10 vilões da Marvel que são melhores no cinema!
10 vilões da Marvel que são melhores no cinema!
Quem diria que os filmes fariam bem a eles?
Todo herói que se preze precisa de um vilão ameaçador que possa enfrentá-lo de igual para igual e atacar todas as suas fraquezas. Os quadrinhos nos deram exemplos excepcionais ao longo dos anos, e alguns deles foram passados com excelência para as telonas – especialmente alguns do Universo Marvel.
Em várias adaptações, sejam elas da Marvel Studios ou de outros estúdios, os antagonistas da Casa das Ideias ganharam uma reformulação. E embora alguns ainda se dividam em relação a qual versão é mais interessante, trouxemos aqui 10 vilões da Marvel que ficaram mais interessantes no cinema!
Créditos: Divulgação
Fantasma (Homem-Formiga e a Vespa)
Vilão original do Homem de Ferro, o Fantasma dos quadrinhos é uma figura misteriosa e assustadora, cuja intenção é acabar com todas as corporações que existem no mundo. Nos cinemas, ele acabou ganhando uma repaginada, e é uma personagem bem diferente.
Apresentada em Homem-Formiga e a Vespa, a Fantasma - alter-ego vilanesco de Ava Starr - pode não ser tão misteriosa quanto sua contraparte das HQs, mas é uma personagem que compensa por ter uma motivação muito boa e por ser uma figura bem mais humanizada. Cuidado com a Baba Yaga!
Dentes-de-Sabre (X-Men Origens: Wolverine)
O primeiro filme solo do mutante canadense é, de longe, considerado um dos piores longas do Universo dos X-Men. Ainda assim, há elementos bons que merecem destaque, e um deles é o Dentes-de-Sabre interpretado por Liev Schreiber, que é um vilão bem mais interessante que nas HQs.
A começar, a ligação sanguínea entre ele e o Wolverine é uma coisa que acrescentou mais dramaticidade à história do vilão. Além disso, seu visual mais sóbrio e sombrio ajuda a torná-lo mais ameaçador e violento, fugindo um pouco do traje carnavalesco que não põe medo em ninguém.
Ajax (Deadpool)
Outro vilão do Universo dos X-Men que apresenta melhorias significativas em relação à sua versão original é Ajax, o inimigo de Wade Wilson no primeiro filme do Deadpool. Por mais que ele não seja muito memorável, o vilão representa uma boa ameaça física para o Mercenário Tagarela.
Nos quadrinhos, o personagem tem até uma história interessante, mas necessita de um mecha para poder impor respeito. Tudo bem que Wade não respeita Ajax em momento algum, mas ao menos o personagem de Ed Skrein é mais empolgante e traz algumas cenas de ação bem envolventes.
Monge de Ferro (Homem de Ferro)
Por mais que não seja mais uma figura frequente nas histórias do Homem de Ferro, o magnata Obadiah Stane foi um dos inimigos mais vorazes do herói, destruindo o império do Vingador Dourado durante a fase do Demônio na Garrafa.
Ainda assim, sua versão cinematográfica, interpretada por Jeff Bridges, é um vilão mais icônico. Como primeiro inimigo de Tony Stark, ele consegue criar um plano quase infalível para destronar seu sócio, e ainda posa como uma grande ameaça ao vestir o traje colossal do Monge de Ferro.
Ego, o Planeta Vivo (Guardiões da Galáxia Vol. 2)
Ego, o Planeta Vivo é uma das figuras mais bizarras e inusitadas da Marvel nas HQs. No entanto, ele nunca serviu a nenhum grande propósito a não ser histórias menores. Ainda assim, em Guardiões da Galáxia Vol. 2 o personagem teve sua história razoavelmente modificada... e valeu a pena.
Aqui, conhecemos Ego como o pai de Peter Quill, nosso controverso Senhor das Estrelas. E, se a princípio ele parece alguém disposto a reencontrar seu filho, aos poucos seu plano vai se provando assustadoramente diabólico. É um vilão bem interessante, especialmente pela performance de Kurt Russell.
Doutor Octopus (Homem-Aranha 2)
Nos quadrinhos, não há dúvida de que o Doutor Octopus seja uma das maiores ameaças do Homem-Aranha. Ele inclusive foi o primeiro vilão a derrotar o Escalador de Paredes em conflito. No entanto, sua presença sempre foi motivo de riso por sua aparência e seus trejeitos caricatos.
Na versão de Alfred Molina, apresentada em Homem-Aranha 2, o personagem ganhou muito mais destaque por ser uma vítima das circunstâncias que o transformaram em um vilão. É um personagem com caráter trágico, e bem mais imponente que o caricato cientista louco das HQs.
Sentinelas (X-Men: Dias de um Futuro Esquecido)
Ainda falando de inimigos do rol dos X-Men, não podemos nos esquecer dos Sentinelas, que foram apresentados pela primeira vez - com destaque - em Dias de um Futuro Esquecido. E embora a versão original já represente um grande perigo para a equipe mutante, os filmes os tornaram ainda mais poderosos.
Os Sentinelas originais da década de 70 são basicamente o que já esperávamos deles. Contudo, os futuristas, que compartilham seus dons com o DNA da Mística, são bem assustadores, por conseguirem mimetizar e contra-atacar os golpes e poderes dos mutantes. Eles definitivamente deram trabalho.
Killmonger (Pantera Negra)
Embora Killmonger seja um dos grandes vilões do Pantera Negra nos quadrinhos, o personagem não tinha uma postura muito icônica. Ele era basicamente um mercenário que andava para cima e para baixo com um jaguar de estimação, enquanto atacava o Rei T'Challa.
Nos cinemas, o personagem sofreu algumas mudanças, tornando-se um inimigo contemporâneo à altura do herói. Sua história de origem é bem interessante, mas é justamente seu plano de reconquistar Wakanda e seu diálogo final que o tornam um inimigo tão poderoso e imponente.
Thanos (Vingadores: Guerra Infinita)
Muitos podem até duvidar do posto do Titã Louco nesta lista, já que sua contraparte dos quadrinhos é bem mais complexa de um ponto de vista trágico. Ainda assim, o vilão central de Vingadores: Guerra Infinita diferencia-se por ter um caráter mais intrigante nos cinemas.
Enquanto os quadrinhos apostam em uma jogada quase jungiana de colocá-lo como um amante da Morte, o cinema o transformou em um herói trágico, que tenta cumprir seu plano como uma forma de salvar o universo. E todo seu background familiar, especialmente envolvendo Gamora e Nebulosa, se torna bem mais importante no filme.
Abutre (Homem-Aranha: De Volta ao Lar)
Em primeiríssimo lugar, não podia ficar de fora o Abutre, que é um personagem que passou por uma mudança significativa. Se, nos quadrinhos, ele é um vilão caricato e que ninguém leva a sério, em De Volta ao Lar ele já chegou impondo respeito e causando pavor no Homem-Aranha.
Aqui, Adrian Toomes possui uma história de origem bem interessante, que está diretamente ligada ao primeiro filme d'Os Vingadores. Ele se mostra como uma ameaça física e intelectual ao Escalador de Paredes, e sua ligação emocional com Liz Allan o torna um personagem bem mais humano e real.