11 personagens coadjuvantes que roubaram a cena em cada filme do MCU!
11 personagens coadjuvantes que roubaram a cena em cada filme do MCU!
Em qualquer mídia narrativa, de forma geral, é impossível não ver um personagem secundário, por vezes, tomando o destaque durante alguns momentos. No Universo Cinematográfico da Marvel não é diferente, e selecionamos dez personagens coadjuvantes que conseguiram fazer todos os holofotes virarem quando apareceram em cena!
Sugestão enviada pelo fã ianmpp5 através de nosso snapchat, legiaodosherois.
Homem de Ferro - Nick Fury
Nick Fury é, possivelmente, quem menos tem participação no filme citado, nessa lista. Sua aparição se restringe à cena pós-créditos no primeiro Homem de Ferro, mas isso em si gerou discussão maior do que o próprio filme, especialmente com o recado que Fury trazia.
O líder da SHIELD apareceu para falar a Tony Stark da Iniciativa Vingadores, e por meses só se falava nisso. A participação de Samuel L. Jackson como o personagem foi bem recebida, especialmente levando em conta que a inspiração visual para Fury no universo Ultimate vem dele mesmo.
O Incrível Hulk - Samuel Sterns
A Marvel costumeiramente traz personagens de seu universo dos quadrinhos em papeis menores, funcionando mais como um elo com a mídia original do que uma adaptação propriamente dita. Contudo, em O Incrível Hulk, acabamos dando de cara com alguém que, de início, não parece importante, e nos seus últimos momentos no filme, nos prova errados.
Trata-se de Samuel Sterns, vivido por Tim Blake Nelson. No filme, ele começa como um doutor normal, e não se espera muito de sua participação. Algo que, obviamente, muda ao final do filme, quando ele começa a se transformar no temível Líder.
Homem de Ferro 2 - Viúva Negra
Ainda que Scarlett Johansson já tivesse sido anunciada com antecedência e seu papel já tivesse sido revelado através do material promocional do filme, a Viúva Negra foi uma grata surpresa em Homem de Ferro 2, por surgir de uma forma inesperada e trazendo consigo seu background de espionagem e ação secreta.
A atriz começa como uma tímida secretária de Tony Stark, e logo em seguida revela seu verdadeiro eu, algo que culmina em uma cena de luta que apresenta o melhor da personagem e seus pontos fortes.
Thor/Thor: O Mundo Sombrio - Loki
Considerado por alguns o melhor vilão já criado no Universo Cinematográfico da Marvel nos cinemas, Loki é algo simplesmente monumental. Ninguém dava muito por Tom Hiddleston no papel do Deus da Trapaça antes do primeiro Thor ser lançado. Contudo, o ator inglês impressionou com sua performance dramática, e conseguiu arrancar os holofotes do próprio Deus do Trovão em seu filme solo.
Então veio Os Vingadores e o personagem também teve um destaque fortíssimo, principalmente por ser o vilão central da trama. Porém, seu auge realmente vem junto de Thor: O Mundo Sombrio, onde o personagem é içado a um lugar altíssimo, e onde Tom Hiddleston pode garantir mais peso dramático para o vilão.
Capitão América: O Primeiro Vingador - Peggy Carter
Normalmente, falar de interesse amoroso dos heróis no MCU é falar de personagens fracas, mal construídas e que geralmente só funcionam como mocinhas em perigo. Nos últimos anos, isso tem mudado, e é aparente em filmes como Homem-Formiga, mas também, principalmente, Capitão América: O Primeiro Vingador.
Peggy Carter é uma mulher independente e completa, agindo com uma altivez que até então não tinha sido vista nos filmes de super-herói. A personagem cresceu no imaginário dos fãs, e chegou a ganhar um curta-metragem e uma série televisiva, ambos chamados Agent Carter. Processo similar ao que aconteceu ao próximo da lista...
