11 Crimes reais que foram inspirados pelo Coringa!

Capa da Publicação

11 Crimes reais que foram inspirados pelo Coringa!

Por Leo Gravena

Muito se fala da relação entre a mídia do entretenimento e a criminalidade, com algumas pessoas beirando o absurdo de dizer que filmes e videogames influenciam na violência… Sabemos que isso não é a realidade, contudo, muitas pessoas com certas predisposições à violência e à loucura acabam se inspirando nesses jogos, filmes e personagens para cometer seus atos infames e até mesmo criminosos e violentos.

Um dos maiores vilões de todos os tempos é o Coringa e a loucura do personagem acaba inspirando outras pessoas tão insanas quanto o personagem dos quadrinhos a fazer coisas terríveis. Reunimos aqui 12 casos em que isso ocorreu.

Obviamente a lista não tem a intenção de dizer que o novo filme do Coringa é perigoso, muito menos que o personagem em si é culpado pelos ataques. As pessoas que cometeram esses crimes obviamente possuíam problemas e distúrbios psicológicos graves e, se não fosse o Coringa, elas certamente teriam se inspirado em qualquer outro personagem icônico da cultura pop. 

 

Imagem de capa do item

Incêndio em Clondalkin

Em 2009, uma escola foi incendiada em Clondalkin, na Irlanda. O culpado foi um ex-aluno de 19 anos, chamado Christopher Clancy.

Clancy estava vestido como Coringa quando ateou fogo ao prédio e disse à polícia que o motivo do incêndio era que a escola era comandada por hipócritas e que não gostava da maneira como os amigos eram tratados. O rapaz planejou o ataque por cinco meses, logo que largou a escola.

Imagem de capa do item

Jovem estudante

Uma estudante conhecida por ser uma "aluna exemplar" se envolveu com um caso bizarro na escola South Vermillion, na cidade de Clinton, Indiana, em 2009.

Durante a aula, a estudante pediu para ir ao banheiro. No local, ela começou a se maquiar com pó branco e batom vermelho, quando puxou uma navalha e se cortou no rosto de maneira que ficasse similar a Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas.

Voltando para a sala, a menina ameaçou a professora, que conseguiu mantê-la afastada com uma mesa, até que a ajuda chegou. Ninguém se feriu além da estudante, que foi levada para uma unidade de tratamentos mentais para recuperação e avaliação.

Imagem de capa do item

O colecionador de armas do Maine

Timothy Courtois foi perseguido por estar a quase 180 quilômetros por hora em seu carro e confessou estar a caminho de atirar em um antigo empregador, o que fez com que a polícia tivesse de procurar em seu carro por armas.

Lá, encontraram uma AK-47, quatro pistolas e diversas caixas de munição. Isso apenas no carro. Em casa, foram descobertas metralhadoras e armamento pesado. O homem disse à polícia que tinha acabado de assistir ao filme “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e que estava a caminho de Derry, em New Hampshire, para matar seu ex-chefe.

Imagem de capa do item

Potencial assassino em massa de Maryland

A polícia foi capaz de prender um potencial assassino após um boletim de ocorrência de um colega de trabalho que havia ouvido Neil Edwin Prescott dizer "Eu sou o Coringa! Vou carregar minhas armas e explodir todo mundo"

A polícia descobriu que Prescott estava prestes a ser demitido e conseguiu um mandato de busca e apreensão à sua casa, onde encontraram 25 armas de fogo diferentes, além de várias caixas de munição.

Imagem de capa do item

Cartas Curinga

Em 2016, Joshua Van Buskirk perdeu seu emprego e se divorciou de sua esposa com quem estava casado a quatro anos. Ele sentia que seu amigos não estavam o apoiando, então ele alegadamente começou a colocar fogo em seus carros e casas, deixando cartas curinga com mensagens escritas "conecte os pontos".

Van Buskirk negou seu envolvimento, mas alguém realmente decidiu se inspirar no Coringa e deixar cartas de baralho após seus crimes.

