10 vilões que queremos ver na continuação de Doutor Estranho!

Capa da Publicação

10 vilões que queremos ver na continuação de Doutor Estranho!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Imagem de capa do item

Empirikul

A criação mais recente dos quadrinhos a integrar essa lista, o Empirikul é um grupo de vilões liderados por um homem conhecido como Imperador, que ao ter seus pais assassinados por praticantes de magia em sua dimensão-natal, começou uma jornada multiversal para assassinar todos os magos, feiticeiros e usuários de magia nos vários universos.

O interessante do Empirikul - e que faz do grupo os vilões ideais para a continuação - é justamente o fato deles serem vilões movidos pela ciência, com profundo ódio pela magia. Isso torna eles ainda mais perigosos que qualquer ameaça mística, ao mesmo tempo em que oferece um bom contraponto para os poderes de Strange.

Imagem de capa do item

Kaluu

Nascido em Kamar-Taj e estudante de magia ao lado do Ancião, Kaluu é um mago que desde cedo, estudou profundamente o livro maldito conhecido como Tomo Negro. Dessa forma, ele se tornou um tirano, usando magia para controlar pessoas e ascender ao poder em Kamar-Taj. Desde então, ele foi derrotado e exilado, mas aparece constantemente como um inimigo incomum e até mesmo como aliado, dependendo da ocasião.

Kaluu tem um papel que poderia ser muito bem explorado na continuação. Após a morte da Anciã e o vácuo de poder em Kamar-Taj, ele pode retornar para controlar o centro de artes místicas na Terra. Além disso, a Marvel pode aproveitar a oportunidade para fazer uma conexão com *Agents of SHIELD, já que o Tomo Negro é um importante objeto na quarta temporada da série.

Imagem de capa do item

Chthon

Pouco após a Terra ser formada, foram criados os Deuses Antigos, seres imbuídos de imenso poder que representavam elementos básicos na Terra. Porém, quando esses seres cresceram e foram substituídos por novas divindades, eles se tornaram demônios vorazes. Um deles em especial, Chthon deixou a Terra, mas não antes de fazer seu testamento maldito, deixando para trás o Tomo Negro, um livro de magia negra que servia como portal para seu retorno.

O personagem é uma grande ameaça do Universo Marvel e tem relação com a Feiticeira Escarlate, já tendo tentado possuí-la e roubar seus poderes. Como inimigo do Doutor Estranho, ele poderia representar essa criatura divina que já foi adorada no Planeta Terra, mas perdeu seu espaço e quer se vingar do mundo por isso.

Imagem de capa do item

Morgana le Fay

Uma das "vítimas" de Chthon nos quadrinhos, Morgana le Fay era a meia-irmã do Rei Arthur e inimiga feroz do Mago Merlin, um dos mais famosos Magos Supremos da Terra. Ela sobreviveu às eras, sendo transportada pelo tempo devido à sua magia e chegou ao presente, representando um grande perigo para os heróis, já que poucas coisas conseguiam fazer frente ao seu poder.

Morgana é a chance perfeita de ligar a história da magia do MCU com a mitologia popular conhecida por muitos. Além disso, seria muito interessante ter uma vilã tão poderosa enfrentando Strange... sem contar que, nos quadrinhos, ela é a principal inimiga do Cavaleiro Negro, o que pode abrir as portas para uma adaptação envolvendo o personagem.

Imagem de capa do item

Irmão Vodu

Originalmente, Daniel Drumm era o Houngan (uma espécie de Mago Supremo) do Haiti, porém, começou a morrer lentamente devido a um feitiço maligno. Seu irmão, Jericho, recém-retornado dos Estados Unidos, prometeu que honraria a memória de Daniel e, após sua morte, assumiu o papel de Irmão Vodu, se tornando um herói místico para seu país. O que ele não esperava é que Daniel retornasse como um fantasma e o auxiliasse em suas missões.

Embora, nos quadrinhos, o Irmão Vodu seja um herói, o cinema deu a oportunidade perfeita para apresentá-lo como vilão. Em Doutor Estranho, Daniel é um Mestre das Artes Místicas que morre em um ataque de Kaecilius, sendo substituído por Stephen Strange, que se torna o protetor do Sanctum Sanctorum dos EUA. Aqui, Jericho poderia retornar em busca de vingança pela morte de seu irmão, e confrontar Strange com sua poderosa magia, antes de se tornar aliado do mago. Nos quadrinhos, há uma trama invertida bem similar a isso: depois que Jericho morre, o espírito de Daniel retorna buscando vingança contra Stephen.

