13 grandes personagens dos quadrinhos que começaram como coadjuvantes!
13 grandes personagens dos quadrinhos que começaram como coadjuvantes!
Nem todos os heróis já começam ganhando holofotes. Muitos deles surgem como coadjuvantes ou até mesmo ajudantes de heróis maiores, antes que possam abrir seus horizontes e abraçar heroicamente suas carreiras. Aqui vão dez personagens importantes da Marvel e da DC que começaram como coadjuvantes!
Arlequina
Apesar de ter surgido na Série Animada do Batman, Arlequina logo conquistou o coração dos fãs e acabou migrando para as histórias em quadrinhos.
Durante muito tempo, Drª Harleen Quinzel continuou à sombra do Palhaço do Crime, mas ganhou cada vez mais destaque dentro da DC Comics e conseguiu até mesmo protagonizar uma revista solo.
Capuz Vermelho
Jason Todd surgiu como mais um dos ajudantes mirins do Cavaleiro das Trevas e em pouco tempo conquistou a antipatia do público.
Os fãs detestaram o novo Garoto Prodígio e o novo Robin encontrou seu fatídico destino pelas mãos do Coringa.
Alguns anos mais tarde, Todd fez seu retorno triunfal. Ele assume o controle de diversas gangues de Gotham e acredita que a única forma de limpar a cidade é através da violência, iniciando uma verdadeira caçada aos criminosos.
O Capuz Vermelho ainda tem sua vingança ao raptar o Coringa e espancá-lo com um pé de cabra, do mesmo modo que o vilão o fez.
Justiceiro
Amazing Spider-Man #129 trouxe dois grandes personagens dos quadrinhos.
O primeiro foi o Chacal, um dos grandes inimigos do Cabeça de Teia e o responsável pela famigerada Saga dos Clones. O segundo foi ninguém menos que Frank Castle.
O Justiceiro foi contratado pelo vilão para eliminar o Homem-Aranha. Castle percebe que Chacal quer manipulá-lo para acabar com o Amigo da Vizinhança e incriminar o Justiceiro, ele decide abortar sua missão e passa a caçar o Chacal.
Depois disso, Frank Castle ganhou cada vez mais destaque dentro do Universo Marvel até se transformar em um dos maiores anti-heróis da Casa das Ideias.
Elektra
Criada por Frank Miller nas páginas de Daredevil #168, Elektra Natchios começou como uma coadjuvante bastante integrada à história do Homem Sem Medo. E continuou lá por um bom tempo até sua prematura morte nas mãos do Mercenário.
Porém, depois de sua ressurreição, a personagem tornou-se central no Universo Marvel, ganhando destaque em diversas mídias e ganhando, inclusive, um filme solo nos cinemas.
Wally West
Wally West surgiu nas páginas de Flash #110. Porém, ele não tinha surgido de um modo estrondoso, tomando para si o manto de seu tio Barry Allen... Bem, não dessa forma.
West surgiu como mais um entre milhares de ajudantes, adotando o nome de Kid Flash.
Depois, ele conseguiu um grande destaque nos Novos Titãs e, só então, tomou o lugar de seu tio, tornando-se o Flash principal da DC Comics por um longo tempo.
Ele chega a ser, inclusive, mais conhecido que o tio, especialmente para quem acompanhou a época da exibição da animação da Liga da Justiça.
Máquina de Combate
Inicialmente um soldado e guarda-costas pessoal de Tony Stark, James Rhodes teve que provar seu valor ao mundo quando seu chefe se entregou ao alcoolismo. Dessa forma, Rhodes passou a trajar a armadura do Homem de Ferro, assumindo o lugar de Tony.
Depois que Stark retornou, fez questão de dar uma armadura própria para Rhodes, que se tornou braço direito do herói mecanizado e, ainda assim, conseguiu enormes feitos em diversas equipes e atos solo ao longo dos anos.
O personagem vem ganhando mais espaço, também, nos cinemas.
