10 vilões das histórias do Hellboy que você precisa conhecer!
10 vilões das histórias do Hellboy que você precisa conhecer!
“Moça, eu ia te dar um desconto porque você é uma grande criatura mitológica… mas agora você está ficando INSANA!”.
Pegando as histórias do Hellboy, podemos afirmar, com toda certeza, que ele não tem os inimigos mais fáceis e, muito menos, os mais normais.
Com o novo filme do Destruidor dos Mundos chegando, trazendo além da Rainha de Sangue, alguns nomes clássicos das inimizades do personagem, reunimos aqui 10 vilões das histórias do Hellboy que você precisa conhecer! Um pulinho de mitologia em mitologia!
PS: Não incluímos o Rasputin porque ele já está no primeiro filme Hellboy e foi até que bem retratado lá.
Imagens: Divulgação
Hécate
Se não começarmos a lista por ela, o Cris Rantin surta. Hécate, Rainha das Bruxas - antes da Nimue surgir - não foi confirmada no filme ainda, mas pode ser que apareça por lá.
Para quem não sabe, Hécate é a Deusa da bruxaria, da Lua, da magia, ou seja, das coisas relacionadas ao “oculto”. Senhora das encruzilhadas. É difícil uma história tratar sobre o tema e ela não ser, no mínimo, citada. Em Hellboy, ela meio que ganha duas versões.
O protagonista, primeiro, enfrenta a Hécate em sua forma “pura”, nas ruínas do castelo do vampiro Giurescu, e, depois, quando ela usa um corpo humano e uma Dama de Ferro como hospedeiros de sua alma. Ela não é mostrada exatamente como má e, diferente dos outros inimigos, não está tentando trazer o apocalipse: ela sabe que ele virá de qualquer forma. O problema é que o Hellboy desrespeitou ela.
Baba Yaga
Outra bruxa muito famosa, que persegue o Hellboy por toda sua história, é a Baba Yaga. Essa sim tem uma razão forte para odiar o personagem.
Ela vem da mitologia russa e começa infernizar a vida do Hellboy depois que ele se mete nos assuntos dela e acaba arrancando seu olho. Em troca, tudo que ela quer, durante a história toda, é tomar o olho do protagonista como pagamento pelo seu.
Olho por olho, dente por dente. Pra isso, ela até ajudou a trazer o apocalipse para o mundo. Isso que é um rancor forte.
Nimue
A tão falada Rainha de Sangue do ex-subtítulo do novo filme do Hellboy é a Nimue, que só aparece bem nos finalmentes da HQ.
Nimue é tirada das lendas arturianas, também conhecida como a Dama do Lago. Aqui, ela é uma das bruxas mais temidas e obscuras de todos os tempos, selada por suas próprias irmãs por conta de sua crueldade.
Ela é quem assume o posto de Rainha das Bruxas depois dos eventos com a Hécate e inicia o fim da história do Hellboy.
Herman von Klempt
Mas longe das bruxas, grande parte da história do Hellboy é lutando contra nazistas.
Um dos mais icônicos desses é o Herman Von Klempt, um cientista nazista que tem sua cabeça conservada em um pote, com uma suástica gigante tatuada na testa, que trabalhava em um projeto de trazer aliens para a Terra para tentar dizimar os Aliados durante a Segunda Guerra.
Gruagach
Falamos sobre a Baba Yaga guardar rancor, mas nenhum inimigo nutriu tanto ódio pelo Hellboy nas HQs do que o Gruagach. Ele aparece pela primeira vez em uma história tão distante e era tão fraco que ninguém imaginava as repercussões que esse personagem geraria.
Gruagach é um fey renegado que foi humilhado pelo Hellboy em certo ponto da trama. Com o orgulho ferido, a partir daí, ele dedica sua vida a se vingar do protagonista, em uma jornada tão insana que traz a Nimue de volta de seu selamento e gera a guerra que deu no apocalipse.
Giurescu
Para aumentar a gama de seres mitológicos que o Hellboy já enfrentou, também podemos adicionar vampiros aí no meio. É através do Vladimir Giurescu, um vampiro lendário nas guerras, que o protagonista encontra a Hécate.
Durante a Segunda Guerra, o Giurescu seria usado como uma arma pelos nazistas, mas acabou sendo traído pelo próprio Hitler, intimidado com seu poder e morto.
Seu corpo, porém, é contrabandeado para Nova York, onde é mantido em um museu de cera até a ressurreição dos nazistas, quando tentam trazer o Giurescu de volta também, levando seus restos para Hécate. É aí que o Hellboy compra briga com a Rainha das Bruxas.
Varvara
A mocinha líder do Serviço de Ciências Especiais da Rússia, Varvara, só tem um visual inocente. Ela é literalmente um monstro.
Com séculos de idade, Varvara na verdade é um demônio, invocado por volta do século XVIII, que ficou fascinado pela crueldade humana e decidiu continuar na Terra disfarçado como uma garotinha.
Obviamente, algo assim criou uma personagem extremamente bizarra e ótima para o Hellboy e a B.P.R.D. combaterem.
Black Flame
Mais uma para os nazistas e as histórias da B.P.R.D. O Black Flame na verdade são dois personagens distintos: Raimund Diestel, um nazista dos anos 30 com poderes sobre o ocultismo, e Landis Pope, o CEO da Zinco Corporation, que colaborou com o Rasputin no projeto Ragna Rok.
Depois da morte do primeiro, Pope encontra os objetos místicos de Diestel e assume seu papel como novo Black Flame, tornando-se um com uma armadura de fogo místico. Os dois misturam elementos clássicos das HQs do Hellboy, que são as referências Lovecraftianas, com uma pegada meio vilão Marvel - Caveira Vermelha - e até um pouquinho de Motoqueiro Fantasma.
Ogdru Hem
No fim, duas divisões de inimigos principais ditam as histórias do Destruidor de Mundos. Uma delas são os Ogdru Hem, os “filhotes” do Ogdru Jahad espalhados pelo mundo.
Vários deles são acordados ao longo da trama e estão entre os monstros mais poderosos que o Hellboy encontra, cada um significando um passo mais próximo da chegada da grande besta final.
Os Ogdru Hem seguem um visual bem Lovecraftiano, sendo monstros gigantes, cheios de tentáculos, vindos das profundezas mais abissais, profetizando o fim dos tempos.
Ogdru Jahad
A outra, que não é bem uma divisão, quando eles são “muitos que são um”, é o Ogdru Jahad. Toda a história do Hellboy é sobre o Ogdru Jahad, na verdade. O Dragão da Revelação, que será libertado pela Mão Direita da Perdição, do Hellboy, trazendo o fim dos tempos.
Os dois são destinados a se encontrar. Todos os inimigos do protagonista citam essa história, você ouve ela desde o começo e, obviamente, ela se concretiza no final da trama - não tem porque esconder isso, né.