10 vilões do Superman que você nem sabia que existiam

Capa da Publicação

10 vilões do Superman que você nem sabia que existiam

Por Junno Sena

Com 90 anos desde a sua criação, Superman já enfrentou todo tipo de personagem. Lex Luthor, Lobo, Batman. Alguns marcaram a vida do herói, outros nem tanto. Isso porque as histórias do herói estão mergulhadas em vilões grandiosos e antagonistas pequenos.

Nessa lista, separamos 10 desses personagens que foram esquecidos ao longo do tempo. Lembra de mais algum obscuro vilão? Deixe nos comentários.

Imagem de capa do item

Sanguinário II

Com o Esquadrão Suicida de James Gunn, o Sanguinário ganhou certa notoriedade entre os fãs da DC. Porém, o que nem todos sabem é que existe um sucessor do vilão, o Sanguinário II. Alexander Trent foi o segundo a tomar esse título e ele se tratava de um racista.

A ironia de seu posicionamento é o fato de seu antecessor ser um homem negro. Os dois chegaram a se enfrentar em uma luta de boxe e, felizmente, essa versão do Sanguinário nunca foi trazida de volta.

Imagem de capa do item

Caveira Atômica

Dirigindo a organização SKULL, o primeiro Caveira Atômica foi um dos inimigos mais proeminentes do Superman na Era de Bronze. Apesar disso, ele nunca teve grande importância nos quadrinhos, com a maioria dos fãs do herói o considerando uma parte negligenciada da galeria de vilões do Homem de Aço.

Imagem de capa do item

Dominus

Anunciado como uma das maiores ameaças do Superman, Dominus foi um sacerdote alienígena que ficou aprisionado na Zona Fantasma. Durante essa época, ele utilizou seus poderes para se constituir em sua melhor versão. O destaque do vilão ficou para o uso de suas habilidades em que, através delas, se aproveitava do medos de Clark Kent.

Imagem de capa do item

Khyber

Khyber foi outro personagem anunciado como uma grande ameaça para o Superman. Esse antigo e lendário assassino era conhecido pelo próprio Ra's al Ghul e, até mesmo, pelo Adão Negro. A fama ao redor do personagem se deu como a de um “Superman malvado”, porém seu potencial nunca foi concretizado, deixando-o esquecido no hall da infâmia do herói.

Imagem de capa do item

Equus

Criado por Brian Azzarello e Jim Lee, Equus foi parte essencial da história For Tomorrow (Para o Amanhã em tradução literal). O vilão é um ciborgue experimental desfigurado com aprimoramento genético e garras que o colocam no mesmo nível do Superman. Depois dessa história completa em duas edições, Equus acabou sumindo, aos poucos, da DC Comics.

Imagem de capa do item

Metalo

Alguns podem conhecer o nome Metallo, mas poucos sabem que existe outro vilão com um nome similar: Metalo. Da Era de Ouro dos quadrinhos, Metalo foi um cientista com um traje blindado que usava um "soro de super força" para enfrentar o Superman. Apesar de ter sido criado antes do popular Metallo e seu coração de kryptonita, esse cientista foi deixado de lado ao longo dos anos.

Imagem de capa do item

O Arqueiro

Outro vilão da Era de Ouro foi O Arqueiro. Com suas habilidades de arco e flecha, ele iniciou uma onda de crimes em Metrópolis, caçando pessoas ao invés de animais. Entre seus alvos, estavam Lois Lane e Jimmy Olsen que, por pouco, foram salvos pelo Superman.

Além dos quadrinhos do Homem de Aço, o vilão chegou a dar as caras na série de TV de 1966 do Batman. Com a adição do Arqueiro Verde nos quadrinhos, que possui um visual similar ao do vilão, O Arqueiro acabou sendo deixado de lado.

Imagem de capa do item

O Adversário

Aparecendo pela primeira vez nos anos 2000, O Adversário foi uma poderosa entidade mística cuja força estava ligada ao demoníaco Satanus. Sua carreira não se prolongou tanto, uma vez que descobriram a verdadeira origem do Adversário: ele era um vizinho de Lois e Clark. Após o Superman salvá-lo do reino demoníaco, seu alter ego saiu de cena.

Imagem de capa do item

Terra-Man

Terra-Man foi outro inimigo da Era de Bronze que não deu em nada. Do Velho Oeste, ele foi acolhido por um alienígena criminoso que o transformou em um pária intergaláctico. O conceito parecia funcionar e o intuito de sua criação era ser um personagem recorrente do Superman.

Mas, a temática de faroeste não agradou ao público. Tanto que, após alguns anos, o vilão foi atualizado, sendo transformado em um ambientalista radical.

Imagem de capa do item

La Encantadora

Usando kryptonita falsa e todo o seu charme, La Encantadora foi uma espécie de femme fatale para o Superman. A personagem chegou a envenenar o herói com um nano-robô através de um beijo. Porém, a vilã acabou se arrependendo no último momento e decidiu salvar o Homem de Aço. Depois de perder sua fonte de energia mágica, ela nunca mais deu as caras na DC Comics.