Os Vingadores - Phil Coulson
O agente Phil Coulson, da SHIELD, já havia aparecido em filmes anteriores, como Homem de Ferro e Thor, mas não teve um destaque significativo até que Os Vingadores rompeu os recordes de bilheteria em 2012.
No filme, Coulson é o gatilho para a formação dos Vingadores, e ele rouba a cena pelo carisma que até então não havia sido retratado. O personagem, que já possuía participações em dois curtas-metragens, acaba morrendo nas mãos de Loki, apenas para retornar dos mortos em sua atual série, Agents of SHIELD.
Homem de Ferro 3 - Trevor Slattery
Nem sempre "roubar a cena" é algo que agrada os fãs, de modo geral... e isso é visível aqui, nesse - para alguns - ingrato plot twist de Homem de Ferro 3. O vilão do filme, como indicavam os trailers e material promocional, era o Mandarim de Ben Kingsley. Contudo, ao meio do filme, descobrimos que o Mandarim é, na verdade, um ator chamado Trevor Slattery, contratado por Aldrich Killian como uma espécie de distração/máscara para seus verdadeiros planos.
Trevor, nas poucas cenas que aparece, chama muito a atenção e funciona como um alívio cômico estranhíssimo, para não dizer mais. Ainda assim, o personagem ganhou destaque a ponto de ser o principal em um curta-metragem que "corrige" um pouco a reviravolta do Mandarim, chamado All-Hail the King.
Capitão América: O Soldado Invernal - Alexander Pierce
Chamar Robert Redford para qualquer projeto que seja é a garantia de termos um personagem memorável e importante, que chame a atenção do público, algo que não ficou em falta em Capitão América: O Soldado Invernal. Aqui, ele é Alexander Pierce, um membro de alto escalão da SHIELD...
... até que descobrimos que ele é um dos líderes da HIDRA, que se infiltrou na organização de espionagem desde sua criação. O personagem tem uma construção amedrontadora, e ao final, só sentimos muito que ele tenha partido dessa para a melhor tão precocemente, pois poderia ter sido uma ameaça ainda maior no futuro.
Guardiões da Galáxia - Yondu
Se não estivéssemos falando de personagens secundários e coadjuvantes, com certeza esse lugar seria de Groot, que falando apenas duas frases ao longo de todo o filme, conseguiu emocionar o público de todas as idades. Contudo, outro que vale a menção, em Guardiões da Galáxia, é Michael Rooker.
Um personagem da formação original dos Guardiões nos quadrinhos - formação que provém de um futuro alternativo - Yondu acaba se tornando alguém com uma moralidade duvidosa, mas por sua popularidade no filme, acabou inclusive retornando para os quadrinhos em papel de destaque, depois de longos anos sem aparecer.
Vingadores: Era de Ultron - Visão
O Visão foi um destaque misterioso de Vingadores: Era de Ultron. O personagem havia sido pouco explorado no marketing do filme - até seu lançamento, aí então a Marvel fez questão de pegar todas as cenas do personagem e jogar em TV spots - e viria como um bônus na equipe.
E, apesar de eventualmente configurar como membro dos Vingadores, sua participação aqui é reduzida e minúscula, o que o torna um verdadeiro coadjuvante. Mesmo assim, seu destaque é perceptível, com destaque para as cenas onde ele carrega o poderoso Mjölnir ou sua conversa final com Ultron.
Homem-Formiga - Luís
É difícil definir um único personagem secundário que roube a cena em Homem-Formiga. Se, por um lado, temos um Hank Pym genial, uma Hope Van Dyne séria e poderosa e uma doce Cassie Lang, é no papel de Luís que reside toda a comédia central e mais divertida do filme.
O personagem de Michael Peña tem, pelo menos, duas cenas de destaque, e é o alívio cômico principal do filme. Não sabemos o que o futuro espera para o personagem, mas é certo dizer que, ele é, para a franquia do Homem-Formiga o mesmo que a personagem de Kat Dennings é para a franquia do Thor.