Imagem de capa do item

Mefisto

Um dos seres mais ancestrais do Universo Marvel, Mefisto é o que chega mais próximo da ideia cristã do "diabo". Ele é uma criatura extra-dimensional com vastos poderes místicos e que sempre está presente para interferir na vida de alguns personagens e propor-lhes alguns tratos e pactos.

Mefisto é um vilão de intenso poder e importância nos quadrinhos. Boa parte dos eventos que acontecem na Terra e ameaçam as estruturas de poder místico tem o dedo de Mefisto, e podemos ver o demônio e seus servos manipulando as cordas. Incluí-lo em Doutor Estranho 2 é a chance de fazer ligações com outras franquias, como o Motorista Fantasma de Agents of SHIELD, além de trazer à tona outro vilão extremamente poderoso.

Imagem de capa do item

Shuma-Gorath

A personificação do mal em todo o Multiverso, Shuma-Gorath é uma entidade ancestral, que governa centenas de dimensões, e migra entre os universos disposto a possuir ainda mais. Ele já comandou a Terra em uma época sombria, onde ordenava sacrifícios humanos e outros rituais macabros. Seus poderes não encontram limites, e ele só foi derrotado por Strange devido a várias artimanhas do herói. Sempre que morre, ele ressuscita e tenta invadir novamente a Terra, na esperança de trazer mais caos ao Multiverso.

Um personagem como Shuma-Gorath não apenas representa uma ameaça verdadeiramente perigosa, mas também uma inovação no que diz respeito ao seu visual e seu nível de poder. Se Dormammu ameaçou integrar a Terra à Dimensão Negra no primeiro filme, Shuma poderia fazer isso num piscar de olhos e com mais de uma dimensão, o que iria exigir muito mais poder e treinamento de Strange.

Imagem de capa do item

Umar

Falando em Dormammu, Umar é a irmã do demônio nas HQs. Juntos, eles foram expulsos de sua dimensão natal e exilados na Dimensão Negra, onde se tornaram déspotas. Temendo o avanço da irmã, Dormammu a baniu da Dimensão Negra, mas apesar disso, os dois mantêm-se aliados devido aos seus interesses em comum.

Depois da derrota vergonhosa de Dormammu pelas mãos de Strange, Umar poderia surgir como uma inimiga desejando vingar o irmão. E ela não viria sozinha para a Terra, uma vez que poderia comandar uma horda de Acéfalos e trazer sua filha, Clea, que acaba se tornando grande aliada e interesse romântico de Strange nas HQs. Além disso, seria a perfeita preparação de território para Dormammu como vilão de um terceiro filme... ou como inimigo dos Vingadores, num futuro além de Thanos.

Imagem de capa do item

Barão Mordo

Doutor Estranho não é apenas uma história de origem para Stephen Strange. O filme também serve para colocar Karl Mordo no caminho que o personagem trilha nas HQs. Depois de descobrir que a Anciã usa poderes de Dormammu, o mago perde sua fé nos ensinamentos de sua mestra e começa uma jornada para liquidar os feiticeiros da Terra.

Nos quadrinhos, o personagem sempre foi um importante inimigo das histórias do Doutor Estranho. Originalmente, ele era um discípulo do Ancião que desejava assassinar seu mestre. Aqui, temos um personagem que pode se tornar muito mais complexo, se tiver a chance de se desenvolver mais profundamente. E além disso, seu antagonismo contra Strange pode ser trabalhado de uma forma bem inteligente, já que ele não odeia o herói diretamente, como nas HQs.

Imagem de capa do item

Pesadelo

Certamente um dos vilões mais poderosos e tenebrosos do Doutor Estranho, Pesadelo é conhecido por ter sido o primeiro inimigo do feiticeiro a aparecer nos quadrinhos. Ele é uma entidade sobrenatural ligada ao Reino dos Pesadelos, e deseja, através dos sonhos das pessoas, entrar na dimensão da Terra e poder dominá-la.

Trazer o Pesadelo para os cinemas é a chance de fazer algo diferente de tudo que já vimos - assim como o Dormammu foi neste primeiro filme. O vilão é assustador, e poderia ser usado para fazer algo um pouco mais sombrio e horrendo no Universo Marvel, além de inserir toda a concepção do reino dos sonhos e pesadelos.