Imagem de capa do item

Traição

Em janeiro de 2009, Cole Vetterkind invadiu a casa de um primo, vestido como o Coringa. Lá, descobriu sua namorada junto do familiar e começou a espancar os dois, até que o primo atirou em sua perna e chamou a polícia.

Vetterkind foi pego e preso por 10 meses.

Imagem de capa do item

Atirador Xenofóbico

Em novembro de 2015, a polícia Canadense prendeu um jovem de 24 anos em Quebec após ele postar um vídeo onde usava uma máscara - feita para se assemelhar a de Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas - e ameaçou matar um muçulmano por semana na província.

No vídeo, o suspeito mostrava sua pistola enquanto fazia as ameaças. A polícia de Montreal deixou claro que "se você fizer ameaças em redes sociais ou na internet, existem consequências concretas no mundo real".

A partir daqui, as coisas começam a ficar mais pesadas

Imagem de capa do item

Machete

No verão de 2016, no Canadá, um adolescente chamado Braydon Heather foi atacado por um outro adolescente desconhecido que usou um facão para dar a Braydon um "sorriso do Coringa".

Além dos ferimentos, a mandíbula de Heather foi quebrada, seu dedão removido e ele sofreu diversas lesões corporais e cranianas. O agressor foi acusado de tentativa de assassinato e agressão grave além da possessão de uma arma perigosa em público.

Imagem de capa do item

Morte no Parque de Shenandoah

Em dezembro de 2009, um soldado chamado Christopher Lanum, trajado como o Coringa de O Cavaleiro das Trevas, matou um colega de trabalho no Forte Eustis, na Virgínia.

Após o crime, ele e sua namorada fugiram em um carro pelo Parque Nacional de Shenandoah, sendo perseguidos pela polícia. Numa troca de tiros durante a perseguição, Lanum foi morto e sua namorada foi ferida.

Imagem de capa do item

Kim De Gelder

Kim De Gelder, em janeiro de 2009, invadiu uma creche na Bélgica dizendo ter uma pergunta para fazer. Ele então começou a atirar em crianças e nos funcionários do local. Duas de suas vítimas tinham menos de nove meses de idade e outra foi uma senhora de 54 anos. Muitos dos sobreviventes precisaram de cirurgias plásticas.

Gelder havia pintado seu cabelo de vermelho e estava vestido como Coringa e chegou a citar frases de *O Cavaleiro das Trevas. .

Imagem de capa do item

Os Miller

Jerad Miller e sua esposa, Amanda, iniciaram um tiroteio em Las Vegas em 8 de junho de 2014. O casal matou três pessoas e morreram na cena do crime.

Os dois tinham como alvo a força policial e chegaram a encurralar e assassinar dois policiais, o que fez com que fugissem, fazendo um rapaz de refém e o matando durante um tiroteio.

Cercado pela polícia, Jerad acabou morrendo quando tentou agir e Amanda suicidou-se após se ferir. Meses antes do ocorrido, Jerad postava em sua conta do YouTube diversos vídeos de si próprio vestido como Coringa, expressando seu ódio pelas leis, pelo controle de armas e pelo governo norte-americano.

Imagem de capa do item

Chacina no cinema

Num dos massacres mais famosos da última década, James Holmes, durante a exibição de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, deixou seu assento e saiu do prédio, retornando 10 minutos depois com uma máscara de gás.

O público pensou que era um truque publicitário, porém Holmes jogou uma granada de gás na plateia e começou a atirar com três armas diferentes. 12 pessoas morreram e cerca de 70 ficaram seriamente feridas.

De acordo com o Comissário da polícia de Nova York, Ray Kelly, Holmes disse que "era o Coringa" ao ser preso.

Contudo, o Promotor do caso, George Brauchler, deixou claro que isso "nunca aconteceu", enquanto o psicólogo do atirador disse que ele escolheu a sessão apenas porque sabia que ela estaria cheia e ficou sabendo das comparações com o personagem da DC apenas depois de ser preso. Ou seja, o caso, na verdade, não foi inspirado pelo Coringa, mas muita gente ainda acredita que sim.