10 vilões dos quadrinhos que mudaram de identidade!
10 vilões dos quadrinhos que mudaram de identidade!
Qual a identidade não-tão-secreta assim do seu vilão favorito? A mudança é algo inevitável nos quadrinhos de heróis, principalmente quando se observa que é uma mídia de quase 80 anos, que se sustenta em personagens que precisam ser fluidos, mas, ao mesmo tempo, atemporais.
No caso dos heróis, sempre ouvimos falar sobre o “novo Homem-Aranha”, o “novo Lanterna Verde” ou “a nova Ms. Marvel”. Mas não é só a parte da justiça que se transforma. Os malvados também têm suas fases e crises de identidade. Aqui estão 10 vilões dos quadrinhos que mudaram de identidade! No fim, todos mudamos, personagens quadrinescos ou não.
Eddie Brock
Por quantas fases o Eddie Brock já passou desde que se transformou em Venom? O segundo e mais famoso hospedeiro do simbionte estreou em The Amazing Spider-Man #299, em 1988.
Em sua identidade civil, Brock era um jornalista que teve a grande chance de sua carreira frustrada pelo Homem-Aranha. Isso o leva ao momento icônico, quando o Peter está tentando se livrar do simbionte, que cai em Eddie e se funde a ele.
De lá para cá, Brock perdeu e retomou o Venom – ou uma de suas crias – algumas vezes. Ele já foi Venom, depois, quando teve câncer, a radiação do tratamento o transformou em Anti-Venom e, em certo momento, ele precisou se unir ao simbionte Toxina. No fim, tudo volta para sua relação com o alien.
Eobard Thawne
No campo da DC, os arqui-inimigos dos Flash também são conhecidos por suas crises de identidade. Estreando em The Flash #139, o Professor Eobard Thawne vem do futuro como o velocista criminoso Professor Zoom.
Eventualmente, ele adotou outro codinome: Flash-Reverso, criando toda a linha de Reversos que viria depois. No caso, ele é o “Reverso do Barry”. Mais adiante, Thawne tomou a manto de Flash Negro, durante “A Noite Mais Densa”.
Roderick Kingsley
É difícil distinguir todos os Duendes que o Aranha já enfrentou. Na galeria dos vilões, Roderick Kingsley se destaca por sua mudança de identidade. Apresentado em Peter Parker, the Spectacular Spider-Man #43, em 1980, alguns anos depois ele se torna o Duende Macabro.
Aventuras mais tarde, muitas reviravoltas e outros personagens assumindo o manto do Duende, Kingsley escapa para o Equador, onde se torna um rei do crime conhecido como Devil-Spider.
Victor Fries
A DC é conhecida por seus vilões gelados. Dos mais famosos, temos o inimigo mais frio do Batman, Victor Fries, mas nem sempre ele usou seu codinome mais popular.
Em sua primeira aparição, de 1959, o Dr. Victor Fries surgiu como Sr. Zero. Seu primeiro design era colorido e bem chamativo, o levando para a série de TV do Batman, em 1966. Porém, seu codinome foi trocado e, enfim, ele recebeu o apelido de Sr Frio.
Mac Gargan
Entre os vilões mais sanguinários do Homem-Aranha, Mac Gargan é um destaque. E o assassino passou por várias identidades ao longo dos anos. Sua primeira aparição é em 1964, em The Amazing Spider-Man #19, logo adotando o codinome de Escorpião. 40 anos depois de sua estreia, ele se transformou em outro grande vilão do Cabeça de Teia.
Gargan é também um dos hospedeiros do Venom e talvez seja o mais brutal e monstruoso deles. Ele chegou até lutar contra o Eddie Brock em sua época de Anti-Venom. Depois, ele subiu ainda mais. Durante “Reino Sombrio”, ele foi o indicado por Norman Osborn para ser o novo Homem-Aranha. Complicado, né?
Victor Von Doom
Das novas identidades mais interessantes dos últimos anos, precisamos falar sobre o novo passo de Victor Von Doom na Marvel. No pódio dos vilões mais icônicos e poderosos da Casa das Ideias, depois de se tornar uma divindade, o Doutor Destino resolveu assumir uma atitude mais heroica.
Ainda sem muitos detalhes sobre a história, Victor tomou o manto de “Infame” Homem de Ferro, usando uma versão verde e prata da armadura do Tony – mantendo sua capa.
Thaddeus Thawne II
Família Thawne não se contenta com apenas um título. Thaddeus Thawne II tem uma história complexa. Introduzido em Impulse #50, de 1999, ele é uma tentativa do presidente Thaddeus Thawne, do século 30, de tentar derrotar a família Allen. Misturando seu próprio DNA com material genético do Bart Allen, ele cria Thawne II, que desde sua concepção já é o Impulso Reverso.
Ao longo dos anos, o personagem passou por uma verdadeira crise de identidade. Além de Reverso, obviamente, em algum momento, ele foi Kid Zoom e, enfim, Inércia. O que pegou mais foi o último, mas, como qualquer velocista da DC, Thawne II gostou de testar outros nomes.
Kaine
Falando sobre experiências genéticas, vindo da infame Saga dos Clones do Aranha, o Kaine é uma das duplicatas mais famosas do Peter. Aparecendo pela primeira vez em Web of Spider-Man #119, em 1994, ele não foi apenas um vilão em sua carreira. Em certos momentos, ele agiu também como um anti-herói bem sanguinário.
Tempos depois, em 2011, ele tomou o posto de Aranha-Escarlate (que era de outro clone do Peter, Ben Reilly). E, como alguns outros Aranhas, ele possui a entidade demoníaca do Outro em si, que pode surgir em algum momento para causar problemas.
Otto Octavius
Realmente, os vilões do Aranha não se contentam com apenas um codinome. Todos conhecemos – pelo menos já ouvimos falar – do Doutor Otto Octavius, afinal ele é um dos antagonistas mais icônicos do Cabeça de Teia e dos quadrinhos.
Mais conhecido por seu codinome de Doutor Octopus, Otto passou por uma mudança bem peculiar – e recente. Além de usar o apelido de “Planejador” em várias histórias, algumas aventuras atrás ele tomou o corpo de Peter Parker para si, quando o seu próprio estava morrendo e se tornou o Homem-Aranha Superior.
Norman Osborn
Por fim, ninguém melhor para fechar a lista – depois de tantos vilões do Aranha – que Norman Osborn. O interessante nele é que, diferente da maioria dos personagens citados, sua versão como “civil” também ficou marcada como uma identidade vilanesca.
Norman é o maior inimigo do Homem-Aranha. Ele foi o primeiro e mais icônico Duende Verde, guardando a identidade por muito tempo. Porém, seu nome sempre falou alto também e “Norman Osborn” ficou tão conhecido quanto o Duende.
Ainda, durante sua época “heroica”, ele agiu como Patriota de Ferro – a versão obscura do Homem de Ferro. Depois ele se transformou no Duende Rei e, por fim, retornou para apenas Duende Verde. Esse é um manto que ele nunca vai largar.