11 Coisas que você precisa saber sobre os Thunderbolts
11 Coisas que você precisa saber sobre os Thunderbolts
A equipe de vilões mais adorada da Marvel nunca teve muito destaque fora dos quadrinhos. Trazendo redenção para os maiores vilões, confira aqui dez coisas que você provavelmente não sabe sobre os Thunderbolts!
Origem
Sendo criados como uma nova encarnação dos “Mestres do Terror”, os Thunderbolts foram inicialmente agrupados pelo Barão Zemo. Para resgatar Erik Josten, na época o herói Golias, Zemo pediu a ajuda de diversos antigos vilões dos Mestres do Terror: Besouro, Fixer e a Soprano.
Acreditando que a “reunião” era um sinal para se vingar do Capitão América e dos Vingadores, Zemo começou a organizar sua equipe. Contudo, antes que pudessem atacar, houve a trama do Massacre e os heróis, aparentemente, haviam morrido.
Explorando a falta de heróis, os Mestres do Terror começaram a agir como heróis, tramando para fingirem serem “bonzinhos” até chegarem a uma posição de confiança e poder.
Contudo, diversos membros realmente começaram a acreditar que poderiam fazer o bem, acabando com os planos de Zemo.
Membros
Após sua criação, Zemo acabou recrutando uma jovem heroína chamada “Choque”. Contudo, seu idealismo acabou “contagiando” os outros vilões e fazendo com que eles passassem a agir mais heroicamente. Além disso, todos os antigos vilões adoraram os novos nomes.
Alguns heróis famosos fizeram parte dos Thunderbolts, entre eles o Gavião Arqueiro, Luke Cage e a Viúva Negra. Os vilões Rocha Lunar, Nevasca, Mercenário, Venom e Fanático também fizeram parte da equipe.
Inimigos
Em suas diversas encarnações, os Thunderbolts lutaram contra vários heróis e vilões. No entanto, alguns se destacam, entre eles o Barão von Strucker, Graviton, Homem Púrpura e a Manto Rubro.
Também lutaram contra os Mestres do Terror, o Hulk, os Guerreiros Secretos, a Viúva Negra e Nick Fury.
Um de seus maiores inimigos, porém, foram os ”Anjos Enjaulados”. Um grupo de quatro telepatas que passaram a controlar mentalmente a equipe, fazendo com que Venom voltasse a comer (literalmente) pessoas, o Homem Radioativo ameaçasse causar câncer a toda equipe, Norman Osborn voltasse a ser o Duende Verde e a Rocha Lunar planejasse matar a todos.
Os telepatas foram mortos pelo Mercenário, que ao acordar de uma cirurgia, os utiliza como alvo - para saber se ainda possuía suas habilidades, sem saber que estava, na verdade, salvando a equipe.
Romances
Mesmo sendo uma equipe da Marvel e com um tom mais “adulto”, os Thunderbolts nunca tiveram, realmente, grandes romances e casais. Um dos principais na primeira encarnação foi entre Soprano e Abner Jenkins, o Besouro e MACH-I/II/III/IV.
Na mais nova encarnação, também houve um envolvimento “romântico” entre Elektra e Justiceiro. Também houve um breve momento em que diversos Thunderbolts se tornaram “Vingadores Sombrios” e o Daken, na época o Wolverine Sombrio, acabou desenvolvendo um certo tipo de amizade/rivalidade com o Mercenário, chegando a beijá-lo.
Fim da Equipe
Os Thunderbolts já tiveram diversos membros e, como toda equipe, já decidiram se separar. A equipe já "acabou" diversas vezes, sendo as principais:
-
Vingadores/Thunderbolts #6 - Sangue irá Dizer
-
Vingadores Sombrios #183 - O fim está começando
-
Thunderbolts #109 - Além da Redenção
-
Thunderbolts #143 - O fim de Tudo
-
Thunderbolts #127 - Queimando a Casa
-
Thunderbolts v2 #32 - O Justiceiro vs. Thunderbolts
5 - Transporte e Bases
Os Thunderbolts já tiveram vários meios de transporte. Entre eles o T-Bird, Thunderjet e o T-Wagon, todos semelhantes a jatos. O maior foi a Zeus, uma grande nave de onde eles comandavam, semelhante a um pequeno Helicarrier.
Como base de operações, eles já utilizaram a Balsa (prisão de vilões super-poderosos); o Cubo; o “Four Freedoms Plaza” (um edifício do Quarteto Fantástico) e também tiveram uma base no monte Charteris.
Outras Mídias
A única aparição dos Thunderbolts fora dos quadrinhos é no desenho do Ultimate Spider-Man, onde eles são um grupo de super guerreiros criado pelo Treinador. Entre os integrantes estão o Abutre, Manto e Adaga. Além disso, eles tem o Duende Verde como aliado.
Melhores Histórias
Muitos fãs do Thunderbolts colocam a história de Warren Ellis, entre as edições #110 a #121 como uma das melhores da equipe. O arco focado na Viúva Negra de Andy Diggle, nas edições #133 e #136, foi elogiado pelos fãs e pela crítica.
Além disso, toda a primeira e clássica história de Kurt Busiek - da primeira até a décima terceira edição do primeiro volume - é adorada pelos fãs, além de ter feito com que a equipe se tornasse a favorita de muitos no final dos anos 90.
Mortes
Diferente de outras equipes, os Thunderbolts - mesmo com mais de duzentas e cinquenta aparições, não tiveram muitos de seus membros mortos. Em uma de suas primeiras missões o Fixer, na época utilizando o nome de Techno, tem seu pescoço quebrado. Mas logo é substituído por um androide para o qual sua mente foi transferida. Ele também foi ressuscitado algum tempo depois.
Além disso, quando controlados pelo Homem-Púrpura, Atlas ataca Genis-Vell, o matando e jogando em um rio. O Barão Zemo o traz à vida com rochas lunares. Isso contudo acabou fazendo com que Genis acumulasse um grande nível de energia e Zemo acabou o separando em diversos pedaços e os espalhando em diferentes partes da dimensão escura.
Aqueles que não foram
Diversos Vilões já foram “chamados” para integrarem os Thunderbolts. Contudo, nem todos tinham realmente o potencial para fazer o bem.
Durante a Era Heroica, o Capitão América chegou a dar uma lista de vilões que poderiam integrar a equipe para Luke Cage. Entre eles estavam o Homem-Absorvente, Vetor, os Jovens Mestres, o Homem-Hídrico, Doctor Sax, Grizzly e a Man-Killer.
Strike Team
Diferente da antiga equipe de Thunderbolts, o Hulk Vermelho decidiu criar uma equipe com o mesmo nome, porém muito semelhante a X-Force, e não os antigos Thunderbolts.
A equipe do Hulk Vermelho contava com Elektra, Justiceiro, Deadpool, Motoqueiro Fantasma e Agente Venom. Eles "cortavam o mal pela raiz" e eliminavam as ameaças antes que elas atingissem a humanidade.
A equipe acabou quando o Justiceiro decidiu se virar contra os antigos aliados, porém teve mais de 30 edições - o que é bastante considerando que a maioria dos títulos da Marvel atualmente não passa de 15 edições antes de ser renumerada e ganhar uma nova equipe criativa!