10 Vilões icônicos dos quadrinhos e suas inspirações!

Capa da Publicação

10 Vilões icônicos dos quadrinhos e suas inspirações!

Por Marie Bakhuizen

Entre modelos, atores, família e até mesmo comida, conheça a inspiração por trás de 10 grandes vilões das HQs!

 

Adaptado de SR.

Imagem de capa do item

Coringa

A discussão de quem exatamente criou o Coringa continua até hoje, mas um fato recorrente é que seu visual foi inspirado no ator Conrad Veidt no filme “O Homem que Ri”.

Bob Kane afirma que: “Eu e Bill Finger criamos o Coringa. Bill foi o escritor. Jerry Robinson veio até mim com uma carta de baralho do Coringa. O visual é inspirado no Conrad Veidt - sabe, o ator de O Homem que Ri, de Victor Hugo. Finger tinha um livro com uma foto do ator, me mostrou e disse ‘Aqui está o Coringa.’ Jerry não teve nada a ver com isso.. ele trouxe a carta de baralho, que usamos em algumas edições para ele.”

Já Jerry Robinson diz: “Naquele primeiro encontro quando mostrei para eles um rascunho do Coringa, Bill disse que parecia o Conrad Veidt em O Homem que Ri. Essa foi a primeira vez em que foi mencionado, ele pode ser creditado e o Bob também, todos nós fomos envolvidos no processo de criação. O conceito foi meu."

Imagem de capa do item

Mulher-Gato

Criada por Bill Finger e Bob Kane, a Mulher-Gato foi inspirada na prima de Kane, Ruth Steel, com uma pitada do sex-appeal da atriz Jean Harlow.

Quanto a temática felina, Kane explicou: "Eu sempre senti que mulheres são criaturas felinas e homens são mais como cachorros. Enquanto cachorros são fiéis e amigáveis, gatos são legais, desapegados, e não confiáveis. Eu sempre me senti melhor com cachorros em minha volta - gatos são tão difíceis de entender quanto mulheres.”

Ok, a personagem foi criada em 1940, mas uau...

Imagem de capa do item

Caveira Vermelha

Acredite se quiser, mas foi o próprio criador do personagem Joe Simon quem contou que sempre ficava pensando em heróis e vilões, e um dia olhando para um sundae ficou olhando a cobertura escorrendo pelo vidro do sorvete, reparando que pareciam membros de um corpo.

Mas foi quando ele viu a cereja, que achou parecida com uma caveira, que veio a inspiração!

Imagem de capa do item

Pinguin

Ok, pelo nome é meio óbvio de onde vem a inspiração, mas o interessante é que como a maioria dos personagens do universo do Batman, sua origem também é discutida até hoje, com Bill Finger afirmando que se inspirou no pinguim imperador, que sempre o lembrou de lordes ingleses de smoking.

Enquanto Bob Kane diz que foram os pinguins usados nas propagandas dos cigarros mentolados Kool que deram origem ao vilão.

Imagem de capa do item

Duas-Caras

A inspiração de Bob Kane para o visual do vilão foi o filme O médico e o monstro, e para a história de origem o personagem Black Bat, que também teve ácido jogado em seu rosto.

Imagem de capa do item

Doutor Destino

O personagem criado por Stan Lee e Jack Kirby teve seu visual inspirado na personificação da morte.

“Por isso a armadura e o capuz. A morte é ligada à armadura e ao aço nada humano. A morte é algo sem misericórdia, e o corpo humano tem essa misericórdia,” explica Kirby.

Imagem de capa do item

Magneto

O personagem foi criado durante o movimento de direitos civis nos Estados Unidos, Martin Luther King Jr. serviu de inspiração para Charles Xavier e Malcolm X para Magneto.

Ambos lutavam contra a opressão pelas quais os mutantes passavam diariamente, mas Professor X escolheu lidar com isso de uma maneira pacífica e diplomática, enquanto Magneto usou força e uma forma mais agressiva.

“Eu não pensava no Magneto como um cara do mal. Ele só estava tentando se revidar dos fanáticos e racistas. Ele estava tentando defender os mutantes, e porque a sociedade não estava os tratando de forma justa, ele decidiu dar uma lição na sociedade. Claro ele era um perigo, mas nunca pensei nele como um vilão,” explicou Stan Lee.

Imagem de capa do item

Hera Venenosa

O movimento feminista dos anos 60 serviu como grande inspiração para Robert Kanigher e Sheldon Moldoff criarem a bela vilã.

Além disso a história "A Filha de Rappacini" escrita por Nathaniel Hawthorne serviu como base para a personalidade da personagem e o visual foi inspirado na modelo pin-up Bettie Page.

Imagem de capa do item

Rei do Crime

O visual e o jeito do ator Sydney Greenstreet em filmes como Casablanca e O Falcão Maltês serviram de inspiração para Stan Lee and John Romita Sr. criarem Wilson Fisk.

Imagem de capa do item

Destruidor

Kevin Eastman e Peter Laird são bem criativos, afinal, criaram As Tartarugas Ninja! E na hora de criar o vilão da série se inspiraram num ralador!

“Provavelmente foi a forma mais engraçada de inventar um personagem. Estava desenhando quando peguei um ralador e passei minha mão por ele. Imagina um personagem com armas como essas em seus braços? O cara seria letal. E pensamos “Shredder (triturador)! Que nome para um personagem."