbis com super-heróis, A Noite Mais Densa é uma história de super-heróis com zumbis.
Uma das tramas mais icônicas dos Lanternas Verdes, A Noite mais Densa apresenta a Tropa dos Lanternas Negros, liderados pelo Nekron, que são os heróis e vilões mortos do Universo DC saindo de suas tumbas, energizados pelo espectro negro da morte. Uma luta entre os Lanternas – e todos os espectros dos anéis – contra zumbis super-poderosos.
Zombies vs Robots
Escrita por Chris Ryall e arte de Ashley Wood, o título desse quadrinho já revela muito da trama. Zombies vs Robots coloca robôs surtados e zumbis lutando em uma paisagem pós-apocalíptica pelo último bebê humano vivo. Além de sangue e tripas, muita ferrugem.
Zombie Tales
Para quem gosta de antologias, horror e zumbis, Zombie Tales é uma ótima pedida. Publicada pela BOOM!, essa série traz grandes autores para escrever histórias curtas sobre mortos-vivos.
iZOMBIE
De Chris Roberson e Mike Allred, iZombie é um dos quadrinhos de zumbis mais famosos dos últimos anos – ganhou até série.
A trama acompanha a Gwen, uma zumbi que, para se passar por uma garota viva e manter sua inteligência e memórias, precisa comer um cérebro por mês – algo que não é difícil, quando a moça é uma coveira. Porém, isso vem com um preço.
Quando ela come um cérebro, ela recebe um pouco das lembranças do dono. Assim, junto de um grupo bem excepcional, ela entra em aventuras para cumprir os últimos desejos vindos de suas refeições.
28 Days Later
Seguindo o filme 28 Days Later – "Extermínio" por aqui – em 2009, a Boom! Studios lançou a série em quadrinhos homônima, que preenche o espaço temporal entre o primeiro filme (de 2002) e sua sequência, 28 Weeks Later (de 2007). Tecnicamente, Extermínio não é uma história de zumbis, mas usou várias ideias e temáticas do gênero.
The Goon
Produzida por Eric Powell e publicada pela Dark Horse, The Goon apresenta um universo bizarro, cômico e violento. Lotado de seres sobrenaturais, principalmente zumbis, o quadrinho segue a história do Goon, o grande defensor local, que protege seu território das ameaças sombrias.
Afterlife with Archie
E se os personagens dos quadrinhos do Archie tivessem que enfrentar seres sobrenaturais? Em Afterlife with Archie, de Roberto Aguirre-Sacasa e Francesco Francavilla, os moradores de Riverdale não só são jogados em um horror de zumbis no melhor estilo Romero de ser, mas a produção é envolta em referências clássicas a todo o gênero do horror – de Lovecraft ao Iluminado.
ZombieWorld: Champion of the Worms
Mike Mignola sempre brincou com zumbis e com os mortos em Hellboy, então ZombieWorld: Champion of the Worms, de 1998, ser uma ótima história não é bem surpresa.
Uma trama que não conta apenas com uma infestação zumbi em uma cidade pequena, mas traz sacrifícios humanos, cemitérios, todas as referências de horror que o autor sabe trabalhar de forma excepcional e, claro, o fim da humanidade.
Revival
Também não é exatamente uma história de zombies – estando na linha da série francesa Les Revenants. A trama de Revival, escrita por Tim Seeley, com arte de Mike Norton, acompanha uma pequena cidade rural no interior americano onde, do nada, todas as pessoas que estavam mortas voltam à vida. Não como zumbis, mas como se nunca tivessem morrido.
Victorian Undead
E que tal uma história com Sherlock Holmes contra zumbis e vampiros? Divertido, não? Publicada pela Wildstorm, Victorian Undead começou com zumbis, em um arco de 6 edições, mostrando Sherlock e Watson lidando com uma infestação de mortos-vivos na Inglaterra Vitoriana. A série então segue para uma trama colocando os heróis contra o próprio Conde Drácula e seu batalhão de vampiros.
Zumbi
Voltando para os terrenos mais conhecidos, a Marvel já apresentou várias versões diferentes de Simon Garth, o Zumbi.
Criado por Stan Lee e Bill Everett em 1953, ele ganhou, inclusive, uma mini-série produzida para o selo MAX – voltado para o público adulto – entre 2006 e 2007, escrita por Mike Raicht e ilustrada por Kyle Hotz. Desde o começo, as histórias de Garth envolveram outros seres sobrenaturais além dos zumbis.
Especial: The Walking Dead
The Walking Dead é, sem dúvidas, o maior e um dos melhores quadrinhos do gênero de zumbi. Pela popularidade e qualidade da obra de Robert Kirkman – que foi adaptada como série, livros e games – fica um tanto repetitivo falar muito sobre, então deixamos aqui apenas uma menção especial.