Jim Gordon
Gordon sempre foi conhecido como o policial que ajudava o Batman, tornando-se um dos mais importantes coadjuvantes do personagem desde sua criação.
Apesar de ter uma relação muito próxima com o Homem-Morcego - como por exemplo, sua filha Barbara ter sido a Batgirl -, o personagem sempre foi relegado ao plano de fundo.
Entretanto, recentemente, ele teve dois pontos de enorme sucesso: primeiramente, a série de TV Gotham, que alavancou Jim na mídia.
E, mais recentemente, na fase DCYOU, Gordon acabou adotando o manto do Batman após a suposta morte de Bruce Wayne.
Bucky Barnes
Bucky Barnes foi o primeiro grande ajudante do Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, quando um acidente aéreo jogou Steve Rogers nas águas congeladas do oceano, Bucky foi dado como morto. E assim permaneceu... Até retornar trajando o manto do temível Soldado Invernal.
Depois de recobrar suas memórias e ver o Capitão morrer, após os eventos da Guerra Civil, Bucky superou os próprios medos e limitações e assumiu o manto de seu antigo amigo ao se tornar o novo Capitão América.
Deadpool
Aqueles que conheceram o Deadpool recentemente nem imaginam as gigantescas mudanças que o personagem sofreu.
Wade Wilson surgiu como um inimigo de Cable nas páginas da X-Force. Apesar de sempre apresentar um humor sarcástico, o personagem nem mesmo lembrava o Mercenário Tagarela que aprendemos a amar.
Quando a Marvel decidiu abraçar a zoeira e transformar a paródia de Deathstroke em um personagem com humor escrachado e psicótico, Deadpool caiu nas graças do público e ganhou cada vez mais espaço nos quadrinhos e, recentemente, nos cinemas.
Dick Grayson
O primeiro Robin, Dick Grayson, começou no berço de ouro, sendo o ajudante de um dos maiores heróis de todos os tempos, o Batman.
Entretanto, ele parecia eternamente condenado a viver sob a sombra do Morcego. O tempo foi passando, Robin abandonou o manto do Garoto Prodígio e ganhou cada vez mais destaque.
Como Asa Notruna, Dick tornou-se um herói completo. Mestre em inúmeras artes marciais e batendo de frente até mesmo com o próprio Batman.
Muitos consideram Dick Grayson como o sucessor definitivo de Bruce Wayne. Suas recentes aventuras como Agente Grayson também empolgaram os leitores.
Surfista Prateado
Inicialmente um dos diversos arautos de Galactus que enfrentou o Quarteto Fantástico em algumas edições, o Surfista Prateado logo passou pelas mãos de grandes escritores da Marvel, como Stan Lee e Jim Starlin, tornando-se um dos principais personagens da editora.
Sua história foi tão bem reerguida que, durante as principais sagas dos anos 90 (a Trilogia do Infinito), ele figurou como um dos principais heróis, ajudando a salvar o Universo Marvel.
Constantine
John Constantine era, a princípio, nada mais que um reles coadjuvante surgido nas páginas da revista mensal do Monstro do Pântano.
O ocultista surgiu para resolver um caso referente ao avatar elemental, em uma das histórias de Alan Moore, mas logo ganhou seu título próprio.
Sua popularidade foi enorme, tornando-o um dos principais rostos da DC/Vertigo.
Apesar do personagem ter andado sumido depois da Crise nas Infinitas Terras, as edições de Hellblazer à partir de 2011 passaram a integrá-lo ainda mais ao universo principal da DC Comics.
Wolverine
Atualmente, é bem improvável que as pessoas se lembrem, entretanto, o Wolverine surgiu como um mero combatente em uma edição da revista do Incrível Hulk. Sua aparição foi breve, mas o suficiente para transferi-lo para a segunda formação dos X-Men, onde ele se desenvolveu e passou a ganhar cada vez mais destaque.
Hoje em dia, Wolverine é o principal rosto dos X-Men para o público geral.