11 coisas que você precisa saber sobre Amálgama, a fusão entre Marvel e DC Comics!
11 coisas que você precisa saber sobre Amálgama, a fusão entre Marvel e DC Comics!
Na década de 90, Marvel e DC se enfrentaram e, logo após isso, seus universos se uniram por um curto período de tempo, resultando no Universo Amálgama. Você não se lembra disso? Pois viemos aqui, infelizmente, refrescar sua memória!
Essa é uma sugestão do fã Arthur Peralta no snapchat do Legião dos Heróis. Mande também suas sugestões para legiaodosherois.
Selo Metaficional!
Os quadrinhos que compunham o Universo Amálgama foram publicados por uma editora fictícia chamada Amalgam Comics.
Contudo, na realidade, as revistas foram publicadas tanto pela Marvel quanto pela DC, sendo 12 títulos de um lado e 12 de outro.
Personificação!
Nos quadrinhos que precedem e explicam o que há por trás do Universo Amálgama, existiam duas entidades centrais chamadas puramente de Os Irmãos.
Esses Irmãos nada mais são do que a personificação de cada um dos universos.
Uma vez que o equilíbrio entre os dois foi quebrado, pudemos ver eventos como Marvel vs DC, Amálgama e, mais tarde, Vingadores vs Liga da Justiça.
Marvel vs DC!
Muita gente pode não se lembrar, mas o Universo Amálgama surgiu entre a terceira e quarta edição de Marvel vs DC, o crossover que colocou os heróis e vilões da DC Comics contra os da Casa das Ideias.
Logo após se enfrentarem, os Irmãos acharam que a melhor solução para o conflito era se unirem, criando dessa forma um universo que fosse constituído por fusões de personagens de cada editora.
Isso durou pouco tempo na cronologia de Marvel vs DC, mas criou um universo completo explorado dentro dos títulos da Amálgama.
Acesso!
Axel Asher é um personagem único nas histórias em quadrinhos. Ele foi criado exclusivamente para o evento e seus direitos autorais pertencem tanto a Marvel quanto a DC.
Axel era um jovem normal que vivia em Nova York, mas acabou estando no lugar errado, na hora errada.
Os Irmãos sabiam da existência um do outro, mas estavam há séculos sem ter contato. No exato momento em que notaram a presença um do outro, Axel estava passando em frente a um mendigo que possuía uma caixa de papelão.
Acontece que esse mendigo era o primeiro Acesso. Um guardião dos dois universos que usava sua caixa de papelão como disfarce para abrigar o universo Marvel e DC Comics.
Como já estava velho, o Acesso precisava passar seu posto adiante. Ele viu que Axel era um jovem puro e de boas intenções e o transformou no novo guardião.
Acesso tinha a função de impedir que os universos Marvel e DC acabassem se fundindo... mas já era tarde demais!
Doutor Mistério!
Quando os dois mundos se fundiram, logicamente, os personagens não tinham consciência do que estava acontecendo.
Eles perceberam que havia algo de diferente, mas não entendiam como seu universo havia sido transformado.
Apenas dois personagens sabiam da fusão entre Marvel e DC Comics: o próprio Acesso e Doutor Mistério.
Doutor Mistério é um herói com poderes originados da fusão entre Doutor Estranho e Senhor Destino.
Mas, diferentemente do que se imagina, o personagem não é uma fusão entre Stephen Strange e Kent Nelson.
Seu alter-ego é Charles Xavier, um meta-humano guiado pelos ensinamentos de Nabu!
Numeração!
Todos sabemos que tanto Marvel quanto DC Comics possuem numerações diferentes para suas Terras Paralelas.
Assim, na Casa das Ideias, o Universo Ultimate é chamado de Terra-1610, enquanto, na DC Comics, a realidade do Sindicato do Crime é a Terra 2.
No entanto, a DC Comics não inclui o Universo Amálgama como uma Terra Paralela da editora. Na verdade, não há nenhuma menção ao Amálgama nos diversos universos da DC.
Em contrapartida, na Marvel o Universo Amálgama já foi citado algumas vezes. A primeira delas foi na Enciclopédia do Quarteto Fantástico. Lá, a realidade foi citada como Terra-692.
Mais tarde, no guia Alternate Universes, a realidade passou a ser conhecida como Terra-9602.
Amálgama entre sagas!
Apesar de ser apresentado nos quadrinhos entre 1996 e 1997, a história contada em Amálgama dava a entender que esse universo já existia há diversas décadas, mas como Acesso guardava o universo, os Irmãos não tinham contato um com o outro e, portanto, não se lembravam dessa realidade.
Assim, quando Amálgama foi apresentado, as editoras encontraram a oportunidade perfeita para alterar alguns elementos de seus próprios universos, criando uma mega-saga conhecida como Crise Secreta na Hora Infinita.
Essa saga foi a junção de Guerras Secretas, Crise nas Infinitas Terras, Zero Hora e Desafio Infinito.
Assim, algumas mudanças e retcons realizados no Universo Amálgama tiveram consequência direta dentro dos universos principais de Marvel e DC Comics.
Cartas fictícias!
A criação desse selo editorial chegou num ponto em que as revistas passaram a ser publicados com uma seção de cartas fictícias.
Elas vinham de supostos leitores que acompanhavam o selo há anos e comentavam sobre eventos acontecidos antes da criação do selo.
Normalmente, os endereços de cada leitor continham uma amálgama entre dois ou mais estados dos Estados Unidos!
Segundo Round!
Originalmente, eram 12 os títulos do Universo Amálgama, sendo seis publicados pela Marvel e seis pela DC Comics.
Assim que os problemas referentes a esse universo foram resolvidos, os títulos se encerraram.
Contudo, um ano depois, o Doutor Mistério tentou recriar o Universo Amálgama, o que gerou uma segunda leva de doze títulos, também publicados de maneira dividida entre Marvel e DC.
Fusão!
As fusões dos heróis aconteciam de maneiras diversas.
Alguns deles por conta de sua personalidade, como é o caso do Super-Soldado - fusão entre Superman e Capitão América.
Outros vinham por terem histórias parecidas nos bastidores, como os Desafiadores do Fantástico - um híbrido entre duas criações de Jack Kirby em cada uma das editoras.
Alguns tinham poderes e habilidades similares, como o Aqua-Marino - união de Aquaman e Namor.
Outros vinham por conta do nome, por exemplo Shatterstarfire - união entre Shatterstar e Starfire, a Estelar.
Outros apenas não tinham nada em comum, como o Lanterna de Ferro.
Fique longe!
Apesar da ideia da saga ser genial e termos grandes momentos como o Batmóvel sendo roubado por Gambit e Wolverine além do hilário encontro entre Coringa e Homem-Aranha, Amálgama peca em diversos aspectos.
O universo acertou em transformar o sonho dos leitores da época em realidade, ao unir os personagens e criar alguns visuais muito bacanas. No entanto, a história foi deixada de lado para que o máximo de personagens pudesse ser apresentado.
A decisão de diversas batalhas foi decidida pelos fãs, o que tornou o resultado completamente improvável e tivemos de aturar diversos romances bobos e desnecessários.
Com a recente iniciativa da Marvel de revisitar e alterar grandes sagas dos quadrinhos, taí uma história que seria bem vinda com um novo roteiro e novos episódios.